Firebug 1.2.0b4

12 Comentários

Plugins para o Firefox existem aos milhares. Uns mais úteis, outros nem tanto. 50204 foi a contagem que o site da Mozilla me devolveu.

Praticamente não existe nada que não exista sobre a forma de um plugin. E é esta maravilha que diferencia o Firefox dos demais browsers. Mas sim, eu sei que os outros também suportam e alguns mesmo de uma forma mais interessante.

Mas o plugin que vos trago hoje é um dos que mais utilizo. E como ferramenta de trabalho.

É o Firebug, essa peça de apoio por demais útil, a quem desenvolve sites web.

Potencialidade? Enormes. Utilidade? Imensa.


Desde ver como uma pagina é construída a ter acesso ao javascript que corre na mesma pagina.

Querem ver como é o CSS que faz aquela coisa esquisita na pagina? Simples, usem o Firebug.

firebug_body_small.gif

Querem alterar o código html ou o CSS é ainda mais simples, basta alterar directamente no Firebug e vejam as coisas a acontecer diante dos vossos olhos. Bem mais simples que editar o ficheiro, procurar a linha e alterar.

As principais características do Firebug são as seguintes:

  • Ver e alterar o HTML
  • Ver e altera o CSS
  • Monitorizar o tempo que uma pagina leva a ser transferida
  • Depurar o código Javascript

Reforço o que disse no inicio, é uma ferramenta que todos os que desenvolvem páginas web deviam testar e utilizar pois permite ter um controle muito grande sobre html, css e javascript e permite efectuar e testar alterações em tempo real.

E agora a parte melhor, querem usar o Firebug no Safari ou no IE? Simples: leiam isto e ficam a saber como o fazer.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: Firebug 1.2.0b4 (Firefox 3) [449KB]
Download: Firebug 1.05 (Firefox 2.x) [258KB]
Homepage: Firebug

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alexsandro
    alexsandro

    Boas pessoal…

    Bem sem duvida é uma excelente dica quer para quem esteja habituado quer seja principiante em programar em HTML.
    Assim que puder instalo esse plugin, ja agora sera que tambem está disponivel para o firefox do Ubuntu?

  2. Avatar de Andrius
    Andrius

    @alexsandro

    é um plugin do firefox portanto funciona quer no windows quer no linux ou até mesmo no macos =)

  3. Avatar de João
    João

    Então e o Tamper Data? Alguém conhece? Dá muito jeito para saber o que está a ser passado por POST por exemplo…

    Aqui fica o link: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/966

  4. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Por acaso uso mas como não percebo de Javascript não consigo depurar um site meu que tem um código Javascript para o menu que andei a alterar e estraguei aquilo para o IE sim verdade tenho um site que funciona perfeitamente do FF e demais e não no IE :P. Já agora pedia ajuda.
    http://coala.com.sapo.pt/
    o script foi criado pelo Xara por isso tá uma bocado manhoso e tou mesmo a pensar mudar o menu todo para CSS

    @Andrius
    Nem todos os plugins do FF funcionam em todos os SOs.

  5. Avatar de Rui Peixeiro

    João, obrigado pela dica. Ainda não conhecia o Tamper Data, mas já testei e é mais um para ficar!

    Quanto ao Firebug, já há muito que o uso, esta na classe dos indispensáveis…

  6. Avatar de Nastase

    Este devia fazer parte do próprio FF. É um plugin, para mim e muita gente que conheço, pura e simplesmente indispensável.

    ————————————–
    http://www.revolucaodigital.net

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas,
    Também o uso há algum tempo e aconselho.
    Agora na versão 3 do Firefox não consigo fazer debug do código Javascript, pelo que estou à espera de actualizações.
    De resto, 5 estrelas.

    Cumprimentos,
    Nuno

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Epá…

    O Firebug já era muito bom, mas agora ainda está melhor!

  9. Avatar de phoenux
    phoenux

    @João: O firebug também permite ver os dados submetidos por post (ou get) através do separador net, muito útil para quem trabalha com ajax.

  10. Avatar de filipe
    filipe

    Alguém que me esclareça numa coisa.

    Os programadores dos addons recebem alguma coisa da Mozilla?

    Saudações.

  11. Avatar de Rogério

    @filipe

    Não. A Mozilla nem sequer tem qualquer relacionamento com a maior parte deles. São programadores que contribuem para a comunidade por livre e espontanea vontade.

  12. Avatar de xtrender

    @ Nuno José
    se fores a http://silverhalideemulsion.blogspot.com/ com firefox entras, com IE na entras.. tb na sei pk.. xD