Prepara-se para o novo Edge! Próxima versão do browser da Microsoft será ainda mais potente

23 Comentários

A Microsoft deu um passo importante ao criar uma nova versão do Edge, o seu browser. Escolheu a mais óbvia plataforma de todas a assim tem como base o Chromium, com uma vasta comunidade a desenvolver.

Há, no entanto, uma ideia importante desta mudança. A Microsoft vai contribuir para estes desenvolvimentos, para assim conseguir ter um browser ainda melhor. As mudanças já estavam a ser vistas e agora parece que vão ainda ser mais óbvias. A próxima versão do Edge será ainda mais potente.

Edge Microsoft browser testes desempenho

Grandes novidades para o Edge

Desde que as versões finais do Edge foram lançadas que este browser tem convencido cada vez mais utilizadores. Os números mostram isso, mas principalmente é a experiência de utilização que tem conseguido esta mudança. A aposta da Microsoft parece ganha e este será em breve um browser muito popular.

A Microsoft tem continuado a investir na sua melhoria e este está já ao nível do que o Chrome da Google oferece, sendo até melhor em muitas áreas, como o desempenho. A gigante do software quer ir mais longe e os testes apresentados mostram que a próxima versão já o vai conseguir.

# Teste MICROSOFT EDGE V. 79.0.309.71 MICROSOFT EDGE V. 81.0.410.0 MICROSOFT EDGE V. 81.0.403.1
1 84.6 96.3 96.7
2 85.4 91.1 95.7
3 85.3 91.7 95.2
4 85.3 96 95.5
5 84.6 97.6 95.5
6 84.9 97.4 95.9
7 85.8 96.8 96.2
8 84.7 94.4 96.2
9 84.8 96.4 95.5
10 84.3 94.4 95.4
Média 84.85 96.15 95.6

Melhor desempenho no browser da Microsoft

Ao comparar a versão anterior (V 79.0.309.71) com duas das que está a preparar (V 81.0.410.0 e V 81.0.403.1) os resultados foram imediatamente visíveis. A próxima versão será melhor, em qualquer das betas aceites.

Usando o Speedometer 2.0, e repetindo os testes 10 vezes, conseguiu melhorias entre os 7 e os 14% no desempenho.

Edge Microsoft browser testes desempenho

Em breve topos podem ter acesso a estas novidades

Naturalmente que estes testes foram realizados num ambiente controlado e com o Surface a ter apenas o browser ativo. No entanto, mostram que os desenvolvimentos do Edge continuam a bom ritmo e com resultados visíveis.

A Microsoft tem assim mais uma prova de que a mudança feita no Edge é positiva para todos, mas em especial para os utilizadores. Há, finalmente, um browser com prestações boas, disponível nativamente dentro do Windows 10.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de William
    William

    Blah, no fim das contas é tudo chromium mesmo ”/
    Nada novo… Opera, Brave, Chrome, Vivaldi e Edge.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Monopólio da Google hoje em dia passou de ser apenas no buscador.
      (medo)

    2. Avatar de Diogo Rodrigues
      Diogo Rodrigues

      Só o Firefox é que não é baseado em chromium ✌️✌️

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Não, não é só o firefox

  2. Avatar de Felipe Cardoso
    Felipe Cardoso

    Essas melhorias também estão a chegar ao Android ou somente ao Windows?!

  3. Avatar de Carlos Gonçalves
    Carlos Gonçalves

    Não , não não e não.

    Não colaborar na monocultura web ao usar o Edge (que é na verdade apenas uma skin pra o chromium)
    Não vou entregar ainda mais dados à Microsoft

    Apenas uso Firefox. E todos nós que até percebemos alguma coisa destas coisas e gostamos de tecnologia e se gostamos da internet temos a obrigação de rejeitar o Chrome/Edge e amigos.

    1. Avatar de bink
      bink

      sim, sim porque o firefox não partilha dados e é tudo muito fidedigno!! santa ignorância

      1. Avatar de cat
        cat

        Sim, blink, obrigado por mostrares a tua ignorância:

        https://www.mozilla.org/en-US/privacy/faq/

        Nenhum browser é perfeito. Isso é verdade. Mas colocar o firefox e a mozilla no mesmo saco que os outros browsers webkit-based é mesmo mostra imensa ignorância.

