O Edge vai correr numa máquina virtual para ser mais seguro

50 Comentários

A segurança nos browsers é um ponto que, por norma, preocupa os utilizadores. Várias medidas são tomadas e novas tecnologias criadas.

A Microsoft aposta no Edge como sendo o seu browser e, por isso, está a torná-lo mais seguro. A mais recente medida é colocá-lo a correr numa máquina virtual dentro do Windows, para assim garantir o máximo de segurança.

Edge

O Windows Defender Application Guard é a mais recente arma da Microsoft no que toca à segurança do Windows 10 e será usado para garantir que o Edge mantêm os padrões necessários.

Esta novidade chega agora ao Windows 10 Enterprise e faz uso da tecnologia de virtualização Hyper-V da Microsoft para isolar os processos deste browser e assim garantir que o sistema operativo está isolado e assim protegido.

Edge VM

Na prática, o Edge irá ser executado numa máquina virtual que tem uma cópia do kernel do Windows 10 e os serviços mínimos para o conseguir executar. Desta forma, todos os ataques, infecções e falhas recentes conseguem estar isoladas e longe de serem um problema para o sistema operativo.

Apenas nos sites que não forem fidedignos é que o Application Guard irá ser usado, impedindo o acesso à memória, às aplicações instaladas e até aos dados do utilizador. Será dada uma indicação visual e qualquer site pode ser manualmente adicionado à lista de confiança.

https://youtu.be/McP8ZGAInwI

Se, para já, está limitada ao Windows 10 Enterprise, a ideia da Microsoft é alargá-la às restantes versões do Windows 10. Ainda este ano chegará ao programa Insiders e quando a próxima grande actualização chegar, conhecida como Redstone 2, será disponibilizada a todos.

A aposta da Microsoft é tornar o Edge o melhor browser do mercado, não apenas pelas suas funcionalidades, mas também pelos elevados padrões de segurança que oferece.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Serato
    Serato

    Tenho vindo a gostar e utilizar cada vez mais.
    Desde que foi possível ter o adblock tem vindo a tirar um bocado do uso que dou ao Opera.
    Falta-lhe um speed dial, mas vivo bem sem isso.
    A Microsoft tem feito um excelente trabalho no EDGE sem dúvida.

  2. Avatar de Ratanplan
    Ratanplan

    Mas se o hyperv ficar ativo não poderei usar o vbox ou VMware sem subterfúgios.

      1. Avatar de Daniel Moreira
        Daniel Moreira

        Quando o hyper-v está activo no windows, este bloqueia a tecnologia INTEL-V ou AMD-V para ele, ou seja, quando quiseres usar o vmware ou o vbox que usa esta tecnologia, não dá pois já está em uso.

      2. Avatar de Ratanplan
        Ratanplan

        Quando o hyperv está ativo no windows não é possível executar outro programa de virtualização. A net tem montes de informação como conviver com essa limitação.

  3. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    E nao fica mais lento assim?

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Fica, pode ser que assim fique igual ao chrome 😉

      1. Avatar de alfredo
        alfredo

        Lol, alguem vez chrome foi lento? Pode ser o ou dos que consome mais RAM, mas lento nao é de certeza!

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          Sim, o Chrome é lento e come ram que é uma coisa doida. O Chrome só tem o sucesso que tem devido às extenções, algo que está a mudar, porque o Edge já permite extenções.

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Olha, é uma funcionalidade interessante.

  5. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Alguém me consegue explicar porque razão a scrollbar do Edge é mais fina do que a do Windows Explorer?
    Essa incoerência na interface é enervante.

    1. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      O que é isso tem a ver com o tema da notícia? Existe uma coisa chamada Google. Não sei se já ouviu falar.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      É tão enervante que nunca tinha reparado nesse detalhe…

    3. Avatar de RPK
      RPK

      Talvez seja para exibir uma área maior da página

  6. Avatar de censo
    censo

    Isso não vai tornar tudo muito mais lento?

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Acho que não.

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Muito, muito interessante.
    Será desta que irei experimentar o Edge e quem sabe mudar de browser ao fim de tantos anos.

  8. Avatar de bola
    bola

    Já existem browsers com a funcionalidade de sandbox que é basicamente o mesmo 🙂

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      O Edge já isola as abas numa sandbox – tal como o Chrome e o Safari – para limitar possíveis danos de um código malicioso executado dentro do navegador. Para escapar dessa sandbox, o malware tenta atacar o próprio sistema operacional.
      O que a Microsoft criou foi uma camada adicional de segurança: a aba do Edge roda dentro de uma máquina virtual isolada – se o malware tentar um ataque, ele não tem como afetar o SO em si.

      1. Avatar de bola
        bola

        Vitor, percebi o que quiseste dizer, mas nada a haver, eu estava a falar de verdadeira sandbox, por exemplo o Comodo Dragon ou outros têm implementado.

          1. Avatar de Vitor
            Vitor

            Eu percebi…apenas quis fazer uma “distinção” entre o que já existe em alguns browsers (Chrome,Safari,Edge,etc.) e o que a Microsoft está a desenvolver para o seu próprio navegador! E que, em príncipio, será uma “camada protetora” que ainda não existe nos navegadores atuais. Cumprimentos

  9. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    De novidade não tem nada. A distro Linux Qubes OS já faz isso à vários anos, ele isola todos os processos/aplicações dentro de máquinas virtuais com diferentes permissões.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      E? A MS não pode fazer o mesmo? A notícia é ser novidade no edge e não no mundo.

