Firefox supera o Chrome ao nível do Javascript

66 Comentários

A rivalidade entre browsers é um assunto antigo. De um lado o poderoso Firefox que conquistou os utilizadores há uns anos atrás e do outro lado o Chrome, da Google, que chegou e conquistou a liderança ao Firefox.

Mas será que o Chrome é efectivamente o browser com melhor desempenho? Robert O’Callahan, programador da Mozilla, lembra que de facto o Firefox é o mais rápido, tendo como base os resultados de alguns benchmarks ao nível do desempenho do Javascript.

firefox_chrome_00


Robert O’Callahan da Mozilla referiu recentemente que o Firefox melhorou significativamente num ponto crítico nos dias de hoje, o desempenho ao nível do Javascript. Desde há uns meses para cá a Mozilla tem vindo a melhorar o motor de Javascript, o Spidermonkey, e os testes que têm vindo a ser realizados mostram a superioridade do Firefox .

Os resultados que apresentamos a seguir foram realizados pelo site espanhol muylinux, mas qualquer utilizador pode realizar os seus próprios benchmarks uma vez que há ferramentas online para tal. Como referência, Robert O’Callahan sugere a Kraken, criada por um programador da Mozilla; Sunspider criada por programador do Webkit e a ferramenta Octane criada pela própria Google. Aqui ficam alguns resultados:

De referir que os testes aos desempenha com o Javascript foram realizados com o Firefox 33 e Chrome 38. Aqui ficam os resultados:

 

Kraken (em ms, o menor é o melhor)

karenSunspider (em ms, o menor é o melhor)

Sunspider

Octane (Maior é o melhor )

Octane

De acordo com os gráficos apresentados, o Firefox apenas leva desvantagem no teste da ferramenta Octane, ou não fosse esta uma ferramenta da própria Google. De referir ainda que estamos a analisar valores na ordem dos ms, o que, apesar de bastante díspares (entre Firefox e Chrome), não são um verdadeiro problema para o utilizador final.

Firefox ou Chrome. Qual a vossa escolha actualmente?

Via MuyLinux

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Geeky Explorer

    Chrome. O Firefox tornou-se pesado demais há muito tempo.

    1. Avatar de Ricardo Pontes
      Ricardo Pontes

      Ideia errada que muitos têm. Na verdade o Chrome é mais pesado do que o Firefox.

      1. Avatar de m4x
        m4x

        Nunca entendi o pessoal que diz que o Firefox é mais pesado que o Chrome mas ok… cada um usa o que quer, ou no meu caso o que tenho de usar já que de vez em quando tenho de fazer um site ou resolver problemas num e tenho de testar em todos.

      2. Avatar de asvcxvvxcvxcv

        +1 chrome nas minhas maquinas sempre foi mais pesado, é pode é parecer que não visto o chrome criar tantos processos

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        Eu acho que as pessoas confundem o pesado com a rapidez na abertura.
        O Chrome assim que o abres, está logo pronto a usar. Eu acho isso fenomenal. É quase instantaneio. Enquanto o firefox demora 2 ou 3 segundos (penso que está a procurar de updates ou outro tipo de validações). Eu confesso que detesto esse tempo de espera.

        E, com a utilização, normalmente atribui-se a lentidão à página e não ao browser. Mesmo que não seja.

    2. Avatar de Ricardo Valério
      Ricardo Valério

      Pelo menos aqui nos meus computadores o chrome anda muito mais pesado que o FF e o IE… Continuo usando ele somente pela sincronia com meus dispositivos android e respectivamente a conta google, bem como favoritos etc…

    3. Avatar de Duarte
      Duarte

      faz um teste de duração da bateria a usares o chrome vs a usares o firefox. Fala depois disso xD

  2. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Chrome e infelizmente IE devido a algumas incompatibilidades.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Actualmente o Chrome… por ser melhor a nível de HTML5 . http://html5test.com/

  4. Avatar de Luis
    Luis

    O Firefox foi desde sempre o meu browser de eleição. Sempre achei o Firefox rápido nomeadamente com alguns addons essenciais. O Chrome testei diversas vezes e acabei por voltar ao Firefox. Ultimamente tenho testado o Internet Explorer 11 e tem-me surpreendido pela positiva mais fluído e rápido.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      like

    2. Avatar de Quintasx
      Quintasx

      Eu também me rendi ao IE quando instalei o Windows 8, mas por alguma razão começei a ter bastantes problemas no IE.. Então começei a usar Mozilla, neste momento tou no Chrome mas penso que o mozilla é bastante superior.. E vou voltar a instalá-lo assim que arranjar a máquina 🙂

