Firefox 73: Chegou o browser dedicado a ser ainda mais modular para o utilizador

26 Comentários

A Mozilla não tem abrandado nos seus esforços de melhorar o Firefox. A cada nova versão, este browser recolhe melhorias e novidades que o tornam ainda melhor e mais simples de usar. É uma evolução natural e que se espera.

Na mais recente versão, agora lançada, este caminho repete-se. O Firefox 73 volta a ganhar algumas melhorias e é agora dedicado a ser ainda mais modular para o utilizador.

Firefox Mozilla browser 73 utilizadores

Uma nova versão do browser da Mozilla

Para além de todo o desempenho que se pretende do Firefox, a sua casa mãe tem procurado tornar a sua interface mais simples e mais intuitiva. Os utilizadores agradecem e este browser fica mais simples de usar. Essa mudança foi principalmente reforçada no Firefox 73, de forma muito subtil.

Uma das novidades desta nova versão do browser da Mozilla está no zoom que pode ser aplicado a qualquer site. Esta deixa de ser uma opção aplicada de forma pontual e direta, para ser uma opção global. Vai dos 30% aos 300% e está nas definições.

Firefox Mozilla browser 73 utilizadores

As muitas novidades do Firefox 73

Para além disso, o zoom pode ser também aplicado apenas ao texto de uma página. Assim, qualquer outro elemento, como uma imagem, um vídeo ou qualquer outro conteúdo será mantido nas suas dimensões originais.

Outra novidade está no modo de elevado contraste. Esta opção está igualmente mais integrada com o Windows, o que permite que todos os que precisam de ajuda para visualizar conteúdos o possam fazer de forma mais simples. Na prática, é colocado um bloco de cor entre o texto e as imagens, o que facilita a leitura.

Firefox Mozilla browser 73 utilizadores

O melhor desempenho para os utilizadores

Por fim, e numa área de segurança, foi adicionado um novo fornecedor de DNS over HTTPS (DoH). Para além da Cloudflare, há agora também presente o NextDNS, para garantir esta proteção. Com o DoH, os pedidos de DNS seguem seguros sobre HTTS e deixam de poder ser visualizados ou alterados.

Há, claro, também melhorias gerais de desempenho e a correção de bugs neste browser. Esta nova versão do Firefox já está a ser distribuída pela Mozilla e pode ser procurada dentro da Ajuda, em Acerca do Firefox.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    “O melhor desempenho para os utilizadores”. Nunca consegui encontar esse desempenho nos meus pcs com o firefox. Inlusive no Linux. Este browser é sempre um arrastão. Já experimentei vários e todos eles “se desenrascam” melhor que este.

    1. Avatar de gonsa
      gonsa

      Não tenho essa experiência. Para mim continua a ser o melhor browser.

    2. Avatar de PGomes
      PGomes

      Aqui sempre correu muito bem.
      Rápido, funcional, seguro e com excelente capacidade de costumização.

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não será a tua ligação é comigo foi sempre rápido.

      1. Avatar de José
        José

        +1. Desde sempre que o uso e agora está melhor do que nunca (já tenho esta versão). Uso o Edge como predefinido porque este é mesmo muito muito, caso contrário não perderia nada em usar o Firefox.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      E um bom browser para instalar o chrome . Após a instalação do chrome e removido de imediato pois não serve para mais nada

    5. Avatar de João
      João

      Também não tenho essa experiência!
      Quer em casa, quer nos muitos pcs da empresa (onde só se usa Firefox…) não tem havido qualquer problema.

      Nem em Windows nem em Linux (em macOS não sei)

      O Browser funciona 5 estrelas e é super rápido mesmo em algumas máquinas mais antigas…

      não entendo como há pessoal a queixar-se…

    6. Avatar de F Gomes
      F Gomes

      Já tenho esta nova versão e é um browser que sempre usei em primeiro lugar. Rápido, sem crashes, nunca tive problemas com ele. E em dark mode, ainda melhor… Mas certas ligações é que são do caraças, n’é???

    7. Avatar de Danilo
      Danilo

      Pra mim é dificil dizer, entre algo que rouba suas infos e não tem como modificar em alto nível: chrome, eu prefiro mil vezes o Firefox, lento ou não!!
      A proposito, sempre mudo os about:flags

    8. Avatar de Spoky
      Spoky

      Luis, uso o Firefox a alguns anos desde a versão 70 para baixo, e nunca tive esses problemas que relatas e actualizo sempre o firefox, ah e também utilizo pelo menos 5 a 6 extensões no firefox e mesmo assim não acontece isso que relatas.

      Isso deverá ser algum problema a nivel de hardware, porque aqui em casa já utilizei em vários PCs e não se arrasta como dizes, o unico que se arrasta é em pcs com processadores muitos antigos (computadores que tinham Windows XP ou Vista) com hardware desse tempo, ai já acredito que se arraste, mas mesmo assim não tenho esses problemas.

  2. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    O único.

  3. Avatar de Tim
    Tim

    the one and only

  4. Avatar de João
    João

    Também não tenho essa experiência!
    Quer em casa, quer nos muitos pcs da empresa (onde só se usa Firefox…) não tem havido qualquer problema.

    Nem em Windows nem em Linux (em macOS não sei)

    O Browser funciona 5 estrelas e é super rápido mesmo em algumas máquinas mais antigas…

    não entendo como há pessoal a queixar-se…

    1. Avatar de Caoa Koi
      Caoa Koi

      Porque se calhar nessas maquinas o firefox é pior do que outros browsers? Nem todas as máquinas funcionam da mesma forma. No meu PC o firefox é horrível comparado com o chrome, super lento.

      1. Avatar de João
        João

        Acredito ser mais uma questão de “Interface”… 😉

      2. Avatar de Peace
        Peace

        Normalmente o problema está entre o ecrã e a cadeira 😉

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      São as prostutas do Chrome

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    E o meu browser alternativo nos PCs…mas utilizo bastante e acho muito bom! Mas como navegador preferencial continuo com o “Edge”…gasta (muito!) menos recursos das máquinas (bateria,Ram,etc) e é muito bom a nível de segurança!

    1. Avatar de José
      José

      É exactamente a minha opção e estou bem servido.

    2. Avatar de João
      João

      Edge está sem qualquer duvida melhor do que Chrome… mas de longe!!!
      (no entanto, para mim, o Edge é o alternativo e o Firefox o principal)

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Estranho o título notícia não ser: Firefox 73: Esqueça para sempre o Microsoft Edge! 🙂

  7. Avatar de António
    António

    Muito bom browser. rápido, limpo e intuitivo.
    É o mais independente!
    Do Edge( que passou a basear-se no Chrome) e o Chrome, prefiro, de longe, o Firefox!

  8. Avatar de informado
    informado

    cada vez ke actualizam as apps ficam sem funcionar

  9. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Eu gosto do Firefox. Acho o Chrome e o Opera dois excelentes navegadores e os utilizo para algumas atividades, mas uso principalmente o Firefox.