Firefox – Linguagem gestual…

14 Comentários

Uma das características há muito publicitadas no Opera é a capacidade de usar movimentos feitos com o rato para conduzir o browser. Experimentei algumas vezes, depois de estarmos familiarizados com o sistema garanto-vos que não queremos outra coisa.

Também é possível instalar esta função no Firefox. Como é normal neste fantástico browser a possibilidade chega-nos em forma de plugin.

Retroceder um página [da direita para a esquerda]

Avançar uma página [da esquerda para a direita]

É simples navegar entra páginas, um clique, arrasta e larga para a esquerda ou direita e temos os movimentos reproduzindo os botões de retroceder ou avançar.

Fechar separador/janela [de cima para baixo, direita]

Depois alguma figuras geométricas, linhas e curvas dão-nos os comandos usuais, de abrir e fechar separadores e janelas.

Abre o link sobreposto num novo separador

Abre o link sobreposto numa nova janela

Experimentem, libertem-se dos botões nos movimentos básicos de navegação, quando tiverem total controlo dos movimentos o tempo a navegar será bem mais produtivo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2x/XP/Vista
Download: Mouse Gestures 1.5 [171.50KB]
Homepage: MozDev

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Já conhecia, quer a extensão para Firefox quer a feature para Opera, não sou muito fan mas é sem duvida uma forma interessante de navegar… Daqui a pouco já deixo aqui uma sugestão de Extensões que acho interessantes para Firefox pode ser que queiram fazer um artigo sobre isso 😉

  2. Avatar de Maluk3
    Maluk3

    Mto bom tutorial Vitor 🙂 tabem tenho algumas extensoes na manga 😛

  3. Avatar de peopleware

    Bem isso dava um post interessante, uma reunião das melhores extensões do Firefox.

    Podem é organizar um post conjunto, se assim entenderem, e publicar o mais completo possível.

    Nesta altura era interessante pois surgiram algumas novas.

  4. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Sem entrar em cenas de qual é o melhor browser do mundo sff.

    O IE7 com o plugin IE7Pro faz o mesmo.

    Hasta!!!

  5. Avatar de cyDestinY
    cyDestinY

    ja uso isso desde ke comecei a usar firefox
    é bastante util
    mas em vez desse programa uso um semelhante ao qual ja estou habituado “all-in-on gestures” https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/12
    experimentem tambem 😉

    [ ]

  6. Avatar de dreamer
    dreamer

    Atenção, embora este plugin possa ser porreiro é um dos que está na lista de por o firefox com memory leaks e cpu a 100%. por isso a minha opinião é evitar isto.

    Confirmem aqui:

    http://cybernetnews.com/2007/09/05/cybernotes-firefox-extensions-cause-memory-leaks-and-crashes/#more-6898

  7. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Adblock Plus (o famoso bloqueador de publicidade para o Firefox)
    http://adblockplus.org/

    Web Developer (ferramentas úteis para Web Developers)
    http://chrispederick.com/work/web-developer/

    User Agent Switcher (para convencer os sites que temos outro browser/OS)
    http://chrispederick.com/work/user-agent-switcher/

    Firefox Showcase (permite ver miniaturas de todas as abas abertas ao estilo Internet Explorer 7 mas mais poderoso)
    http://showcase.uworks.net/

    Flashgot (óptimo para quem usa um Download Manager Externo, no meu caso Free Download Manager)
    http://flashgot.net/

    DownThemAll (Download Manager integrado no Firefox)
    http://www.downthemall.net/

    Foxmarks (sincronizador de bookmarks, muito util para quem tem vários PC ou OSs)
    http://www.foxmarks.com/

    Foxytunes (para os amantes da música… permite o controlo do vosso player e obter informações sobre os artistas, tudo isto sem sair do vosso browser)
    http://www.foxytunes.com/

    Gmail Manager (para mim a melhor extensão para verificar mails no Gmail ;))
    http://www.longfocus.com/firefox/gmanager/

