FabTabs – Tabs coloridos no Firefox

22 Comentários

Por mais browsers que já tenha testado, o Firefox continua a ser o meu browser de eleição. É robusto, estável e apesar de ter ainda alguns bugs (tal como outros browsers) penso que neste momento é talvez o mais completo… tudo graças as extensões que foram criadas para o mesmo.

Por falar em extensões, hoje vamos conhecer FabTabs que permite ter as Tabs (separadores) de várias cores.

fabtabs_00

Para quem usa com frequência um browser com frequência, certamente que já verificou que após várias tabs abertas começa a ser difícil identificar qual o site aberto nessa Tab. Por norma tentamo-nos “guiar” pelo favicon ou pelo nome que aparece na Tab.

Com o FabTabs, além dessa informação podemos também associar uma cor ao tab para que seja mais simples de identificar. Ao contrário de outras extensões, o FabTabs detecta automaticamente qual a cor a associar a tab, de acordo com o site aberto na mesma.

fabtabs_01

Nas opções da extensão é possível  definir um conjunto de parâmetros, dos quais destacamos a % de saturação, opacidade, matriz, etc.

fabtabs_02

E ainda possível se apenas a tab activa deve estar colorida, se a toolbar terá também a mesma cor da Tab (ver segunda imagem), ocultar os itens de menu de contexto da tab e lembrar a cor do tab por nome de host.

fabtabs_03

Para quem o browser é uma das principais ferramentas de trabalho, o FabTabs pode dar uma ajuda na identificação rápida do site associado a Tab. Testei já no novo Firefox 4 RC1 e funcionou as mil maravilhas.

Download: FabTabs
Homepage: CaptainCaveman

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alan
    alan

    boa dica, testarei a versão Version 1.3.5 no meu FF 3.6.15 🙂

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Só funciona com a V4

  2. Avatar de vinicius
    vinicius

    que outras extensões são indespensáveis para você?

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Estas são as extensões que acho indispensáveis.
      Xmarks
      Forecastfox
      Downloadhelper
      Download Statusbar
      DownThemall
      Tab Scope

      1. Avatar de Maxim Stratan

        eu adicionava para tua lista o Web Mail Notifier, exelente para ver quando tens novos emails

    2. Avatar de vinicius
      vinicius

      boas mesmo (:

      aqui no mac firefox 4 RC1 não funcionou :/

    3. Avatar de Cromo
      Cromo

      Adblock plus
      Stratiform (firefox 4.0)
      Omnibar
      Yet Another Smooth Scrolling
      Status 4 evar (firefox 4.0)

  3. Avatar de kekes
    kekes

    Boa vou testar. Este fim de semana voltei ao FF4 do Chrome poruqe este ultimo estava a crashar a toda hora e gostei bastante, agora dá para aproveitar muito melhor o ecra, uma das razões que me fez mudar para o Chrome.

  4. Avatar de miguel71
    miguel71

    E no Chrome existe algo igual!?

    1. Avatar de Heartless
      Heartless

      Algo assim pro chrome era “fabulous” : D

  5. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Aquela Facebook bar vem mesmo de onde?

  6. Avatar de carter
    carter

    não gostei do aspecto do firefox 4. Penso que o Opera é melhor em aparência e funcionalidade, apesar de ainda ter algumas imcompatibilidades com alguns sites.

  7. Avatar de Maxim Stratan

    ah, e quem utiliza a net para criar blog tem aqui grande ajuda para sempre terem o link de uma página já curto
    Copy ShortURL

  8. Avatar de RB
    RB

    Not available for Firefox 3.6.15

  9. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Bem interessante esta ext, tks pela informação. Gosto em particular do leque de opções que a ext permite ao utilizador modificar.

  10. Avatar de bruno

    muito fixe… deixei so a cor da tab… retirei a cor automatica do resto dos menus… ficou nice!

  11. Avatar de David
    David

    Curioso, tanto entusiasmo com um addon para o Firefox de uma funcionalidade que já vem de origem no IE7. Mas o IE7 não presta, os outros é que são bons.

    Não estou a defender o IE7 porque nem o uso, mas às vezes cospe-se em produtos Microsoft só porque são Microsoft e afinal até são produtos com boas funcionalidades, como é o IE7, 8 e especialmente agora o 9.

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      David…

      Isso é Moda… Está na moda dizer que os produtos Microsoft não prestam e estão cheios de erros…

      …muitos que o dizem… nem sabem o que estão a dizer, dizem-no porque ouviram alguem a dizer.

      Eu prefiro o FF… mas admito que o IE é dos melhores!

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Mas à quem fale e sabe do que esta a falar…

        Aproveitem as abas coloridas e metam um mouse gestor no IE7…

        1. Avatar de David

          O IE7 é um browser bastante mais antigo dos que os da nova geração de Firefox e Chrome e já tinha estas funcionalidades que agora aparecem em outros na forma de addons. O IE9 está um passo à frente da concorrência na utilização do hardware e a concorrência está a ir atrás. Sei do que falo e é pena que falem mal só porque, como disse o pfbatista, está na moda.

  12. Avatar de Marco

    Muito bom esta extensão
    🙂