Firefox 58 chega mais cedo e mais rápido e seguro que o Quantum

22 Comentários

A abordagem da Mozilla para o seu browser mudar nos últimos anos. Deixámos de ter um Firefox estanque, pesado e pouco adaptado para ter agora uma versão cada vez mais rápida e modular.

O Quantum foi uma reinvenção do Firefox, tornando-o finalmente capaz de competir com a concorrência de forma direta. Chega agora o Firefox 58, ainda mais rápido e com melhorias significativas na segurança.

Firefox

Quando o Quantum chegou, a Mozilla mostrou que ainda é capaz de reinventar o seu browser e adaptar-se ao que o mercado procura e a concorrência oferece. Mais do que a sua rapidez, o Firefox 57 mostrou ser modular e sempre capaz de dar respostas ao que lhe é exigido.

Um Firefox ainda mais rápido

Esta nova versão, que chegou até antes do tempo, segue esta linha e torna-se ainda mais rápido, tudo graças a duas mudanças no WebAssembly, uma tecnologia que a Mozilla diz ir alterar completamente a Internet.

Aqui dentro encontramos a compilação em fluxo (streaming compilation) e o compilador de duas camadas (two-tiered compiler). Estes dois elementos combinados conseguem compilar código à medida que este é recebido da Internet e de forma muito mais célere, resultando numa apresentação de páginas mais eficiente e rápida.

Firefox

Um Firefox ainda mais seguro

Esta nova versão traz também uma atualização de código que o torna imune ao Meltdown e ao Spectre, os problemas que se sabem estar presente na quase totalidade dos processadores recentes.

Este código já tinha sido lançado numa atualização da versão 57, mas agora passa a estar ativa por omissão. A Mozilla alerta, no entanto, que em processadores Intel Broadwell-U com micro código mais antigo podem acontecer problemas.

Esta nova versão traz ainda o bloqueio do downgrade de perfis para versões mais antigas, obrigando agora à utilização de novos perfis.

Firefox

Sabe-se que o Firefox 58 vai ser oficialmente apresentado na próxima terça-feira, dia 23. No entanto, e como é até habitual na Mozilla, esta versão chegou mais cedo e está já disponível nos seus servidores, tanto para Windows, Linux ou macOS.

A Mozilla irá lançar a atualização automática nessa data, mas os que quiserem testar já as novidades, podem descarregar a sua versão e instalar.

O caminho do Firefox está traçado e em breve este browser deverá voltar a ganhar mercado, apenas fruto das melhorias que estão a ser criadas pela Mozilla.

Conheça em detalhe o novo Firefox Quantum

Chegou o Firefox Quantum, o browser que vai destronar o Chrome

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Firefox a reinar, não me venham com tretas. Firefox está a apostar forte e feio, e claramente tem feito boas e excelentes mudanças! Só não vê, quem não quer.

    Só tenho a recomendar, 5*

  2. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    No meu caso, não deixou abrir o Google. Desinstalei e reinstalei o anterior e, talvez por defeito, o problema persiste. Estranho!…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Isso só acontece a ti, a mim não.

      1. Avatar de Carlos Correia
        Carlos Correia

        SEC_ERROR_UNKNOWN_ISSUER

        1. Avatar de alexalex
          alexalex

          Não sei como foi traduzido para português: preferências -> privacidade e segurança -> consulta servidores OCSP <— desabilita.

          1. Avatar de okapi
            okapi

            Fizestes o Download em PT para onde está direcionado o link , do que estavas à espera. Volta a instalar do link abaixo e escolhes a língua do teu agrado. https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/58.0/win64/

  3. Avatar de Jose Sousa
    Jose Sousa

    Possivelmente o meu computador não está adaptado …

  4. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Tao todos mais rápidos

  5. Avatar de D!s0rd3r
    D!s0rd3r

    Para mim está a funcionar muito bem tanto no Windows como no Archlinux.

  6. Avatar de rgj
    rgj

    Já a bombar no PC e sem problemas… Para mim o melhor navegador, sendo por isso a minha escolha há muito tempo!

  7. Avatar de Firefox
    Firefox

    Os browsers deviam apostar era em bloquear popups e dar mais segurança ao utilizador, não tem jeito nenhum um utilizador clicar em um link e abrirem-se 50 mil janelas ou mesmo abrir um site e dps ser quase impossível de retroceder os browsers ainda fazem mt coisa sem o consentimento do utilizador. ja agora uso o firefox com addons principalmente bloqueadores de publicidade. e a nivel de rapidez nao tenho razoes de queixa.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ao bloquearem pop-ups a 100% vários sites morrem devido a falta de rentabilização. Por tanto é uma má ideia. A não ser que claro que queiras que eles ponham dos bolsos deles.

      E claro e a não ser que tudo o que seja open-source e viva da Pub e doações, sejam código fechado e onde tenhas de pagar uma mensalidade!

      Ai o choro, era enorme não era!?

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Não necessariamente, há publicidade sem ser intrusiva, por exemplo a do Facebook ou YouTube. Se não me engano o Adblock que a Google está a desenvolver funciona com base nisso. Se a publicidade for intrusiva bloqueia toda a publicidade daquela página, se não for mostra…

        1. Avatar de Edson
          Edson

          Publicidade não intrusiva no Youtube?
          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    “em processadores Intel Broadwell-U com micro código mais antigo podem acontecer problemas” oi?

    Broadwell é de 5a geração. Falam desse em específico só ou esse e mais antigos podem dar problemas? Haswell, etc

    1. Avatar de Pedro Simões

      Atenção que quem é antigo é o micro código e não os processadores.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        A minha pergunta é: o micro código dessa geração E das mais antigas (Haswell e arquitetura mais antigas, que óbvio tem micro código mais antigo ainda) podem ter problemas? Não entendi como podem ter se o resto do software nunca teve …

        1. Avatar de Pedro Simões

          Deverá ter a ver com a atualização do micro código para corrigir os problemas do Meltdown e Spectre.

          A informação é da Mozilla e o “antigo” deverá estar relacionado com o pré-atualização.

  9. Avatar de DC
    DC

    O melhor ! Caso haja blue screen ou tenhamos que desligar o computador forçadamente o Firefox recupera SEMPRE as sessões, ao contrário do Chrome onde já perdi muita sessões apesar de clicar no Restauro da mesma às vezes não restaura nada, ridiculo e triste ser assim !
    Tenho que mudar para o Firefox em definitivo.

  10. Avatar de simão
    simão

    Uso o Firefox e o Edge.
    Pode até ser do meu velho PC, mas o Edge abre mais rápido que o Firefox, mesmo a abrir as mesmas paginas web.

  11. Avatar de sakura
    sakura

    Banzai, Linux/Gnu, Debian Gnome and Firefox. A essência do open.s. software.
    FF esta cada vez melhor… gosto do “rumo ” que está a ser seguido. TK google and MS.

  12. Avatar de Renato Silva
    Renato Silva

    Fui usuário fiel até mesmo em tempos escuros nas versões 40~50, não vai ser agora que mudarei! Continue o bom trabalho mozilla, a internet precisa de vocês!