Firefox 67 usará funcionalidade do Tor browser para aumentar ainda mais a privacidade

19 Comentários

A segurança sempre foi um tema sensível na Mozilla e no Firefox. Este navegador procura ter presente sempre as mais atuais e fortes práticas nesta área. Com o evoluir constante da Internet, estas tendem a ser mais complexas.

Para dar um salto ainda maior, a Mozilla quer trazer para o Firefox 67 uma funcionalidade do Tor browser que vai aumentar a privacidade dos utilizadores na Internet.

Firefox Mozilla Tor browser privacidade

O Tor browser e a rede que lhe dá suporte conseguem dar aos utilizadores uma segurança a vários níveis. Alguma desta proteção surge não da rede em si, mas de pequenas funcionalidades que o browser tem.

Uma novidade da Mozilla inspirada no Tor

Foi aqui que a Mozilla se resolveu inspirar para aumentar a privacidade. Nesse sentido, na versão 67, o Firefox vai trazer a possibilidade de eliminar a possibilidade dos sites registarem alguma informação dos utilizadores. Em concreto, o Browser Fingerprinting vai ser muito mais difícil.

Firefox Mozilla Tor browser privacidade

Vai passar a ter ainda mais privacidade neste browser

Esta prática recorre a dados que o navegador envia, criando um perfil muito específico. Falamos do SO, da resolução do ecrã, da versão e de outros dados. Desse modo, com o letterboxing isto desaparece, ao serem aplicados alguns parâmetros aleatórios na própria janela.

Esta novidade vai assim ser responsável por aumentar a privacidade dos utilizadores. Vai também impedir que sejam criados perfis sobre os utilizadores, levando a que a identificação destes seja muito mais difícil.

https://youtu.be/TQxuuFTgz7M

Já pode testar esta novidade do Firefox

A Mozilla está já a testar esta novidade nas versões de teste do Firefox. Quem usar estas versões só precisará de aceder à página about:config onde deve encontrar a entrada “privacy.resistFingerprinting“. Devem alterar o valor apresentado para “true“.

Curiosamente esta opção está no Tor browser desde 2015. A Mozilla já antes recorreu a este para recolher novidades que colocou no Firefox, todas elas focadas no aumento da segurança e da privacidade.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LB
    LB

    Já testei a alteração no Firefox Nightly e não passa no teste do https://panopticlick.eff.org.

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      claro que nao passa, tens de ir mais fundo no about:config

  2. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Grande browser, comigo desde que comecei nestas coisas de computadores e Internet!

    Sempre consistente, coerente e eficaz! A pensar nos utilizadores em detrimento dos lucros!

    1. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      Não sei que Firefox é que usas mas desde à uns bons anos, desde que começaram a competir com o Chrome, que tem piorado com cada atualização.
      O Firefox é o meu browser secundário, que raramente uso, e deixei-o estar na versão 45.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Eu também utilizo o Firefox (juntamente com o Edge) no dia a dia…mas daí a pensar que é um browser “…A pensar nos utilizadores em detrimento dos lucros” vai uma grande distância! Não conheço ninguém que dedique a vida a pensar no bem estar dos outros e a trabalhar de “borla”…

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Verdade mas acredita. Que a Google tem muito mais interesse nisso que a Mozilla. Isso é garantido.

        A Mozilla tende a ser um browser focado na privacidade, sobrevive com doações, parcerias etc.

        Já o Google Chrome sobrevive furto dos seus serviços tais como Gmail Business por aí fora. Além disso o Google Chrome está mais propenso a mostrar Publicidade da Google evitando essa mesma publicidade vir a ser bloqueada.

        O interesse é maior. Eu sempre usei Firefox e até agora nunca mais mudei já a anos que uso.

      2. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Não trabalhar de borla e não pensar em lucros é que vai uma grande distancia.
        A Mozilla não é uma empresa mas sim uma fundação sem lucros. Isto quer dizer que não podem acumular lucros das suas operações e isso faz toda a diferença! Apenas usam o dinheiro para cobrir os seus custos e o restante vai para apoios a outras instituições e para defender a internet aberta.
        Esta é a razão principal pela qual o Firefox é o meu browser favorito.

      3. Avatar de Rafael
        Rafael

        Vocês realmente não entendem nada de open source.

    3. Avatar de eu
      eu

      Anjinho.
      Pergunta: Trabalhas de borl* (cof, cof, de forma free) a pensar nos teu patrõe* (cof, cof, utilizadores) ?

    4. Avatar de Diogo Rodrigues
      Diogo Rodrigues

      Verdade, amigo 🙂

  3. Avatar de Honorio Santos
    Honorio Santos

    Ainda tem alguns bugs, experimentei e nao consegue memorizar o tamanho da janela, sempre que eu fecho o Firefox e o volto a abrir, a janela diminuiu para metade do ecrã e tenho novamente de a abrir.
    Sem esta opção ligada, o Firefox mantém sempre a janela aberta, na posiçao em que a deixámos ao sair.
    Tenho de esperar pelo Firefox 67.

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Há muito tempo que o Brave inclui esta opção . Pequeno aparte: isto não vai ser benéfico para o pplware, já que o site também recorre ao browser fingerprinting 😉

  5. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Por falar em TOR browser, em testes pude verificar que nem sempre escondeu a minha identidade.

  6. Avatar de jedi
    jedi

    coloquem mas é uma vpn como opera no firefox.

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Engano teu afirmar que a VPN do Opera é uma VPN.
      Para mim é mais um proxy do que uma verdadeira VPN.

  7. Avatar de sakura
    sakura

    “”Não conheço ninguém que dedique a vida a pensar no bem estar dos outros e a trabalhar de “borla”…””
    Quem paga és TU, uses ou não linux a EU, subsidia o OSS, por isso 0.0000001% dos teus impostos são para OSS.
    trabalhar de “borla…. isso não existe.

  8. Avatar de Código Binário
    Código Binário

    Essa alteração influencia o tamanho da janela do Firefox no arranque.
    Bem hajam!

  9. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Não funciona. Ativei a opção e o monitor não fez nada! Não resistiu às minhas tentativas de deixar impressões digitais no monitor!

  10. Avatar de João
    João

    Mas ainda há muito mais programado.

    Se os objectivos forem cumpridos, no fim o Tor (ou o utilizador) só vai precisar de activar ou desactivar opções

    https://wiki.mozilla.org/Security/Tor_Uplift/Tracking