O Firefox vai correr ainda melhor em máquinas mais antigas

11 Comentários

O Firefox é, mesmo com o domínio do Chrome, um browser muito usado por todos os internautas. Depois de anos de domínio, acabou por perder parte do seu fulgor.

A Mozilla tem procurado dar ao Firefox novos argumentos e, para breve, irá torná-lo mais rápido e com menor consumo de recursos, especialmente em máquinas mais antigas.



Para além de querer dar as melhores performances e as melhores prestações em máquinas recentes, a Mozilla tem procurado dar uma atenção especial a uma faixa grande dos seus utilizadores que usa máquinas com menos recursos e mais antigas.

De acordo com a Mozilla, vão ser criadas novas melhorias para que o seu browser possa ser controlado de forma mais direta e que vão melhorar a performance nestas máquinas.

Tudo será concentrado num separador dedicado à performance e controlará vários aspetos. O primeiro deles é a possibilidade de desativar todas as extensões e todos os extras, através de um botão “Optimize Firefox”. Claro que estes podem ser depois reativados pelo utilizador.

Firefox separador Performance

Depois existirá também os “Content Processes”, que podem passar dos 2 para os 8, alargando o número de processos que vão ser suportados. Quantos mais forem usados, melhor será a fluidez do Firefox com os vários separadores abertos. Como resultado, o Firefox irá consumir muito mais memória.

Por fim, e pela primeira vez, o Firefox irá permitir que os utilizadores controlem os efeitos visuais dos separadores e dos menus, o que permitirá diminuir os recursos consumidos. O controlo do “page prefetching” estará também disponível, o que garantirá uma melhor performance em acessos à Internet mais lentos.

Os “Content Processes” será a primeira novidade a chegar e é esperado para a versão 55 do Firefox, o que significa que o separador Performances e todas as restantes novidades só deve chegar mais perto do final do ano.

Via: Mozilla

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antunes
    Antunes

    “O Firefox vai correr ainda melhor em máquinas mais antigas”

    Este titulo está muito estranho!

  2. Avatar de Júnior Silva
    Júnior Silva

    A cada versão o Firefox só melhora, é incrível do que suas extensões são capazes, utilizo 3 browsers, Firefox, Vivaldi e o Chrome.
    Na versão 57 o Firefox vai ter uma grande mudança, espero que melhore ainda mais! Mas aparentemente o lado ruim dessa mudança são as extensões que seram perdidas, agora vão ser WebExtensions, muitos desenvolvedores não vão adaptar suas extensões, então o Firefox vai perder muitas… Mais o lado bom é que vai ser compatível com as extensões do Chrome, só que o lado ruim novamente… É que as extensões do Chrome não são tão completas como as do Firefox, mas vamos ver oque vem pelo futuro, de uma coisa eu tenho certeza, atualmente o Firefox esta muito bom!

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Eu não acho, esta ultima actualização noto mais lento e muitas vezes tenho site onde por simples bloqueia tenho de usar o Opera ou o Chrome, não sei o que fizeram mas piorou.

      1. Avatar de Joaquim Pedro
        Joaquim Pedro

        Exceptuando a administração de blogues na plataforma WordPress.org, utilizo sempre o Firefox (52.0.2) ou o Waterfox (são gémeos). O problema é que enquanto no Edge trabalho sem qualquer problema na plataforma WordPress.org, no Firefox, logo que entro no painel de administração (e quando entro), bloqueia e tenho de passar ao Edghe ou ao Ópera (44.0). Ainda gostava de saber porquê…

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Há anos que utilizo o Firefox, assim como o Thunderbird. Já experimentei o Chrome e outros, mas voltei a dar preferência ao Firefox. A facilidade de uso, como por exemplo o envio por e-mail do link do URL (com mensagem pré-preenchida e sem necessidade de Copy&Paste ou extensões/plugins para isso), a quantidade e qualidade das extensões disponíveis (como um Firebug completo, extensões diversas para downloads, mesmo do YouTube, o que no Chrome exige mais procura de alternativas, etc.).
    Já só uso Chrome para comparação de resultados. Parece-me ser mais nome que outra coisa, visto estar associado à Google. E ainda assim, numa fase em que programava em GWT, Google Web Toolkit, conseguia fazer melhor a depuração no Firefox que no próprio Chrome…

  4. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Interessantes novidades. Talvez volte a ele depois de um longo período de afastamento.

  5. Avatar de RicksNicks
    RicksNicks

    Alguma novidade em relação às versões ESR?

  6. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    Eu vou continuar a utilizar o Google Chrome(por enquanto). A simplicidade e velocidade aos serviços do google(que utilizo muito) me ajudam bastante, e no meu computador, a velocidade de web browsing ainda é bastante rápida, sendo que por enquanto, ainda não tenho motivo de mudar. Mas ficarei atento quanto a novidades por parte do firefox, que foi um navegador que já utilizei muito no passado.

  7. Avatar de Slowfox
    Slowfox

    Para correr “ainda melhor” em máquinas antigas era preciso que ele já corresse bem, o que não é o caso. Versões muito antigas do Firefox correm razoavelmente bem em máquinas velhas ou pouco potentes. De há anos para cá que o Firefox nem em boas máquinas corre lá muito bem, o que ajuda a explicar a sua perda de popularidade. Tudo o que for conteúdo multimédia, então, fá-lo engasgar-se todo…

  8. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Infelizmente em máquinas antigas é precisamente onde utilizar o Firefox é quase impossível. Pelo menos em todos os computadores mais lentos onde o utilizo noto sérios problemas por causa do consumo desenfreado de memória RAM que o browser continua a não libertar de maneira alguma até que se encerre por completo o programa!

    O Chrome tem alguns defeitos, mas em máquinas antigas prefiro o Chrome porque pelo menos quando se fecha uma divisória tal encerra um processo associado e assim liberta a memória reservada, algo que não acontece com o Firefox, e quando a memória reservada pelos processos do Firefox atinge os 2 GB ou parecido o browser começa a ficar super lento até bloquear por completo… e só mesmo encerrar todo o browser ou todos os processos associados do firefox é que resolve o problema.
    Com redes sociais e web sites com imagens e vídeos “sem fim” rapidamente tal memória reservada é atingida e rapidamente bloqueia tudo.

  9. Avatar de Samu
    Samu

    E também parece que irá receber uma nova cara daqui a algum tempo:
    https://mozilla.invisionapp.com/share/5ZAEYEW8M#/screens/226627633