Quer testar o novo Edge baseado no Chromium? Anda na Internet a primeira versão

21 Comentários

A Microsoft vai renovar o seu browser. Esta é uma certeza que todos temos, até porque as primeiras imagens deste novo browser começaram a surgir. Para ter uma base conhecida e com provas dadas, a Microsoft escolheu o Chromium.

Espera-se que a primeira versão surja em breve, mas surgiu agora na Internet uma primeira versão que se sabe estar próxima da final.

Edge Chromium browser Microsoft Internet

Será muito em breve que a Microsoft vai trazer o seu novo browser para o Windows 10. Este será baseado no Chromium e terá tudo o que a Google tem dado ao seu browser. Este será adaptado para estar integrado nos serviços da Microsoft.

O que trará o novo Edge da Microsoft

Isto significa que terá a sua loja de extensões e até o seu sistema de sincronização e backup dos dados dos utilizadores. Desta forma a Microsoft fica com tempo para criar as suas funcionalidades, garantindo os desenvolvimentos do browser.

Edge Chromium browser Microsoft Internet

Este browser já anda na Internet

Mas se todos esperavam que em breve surgisse a primeira versão de testes do novo Edge, a Internet voltou a trocar as voltas à Microsoft. Surgiu de forma não oficial uma primeira versão, que se sabe estar próxima do que será lançado. Esta poderá bem ser a versão que surgirá no programa de testes que começará em breve.

A versão agora encontrada está no fórum PCBeta e dá acesso a um ficheiro zip. Ao descomprimir e executar o ficheiro Setup.exe a nova versão do Edge será instalada. Depois, é apenas necessário usar e testar esta nova versão.

Edge Chromium browser Microsoft Internet

O Chromium vai reinventar o Edge

Espera-se muito deste browser, até porque a Microsoft tem planos para não o limitar a Windows 10. A ideia é criar versões para estarem nos principais sistemas operativo. Assim, poderemos contar com uma versão para macOS e para Android.

Esta primeira versão, não oficial, mostra de forma clara o caminho que a Microsoft vai seguir com o seu browser. Apesar de parecer um caminho lógico, entrega à Google o domínio incontestado do mercado dos browsers.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio
  2. Avatar de Mário Ferreira
    Mário Ferreira

    Para quê o clone se posso usar o original?

    1. Avatar de João
      João

      pela simples razão que este é o Chromium que já vem com o windows – torna-se por isso desnecessário/redundante ir sacar o Chrome

      além disso terá integrações com o windows que o chrome não terá 😉

  3. Avatar de Mário Ferreira
    Mário Ferreira

    Espero é que esta jogada não seja mais uma ao estilo to Embrace, Expand and Extinguish bem conhecidas na Microsoft.
    Mas é certamente caricato ver a grande Microsoft vergar-se e ir buscar o motor do concorrente só porque não consegue fazer melhor.

    1. Avatar de João
      João

      > Espero é que esta jogada não seja mais uma ao estilo to Embrace, Expand and Extinguish

      Mas está à espera de quê?!

      É claro que é!!! E na minha opinião irá quase de certeza ter sucesso porque evita a necessidade de download do Chrome e terá integrações com o windows que o Chrome poderá não ter (como referi acima)

      mas sejamos sinceros… o Chrome precisava disto!

  4. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Pedro Simões,podia-me dizer se é confiável fazer o download do Microsoft Edge dessa página ??

    1. Avatar de João
      João

      é confiável, sim! (dentro dos possíveis, claro)

    2. Avatar de Pedro Simões

      As nossas imagens mostram que o descarregámos e testámos, ainda que por muito pouco tempo.
      Se é fiável? Sim, mas tens de ter alguns cuidados especiais.
      Se possível corre-o dentro de uma sandbox ou de uma VM para estares realmente protegido.

  5. Avatar de ROBERTO CARLOS ARAUJO
    ROBERTO CARLOS ARAUJO

    PPLWARE falem pf na nova feature do TELEGRAM onde permite apagar qualquer mensagem de qualquer grupo (não publico) de todos os dispositivos que participam no chat.
    Um passo absolutamente incrível para a privacidade de todos nós. A partir de hoje, quem quiser falar comigo, só pelo Telegram. É a única plataforma que me garante o controlo total sobre as minhas conversas.

    1. Avatar de ROBERTO CARLOS ARAUJO
      ROBERTO CARLOS ARAUJO

      não sei se fui completamente claro: permite apagar qualquer mensagem de QUALQUER user, nos grupos onde pertencemos. Eu posso apagar as mensagens TODAS de um grupo (as minhas e as dos outros intervenientes) de todos os dispositivos que recebem mensagens desse grupo.
      Espero ter sido claro.
      Abraço

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Uau. Bravo. Parabéns para todas as 10 pessoas que utilizam telegram por cá.

        1. Avatar de telegram user
          telegram user

          por cá onde? na tua aldeia?

    2. Avatar de Ruben Vieira
      Ruben Vieira

      Ninguem quer falar contigo.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E isso inclui printscreen ou copias que sejam redirecionadas?

  6. Avatar de João
    João

    >entrega à Google o domínio incontestado do mercado dos browsers.

    Deixe-os ganhar “cama” e depois vemos quem é que fica com o domínio incontestado…

    Veja o que a google fez ao webkit (que por sua vez tinha feito ao khtml)…

    1. Avatar de João
      João

      Claro que tal processo vai levar alguns anos. Primeiro o Edge tem de ultrapassar o Chrome… Só depois é que poderemos vir a ter o belo do fork (se a MS quiser dar-se a esse trabalho)

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    O Pplware pode ter o “orgulho” de dizer que o meu primeiro comentário com o “Edge” foi este…iol.
    Testando a brincar…

  8. Avatar de Rúben Garrido
    Rúben Garrido

    Ainda só não encontrei foi forma de colocar a Google como motor de busca. O Bing não me atrai nada. De resto, o browser está excelente!

    1. Avatar de Alex
      Alex

      ainda é muito cedo

  9. Avatar de JS
    JS

    A versão agora encontrada está no fórum PCBeta e dá acesso a um ficheiro zip. Ao descomprimir e executar o ficheiro Setup.exe a nova versão do Edge será instalada.
    O quê?
    Um ficheiro de texto?
    Não tem nada
    Obrigado