Edge vai chegar ao Linux, mas sem funcionalidades que temos noutras plataformas

15 Comentários

A Microsoft apostou muito com a criação do novo Edge para as muitas plataformas onde quer estar presente. Se no caso do Windows é uma certeza e tem já uma presença forte, há áreas onde este browser precisa de crescer e de se afirmar como o macOS.

Claro que há ainda uma novidade prometida para breve e que vai mudar muito a postura da Microsoft. Falamos da versão para Linux, que inaugura uma nova era na empresa. Mesmo sendo muito esperada, sabe-se agora que nem tudo vai estar presente e que várias funcionalidades não vão existir.

Edge Linux funcionalidades plataformas browser

Edge no Linux vai ser um browser importante

A Microsoft declarou desde cedo que o novo Edge iria estar presente em novas plataformas. O Windows era uma certeza, nas muitas versões ainda suportadas, mas ficou claro que novas áreas seriam exploradas e tornar-se-iam uma aposta da gigante do software.

O Edge para macOS é já uma realidade e muitos estão a usá-lo no seu dia a dia, mostrando que a aposta da Microsoft foi acertada. Estes são sistemas onde já teve uma presença, mas que acabou por abandonar, por razões óbvias.

Microsoft dá mais um passo importante! O Edge está mesmo a chegar ao Linux

Há funcionalidades que vão faltar neste browser

O mais recente anúncio mostrou que a versão Linux está quase a chegar, sendo prometida para muito breve. Na altura não foram dados muitos detalhes, mas agora a Microsoft abriu mais o jogo, revelando alguns detalhes, que não são todos positivos.

Um dado relevante revelou que nem todas as funcionalidades atualmente suportadas vão chegar a esta versão. Falamos da muito importante sincronização de dados da conta do utilizador entre as diferentes instalações deste browser.

Edge Linux funcionalidades plataformas browser

Plataformas cada vez mais diversificadas

Além disso, esta versão para Linux do Edge não vai contar com a capacidade de ler páginas em alta voz ao utilizador. Por fim, sabe-se também que as atualizações diferenciais não vão estar presentes. Assim, estas vão ter de ser instaladas de forma completa.

A Microsoft prometeu que está a trabalhar para garantir que estas funcionalidades sejam criadas nesta versão. Não há, no entanto, prazos para a sua chegada e nem indicações de como vai ser introduzida aos utilizadores.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ao meu linux é que não vai chegar!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      nem ao meu 😛

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      OS Debian + MS Office….top

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        pois mas colocar o office mais recente não consegues…..por isso nada feito…..

        1. Avatar de Carlos Sárria
          Carlos Sárria

          office 365 out of the box

  2. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Se querem pôr alguma coisa da Microsoft no linux, ponham o MS Office. Em termos de Browsers, só com o Firefox mais o Vivaldi, já o Linux está bem servido.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      O MS Office no linux só funciona bem as versões mais antigas…..as mais recentes por exemplo que tem pacote office 365 é para esquecer

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Poderei instalar a titulo de curiosidade mas duvido muito que troque o Firefox pelo Edge.

  4. Avatar de Osvander
    Osvander

    Com certeza instalarei a título de teste, pois, estou de saco cheio do mozilla, chrome etc..
    O meu de eleição sempre foi o Opera!!

  5. Avatar de informado
    informado

    eheheh 🙂 Uso o Navegador Palemoon que é 5 estrelas…e quanto à Microsoft nunca jamais em tempo algum. Nada dessa empresa ! Linux Fedora pra sempre

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Software da Mirasoft também não entra no meu portátil/PC mas já não entra há 10 anos.

  7. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Teams, limitado, Edge Limitado, quero é algo que funcione e o linux funciona. Deixem-se de M$Office e apliquem-se a aprendam a trabalhar como deve ser no LibreOffice.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Como se o Libreoffice fosse uma boa alternativa….

  8. Avatar de Jorge RIBEIRO
    Jorge RIBEIRO

    Sinceramente no meu PC é o mais rápido e o que conserva mais a bateria, mas gestor de passwords do Chrome e a sincronização das mesmas com o android habituo-me mal e agora não consigo viver sem isso. já tentei o bitwarden mas não é a mesma coisa e agora estou preso no chrome. Se o edge tivesse um gestor de passwords estilo o do firefox isso é que era de valor.

  9. Avatar de irlm
    irlm

    Já chegou, mas incompleto, não tem sincronismo de contas.
    https://mspoweruser.com/microsoft-edge-preview-builds-for-linux/