    GreaseMonkey (indispensável se querem por extras não apenas do Firefox mas nos vossos sites favoritos também)
    http://www.greasespot.net/
    e para os scripts
    http://userscripts.org/

    Image Zoom (para controlar melhor como vêm as vossas imagens directamente dentro do browser)
    http://imagezoom.yellowgorilla.net/

    OpenSearchFox (permite criar search engines directamente a partir do campo de pesquisa)
    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/3698

    Sage (para mim o complemento indispensável aos Live Bookmarks)
    http://sage.mozdev.org/

    Scroll Search Engines (escolha o seu motor de busca apenas rodando a roda do rato sem ter que aceder a menus)
    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/3696

    Speed Dial (ponha os seus sites favoritos em marcação rápida, sim trata-se de uma cópia de uma feature do Opera 9.x)
    http://speeddial.uworks.net/

    Stylish (semelhante ao GreaseMonkey mas na minha opinião mas poderoso pois usa CSS em vez de JavaScript)
    http://userstyles.org/stylish/

    Tab Scope (miniaturas das abas ao passar por cima destas, ao estilo Opera 9.x)
    http://www.xuldev.org/tabscope/

    WebMail Notifier (para verificar vários serviços de webmail)
    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/4490

    Destes aqui não uso todos mas são aqueles que acho mais interessantes e úteis dependendo do estilo de navegação de cada um… Temos sempre “Flagships” como o Firebug para Web Developers (http://www.getfirebug.com/), o FireFTP para gestão de FTP (http://fireftp.mozdev.org/) e o ChatZilla para IRC (http://chatzilla.hacksrus.com/)…

    Já posto mais um comment mas desta vez com Temas 😛

  8. Avatar de thibas
    thibas

    eu uso um programa chamado StrokeIt que funciona da mesma maneira, mas com a diferença de poder ser usado em qqer aplicação ou no próprio sistema operacional…ele tem a opção de cadastrar um movimento do mouse para executar determinada ação de maneira global (ou seja, para qqer aplicação) e/ou para um aplicação especifica (ou seja, para determinada aplicação o mesmo movimento executará uma ação diferente)…é muito fácil de configurar

    já uso ele a praticamente dois anos e pra mim já é requisito básico ter ele instalado….recomendadíssimo…

  9. Avatar de thibas
    thibas

    ahh…e o StrokeIt num é nem um pouco pesado…300Kb da RAM

  10. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Já mandei um mail para o mail do pplware com uma lista das melhores extensões (e temas) na minha humilde opinião 😉

  11. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Pensei que o comment com as extensões não tivesse entrado… O mail é igual basicamente mas também com uns pouco temas 😉

  12. Avatar de João
    João

    Aqui fica um artigo interessante:

    http://www.pcguia.xl.pt/0807/internet/100.shtml

    Não só para quem usa o firefox 🙂

  13. Avatar de Willian

    Isso que é plugin!!!

    Adorei, estou usando…

    Abraço.

  14. Avatar de alguem
    alguem

    Uma correcção e um contributo:

    – No caso do nome do artigo ser uma referência aos gestos utilizados por surdos, o nome não é linguagem gestual mas sim língua gestual. Qualquer surdo vos dirá isso mesmo, e por vezes de uma forma bastante aguerrida, já que chamar lingagem gestual aos referidos gestos é um erro bastante comum e crasso, até nos orgãos de comunicação social tal acontece. Mas caso seja apenas uma utilização sem referência, está correcto pelo significado da palavra “linguagem”. Desculpem o apontamento, não se trata de mesquinhez da minha parte, apenas informação. 🙂

    – Add-ons para o firefox – Web developer, firebug, dom inspector, ie tab (motor do internet explorer sem sair do firefox), download status bar, downthemall (só agora reparei que o nome é enganador…down the mall…), forecastfox enhanced. Sou webdesigner/webdeveloper (e obsessivo, compulsivo e paranoico, mas não vem ao caso), daí estas escolhas.