A Microsoft deu mais um passo e o Edge já tem extensões

16 Comentários

Desde que apresentou o Edge, com o Windows 10, que a Microsoft prometeu criar um browser mais moderno e mais adaptado às novas tecnologias da Internet.

Uma parte essencial era a possibilidade de utilização de extensões, algo que a concorrência tem há já alguns anos. Essa novidade chegou agora e está já em testes, nos quais todos podem participar.

Edge

Há já alguns dias que se vinha a acumular informação sobre a chegada das extensões ao Edge. Os rumores apontavam para a sua chegada na próxima build do Windows 10, o que as colocariam na versão de testes do novo browser da Microsoft. O surgir das primeiras extensões na loja de aplicações do Windows foi outro sinal claro de que faltaria muito pouco tempo para essa chegada.

Pois a nova Build que ontem foi lançada trouxe a tão esperada novidade, anunciada de forma oficial pela própria Microsoft. As extensões estão no Edge e podem já ser experimentadas por quem estiver ainda no programa Insider. Com a Build 14291 o Edge muda e para melhor.

Para centralizar todas estas novas extensões, que para já são apenas 3 – Reddit Enhancement Suite, Microsoft Translator e Mouse Gestures, a Microsoft criou uma página dedicada no Microsoft Edge Dev.

Edge

Como usar as novas extensões no Edge

Para poder usar estas novas extensões, para além da mais recente versão do Edge, é necessário descarregar uma das três extensões que estão disponíveis no Microsoft Edge Dev.

De seguida devem indicar no Edge que querem abrir o ficheiro descarregado e acederem à opção Mais (…) do Edge. Acedam a Extensões e escolham Carregar extensão. Devem de seguida escolher a pasta da extensão e carregá-la. A nova extensão fica de imediato disponível.

A Microsoft irá de certeza melhorar este processo e torná-lo mais simples, à imagem do que temos na concorrência.

Vejam no vídeo abaixo como instalar e carregar as novas extensões.

Esta é ainda uma primeira versão, dedicada a testes. A Microsoft tem ainda de terminar a disponibilização de algumas APIs adicionais e de disponibilizar a documentação necessária para que os programadores possam criar as suas próprias extensões e alimentar a loja de aplicações do Windows.

Este é mais um passo importante para a aceitação do Edge e assim fazer subir a sua taxa de utilização, que está muito baixa para o que seria esperado.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Agora é esperar pelo uBlock ou Adblock e bye bye Google Chrome! 😀

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Eu optei pela ordem inversa..

      1. Avatar de ppfoasld.1
        ppfoasld.1

        e qual foi a razão ? 😀

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          O Chrome é um papa recursos e o Edge é significativamente mais rápido.

          Além disso como utilizador convicto de Windows Phone (agora Mobile) faço questão de boicotar a Google tal como eles fizeram com o Windows Phone.

          Ainda assim, o site que mais frequento é o YouTube (+90 subscrições) e continuo a usar o gmail no Outlook por conveniência.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não uses o gmail no outlook, faz como eu, reencaminha e-mails automaticamente do Gmail para um e-mail do outlook…

            lol

            😀

        2. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          ..além disso a extensão que mais uso (no Safari) é o Adblock Plus e passo bem sem ela visto não a usar nos sites que frequento mais.

    2. Avatar de Insider
      Insider

      Isso mesmo !

    3. Avatar de rui
      rui

      Eu já meio que disse bye bye Google Chrome há muito tempo. Desde que descobri o Vivaldi que não uso outro como principal. Usa o chromium, eu sei (e por isso acaba por ser parecido). Crasha de vez em quando, eu sei (está em beta). Mas tenho praticamente a mesma fluidez que no chrome. E como está em fase beta ainda, deve ser para melhorar. Mas assim que o edge tiver extensões “de jeito”, certamente que irei começar a utilizar.

  2. Avatar de irlm
    irlm

    já agora alguém arranja esse 14291.iso, sff

  3. Avatar de kabuki
    kabuki

    O Edge tem um problema, é em área útil. A janela tem um tamanho reduzido em relação ao Chrome e Firefox.

      1. Avatar de ppfoasld.1
        ppfoasld.1

        ia postar exactamente esse video 😀

  4. Avatar de GadgetManiac
    GadgetManiac

    E para quando a possibilidade de ir ao Gmail neste browser, depois de introduzidas as credenciais? Até lá nada feito, viva a concorrência…

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      O quê?!

      Até me fizeste abrir o gmail só para ter a certeza que não ando a alucinar!

  5. Avatar de João
    João

    hum… Eu comecei a usar o Edge, desde que deixei o chrome comedor de memórias para trás. De inicio estava contente com ele. No entanto após uns meses o bicho crasha todos os dias!!! Muito estranho.