    3. Avatar de unknown
      unknown

      o chrome come recursos demais…basta ver os processos e a ram. o IE11 e bem melhor

  5. Avatar de Hugo Oliveira
    Hugo Oliveira

    Eu continuo agarrado ao Firefox, muito por causa dos Add-ons… Mas mais tarde ou mais cedo vou ter de me render ao Chrome, principalmente com a ultima inovação para web developers, o novo “Inspeccionar elemento” é simplesmente tudo aquilo que eu fazia com o “Web Developer Toolbar” e com o “Firebug” e muito mais…

    1. Avatar de Cenas
      Cenas

      Tens esse inspecionar no firefox e no IE

    2. Avatar de m4x
      m4x

      Já abriste isso no firefox? É que em nada fica atrás, até diria que está bem à frente.

  6. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Firefox, desde as versões 0.xx, sempre com add-ons úteis, e muito estável. pode nao ser o mais rápido de todos, mas para mim é de longe o mais completo e personalizável a nível empresarial. além disso é uma questão de escolha. quem tem o firefox instalou, já o chrome vai sendo instalado através de muito software (adobe, java, etc…).
    O que não faz de todo uma comparação real já que muitas pessoas que usam o chrome nunca usaram o firefox para poder comparar.

  7. Avatar de Ruben
    Ruben

    Firefox
    O chrome piorou imenso. Ainda assim acho super interessante a forma como querem mostrar a superioridade de um sobre o outro, quando tinha estatística a professora sempre dizia, tudo depende do que queremos apresentar. Nos gráficos apresentados a diferença parece enorme, mas se olharmos para a diferença em concreto, é absolutamente irrelevante.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      +1

      O poder dos gráficos bem feitos!

  8. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Firefox – pesadissimo que já nao compensa.
    Chrome – uso quando não funciona nos restantes Browsers.
    IE – Raramente, quando tudo o resto não funciona mesmo.

    Maxthon – Uso diário – sempre simples, fiavél, o mais equilibrado entre os restantes.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eu adoro o Firefox, usei durante anos, mas está muito pesado. Então agora uso quase sempre o Maxthon para mim é sem dúvida o melhor e mais completo browser de sempre.
      Quando não utilizo o Maxthon, uso o Palemoon que é uma versão alternativa do Firefox optimizada para Windows.

      O Firefox no Linux é uma máquina, mas no Windows é pesado. Se querem uma boa versão do Firefox para Windows, das duas uma, ou instalam o Palemoon ou o Firefox 7 e cancelam os updates 😉

  9. Avatar de Alquimista
    1. Avatar de jedi
      jedi

      +1 ,

      opera 25 cinco estrelas . e o Opera 26 ainda melhor. 😉

  10. Avatar de JJ

    Chrome… é o que uso mais frequentemente. Apesar de ter já ter usado o Firefox com alguma frequência, nunca fui muito fã.

    IE… vou utilizando…

  11. Avatar de Globe
    Globe

    Vejo muitos comentarios a dizer que o Firefox é pesado…..
    (O que não deixa de ser verdade)
    Mas para quem usa o chrome, aconselho enquanto estiverem a usar, irem ao gestor de tarefas e ver quantos processos ele tem ativos! Ja cheguei a ter uns 10 e sem plugins ou algo do genero.
    Firefox é firefox e sempre será a minha escolha (já para nao falar que não é um browser de uma empresa que é considerada “utilizadora” das informações pessoais dos utilizadores)

    1. Avatar de m4x
      m4x

      É que o pessoal abre e vê quanto está a usar 1 processo do chrome e fica todo contente a dizer que é mais leve, lol… nunca na vida, no chrome nunca conseguiria ter centenas de tabs abertas num portatil com um dual-core de primeira geração.

  12. Avatar de Henrique
    Henrique

    Penso que a maior desvantagem do firefox neste momento é mesmo não haver uma release de 64bits e não tomar cada tab como sendo um processo independente. Parece que de momento a Mozilla está mais interessada em mostrar gráficos de barras em como mostra que o seu browser em teste controlados consegue obter melhor desempenho que os rivais, mas que depois no mundo real não se traduzem da mesma forma.

    Fossem estas questões resolvidas e uma menor preocupação em que o aspecto gráfico fosse mais semelhante aos concorrentes e acho que o firefox teria muitas hipóteses de ser o browser de eleição da maioria dos utilizadores.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Se quiseres experimentar um Firefox 64:
      WaterFox
      https://www.waterfoxproject.org/

      PaleMoon x64
      http://www.palemoon.org/palemoon-x64.shtml

      Além destes dois há mais baseados em Firefox.
      O Waterfox poderá ser chamado o mais oficial…

  13. Avatar de UmPonteiroANull
    UmPonteiroANull

    Firefox 4ever.
    Chrome = google = empresa asquerosa. Não obrigado.

