Cuidado, o Edge vai enviar para a Microsoft todas as imagens que visualizar no browser

58 Comentários

O Edge tem sido um browser que tem recebido muita atenção nos últimos tempos, muito graças à Microsoft e à sua IA. Mas à parte de todas estas novidades, o seu desenvolvimento continua. Uma novidade que vai chegar em breve não agradará a ninguém. A Microsoft vai ter acesso a todas as imagens que visualizar no Edge.

Edge Microsoft imagens browser privacidade

Apesar de estar a crescer no mercado, o Edge não se tem livrado de problemas e de decisões menos claras da Microsoft. Estas colocam em causa a privacidade dos utilizadores, ainda que a empresa se defenda e assente estas propostas na experiência de utilização que oferece.

Uma nova destas situações parece estar a ser preparada, novamente suportada pela qualidade de acesso à Internet dos utilizadores. Falamos da possibilidade de termos uma melhoria em todas as imagens que forem visualizadas no Edge.

Edge Microsoft imagens browser privacidade

A ser preparada na versão Canary do Edge está a capacidade de melhorar todas as imagens, aumentando a sua resolução. Para isso os utilizadores vão ter de enviar para a Microsoft estes endereços, que depois devolverá a imagem com maior qualidade ao browser.

O problema detetado é que esta será uma opção que estará ativa desde o primeiro momento e que provavelmente não será anunciada aos utilizadores de forma clara. Assim, estes vão estar a enviar dados de utilização do Edge à Microsoft sem o saberem e provavelmente sem sequer o pretenderem.

Edge Microsoft imagens browser privacidade

Naturalmente que esta novidade poderá ser desativada no Edge nas definições. Dentro da área Privacidade, pesquisa e segurança haverá uma área dedicada à melhoria de imagens, que deverá ser desativada. Podem ainda ser escolhidos os sites em que as imagens não vão ser enviadas.

Edge Microsoft imagens browser privacidade

A Microsoft prevê ter um serviço similar para os vídeos, mas neste caso será mais simples. Estes vão ser melhorados diretamente no Edge, recorrendo ao hardware presente no PC do utilizador. Assim, as questões de privacidade não vão existir.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rambo
    Rambo

    Cada vez fico com mais vontade de rir desse sistema operacional. Isso ta mais para mineiracao de dados. Alguem acredita mais na microsoft? O proximo windows sera “Windows 12 NSA Copilot” by IA. É mesmo coisa que ter sexo de casal com copilot kk

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      “É mesmo coisa que ter sexo de casal com copilot kk”.
      Há quem pratique.
      😉

    2. Avatar de O casebre feudal
      O casebre feudal

      – O Edge não é um sistema operacional

      – enviar dados =! (é diferente) espiar

      – todos os veículos atuais guardam dados e são lidos pela marca quando vais a uma revisão; o teu smartphone e aplicações fazem o mesmo; muitíssimos jogos fazem o mesmo; no caso dum SO, ao enviar dados anónimos está a enviar o teu hardware, que tipo de uso estás a dar, velocidades, erros, logs dos erros, etc.. Tudo isto são “dados” e não necessariamente algo importante de ti.

      – se muitos jogos e apps (desde a produtora, ao steam / epic / Google / Apple) fazem o mesmo e estão milhões todos contentes, porquê quando é a MS ou a Google pelo motor de busca passa a ser algo horrível. Não fazes ideia do que já te monitorizam…

      – conclusão: este serviço é OPCIONAL e enviam as fotos para um servidor para optimizar E NÃO para as estarem a ver. Típico de falar por falar e fazer histórias…

      1. Avatar de Filipe Rafael
      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Isto, obrigado pelo bom senso

      3. Avatar de Moimeme
        Moimeme

        Caro, a sua lógica defensiva da Microsoft falha no ponto chave: esta funcionalidade deveria vir DESATIVADA DE FÁBRICA. Já agora, “enviar dados não é espiar” diz você – se for feito tratamento aos dados é espiar sim e como tal, lendo que irão fazer o dito, esta funcionalidade vai contra as leis do RGPD (GDPR). Enfim. Vê-se que fala sem conhecimento de causa, defendendo o indefensável. Isto só segue em frente devido ao poder economico da Microsoft. Se fosse uma outra empresa de menor dimensão, isto era imediatamente barrado…(o que sinceramente, vai acabar por acontecer pelos tribunais europeus, seja sob a forma de multas inicialmente e/ou obrigação de informar o utilizador no sentido de recolha de dados para fins de tratamento de dados).

        lá porque outros fabricantes o fazem,

      4. Avatar de Moimeme
        Moimeme

        Lá porque outras empresas o fazem, não significa que a finalidade seja transversalmente a mesma, isto já para não falar que muitas dessas empresas informam previamente os utilizadores dos objetivos dessa recolha. O exemplo que deu da google é perfeito: você é
        imediatamente informado de todos os objetivos/finalidades dos dados que irão ser recolhidos logo na primeira vez que abre a dita página do motor de pesquisa. Portanto, cuidado com as comparações que faz.
        Já agora, o pplware não é propriamente a revista Maria, o jornal incrivel e/ou outros tais, que colocam noticias “só para encher chouriço “. Se publicaram esta notícia, é porque existem razões para alarme. É porque gostam de manter os cidadãos ciberinformados (…e ciberseguros)…enfim. nada mais a dizer.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Hehehe M$ no seu melhor.

  3. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Da minha parte a Microsoft vai receber a imagem do download do Firefox. Ou até de qualquer outro navegador.

    1. Avatar de André
      André

      Até porque o Firefox tem a recolha de dados desligada por defeito. Haha. Que anjinhos todos vocês

  4. Avatar de Independente
    Independente

    Usem Firefox, porque se se virarem para o chrome, os problemas são semelhantes

    1. Avatar de toder
      toder

      e o firefox nao…. ahahaha

      1. Avatar de CENAS
        CENAS

        Claro que não. É um dos pontos fortes desse browser: privacidade.

