Dica: Como continuar a abrir sites no Internet Explorer usando o Edge da Microsoft

10 Comentários

Com o fim do Internet Explorer, muitos utilizadores vão ficar impossibilitados de usar alguns dos seus sites favoritos, por incompatibilidade. Esta é uma realidade que não deveria acontecer, mas a verdade é que é um problema real.

A Microsoft colocou um ponto final do seu browser mais antigo, mas não deixou os utilizadores sem as ferramentas necessárias. Assim, há uma forma simples de continuar a abrir sites no Internet Explorer usando o Edge da Microsoft. Veja como o pode fazer.

Internet Explorer Edge Microsoft browser sites

A razão para a Microsoft ter colocado um ponto final no Internet Explorer é lógica. Este browser está parado há muitos anos e não recebe nenhuma melhoria ou novidade para se adaptar ao que são hoje as exigências da Internet.

Configurar o Edge para o novo modo do browser

Ainda assim, há uma forma de continuar a ter o browser da Microsoft acessível, ainda que através do Edge, de forma simples. Comecem então por aceder às definições do Edge, abrindo o endereço edge://settings/.

Internet Explorer Edge Microsoft browser sites

Aqui dentro, abram o separador Browser predefinido e depois procurem do lado direito a entrada Permitir que os sites sejam recarregados no modo Internet Explorer. Esta deverá ser alterada para o valor Permitir. Após isso devem reiniciar o Edge.

Continuar a usar o Internet Explorer da Microsoft

Para usar esta funcionalidade, e sempre que precisarem de aceder a um site que dependa do browser antigo, os utilizadores devem tomar uma ação muito simples. Esta está presente no menu e é de simples utilização, bastando ser chamado nos momentos pretendidos.

Internet Explorer Edge Microsoft browser sites

Nos casos em que queiram abrir uma página com o modo antigo, abram o menu e escolham a opção Recarregar no modo Internet Explorer. De imediato esta irá ser novamente carregada e adaptada ao que é pretendido.

É desta forma simples e rápida que vão poder manter o acesso a páginas que obriguem a usar o Internet Explorer. Este browser morreu, mas continuará presente no Edge, ainda que de forma muito discreta e apenas para os momentos mais difíceis.

É a hora do adeus ao Internet Explorer! Browser da Microsoft chega ao fim de vida esta semana

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel Alves
    Joel Alves

    Já uso há mais de 6 meses para mandar o SAFT e funciona muito bem, a única parte chata é que pergunta todos os meses se quero continuar a abrir a página no modo IE.

    1. Avatar de Óla
      Óla

      A mim não pergunta (não sei qual a versão). Basta entrar no e-fatura, clicar nos 3 pontinhos à direita em cima e escolher “abrir com IE. Hoje ainda funciona.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Já não precisa de usar Java. Existe um novo método de envio no E-Fatura sem usar Java. E o método com Java vai ser descontinuado no final de 2022.

  2. Avatar de vicente vidigal
    vicente vidigal

    qUE O MICROSOFT NOS DÊ indicações com devemos agir face a dificuldades encontradas

  3. Avatar de Luis
    Luis

    De referir que é possível guardar a configuração dos sites que necessitam do modo compatibilidade, no entanto o EDGE só os guarda por um período de 30 ou 60 dias (não tenho a certeza).
    Também de referir que é possível ter a opção “Recarregar separador no modo IE” em forma de botão na barra menu, basta pressionar o botão direito do rato nessa opção do menu

  4. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    É preciso fazer mais algumas coisas, para ficar a funcionar sempre…

  5. Avatar de Nuno Rosa
    Nuno Rosa

    Tudo ok, mas só funciona SE continuarem com o IE instalado.
    Experimentem desinstalar/desativar o IE…

    Não existindo IE, não existe “modo de compatibilidade”, sei isto porque já testei devido a softwares muito antigos na minha empresa. Consegui colocar a funcionar com Chrome + IE Tab (extensão)

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      O internet explorer fica desabilitado, quem abrir uma página com o Edge no modo de compatibilidade se for ao gestor de tarefas e expandir o Edge, vai la ver o IE correndo em segundo plano, ou seja, ele não abre como aplicação, apenas como sub-rotina, mas está presente no Windows.
      Todos os PC’s com Win 10 quando se clicar no IE, vai abrir o Edge… (depende se o pc esta ou não atualizado)

    2. Avatar de Paulo Brites
      Paulo Brites

      Nuno,

      O IE não será removido totalmente do Windows 10 pelo menos até 2029, altura em que o IE Mode no Microsoft Edge deixará suportado. O que efetivamente vai acontecer é que o Browser em si, incluído o seu ícone deixará de estar acessível ao utilizador a determinada altura, mas a aplicação propriamente dita permanecerá no sistema.

      Quando o browser deixar de poder ser utilizado (porque irá sempre redirecionar o utilizador para o Edge ou IE Mode se configurado) e o seu ícone indisponível, haverá sempre a possibilidade de invocar a aplicação em si do Internet Explorer, nem que seja apenas para executar Business Applications legacy que dependem exclusivamente do IE para funcionarem corretamente.

  6. Avatar de manuel jose ferreira da silva
    manuel jose ferreira da silva

    boa tarde, utilizo o edge no tele móvel e pc e quando pesquiso aparece muitas paginas do brasil é possível abrir só paginas de Português de Portugal?Obrigado