Chegou o Firefox 53, com menos falhas e o adeus ao Windows XP

16 Comentários

A Mozilla tem procurado trazer de volta o Firefox para os tempos em que era um browser que dominava a Internet. O passado recente mostrou que o Chrome domina totalmente, mas o Firefox ainda recolhe a preferência de muitos.

A versão 53 deste browser, que acaba de chegar, trouxe melhorias na estabilidade do Firefox e, principalmente, uma redução nas falhas deste browser.

Firefox

Firefox 53, um browser com menos falhas

O Firefox 53, que acaba de chegar, traz um novo gestor de processos GPU, que segundo a Mozilla consegue reduzir em mais de 20% os problemas e falhas do seu browser.

O Quantum Compositor, criado para tornar mais estável o Firefox no Windows, permite uma redução de falha na ordem dos 22% nos casos de problemas com o Direct3D e 17% no caso de problemas com drivers.

O Firefox 53 traz também o fim do canal de desenvolvimento Aurora, passando os utilizadores para o canal Beta. Dois novos temas, o Compacto Escuro e o Compacto Claro estão presentes, bem como o redesenhar de algumas das caixas de diálogo.

Firefox 53 temas

O fim do suporte do Firefox aos sistemas operativos antigos

Algo que muitos podem considerar menos positivo, e que chega com o Firefox 53, é o fim do suporte para as versões mais antigas dos sistemas operativos, muitas delas já descontinuadas.

Vamos assim ver desaparecer o suporte para o Windows XP e Vista, bem como para o Mac OS X 32-bit e para o Linux, quer corra em processadores Pentium 4 ou AMD Opteron.

Firefox 53

Todos os utilizadores que estiverem nestes sistemas operativos que deixam de ser suportados devem passar para a versão com extended support do Firefox 52.

O Firefox 53 está já disponível para atualização diretamente no browser, podendo também ser encontrado na página oficial do próprio browser.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AM
    AM

    Querida raposa.

    1. Avatar de Trambulhao
      Trambulhao

      “Raposa” = Panda vermelho

      1. Avatar de vagnarok
        vagnarok

        Diga isso etão para a própria página do navegador então:

        http://imgur.com/a/flUpX

        Livre como uma raposa.

  2. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Gosto muito e ainda utilizo este browser com frequência!
    Destas novidades gostei particularmente dos temas compactos, particularmente agradáveis para quando se utiliza o browser sem o ter maximizado no ambiente de trabalho. Quem me dera que o Opera onde estou a escrever este comentário também tivesse algo semelhante.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Segundo as notas da Mozilla (https://www.mozilla.org/en-US/firefox/53.0/releasenotes/), para Linux, os processadores que deixam de ser suportados são os mais antigos que Pentium 4 e AMD Opteron por isso suponho que com estes ainda funcione. Só para quem tem Pentium 3 e mais antigos é que não dá

  4. Avatar de Rogério Ends
    Rogério Ends

    Tenho utilizado o chrome, firefox, edge e opera na nova build do windows 10.
    O chrome consome tudo o que tem à disposição, processador, memória… you name it. Antes não era assim o chrome…
    O firefox idem idem aspas aspas.
    O edge para surpresa minha, rápido, seguro e consome pouco.

    Noto isto em casa e no meu dia a dia a programar, é mesmo marado.

    WTF? A google está a perder terreno? Ou a microsoft a dificultar a tarefa?

    1. Avatar de smurff
      smurff

      isso é estranho, eu tenho as ultimas versões Opera,chrome (browser predefenido) e não sofro qualquer problema de recursos, e chego a ter centenas de separadores abertos, e sei lá mais quantos outros softwares em multitasking, firefox há muito que o deixei de usar, o edge é mesmo só para uso ocasional, o opera para algumas coisas mais especificas, mas no geral mantenho o uso unicamente pelo google chrome e não tenho nada a apontar até ver…

      quanto a google a perder terreno, duvido seriamente, já a Microsoft a dificultar talvez pois continua numa politica de impingir os seus produtos, havendo concorrentes melhores…

    2. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Naquele último evento hacker famoso, o Edge foi o mais explorado de todos, sendo que o Chrome foi pelo 2º ano seguido, o navegador mais seguro.

      Espero que você não seja um fanboy da Microsoft, se não for reconsidere essa sua opinião sobre segurança.

      https://www.windowsteam.com.br/microsoft-edge-sai-de-evento-hacker-como-o-browser-mais-inseguro-do-mercado/

      Quanto a rapidez do navegador… ao Edge faltavam muitas coisas, talvez daí venha sua rapidez.

  5. Avatar de neapo
    neapo

    Ps: O pplware paga se escrevermos artigos para vós?

    1. Avatar de Vítor M.

      Nunca pensei nisso, mas se forem únicos e de valor quantificável… quem sabe 😉

  6. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    Era o meu browser preferido só que desde há umas versões para cá, tive de mudar para o Edge dado que não consigo entrar nas páginas de administração dos meus blogues na plataforma WordPress.org pois dá sempre erro. Acontece o mesmo a alguém mais?

  7. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Que pena a Mozilla ter acabado com o canal Aurora(Firefox Developer Edition). 🙁 No entanto vou mantê-lo.Hoje não recebi nenhuma actualização para ele,mas ainda ontem recebi.Vou só mantê-lo por mais um tempo.Quanto ao tema Compacto Escuro,implementado no início e proveniente do canal Aurora,é lindíssimo.Hoje já saiu a primeira versão Beta do Firefox(a 54.0b1).Quem quiser descarregá-la tem aqui o link(seja para versões de 32 ou 64 bits,e em EME também)—»https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/candidates/54.0b1-candidates/build1/

  8. Avatar de Danúbio Martins
    Danúbio Martins

    Quero quer fique melhor por favor,Danúbio.

  9. Avatar de Alan Ter
    Alan Ter

    Depois que comecei a utilizar o Opera, faz uns bons anos, nunca mais quis Firefox, quando muito uso o Edge de vez em quando e o Chrome por causa de algumas extensões que uso bem raramente.
    Opera, melhor browser de longe.

  10. Avatar de Nildo
    Nildo

    O melhor tema escuro para firefox que uso a tempos é esse:
    https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/ft-deepdark/

  11. Avatar de PTO
    PTO

    O Chrome é um devorador de recursos, deixei de o usar precisamente por isso. Desde essa altura que uso o Firefox sem problemas, funciona na perfeição.