Extensões antigas do Firefox deixam de ser suportadas em 2017

14 Comentários

Desde que surgiram no Firefox, que as extensões têm sido um dos factores diferenciadores face à concorrência. Mudaram a forma como usamos os browsers e até como navegamos na Internet.

Mas a Mozilla prepara-se para mudar o suporte para extensões, estando o suporte para as versões antigas a ser terminado já em 2017. No final desse ano apenas as WebExtensions vão ser suportadas.

ffox_1

As datas definidas pela Mozilla são bem precisas e a substituição das velhas extensões do Firefox está a ser preparada. A partir da versão 57, que chegará no final de 2017,  estas vão deixar de ser suportadas e não vão funcionar.

Nessa versão apenas as extensões baseadas nas novas APIs, chamadas de WebExtensions, vão ser suportadas e funcionarão no browser. Esta decisão pode não ser consensual, mas é necessária para fazer evoluir este browser para novos campos e, principalmente, para suportar novas funcionalidades.

O anúncio oficial desta decisão foi feita por Kev Needham, responsável pela pesquisa e extensões do Firefox, tendo sido e justificado e explicada esta movimentação.

By the end of 2017, and with the release of Firefox 57, we’ll move to WebExtensions exclusively, and will stop loading any other extension types on desktop.By the end of 2017, and with the release of Firefox 57, we’ll move to WebExtensions exclusively, and will stop loading any other extension types on desktop.

A decisão parece ser irrevogável e a Mozilla quer mesmo que esta mudança vá para a frente, para melhorar o seu browser. Na data de chegada do Firefox 57 estas extensões vão deixar de carregadas, mesmo que o utilizador as tenha já instaladas.

ffox_2

A decisão de usar apenas WebExtensions pretende garantir que qualquer alteração no motor do Firefox não impeça o funcionamento das extensões, separando assim o browser das funcionalidades adicionais que oferece. As WebExtensions foram anunciadas no Verão de 2015 e chegaram no ano seguinte, na versão 48 do Firefox.

Os programadores que têm extensões publicadas devem convertê-las assim que possível para o novo formato para não deixarem de estar disponível para os utilizadores. A questão maior é mesmo a perda de algumas funcionalidades, o que leva a que muitos optem por não fazer a mudança. Sobram ainda as extensões que deixaram de ser suportadas e que assim vão desaparecer.

Esta não será uma mudança pacifica, mas é necessária para que o Firefox possa evoluir e tornar-se um browser ainda melhor.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Porfirio
    Porfirio

    Adeus DownThemAll, GreaseMonkey, FireFTP, etc…
    A vossa falta vai ser sentida 🙁

    Percebo em parte esta decisão, mas podiam fazer as webextensions mais abrangentes

  2. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Outra nota, o suporte ao plugin para execução de applets java vai deixar de funcionar já a partir do Firefox 52 (a própria oracle está a descontinuar este formato e recomenda a migração das aplicações neste formato para o formato java web start).

  3. Avatar de AM
    AM

    Para melhor, muda-se sempre. Tenho o Vista num computador que tem de ficar assim, e a Microsoft não percebe o que eu digo. O Sapo mudou a plataforma e correu bem, o firefox adaptou-se bem, e só quero que o firefox desligue o “berinderim”, ou lá o que isso é, porque o vista está bom, com o firefox…

  4. Avatar de AM
    AM

    Aguarda moderação? querem ver que eles querem um comentário maricas…

    1. Avatar de Techguy
      Techguy

      lol. Calma man! Pareces ser um caloiro por estas bandas

  5. Avatar de P
    P

    Quem não passa do título até se assusta.

    A ver se o Firefox começa novamente a ter argumentos de peso para competir com os gigantes

  6. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Mais um motivo para sair do Firefox.

  7. Avatar de Alvega
    Alvega

    Posso ser somente eu, mas duvido pelos comentários que tenho lido na rede desde a divulgação desta intenção pela Mozilla, mas o Firefox vai perder MUITA cota de mercado, eu sou um deles.
    A Mozilla é assim uma espécie de Microsoft actualmente, mudou o “foco”, e isso nao é bom para o utilizador.
    Eu nao estou preocupado, pois o dito é antigo, quando uns nao querem, alguém vai aproveitar; vai aparecer um projecto que aproveite o que de bom tinha o Firefox, e deixar de lado as “mariquices”, que somente consomem memoria e tornam a navegação MUITO LENTA.

  8. Avatar de tiago
    tiago

    Expliquem-me uma coisa… as extensões acabam (eu nao uso o firefox…) e passam a ser usadas as WebExtensions… a minha duvida… estas extensões não vêm da “loja” da firefox para se poder instalar? ou vai ser só aplicações que eles proprios façam?

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Basicamente é uma alteração no formato. A “loja” de extensões irá continuar a existir e será aberta para todos os que queiram disponibilizar lá as suas extensões. A ideia das Web Extensions é utilizar um formato mais próximo do das extensões utilizadas por outros browsers, facilitando a sua integração no Firefox. Mais informação: https://developer.mozilla.org/en-US/Add-ons/WebExtensions

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Na pratica o que e’ que muda no Firefox?

  10. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Realmente isto é um problema, porque por exemplo parecem existir limitações a nível de funcionalidades que as extensões deixarão de poder utilizar, e por exemplo em bloqueadores de anúncios isto parece ser uma mudança crítica, porque por exemplo no Google Chroome existem muitas páginas nas quais não é possível bloquear os anúncios de maneira nenhuma mas no Firefox já é possível porque as extensões tem mais acesso ao interior do firefox para conseguir alterar o que é necessário e assim bloquear as coisas eficazmente. E como esta existirão outras limitações.
    Definitivamente não é uma mudança para melhor, infelizmente. Querem ser iguais aos outros… piorando o seu produto.

  11. Avatar de N'uno
    N’uno

    Espero é que a nossa AT mude a tecnologia associada às declarações electrónicas (IRS, IVA, etc.), que há muito já deixaram de funcionar nos browsers que reforçaram a sua segurança cortando as suas applets java, antes do Firefox deixar de as suportar!… Acho que as repartições não estão preparadas para isso. 🙂