Edge é o melhor browser para vídeo, diz a Microsoft

40 Comentários

Com o Windows 10 a Microsoft apresentou também um novo browser, o Edge. Este substítuto do Internet Explorer tem procurado cativar os utilizadores, mas não tem sido fácil.

Depois de, no mês passado, a Microsoft ter mostrado que o Edge é um browser que consome menos bateria, mostra agora que é o melhor browser para reprodução vídeo.

Edge

Os testes revelados pela Microsoft mostravam que o seu browser conseguia bater a sua concorrência em todas as áreas, conseguindo mais 3 horas de bateria que o browser da Google. À restante concorrência conseguia ganhos entre os 17% e os 70%.

Mesmo com a Opera a refutar esses resultados e a provar que o seu browser era ainda melhor que o Edge, a verdade é que a sua integração com o Windows 10 dá-lhe vantagens óbvias na gestão de energia.

A bateria dura mais no Edge

Dando continuidade a esses testes, a Microsoft revelou agora que na reprodução de vídeo o Edge consegue resultados melhores que qualquer outro browser, no que toca a consumos de energia.

Num cenário semelhante, o novo browser da Microsoft conseguiu reproduzir 7 horas e 22 minutos de vídeo, ao passo que o segundo classificado se ficou pelas 6 horas e 18 minutos. O último classificado, o Chrome, ficou-se pelas 4 horas e 19 minutos.

Edge comparação

Para conseguir esta poupança de bateria, é feito uso da gestão mais eficiente do CPU do Windows 10. O sistema operativo mantém o processador em estados de energia mais baixos, delegando noutros componentes a tarefa de renderização e processamento do vídeo.

Melhor qualidade de vídeo no Edge

Mas os testes da Microsoft mostraram também que para além destes consumos menores, o Edge consegue ter melhor qualidade de vídeo. Usando o Netflix, a resolução máxima recebida foi mais elevada no Edge, que atingiu os 1080p, contra os 720p que todos os restantes browsers receberam.

Resolução Máxima Bitrate Máximo
Microsoft Edge (EdgeHTML 13.10586) 1080p 7500
Opera 38 720p 4420
Mozilla Firefox 46 720p 4420
Google Chrome 51 720p 4420

Esta diferença realça ainda mais as capacidades do browser da Microsoft, que com uma resolução maior e com um bitrate mais elevado conseguiu ainda assim ser mais poupado nos consumos de bateria.

Edge

Com todas estas capacidades é estranho a preferência dos utilizadores continuar a ser o Chrome, o Firefox e outros browsers.

A Microsoft tem de melhorar no Edge os componentes a que os utilizadores dão mais valor, como as extensões, para assim ter um browser mais completo.

Microsoft Edge

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Para mim o problema não são as extensões mas sim a péssima gestão de favoritos e a impossibilidade de importar directamente do firefox ou Chrome. É de resto o mais fluído e leve e não admira o mais eficaz no mundo windows.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      pelo menos do chrome podes importar, fiz isso

    2. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      mas quem é que ainda usa (e organiza) favoritos?? tendo em conta que se pode pesquisar os favoritos, o history e motores de pesquisa directamente na barra de endereço.. manter e organizar favoritos é uma perda de tempo.. é só começar a escrever na barra e já está.. 😉

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Vai pesquisar algo daqui a 1 ano… e vê se te lembras do que pesquisaste.

    3. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      Não dá para importar favoritos do chrome?! Ou o meu windows é diferente ou então alguma coisa tem mal!

    4. Avatar de Luis Rocha
      Luis Rocha

      Precisas tirar um curso informática, sem dúvida!….. lol

    5. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      O Edge que testaste deveria ser uma copia falsa do mesmo, eu consigo importar sem problemas nenhuns quer no PC quer no Telemovel.

  2. Avatar de onz
    onz

    é como eu dizer que a bola de berlim é muito boa

  3. Avatar de P.
    P.

    O Edge no meu pc é o browser que menos bateria consome. Isto porque nunca é utilizado! 😀
    Relativamente aos testes de bateria mais vale uma hora no Firefox ou no Chrome do que duas ou três horas no Edge, por isso nem que os testes caseiros feitos à medida pela Microsoft fossem verídicos de nada interessariam.

