Agora é com o novo Edge? Microsoft não quer que use outro browser no Windows 10

65 Comentários

A Microsoft tem uma postura face ao seu software que muitos consideram demasiado protetora. Promove demasiadas vezes as suas aplicações, em detrimento do que a concorrência oferece, muitas vezes bloquear a sua utilização.

São já muitas as vezes que os utilizadores do Windows 10 se depararam com situações em que surge no menu iniciar a promoção destas apps. Agora, e com o novo browser já disponível, é a vez do Firefox ser a vítima, com o Edge a ser recomendado.

Edge Microsoft Windows 10 Firefox browser

Microsoft volta à carga com publicidade

Esta não parece ser um destaque generalizado, mas a verdade é que muitos utilizadores estão a relatar que há uma novidade a surgir no Windows 10. No menu iniciar está a surgir uma informação que tenta levar o utilizador a trocar o Firefox pelo novo Edge.

Este surge de forma muito discreta, mas numa posição de elevado destaque. Logo no topo deste menu, a Microsoft coloca um ícone que questiona o utilizador se ainda usar o Firefox. Naturalmente que o pretendido é principalmente a mudança para o Edge.

Edge Microsoft Windows 10 Firefox browser

Firefox é a mais recente vítima

Esta parece surgir apenas aos utilizadores que usam o browser da Mozilla, não havendo relato de situações em que seja apresentado a utilizadores que usem outros browsers, nomeadamente o Chrome, que é atualmente o mais usado na Internet.

Outras situações relatadas apontam também para que uma informação similar esteja a surgir a quem pesquisa pelo Internet Explorer. Neste caso, e sendo um browser diferente, surge quando é usada a caixa de pesquisa do Windows.

Edge Microsoft Windows 10 Firefox browser

Edge parece estar a ser forçado aos utilizadores

Neste caso, a mensagem parece surgir quando o utilizador não tem o Edge instalado e tenta usar o browser mais antigo da Microsoft. Provavelmente esta é uma situação em que a Microsoft quer simplesmente forçar uma atualização do seu software.

Claro que a comunidade do Reddit, onde estas situações foram relatadas, reagiu de forma rápida e direta. Muito apontam e questionam porque a Microsoft não fez esta abordagem com o Chrome, que tem claros problemas de gestão de recursos.

Comment
by from discussion
inWindows10

Quer obrigar browser no Windows 10?

Claro que estas notificações da Microsoft podem ser removidas, de forma simples, rápida e definitiva. Basta que seja desativada a opção “Apresentar sugestões ocasionais em Início”, presente no separador Início, na área Personalização das Definições do Windows 10.

Apesar de parecer lógica, esta abordagem da Microsoft no Windows 10, esta não deverá ser a forma correta de conseguir cativar novos utilizadores para o Edge. Este browser já provou a sua qualidade e deverá em breve conquistar uma fatia interessante do mercado.

Windows 10 – Acabe com a sugestão de apps no Menu Iniciar

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    E qual é o problema de a Microsoft sugerir a instalação do seu produto? A Google não faz o mesmo com o Chrome? Se fizermos uma busca no Google a partir de outro browser de imediato aparece uma janela a sugerir a instalação do Chrome! Deixem-se desse ataque cerrado à Microsoft…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      A diferença é que, na internet você pode optar por não usar o Google. Já quando seu próprio sistema operacional faz isso, torna-se irrelevante e bastante ridículo, ainda mais para quem pagou pelo Windows não ter um produto com aspecto premium.

      1. Avatar de Tiago Eusébio
        Tiago Eusébio

        Nunca nos meus Mac tive opção de escolha do browser durante a configuração do sistema. É algo que não percebo, esta guerra.
        Androids são agora obrigados a mostrar opções de escolha. Microsoft é obrigada a mostrar opções de escolha e nem o seu próprio produto, que faz parte do seu sistema, tal como o Safari, pode divulgar?

        1. Avatar de Luis
          Luis

          No Linux, temos a opção de desinstalar qualquer browser e isso não faz quebrar o sistema. Em algumas distros, há a opção de escolhermos qual browser queremos instalar logo durante a instalação. Algumas distros, não vem browser algum, você que escolhe qual quer, exemplo do Arch.
          Eu sou a favor da liberdade. Tente você, remover o Safari ou mesmo o Edge de forma completa do sistema e verá que é impossível a não ser que faça umas modificações da ISO o que é ilegal, segundo a MS.
          AOSP é diferente de Android. Android tem os lixos da Google, AOSP puro não. O que vemos nos smartphones é Android by Google e não AOSP puro. Se queres AOSP terá que baixar uma custom rom e não instalar o Google Apps (gapps). Há opções prontas como /e/ foundation rom e LineageOS for MicroG. Além de outras sem os blobs proprietários da Google.
          Eu não sou a favor de: instalar o browser X por padrão e depois o usuário não ter como “removê-lo”.