        1. Avatar de bink
          bink

          Tu deves ser mesmo engraçado, então vens-me mostrar a politica de privacidade da própria Mozilla?!! estavas à espera que eles fossem admitir que trocam informações dos seus utilizadores com terceiros?
          Sinceramente, eu é que devo ser estupido a gastar o meu tempo com imbecis

    2. Avatar de Ze
      Ze

      O problema é que foi o Google que obrigou a este passo ao introduzir alterações desnecessárias na página do youtube que tornavam mais lento que o chrome ou o bloqueavam por completo.
      A microsoft sempre que “corrigia” o edge a google introduzia outra “alteração”. Fizeram isto durante bastante tempo até que a microsoft desistiu.
      Ao utilizar o chromium a google não pode fazer esta brincadeira.
      O próximo alvo é o Firefox, o edge é prioritário porque vem instalado com o windows.
      Se forem comprar a performance do firefox não tem nada a ver a as dos chromiums no youtube.

    3. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Sim, rejeitar o Chromium e a Google, que fizeram da internet o que ela é hoje, boa ideia! Código aberto, gratuito para uso de todos e quem quiser, mas só porque a Google é que gere o fork principal do Chromium já está mal. Ora esta…

  4. Avatar de jonithu
    jonithu

    Comecei a usar o Edge e parece-me mais estável que o Chrome. Tambémuso e gosto muito do Firefox.

  5. Avatar de Moussa Marega
    Moussa Marega

    Safari sempre nao ligo a imitacoes

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Podes me dizer os preços do safari que vais fazer?

  6. Avatar de Daniel Paiva
    Daniel Paiva

    Como posso instalar o novo Edge?

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    Uso o “Edge” desde as suas versões beta e tem evoluído de versão para versão sendo atualmente o meu navegador padrão. Apenas espero que não siga o “caminho” do “Chrome” que a partir de determinada altura começou a adicionar funcionalidades que nada ou pouco interessavam ao consumidor comum e que “ajudaram” a que o browser se tornasse cada vez mais “pesado”! Uma das grandes vantagens do “Edge” neste momento é a sua segurança e simplicidade…continuem assim!

  8. Avatar de cat
    cat

    PC minimamente potente + boa ligação à net. Qualquer browser moderno, neste contexto, é rápido o suficiente para que pequenas diferenças de desempenho sejam imperceptíveis. Só vejo desvantagens em mudar para algo similar só pelo factor desempenho. Para mim, essa mudança depende de outras coisas que considero mais importantes. Como novas funcionalidades que valham a pena e façam a diferença e a capacidade de integração com serviços online.

  9. Avatar de Diogo Pascoal - Eng. Informática ISEC
    Diogo Pascoal – Eng. Informática ISEC

    Não importa o que digam nos comentários, firefox é #1 em privacidade, é o modelo de empresa da mozilla, é a sua prioridade. Se é suportado em grande parte em termos financeiros pela google? Sim, mas apenas para deixar o motor de pesquisa default no google, não vendem quaisquer dados. É o browser que mais opções de privacidade dá, apesar de algumas não serem apenas uma caixa de sim ou não.
    Sobre o edge, sim é da microsoft, sim é chromium based, mas de lembrar que 1 – Tanto o edge como o chromium são OPEN-SOURCE, o que é uma mais valia para privacidade, e 2 – normal terem adaptado chromium, se é mais funcional é óbvio que é a escolha mais acertada
    Sendo um utilizador de surface, acho pena já não ter a funcionalidade de notas na web como o antigo edge tinha, era das poucas funções que usava no edge por ser o edge.

    1. Avatar de sakura
      sakura

      about:telemetry

  10. Avatar de António
    António

    Uso o Firefox, o mais independente de todos, que se mantém num nível superior, browser limpo e completo. Os outros são iguais entre si, usam a mesma plataforma chromium, e isso diz tudo. Hoje, decidir entre o Edge e o Chrome, é decidir entre o vermelho e o encarnado!

  11. Avatar de Ilhéu
    Ilhéu

    Olá,
    Sendo a questãol da privacidade e segurança tão importante experimentem o browser UR.

  12. Avatar de Sandro
    Sandro

    Já antes usava só o Microsoft Edge. Agora continuo usando o Chromium, e já não quero outro, este já está bom, agora com o ainda melhor que vai sair, é uma brasa. Viva desta a Microsoft acertou mesmo.