    Deviam era preocupar-se em ‘dar vida’ ao Edge promovendo o desenvolvimento de extensões e extras para ele, ainda não descobriram que por causa disso é que o Firefox e o Chrome cada dia têm mais e mais utilizadores. Começa a assemelhar-se à loja do Windows, nada fazem de jeito para incentivar programadores a desenvolver para a plataforma e depois queixam-se que os números caem em relação aos outros.

    1. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      1) “Isto porque nunca é utilizado!”
      2) “mais vale uma hora no Firefox ou no Chrome do que duas ou três horas no Edge”

      portanto, nunca usas, mas sabes que os outros são melhores.. é como dizer, não gosto de Kiwano porque sabe mal.. ahh mas nunca provei. LOL

  4. Avatar de Dias
    Dias

    Confere! O portátil da minha mãe já com quase 10 anos com uma gráfica Intel GMA 950, a correr um video a 720 no Youtube no Chrome laga todo já no IE e no EDGE corre um video a 720 sem lag.

  5. Avatar de Alguem
    Alguem

    Acho que é verdade, só consegui ver Portugal ser campeão com o Edge, tentei aceder ao site da RTP no chrome e Mozilla e não dava.

  6. Avatar de Khidreal
    Khidreal

    O que a MS diz pra mim é praticamente nulo, pouca diferença faz, já que vamos imaginar: tens um carro, tem AC, ABS, travão eletrico, 300cv, 2.5L, 8 anos de idade, mas tem 180.000KM, imaginemos. vais colocar no teu anuncio que o carro tem 180.000KM? claro que não! é o mesmo em todas as empresas, dás a conhecer o bom, mas o mau não… eu já fiz benchmarking entre o Vivaldi e o Edge, sendo os valores base os do IE. o Edge teve um benchmarking melhor que o IE, mas o Vivaldi ainda teve melhor que o Edge nesse aspeto. onde é que vês a MS a dizer “hey o Edge é o 5º melhor browser a nivel de benchmarking”… vá, juizo…

  7. Avatar de Ennio Sousa
    Ennio Sousa

    O chrome para mim é o melhor, pois não basta que o conteudo seja exibido rapdidamente (como o Edge faz), mas preciso de extensões/complementos para me ajudar no desenvolvimento de páginas web. Já até pensei em largar o Chrome por causa da grande quantidade de memória consumida por ele, mas nunca trocaria por um navegador da Microsoft.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    O único browser para Windows que aguenta com os eventos da Apple.

    Por isso, sim, é o melhor para Windows.

    Quanto ao resto, é anti-consumidor!

  9. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    Internet explorer e Edge continuam a ser programas para eu poder ir à net buscar browsers.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se a M$ diz que somos nós para discordar!

  11. Avatar de bruno
    bruno

    “Edge é o melhor browser para vídeo, diz a Microsoft”
    “MacBook Pro é o melhor portátil, diz Apple”
    “Galaxy S7 é o melhor smartphone diz Samsung”

    Basicamente o mesmo

    1. Avatar de Tony
      Tony

      tony é o melhor comentador diz tony

  12. Avatar de Rudua
    Rudua

    “Confirmado: Apenas o Microsoft Edge irá conseguir reproduzir contéudo da Netflix a 1080P no pc”
    http://www.pcworld.com/article/3095259/browsers/confirmed-only-microsoft-edge-will-play-netflix-content-at-1080p-on-your-pc.html

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      “the Windows 10 Netflix app also renders Netflix in 1080p. (So does Apple’s Safari, though we do not endorse running a Windows browser that hasn’t been updated since 2012.)”
      não é apenas o Edge o browser capaz, o Safari de 2012 (para Windows) pelos vistos também consegue, até o Internet Explorer, segundo a Netflix

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se a MS o diz quem somos nós para afirmar o contrário!

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Acordar e ler estes comentários é bom para ficar bem disposto! Muito sentido de humor que ai anda a estas horas!

