Novo Edge do Windows 10 foi barrado e não pode ser usado no Google Docs

21 Comentários

O desenvolvimento do novo Edge está a ser feito pela Microsoft a grande ritmo. Este novo browser do Windows 10 está a cada semana a ganhar novas funcionalidades e novas opções, que os utilizadores podem aproveitar.

Mas este caminho parece que não será simples de de percorrer. Este novo browser parece estar impedido de usar o Google Docs, tudo por culpa de um filtro que a Google tem neste serviço.

Edge Microsoft Windows 10 browser Google

O novo Edge baseado no Chromium tem estado a ter problemas sérios no que toca a serviços da Google. Depois de ter sido impedido de usar o Meet, os problemas voltaram a surgir agora, num outro serviço da gigante das pesquisas.

Desta vez o problema parece estar a ser na suite de produtividade da Google, em especial no Docs. Ao aceder a este editor de texto, os utilizadores recebem uma mensagem que indica que o seu browser não é suportado. Claro que assim não podem usar este serviço.

Para muitos utilizadores, este é um problema demasiado estranho. Este é um browser que se baseia no mesmo motor que equipa o Chrome e não deveria acontecer. Tal como no problema anterior, a Google revela que este não é um problema de filtragem da empresa para barrar este browser.

Edge Microsoft Windows 10 browser Google

O que existe, e aqui a culpa é mesmo da Google, é uma filtragem dos browses permitidos. A empresa ainda não terá adicionado este browser à lista dos que são permitidos, deixando assim de fora o Edge. Este processo deverá acontecer nos próximos dias, ainda sem data definida.

Sabes-se que a Microsoft terá dotado o novo Edge com a capacidade de se adaptar aos sites que visita, alterando assim o seu identificador (user agent). Aparentemente o Google Docs também não foi adicionado a esta lista de sites em que o browser se deve adaptar.

Este deverá ser um problema que deverá ser resolvido nos próximos dias, espera-se que de forma simples. No entanto, revela mais uma vez o poder que a Google tem na Internet. Consegue rápida e facilmente bloquear um browser nos seus serviços como e quando quer.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucia
    1. Avatar de andre
      andre

      devias ter vergonha de pensar assim!!!!
      a net e para todos, o edge se adaptou as novas tendencias, isto so revela que a google nao deixa ninguem a nao ser ela a mandar… tu como muitos levaram uma lavagem cerebral pela google com as suas praticas “boas”.

      1. Avatar de Rod
        Rod

        Perfeito, André!

  2. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    “A empresa ainda não terá adicionado este browser à lista dos que são permitidos,deixando assim de fora o Edge.Este processo deverá acontecer nos próximos dias,ainda sem data definida.” Esperemos que a devida correcção chegue nos próximos dias e se possa contornar este problema. “No entanto,revela mais uma vez o poder que a Google tem na Internet.Consegue rápida e facilmente bloquear um browser nos seus serviços como e quando quer.” Completamente de acordo com o que o Pedro Simões disse !! Até a Microsoft se vergou.Veja-se o caso do seu próprio browser/navegador,por exemplo.É um caso assim como há outros.

  3. Avatar de zedoido
    zedoido

    Infelizmente, quer se queira quer nao se queira, a Google e todas as suas subsidiarias de uma forma ou de outra, controlam a Internet, na sua quase totalidade e isso é mau, como da mesma forma, todo e qualquer monopólio ou ditadura é mau. A Liberdade há muito que terminou com a chegada destes tipo de empresas e parece que nada nem ninguém se propõe a acabar com este tipo de situações.
    Nao faltam INFELIZMENTE exemplos, onde a Liberdade do utilizador é restringida, ver o caso a titulo de exemplo, o FiberGateway Altice Labs GR241AG, onde por exemplo se encontra barrada a mudança de DNSs.
    Enfim…

  4. Avatar de met
    met

    O título não foi muito bem conseguido.

    1. Avatar de met
      met

      O Google Docs é que não pode ser usado no novo edge (para esclarecer)

  5. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Nao basta usar o user agent do chrome normal?