        2. Avatar de mlopes
          mlopes

          nunca tiveste possibilidade de escolher o browser no macos mas nunca tiveste publicidade como a que se vê na última imagem do artigo nem sequer tentativas publicitárias de te fazer mudar de ideia depois de já teres outro browser instalado como a que se vê na segunda imagem do artigo

          1. Avatar de Lucas
            Lucas

            O macOS é um produto premium, enquanto Windows é coisa do povão, por isso vem cheio de lixo.
            macOS é tão da realeza que é caro e oficialmente só funciona se comprar um macbook ou imac. que os pobretes não podem.
            Sendo assim a maioria não reclama de não poder escolher o browser pq todos querem ter a chance de tocar no Safari. Ele é premium, só da Apple.
            É que nem muitos utilizadores da Apple usam apenas as opções de Office criadas pela Apple pq utilizar Office da Microsoft é coisa de plebeu.

          2. Avatar de Fulano
            Fulano

            Este Lucas para além de burro que nem uma porta, consegue exprimir e bem o que é ser ignorante.
            Para além de não dizer nada, nada diz de jeito.

          3. Avatar de Lucas
            Lucas

            Quem não é da Elite, obviamente não me entenderá. Afinal, os mouros são seres inferiores.

        3. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          A Guerra pode não ser clara pra você, mas ela existe.
          A Microsoft matou o Netscape assim, empurrando um produto pior na goela dos seus usuários. No final, pagou uma indenização bilionária e a Netscape fundou a Mozilla com parte da indenização.

      2. Avatar de a.gente.silva
        a.gente.silva

        Ainda não entendi o que pretende

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          Lucas vais ser nomeado visconde da maçã roída!

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Inveja? Safari e chrome são de longe superiores a está imitação barata do edge. Da Microsoft só se aproveita o office de resto o software e de fugir! Linux? Não é nem nunca será opção para ninguém por isso já nem 1% tem de mercado.

          2. Avatar de Lucas
            Lucas

            Tudo inveja de nós que usamos Apple.
            No fundo querem também usar, mas como não podem ficam falando mal.
            Pura inveja !

      3. Avatar de Toder
        Toder

        “o seu proprio”?? what? o SO nao é vosso e depois o SO é “gratuito”, eu tambem nao gosto quando vou a pagina da google e levo sempre com a treta do popup a dizer para instalar o google chrome, sim sao duas coisas diferentes mas no final da no mesmo

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          Só não aceder a página do Google, existem outros buscadores.

          Abraços!

      4. Avatar de TT
        TT

        Luís, tente desinstalar o chrome do android e todas as apps da treta que a google lá tem e depois falamos

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Fiz isso e instalei o microg e gasta menos bateria, funciona na mesma, além de ter mais privacidade. Isso é AOSP! Android em si é um lixo!

          Meu sonho mesmo é adquirir um Ubuntu Phone!

      5. Avatar de JP
        JP

        Mas quem foi o papalvo que pagou o windows 10?

    2. Avatar de TT
      TT

      +1 neste site a malta é anti microsoft, basta ver os posts diários a promover a migração do Windows 7 para o Linux!

    3. Avatar de Manu
      Manu

      Faço o mesmo comentário à letra.

  2. Avatar de Fulano
    Fulano

    Não estou a ver que tipo de problema exista. É normal uma empresa fazer publicidade aos seus produtos. Ou quando certas empresas que têm um fruto como logotipo o fazem já é bom?
    Nem vou falar que o Firefox actualmente não presta…

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Pelo contrário o Firefox evoluiu muito nos últimos meses e é um excelente navegador.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Queria ver se durante a instalação do Windows 10 aparecesse 5 browsers mais populares, exemplo: Chrome, Firefox, Vivaldi, Opera e Edge se realmente os usuários iriam escolher o Edge…

    Hahahaha. Obvio que ela nunca faria isso.