    O Edge realmente é leve e bastante fluido, mas falta algo. Estou a usar agora mesmo para escrever no mipad2, e é muito rápido e fluido, mas uma simples missão de importar os favoritos do chrome para o edge não os deixa na barra de favoritos tal e qual como estavam no chrome. A falta de extensões é outro problema.
    Como alguém disse aqui, quando a Microsoft se interessar em tornar o edge user freindly ficará um excelente browser…. ate lá é apenas mais browser rápido.

    Cumps

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      LOL nem sequer há o Edge para Android, como é que estás a usar no Mipad? LOOOOOL

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Que burro que sou, esqueci-me de que há uma versão do Mi Pad 2 com Windows.
        Sendo assim retiro o que disse e peço desculpa.

  15. Avatar de JJ
    JJ

    Para mim só falta umas 2 coisas no Edge, que acredito em breve serem resolvidos.
    – Ter uma melhor gestão dos downloads
    – Ter um sistema de tradução das paginas web

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      ainda falta tanta coisa no EDGE…
      para começar:
      – suporte a extensões
      – trocar o C++ pelo Rust – rust faz o mesmo serviço que o C++ e é mais seguro (até ao momento só a mozilla fez esta mudança – nightly)
      – ter personalização – nem se consegue mudar 1 unica cor no edge…

      suporte a tradução… meh… aprendam linguas, aos 16 anos eu já sabia falar Ingles, Espanhol, Catalão e Francês, além de já saber falar Brasileiro (com as suas carateristicas especificas), isto, também, além da minha lingua materna, Português… é tão facil aprender linguas baseadas no Latim, ao fim ao cabo, a farinha veio toda do mesmo moinho…

      1. Avatar de Pedro Luís
        Pedro Luís

        Nao generalizes lol “é tão fácil…” para ti!

        É tão fácil saltar de um avião, mas será que é fácil para os outros?

        Fica a dica.

  16. Avatar de Le Portugais
    Le Portugais

    O Edge só não é o meu browser pré-definido porque cada vez que tento fazer login na minha conta Google dá sempre erro quando acedo ao Gmail… Alguém recomenda-me uma solução possível?

    1. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      Usa o chrome 🙂

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Isso comigo não acontece.

  17. Avatar de Leandro Bernardes
    Leandro Bernardes

    Isso da resolução máxima no netflix não interessa muito… Visto que no youtube qualquer browser apresenta a mesma resolução

  18. Avatar de YaBa
    YaBa

    Oh!! Então isso sempre tem utilidade além de sacar o Firefox e o Chrome?

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      pa entende uma coisa: eu chamo-me Vladimir Putin, diz o Khidreal
      e agora eu pergunto-te: como é que sabes se eu realmente me chamo Vladimir Putin? a resposta é simples, não sabes… a menos que eu te mostre o meu CC. onde é que está o doc que comprova o que a MS diz?

      1. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        resposta: não há. não há um video que mostra eles a realizarem o teste, não há os resultados concretos do teste… fazer um gráfico até o meu sobrinho de 7 anos o faz…

  19. Avatar de Tenorio dos santos
    Tenorio dos santos

    Sou fãboy da MS e do Edge mas me deculpe MS, o Edge é muito problemático. Parei de usar.

  20. Avatar de sakura
    sakura

    deixei de usar o Kodi (iptv) pq o egde e bem melhor….. só falta a extencao…..

    nem de longe chrome etc… chega ao FPS do egde.

  21. Avatar de João de Medeiros
    João de Medeiros

    Eu gosto do Edge e gostaria de continuar mas em termos de reprodução de vídeo é mau demais no meu caso! Já tentei de quase tudo. No chrome ou outro browser não tenho problemas mas no Edge quando meto full screen (já aconteceu muito raramente sem ser full screen) o video começar a pixelar e a gaguejar. Eu juro que tentei mas hoje vou optar por outro browser. Mas se por acaso alguém tiver o mesmo problema e encontrou solução agradecia que comentasse em baixo como resolveu.