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Por curiosidade, pergunto porque é que a Google é uma empresa asquerosa?

      1. Avatar de knom
        knom

        a maior parte das pessoas não sabe o que move o google…

  14. Avatar de juanito
    juanito

    IE 11 – só homebanking
    Firefox portable – fb/drop/cloud etc onde é preciso fazer login
    Maxhton portable – browsing
    Chrome portable – já usei mais, estou a trocar pelo maxhton
    Tor portable – …. algumas vezes

  15. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Eu já usei Firefox, mudei para chrome quando a google comecou a ter o mesmo Ecosistema para todos, ou seja as passes sites mais visitados etc no telemovel e nos pcs.

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      PS: ainda assim sinto falta da personalizacao do firefox… existem Addons que ainda nao existem para chrome…

  16. Avatar de Osvander
    Osvander

    Opera é muito bom, mas deixa a desejar no java, uso mais o Firefox por ser mais rápido do que o chrome que fica em 3 lugar.

    1. Avatar de jedi
      jedi

      eu também acho o opera bom tanto a nível visual como ferramentas web dev, desde o opera 16 (desde que mudou para o webkit engine).
      Mas acho que o firefox a nível de processamento está no topo para mim

  17. Avatar de Luís
    Luís

    Tenho os 3 instalados no portátil… para testar sites feitos por mim
    Por omissão uso Firefox

  18. Avatar de jYkA
    jYkA

    Firefox! em linux as ultimas versões do chrome/chromium não tem suporte java-plugins… firefox tem!

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      Correto…

  19. Avatar de Kendimen

    Acho curioso tantos comentários acerca do “peso” do Firefox! Esta novidade de carregar apenas a aba aberta parece-me muito boa e muito prático para quem tenha de abrir e fechar o browser esporadicamente para ver só uma aba ou tratar de um assunto! Por outro lado o Chrome começa a chatear-me porque se “insinua” em vários serviços Google e recentemente carrega-se automaticamente no arranque do PC, com pelo menos três processos a correr!
    Tenho muita pena do meu anterior favorito, o Opera andar “por água turvas” 😛

    1. Avatar de Proud Troll
      Proud Troll

      Oh amigo.

      Opera é pra cotas. O que está a bater é EDM.

      1. Avatar de Kendimen

        Eu sou cota, Proud Troll!

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fazer gráficos em que a escala não começa no 0…

    http://en.wikipedia.org/wiki/Misleading_graph#Truncated_graph

    Fantástico para enganar o olhar menos atento!

    A diferença parece gigante quando de facto estamos a falar de coisas parecidíssimas.

  21. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    IE6 até morrer. O browser que distinguia os webdesigners pujantes dos amadorzecos de meia tigela.
    Nem se atreveram a comparar pois sabiam que levavam ambos uma tareia.

  22. Avatar de Pereira
    Pereira

    Firefox!
    Chrome cada vez pior, para desenvolvimento. Basta abrirem uns quantos separados, que começa a aterrar o computador!

  23. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Opera 😀

  24. Avatar de Pedro
  25. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    chrome + firefox portatil + IE11 (é de raiz) e no linux estou a começar usar o QupZilla.

  26. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Firefox. Usei durante os dois ultimos anos o chrome, mas para minha curiosidade no outro dia que tive que usar um outro browser para testar alguma coisa reparei que o firefox está mais fluido que o chrome. Quem diria….

  27. Avatar de censo
    censo

    Continuo com o IE, que nunca me deixou ficar mal.

    1. Avatar de tavares
      tavares

      …+1.Para que vou estar a “carregar” o pc com navegadores que não têm qualquer vantagem em relação ao que é desenvolvido pela empresa que me fornece o SO??E além disso é imbatível em termos de segurança…

  28. Avatar de Tiago
    Tiago

    Firefox e Thunderbird desde à muito tempo: Mozilla ftw.

    Pesado? Os senhores devem tar a correr em PC’s pre historicos. Nunca tive problema de peso no meu firefox e tenho vários addons, nomeadamnete de estilo em que uso tudo que é página que uso bastante e que tem fundo branco e letras pretas (youtube, wikipedia, facebook, google) com um estilo de letras brancas e fundo preto que cansa mil vezes menos os olhos e gasta menos energia.