    Mas é óbvio que geral iria escolher Chrome ou Firefox, só os fanboys metidos a testadores que iam escolher o Edge.
    O que mais tem é user querendo remover essa praga e não tem como sem editar a ISO, mas volta novamente quanndo lançar uma nova build.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Isso seria épico, pois a Microsoft iria ver que ninguém quer seu navegador.
      Na vdd, se isso acontecesse ela levaria um tapa na cara dos utilizadores e como ela não é louca, continuará forçando seus produtos neles, metendo propaganda do sistema e muitos bloatwares, além de joguinhos inúteis que adoram se auto-reinstalar após serem removidos, curte Candy Crush?

    2. Avatar de Edexote
      Edexote

      Mas vocês nasceram ontem? Até meados do Windows 8 era exactamente isso que acontecia. Quando arrancavam o Windows pela primeira vez ele perguntava isso, dava hipótese de escolha de uma série de browsers .

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Isso nunca aconteceu, nunca durante a instalação. E se ocorresse, seria humilhante pra MS.

    3. Avatar de Cf
      Cf

      Sempre fui pro MS e tb sou adepto da liberdade da MS poder vender um Windows k só funcione com um browser, o deles, ok não? Só compra kem ker! Apesar k hj uso Opera, de longe o k fornece o melhor serviço como free VPN integrada, Modo Turbo…

  4. Avatar de Danilo
    Danilo

    No Windows você não tem poder algum de escolha, isso não é novidade. Já não basta a Microsoft forçar seu lixo nos usuários, imagine um browser? Hahahaha.

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Finalmente a Microsoft tem um browser competitivo, mas agora é muito difícil tirar a liderança ao chrome que vem instalado qualquer telemóvel android.
    Eu não acho que a Microsoft esteja a forçar a utilização do Edge, está apenas a fazer publicidade ao seu novo produto. Se a Microsoft não pode fazer isto no Windows, então o Google Chrome também não deveria estar instalado por omissão nos telemóveis com o Android

  6. Avatar de Matreco
    Matreco

    Se mostrar publicidade é sinónimo de “obrigar” alguém a algo, estamos bem tramados. Por falar nisso, volto já porque me estão a “obrigar” na tv a comprar pensos higiénicos apesar de ser um homem

  7. Avatar de Luisa
    Luisa

    Google estará a saquear o Edge para que o mesmo fique inferior ao Chrome!

    Até parece que a Google vai querer ter um igual pra lutar!!!

  8. Avatar de Luis
    Luis

    O problema é que o novo edge está realmente muito bom!

    1. Avatar de Luisa
      Luisa

      Por baixo dos panos é Chrome.
      Logo você quer dizer que o Chrome está muito bom! É por isso que a maioria o usa 🙂
      Edge não tem nada de novo a não ser ser um fork do Chrome!!!

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Se calhar você queria dizer… Chromium!

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          Chromium é a base, mas o Edge tem coisas proprietárias, logo não é exatamente uma cópia do Chromium e sim do Chrome.
          Chromium não tem codecs proprietários, flash player nem DRM. Se você colocar tudo isso, transforma-o em Chrome.

      2. Avatar de AJ
        AJ

        Não é verdade que o novo Edge “por baixo dos panos é Chrome” mas sim “Chromium”. Chromium é um projeto de código aberto que serve de base para vários browsers: Google Chrome, o novo Microsoft Edge, etc.

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          Sem tem coisas proprietárias não é 100% Chromium.
          Chromium é o core,
          O resto é uma copia fiel do Chrome. Ou melhor, Google Chrome.
          Tal qual é 90% dos browsers: Brave, Opera, Vivaldi e claro, Edge.

      3. Avatar de Vitor
        Vitor

        Luisa,pelo seu comentário chegamos à conclusão que você não tem opinião própria e nunca testou o novo browser da Microsoft…apenas replica os comentários dos detratores do Edge. É que o “problema” é precisamente ao contrário…as melhorias que o Chrome tem apresentado são devidas a algumas funcionalidades que o Edge trouxe ao “mundo” do chromium e “copiadas” pela Google para o Chrome! Pesquise e apreenda a evolução que o Edge trouxe no campo da poupança de energia nos notbooks,na racionalização do consumo de ram,na velocidade de navegação,etc! E não faça confusão …CHOMIUM é uma coisa e CHROME é outra!

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Foi por isso que a MS se viu obrigada a trocar, foi exactamente por isso. Francamente.

