Firefox: Ative ou desative a ferramenta de Screenshot

14 Comentários

Recentemente, foi lançada uma nova versão do Firefox (55.0). Nesta, foi inserida uma nova ferramenta que permite aos utilizadores capturar o ecrã de páginas web, no entanto, ela poderá não estar ativa por defeito, uma vez que está a ser lançada gradualmente.

Ainda assim, é possível alterar o valor das respetivas variáveis, e ativar ou desativar esta ferramenta. Vejamos como.



Para verificar se já possui a versão 55 do Firefox, no menu ferramentas, clique em Ajuda e em seguida Acerca do Firefox.

Depois de instalada a versão mais recente, deverá deparar-se com o ícone assinalado na imagem abaixo. Como dito anteriormente, é bem provável que, para já, a ferramenta não esteja ativa, ainda assim, ela vem implementada.

Para a ativar ou desativar, aceda a about:config e procure por extensions.screenshot. Aparecer-lhe-ão duas variáveis:

  • extensions.screenshots.disabled: O valor false significa que a funcionalidade de screenshot está ativa, e o valor de true que inativa.
  • extensions.screenshots.system-disabled: Esta variável é utilizada para controlar a funcionalidade de screenshot. Se configurado como true, a funcionalidade está inativa, independentemente do valor da variável anterior. Se false, então está ativa, no entanto, o valor da variável extensions.screenshots.disabled terá de ser false também.

Neste caso, e depois da atualização, a ferramenta não estava ativa, pelo que foi apenas necessário alterar o valor de extensions.screenshots.system-disabled para false, e reiniciar o Firefox. Se pretender desativar a funcionalidade, altere o valor de extensions.screenshots.disabled para true.
Para utilizar a ferramenta, abra um site da Internet e clique no respetivo ícone. Numa primeira vez ser-lhe-á apresentado um breve tutorial.

É possível selecionar uma região especifica ou a página completa. As imagens poderão ser guardadas localmente, ou então em screenshots.firefox.com para facilitar a partilha.

A Mozilla armazena-as durante duas semanas (padrão), mas os utilizadores poderão excluí-las a qualquer momento, ou definir uma data de validade à imagem.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Firefox simplesmente o melhor browser IMO.
    Falta só ter um tradutor próprio embutido

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      E uma opção para gerarmos arquivos PDF fieis a partir de páginas web!

      Até hoje nunca achei uma extensão que fizesse bem seu trabalho, já testei mais de 10 e a que chegou mais perto foi a WebToPDF.

  2. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Pedro, apenas um ligeiro reparo: Default em Inglês, por omissão em Português (defeito tem outro significado).

    Grande abraço e continuação do excelente trabalho que diariamente nos brindam.

    Eduardo

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Mas qual omissão, qual carapuça. “By default” é uma expressão lixada de se traduzir para Português. Essa da omissão, comigo não pega, porque não faz sentido nenhum. Podia também ter usado por padrão, ou por predefinição (que é uma palavra comprida como o caraças, quando se quer traduzir algo muito simples). Penso que não haja um consenso para a tradução logo, o que deves fazer é: percebeste o que ele queria dizer? Então segue em frente.

    2. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      Tem outro significado??? Qual significado? Defeito isoladamente poderá ter outro significado mas neste contexto o uso de “Por defeito” está totalmente correto.

    3. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Não creio que também esteja certo, omissão = escondido, ausente.
      “por defeito” é diferente de “defeito”.

      “A máquina tem um defeito”
      “A máquina tem essa função por defeito”

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Pedro
        Nem vou dizer mais nada 🙁

        Abraço
        Eduardo

      2. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Verdade seja dita, depois de ir pesquisar as duas formas estão correctas! Por defeito, por omissão

  3. Avatar de AJMS
    AJMS

    Optimo, assim já posso desinstalar o Nimbus, menos um addon. Era bom é que os programadores de addons começassem a dar ao chinelo para actualiza-los, senão em Novembro vai ser o caos com a versão 57.

  4. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    …e para alterar as funcionalidades basta clicar duas vezes no “Nome da Preferência” extensions.screenshots.disabled e ou extensions.screenshots.system-disabled.

  5. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    chrome o resto na minha opiniao e lixo ponto final

  6. Avatar de cr7
    cr7

    firefox morreu faz tempo existe no mercado muitos melhores

  7. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Tenho que experimentar o Firefox…o Chrome tem-me desiludido imenso, em flash então é para esquecer

  8. Avatar de Sharp o verdadeiro
    Sharp o verdadeiro

    Com a nova atualização V.57 esta funcionalidade desapareceu, que é uma pena. Se alguém souber como dar a volta ponha aqui a solução.