  10. Avatar de Dom Francisco
    Dom Francisco

    Pessoal do pplware, já há algum tempinho que a opção pdf, está inativo. Podem explicar-me o porque ? Bom trabalho. Acreditem, vocês fazem um belissímo trabalho. !!!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Ora carrega lá a pagina e vê lá se não está a funcionar!

  11. Avatar de Tomás
    Tomás

    Ou então não se corre o edge que é mais seguro.

  12. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    resta saber quem utiliza o edge

    1. Avatar de censo
      censo

      Eu. Eles fizersm isto só para mim.

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        E Eu! Eles também fizeram isto p’ra mim o’lhagora!!

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        …e para mim também!!

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Eu. Tomara os outros browsers chegar aos calcanhares do Edge.

      Edge e Safari são os melhores.

  13. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Duvido muito que isto chegue a todos os utilizadores porque em primeiro lugar o Hyper-V não é suportado na versão Home do Windows 10, depois pelos recursos necessários para correr a virtualização vai fazer o consumo de CPU e principalmente RAM disparar…

  14. Avatar de Luis
    Luis

    “Apenas nos sites que não forem fidedignos é que o Application Guard irá ser usado”

    Basta ler até aqui para perceber que vai ficar mais lento, caso contrário estava sempre ativo. Por outro lado um site só se torna não fidedigno quando denunciado, ou seja, não vai trazer grandes vantagens.

  15. Avatar de António Campos Leal
    António Campos Leal

    Continuo a preferir o “Vivaldi”

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Eu no meu portátil Windows uso o Vivaldi e o Edge, no MacBook uso o Safari e o Vivaldi. Usaria o Edge se houvesse para macOS.

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Preocupam-se tanto com segurança que nem Content-Security-Policy suportam devidamente.

  17. Avatar de Luis Trindade
    Luis Trindade

    No essencial é uma excelente noticia uma vez mais agradeço á equipa do pplware pois todos os dias aprendo um pouco com as dicas e com as noticias aqui publicadas.
    Acho que realmente correr o Edge numa maquina virtual torna muito mais seguro a navegação para determinados sites.
    Parabéns Equipa pplware e continuem assim alheios ás criticas e ás guerrinhas que se fazem nestas caixas de comentários. pois para mim o que importa é a essência da noticia e por mim parabéns e obrigado

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      hummm…interessante! alguém mais usa? recomenda-se?

  18. Avatar de Bob
    Bob

    Google chrome tem esta funcionalidade desde o dia 1. Chama-se sandbox.

    1. Avatar de john
      john

      A sandbox do Chrome é um mecanismo IPC , enquanto – pelos vistos – o próprio motor do edge corre na VM. É do tipo, parece que é mas não é …

    2. Avatar de bola
      bola

      Nop nada a ver, se dissesses Comodo Dragon ainda vá agora Chrome, nada disso….

  19. Avatar de Zukunft
    Zukunft

    Só se devia comentar quando se tem algo de útil a dizer. Deixa de haver interesse em vir ver opiniões aqui.

    1. Avatar de wdawddawda
      wdawddawda

      comentário muito útil sem dúvida..

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Comentário útil, sim!

      As pessoas falam mal do Edge, mas é um dos melhores browsers que andam por aí.

  20. Avatar de Portimão
    Portimão

    O Microsoft Edge é um dos meus browsers preferidos.
    O Edge e o Safari.
    Tenho um portátil baratucho com Windows 10, custou-me apenas 200eur, é da Insys, branco, super fininho e com design parecido ao dos MacBooks. Comprei este portátil porque pode haver um ou outro programa que não tenha versão para Mac (eu uso Mac há anos) e porque acho o Windows 10 um sistema muito bom.

    É um portátil fraquinho, para um uso mais simples, a nível de browsing, uma ou outra aplicação da loja e um ou outro programa que não corra em Mac.

    Tudo isto para dizer que uso o Edge como browser principal (e o Vivaldi como browser secundário) e o Edge safa-se maravilhosamente bem. É um browser bem trabalhado, esteticamente muito bonito, é super fluido, tem funções bastante interessantes e é bem simples de usar.

    Depois do Internet Explorer, a Microsoft soube finalmente criar um browser de excelência.

    Só tenho pena que não haja versão para Mac, assim usaria no meu MacBook Air a par com o Safari, que é outro browser igualmente bom.

  21. Avatar de Nogueira
    Nogueira

    Não consigo introduzir a barra de favoritos no Edge dêsde a atualização de aniversário do Windows 10 alguém me pode ajudar? Ou será mesmo do programa?

  22. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Off topic e desculpe-me Pedro Simões,mas é só para informar que já desde ontem,Quarta-feira,dia 28 de Setembro foi disponibilizada a quem é participante no programa Windows Insider(relativo ao Windows 10,sistema operativo da Microsoft),a Cópia de avaliação. Build 14936.rs_prerelease.160923-1700. Agora parece que todas as semanas temos uma nova compilação/build para testar e avaliar.Muito bom por parte da Microsoft,é assim mesmo.FTW Microsoft. 🙂

  23. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Nada de novo, há muito que existe o conceito em produtos com o Sandboxie que permite o isolamento de muitas aplicações. Só falta dizerem é que o kernel será Linux based, isso sim era algo de novo na Microsoft. Ou se calhar nem tanto, pensando melhor. 🙂