        2. Avatar de Luisa
          Luisa

          Nada disso é importante. Chrome ainda é o preferidos por todos e o mais popular, devemos aceitar os fatos. Ninguém quer saber do Edge. Edge nada mais é que um browser pra baixar o Chrome ou mesmo Firefox.
          Ninguém, além de fanboys tem anseio em usar o Edge.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Está bom sim aparentemente. Mas a única coisa que me chateia e que me vai fazer remove-lo em breve é o facto de não conseguir mudar a searchbar (do Merdbing p/ outro qualquer) nas novas tabs.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Isso não é muito problemático. Muda o motor de busca para google na barra de endereços. Assim, mesmo no new tab a pesquisa é feita pelo google. Só se escreveres o texto na barra no bing (a que está mais abaixo) é que pesquisa pelo bing.
        Por outro lado, imagino, nunca experimentei, se tivermos sessão iniciada com conta MS, as pesquisas do bing (tal como aconteceu com o google) vão melhorando com a utilização, pois os tipos vão aprendendo com os resultados que selecionamos.

      2. Avatar de João M.
        João M.

        Uso o google em vez do bing na barra de pesquisa e funciona bem… (vai a definições -> Privacidade e serviços/ Barra de endereço, e muda).

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Sim eu tenho alterado na barra de endereço mas na nova tab não dá para mudar. E chateia-me o facto de estar lá a presença do Bing e não me dar a opção para mudar.

          1. Avatar de João M.
            João M.

            ah! essa pagina . Raramente a uso por isso nem reparei. Podes sempre colocar como “nova página” a pagina da google.
            Perdes as paginas recentes mas ficas com a pesquisa já no que queres.
            No chrome era o mesmo, a landing page era para a google e nao podias mudar para bing 😀

  9. Avatar de Sandro
    Sandro

    Mas é que eu não troco o Edge chromium, por mais nenhum, bate todos, em tudo, está óptimo, e ainda irá ficar melhor, com o tempo necessário, para fazer ajustamentos.
    Mas é assim, já estou habituado, aos comentários do contra.
    Quanto ao Windows 10, também não se percebe, que é que tem de mal, para mim, também está óptimo. Direi mais, está quase perfeito, uma vez que dizem que não há mesmo SO perfeitos. Também gostava muito do Win7,
    mas só para experimentar voltei a instalar, masssss bbbrrr, já ERA. Fica o DVD para relíquia.

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      “o Edge bate todos em tudo” em quê por exemplo? Para afirmar isso é necessário conhecer bem os outros browsers. Em personalização e funcionalidades o Edge ainda tem que evoluir muito para chegar ao nível de alguns existentes.

    2. Avatar de Luisa
      Luisa

      É isso que a Microsoft quer, agora além da Google roubar teus dados, terá a Microsoft junto no mesmo browser. Que delicia, né?

  10. Avatar de Mauro Rodrigues
    Mauro Rodrigues

    a microsoft é proprietária do windows e é proprietária do Edge (antigamente internet explorer) e não vejo problema nenhum em usar a sua plataforma para promover e o seu novo browser. Aliás com a instalação do windows vem o browser do Edge instalado por defeito. Aliás houve uma altura em que quando era feito um especifico update do windows 7 era obrigatório à microsoft sugerir outros browsers como a firefox e o Opera, mas pelos vistos isso já não acontece, ja não me lembro muito bem. O que me parece é que com a paranóia do controlo da informação gerado pelo surgimento das redes sociais e o escândalo da cambridge analytica, as pessoas andam todas com receio de ninguém sabe ao certo do quê precisamente. A microsoft pode promover os seus produtos e serviços novos dentro dos seus próprios produtos e serviços antigos. O que é novo aqui é usar o nome do browser actual que está instalado, (que já não é assim tão recente quanto isso) esta moda que aconteceu precisamente entre a coca-cola e a pepsi na década de 90. Mas é apenas uma sugestão, as pessoas aderem ou não, têm escolha sobre isso.

  11. Avatar de João M.
    João M.

    Acho que isto é colocar a questão apenas para criar polémica. Windows é da Microsoft -> EDGE é da microsoft -> resultado, não acho nada anormal a microsoft criar publicidade para o EDGE. Até sejamos sinceros, a maior parte das pessoas que diz mal do EDGE ainda nem sequer o experimentou e está apenas a ser “fanboy” apenas porque sim. Este novo Edge, baseado em chromium, está excelente. Troquei do chrome para Edge e não tenho saudades nenhumas do Chrome. Só tenho pena do motor de pesquisa da google ser mais “poderoso” que o bing senão também mudava (também só não é porque nao usamos mais..).