    Parece que a UN vai cobrar outra multa…

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      usa a extensao, user agent switch

  6. Avatar de José Marques
    José Marques

    enquanto isso a Microsoft tem uma avaliação de mil milhões de dolares …

  7. Avatar de José
    José

    Comigo bem podem espernear à vontade. Apago de imediato em todos equipamentos tudo o que seja Google! Nunca me fez falta e detesto empresas com este nível de arrogância e má-fé! Não me esqueço do ataque que fizeram ao Windows Mobile! Fui forçado a optar por um Android, apesar de entretanto ter recuperado o meu wm10. A alternativa ao android é cara, no android há gamas médias, porque nas altas, é tão ou mais cara que os Iphones. Como não dou à maluca dinheiro por um telemóvel, bem como domino bem os meus impulsos mais irracionais gasto o que entendo ser o mais equilibrado no aspecto preço/qualidade, evitando, também tudo o que seja de origem chinesa! Depois apago ou bloqueio todos os serviços google entre outros, que posso apagar, fico apenas com um endereço de e-mail que não uso serve apenas para receber informação, porque até para se ser estudante do ensino superior mesmo num doutoramento nos criam obrigatoriamente uma conta gmail! Uma vergonha , mas não cedo facilmente ao Big Brother!

  8. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Não foi barrado. A Microsoft decidiu mudar a identificação do browser e queimou-se.

    É um browser novo e suportado oficialmente por ninguém. Muitos outros sites terão o mesmo problema.

  9. Avatar de tUfFaS
    tUfFaS

    …Não pode ser usado desde quando??? A mensagem aparece, mas é só fazer dismiss e corre normalmente (acabei de o fazer, dá para escrever e exporta o .docx na boa)

    1. Avatar de tUfFaS
      tUfFaS

      “Ao aceder a este editor de texto, os utilizadores recebem uma mensagem que indica que o seu browser não é suportado. Claro que assim não podem usar este serviço.”

      @pplware Vocês deviam ter mais cuidado e deviam confirmar as coisas antes de escreverem baboseiras…mas isso já é o normal aqui, baseiam-se em artigos dos outros e não analisam a informação com a atenção devida.

  10. Avatar de Rod
    Rod

    Google tem se tornado uma empresa estúpida, de 10 anos para cá

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tá. A Microsoft está desenvolvendo o novo navegador baseado no chromium. Mas e os navegadores velhos, vamos poder desinstalar?
    Ou será mais um programa entre outros que temos e não utilizamos

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Me refiro ao ie que já vem instalado e ao ie10

  12. Avatar de João
    João

    Pessoalmente, estou cansado de visitar sites que dizem que só funcionam no Chrome, no entanto assim que altero o UserAgent do Firefox para simular que é o Chrome, esses mesmos sites funcionam a 100%!!!

    Isto é um verdadeiro Cartel!!!

    LOL

    Viva a Google!!!

    1. Avatar de João
      João

      De qualquer forma, não tenho pena nenhuma da Microsoft! Não se quiseram meter com o Chromium?! Então boa sorte.

      Já agora, para Firefox, deixo dois links:

      User-Agent Switcher (uma extensão simples e básica):
      https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/user-agent-switcher-revived/

      Custom UserAgent String (uma versão bem mais avançada e completa. Ideal para “Power Users”):
      https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/custom-user-agent-revived/

      1. Avatar de Blue Beast
        Blue Beast

        Obrigado pela dica dessas 2 extensões,”João”.Muito obrigado.Vão-me fazer bem jeito,principalmente a primeira. 🙂

        1. Avatar de João
          João

          a primeira é mais funcional se quiser usar sempre “o user agent de outro browser” em todos os sites. Se quiser usar em multiplos sites – mas não em todos – torna-se mais “manhosa” de configurar…

          Para esses casos acho a “Custom” bem mais interessante :).

          De qualquer forma, não deixa de ser interessante que, na verdade, 95% dos sites funcionam igualmente bem no Firefox tal como no Chrome. Apenas foram bloqueados pelos programadores por “politiquices da treta”.

          É pena, porque muitos desses mesmos programadores viveram o problema do monopólio IE6 e deviam lembrar-se do quão mal isso fez à internet…

          é caso para se dizer que o povo tem mesmo memória curta…