    Não entendo como é que em 2014 ainda há problemas e é preciso recorrer ao IE para determinados sites (homebanking ou o que quer que seja…tenho conta em dois bancos diferentes e uso o homebanking em ambos no Firefox sem problema nenhum…)…eu não tenho mais nenhum browser instalado uso exclusivamente o Firefox tanto para PC como dispositivos moveis.

    Além disso é bastante fácil clonar um profile de Firefox ou Thunderbird ou usar o mesmo profile em dois sistemas operativos no mesmo PC (p.e. Windows / Linux) que é o que faço.

  29. Avatar de José
    José

    Pale Moon, baseado em firefox e muito mais rápido.

    1. Avatar de joao
      joao

      Muito mais rápido? Consegues notar assim tanta diferença?

    2. Avatar de Manuel Campos
      Manuel Campos

      “José”,mil aplausos!!Finalmente alguém que sabe o que é um grande navegador/browser!!O Pale Moon é fantástico.Neste momento,estou a usar a nova versão,a 25.0.2,e é excelente!!Sim,claro que o motor de renderização é o gecko da Mozilla,e até podem-lhe chamar um “fork” do Firefox,mas who cares,como dizem.É um browser muito bom.Vejam as últimas correcções desta versão e compreendam.Quanto ao Google Chrome,no meu caso,com um processador Intel Pentium Dual CPU 2200 @ 2.20GHz,com 3 GB RAM,e com uma placa gráfica Intel 82945G Express Chipset Family,e a correr o Windows 8.1,se tiver algumas extensões,ele demora-me ainda uns segundos a abrir correctamente,a puxar pela cache.É claro que não tenho um bom computador senão aí a história era outra,mas pronto.Bastava-me ter um computador com um processador i5 da Intel,uns 4 GB de RAM e uma boa gráfica e corria-me optimamente,penso eu.Já agora,para informação geral,o browser que tem a melhor pontuação no teste html5 é o Maxthon,que também é de louvar.Mas há bons browsers,tirando o Firefox e o Google Chrome.Não falta é escolha.Já agora,excelente artigo,Pedro Pinto,muitos parabéns.É o assunto que mais gosto,os browsers. 🙂

      1. Avatar de José
        José

        Obrigado Manuel Campos! Estava a ver que mais ninguém conhecia o Pale Moon!

  30. Avatar de tiago
    tiago

    Sempre tive o chrome e continuarei a ter, para mim o mais estável e seguro.

    Ainda ontem trabalhei com o firefox num pc praticamente igual ao meu… e axo o firefox bastante mais pesado!!

    Mas lá está, gostos não se discutem… lol

  31. Avatar de José Arménio Costa Teixeira
    José Arménio Costa Teixeira

    Os gráficos são completamente enganadores!
    Se começarem no 0 ficam quase iguais!
    Areia para os olhos?

    1. Avatar de Mário César
      Mário César

      Sensacionalismoware.

  32. Avatar de Mário Vieira

    Apesar de já ter experimentado outros browsers, especialmente o Chrome, volto asempre ao firefox. O Chrome ainda tem algumas limitações e não me parece que seja mais rápido que o Firefox.

  33. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Boas
    Eu prefiro o Firefox para trabalhar e em casa, por causa pura e simplesmente do Firebug. Se existisse um plugin nativo para o Chrome ( até ao momento ainda não pesquisei, por isso assumo para a minha resposta que não há ) poderia considerar mais atentamente o Chrome.

    Em termos de melhoria de performance, todos os browsers deveriam possuir uma versão mais leve ( desprovida de ferramentas de programação, que são mais orientadas para técnicos ) para os utilizadores normais.

  34. Avatar de Rodrigues
    Rodrigues

    Eu tenho usado os 2, mas ultimamente tenho vindo a ter muitos problemas com o shockwave no Firefox, os vídeos estão sempre a crashar, as vezes fazendo ate com que o firefox pare de funcionar. Por isso uso mais o chrome.

  35. Avatar de João
    João

    Pensei que era firefox vs winamp vs chrome! 😐

  36. Avatar de Fonseca Galo
    Fonseca Galo

    se n kerem ser espiados usem o FF!

  37. Avatar de J. F. SOUSA
    J. F. SOUSA

    Sempre usei o FF. Assim foi desde o seu lançamento e até hoje não o larguei mais. Testei o Chrome, o Opera e outros, mas sempre voltei para o velho e bom fire fox. O processo de instalação de addons é infinitamente mais fácil e mais rápido do que no Chrome, por exemplo. Além do mais, no Chrome, a falta de uma barra de menu sempre me incomodou muito, não sendo possível tê-la através de complementos. Assim sendo, fico com o fire fox. Para mim, ainda é insubstituível.