  12. Avatar de TT
    TT

    Falem do Android e da impossibilidade de desinstalar o chrome!

  13. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    Tanta diarreia cerebral em torno de um anuncio que pode ser simplesmente desativado, para não dizer que ninguém é obrigado a mudar nada independentemente da sugestão.

  14. Avatar de Mauro Rodrigues
    Mauro Rodrigues

    Pois o problema reside precisamente no software dos telemóveis que não oferecem o mesmo controlo que os sistemas operativos dos PC’s, que têm uma maneira fácil de navegar no sistema de ficheiros e acesso aos programas instalados, é simplesmente mais diversificado e a favor do utilizador, mas as coisas têm melhorado nestes últimos anos. A restrição das outras marcas em manter controlo sobre o seu software, das aplicações “certificadas” e de como os utilizadores acedem, irá certamente sufocar sempre o desenvolvimento de novas ideias, como está a acontecer com a apple, a nintendo e a sega por exemplo, se não fosse o seu gigantismo já tinham desaparecido e a Playstation se nao tivesse criado a loja Steam não tinha crescido tanto como cresceu, precisamente porque abriu as portas a todos os criadores invés das restrições aplicadas pelos seus concorrentes . O OS do Amiga é outro bom exemplo que abriu muito mais as suas fronteiras e isso permitiu uma explosão de diversidade de jogos e software nos anos 80. Outro exemplo é aparecimento das dezenas de marcas de novos telemóveis oriundos da China, porque o sistema de patentes tecnológicas deles é muito menos restrito e aberto, o que provocou literalmente uma revolução em inovação, diversidade e competividade entre as diferentes marcas de telemóveis. A única coisa boa a surgir dos smartphones e mais pela Android foi precisamente a Store com as aplicações, mas é preciso fazer mais e dar mais controlo aos utilizadores, com um exploradores de ficheiros com pés e cabeça e um sistema de gestão de aplicações um pouco melhor.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    No Android o chrome nem da para desinstalar e nem Adblock pode ser instalado! No Safari do iOS pode instalar Adblock e todo o tipo de addons . Afinal Android e mais limitado até que iOS!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      No android podes instalar todos os adbloks para o chrome que quiseres, mas fora da play store algo que no ios não consegues….

    2. Avatar de Fulano
      Fulano

      Realmente ser user de iOS é mesmo sinónimo de ignorância… Calado eras um poeta.

    3. Avatar de Luisa
      Luisa

      Use o Bromite… Base no chromium, sem telemetria e espionagem do Google e com adblock incluso.
      Esqueça isso de Chrome!
      Não seja tolo. Existe também o Brave, que tem tudo isso e muito mais, além da mesma base… Além do Firefox, etc… Informa-te.

  16. Avatar de Manu
    Manu

    O ódio pela MS continua grande! A Google sugere PERSISTENTEMENTE fazer um “upgrade” para o Chrome quando se usa outro browser e ninguém se queixa.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Nem é odio… É mesmo total ignorância e falar por falar sem qualquer tipo de argumentos.

    2. Avatar de Luisa
      Luisa

      Não vejo ódio nenhum além de fatos que vocês fanboys não conseguem digerir (aka suportar).

  17. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Venho aqui e vejo o estado geral deste país. Só gente desocupada a dizer tretas. Não entendem que quem desenvolve tem que trabalhar e recuperar os investimentos para pagar os santos ordenados. Sim é disso quw se trata por pão na mesa… Enfim só vejo tristeza de espírito.

  18. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não consigo perceber antes só havia um browser agora existem milhentos, meus amigos deixem-se de tretas e escolham aquilo que querem, não vejo mal na publicidade tantos outros fazem o mesmo.

  19. Avatar de Werbet
    Werbet

    Besteira! Google é muito mais usado que outros buscadores, o fato do Windows ser o sistema operacional mais utilizado em máquinas não o torna o único.

  20. Avatar de xico
    xico

    Algo que gostei bastante deste novo edge baseado no chromium ,foi a página de settings e também o facto de poderes colocar páginas web com apps! fica disponiveis no start menu e tem o comportamento de outra app qq do sistema operativo! já tenho pelo menos 6 páginas (as mais visitadas como apps, tanto no windows como no mac, sendo que no mac dá ainda ais jeito visto não existirem muitas apps na store)