        1. Avatar de MR
          MR

          Na realidade o Firefox envia dados sempre que se fecha o browser.
          Das vezes que vi, estes eram dados +/- técnicos , não incluindo os urls vistos.
          Talvez se possa assumir que aqui não há grande questão de privacidade.
          Se têm curiosidade em saber o que é enviado, podem instalar um software que faça a função de proxy, com capacidade interceptar https e ativar a configuração de proxy do browser a apontar para lá
          Depois ao fechar o browser, é verificar na proxy qual foi o último pedido feito.

  5. Avatar de O que tu queres sei eu!
    O que tu queres sei eu!

    O que nos vale são os americanos a proteger-nos dos spywares dos malvados chineses…

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    O que mais me intriga neste tipo de noticias que vemos todos os dias por parte da Microsoft e que o pessoal continua agarrado ao SO como se fosse uma mae a proteger o filho. O que e preciso acontecer mais para o pessoal e empresas verem que a Microsoft e um cancro para o planeta ? E nao so a Microsoft o Ubuntu tambem nao e santo, apesar de usar linux mas uso um mais leal e seguro para o utilizador que nao usa estas artimanhas e maroscas. Eu ja me tinha passado com tanta attude malandra por parte da Microsoft, mas ha pessoal que gosta de ser masoquista ate ao fim. Va-se la entender isto.. Alguns de voces nao sei se ja perceberam mas cada vez mais as tecnologias estao cada vez mais presentes na vida de cada um de nos, e se nao soubermos escolher o SO certo ja foste. Seras sempre espiado toda a tua vida. Nao esperem que essas atitudes mudem com o tempo.

  7. Avatar de João Luís
    João Luís

    Há que parar de chorar pois existem alternativas.
    Mas como dá trabalho mudar e evoluir …

    1. Avatar de Fernando Oliveira
      Fernando Oliveira

      Olá. Já agora, por favor, partilhe as alternativas mais seguras. Eu, e certamente muitos de nós, agradecemos. Tenha um bom dia.

      1. Avatar de toder
        toder

        Ele vai dizer Chrome, Firefox 😀

      2. Avatar de AJMS
        AJMS

        Cada um usa o que achar melhor, Vivaldi Browser não é pela segurança mas sim pela versatilidade que o uso apesar do mesmo referir ” Não registamos o seu comportamento”

  8. Avatar de JS
    JS

    No meu Edge Version 114.0.1823.43 (Official build) (64-bit) por defeito está desactivado e não lhe mexi.

  9. Avatar de Magistrada
    Magistrada

    No meu Edge esta opção está desligada. E não fui eu que a desliguei.

  10. Avatar de mikado
    mikado

    A privacidade é algo que nunca existiu no Windows. A Microsoft sempre recolheu dados do utilizadores do Windows. Agora vem dizer descaradamente que também recolhe dados dos sites que os utilizadores acedem.
    R.I.P. Windows

    1. Avatar de Magistrada
      Magistrada

      RIP porquê? Porque queres? já se disse que esta opção não vem ligada por defeito. Deixa de te armar em mau só para seres do contra. RIP…claro, só porque tu sonhas…

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        E quem te garante a ti que pelo facto dessa opcao estar desligada por defeito nao recolhe na mesma as imagens ? E o mesmo que pensarmos que uma camara esta desligada so porque nao tem a luz acessa. Os programadores podem-te provar isso.

        1. Avatar de Magistrada
          Magistrada

          Isso a ser verdade já são outros 500. Mas acho que para esta conversa de quem só quer dizer mal da Microsoft não faz qualquer sentido. Mas se mas se mas se. Tens alguma prova que com a opção desligada eles mandam os dados à mesma? Não? Então essa conversa não faz qualquer sentido. Senão vou começar a dizer mal de ti porque quem é que me garante que não sejas um criminoso fugitivo? Quem é que me garante???? Conversa da treta…

          1. Avatar de mikado
            mikado

            sim há provas:
            “In a report by the cybersecurity analysts at Bleeping Computer, Microsoft Edge was found to be sending the full URLs of websites you visit to a company database — along with your Microsoft Account username! In other words, Microsoft knows the places you’re visiting as well as the fact that you are the one who visited them.”

            https://www.komando.com/security-privacy/avoid-this-popular-web-browser-that-collects-and-shares-your-data/583961/

          2. Avatar de Magistrada
            Magistrada

            Há provas sobre a questão das imagens? Se há provas vamos então dizer todos mal dessa função que apenas ilude o utilizador. Se não há provas deste aspecto em concreto, então não vale a pena trazer outros casos que não têm a ver com este em questão.

        2. Avatar de Profeta
          Profeta

          Magistrada, eu nao sou programador mas ve-se que nao percebes nada do assunto. So porque tem um botao de ligar desligar nao significa que nao se possa adulterar isso. Quem e programador de software sabe destas coisas. La que tu desconhecas e uma coisa. Provas ? Olha pede a Microsoft para disponibilizar o codigo fonte original. Ai teras todas as provas que necessitas. Se e que entendes alguma coisa de programacao. Ja que deves trabalhar para a Microsoft para a estares a defender com unhas e dentes.

      2. Avatar de Rambo
        Rambo

        Nao é porque queres. Infelizmente nao temos desenvolvedores produzindo para linux, como toda a Steam, toda a Adobe Cloud, toda a Autodesk e quase todos os programas de audio e videos como o site cgpersia. Infelizmente somos vítimas do estupro consentido obrigatoriamente por cauaa dos lobby desleais da Microsoft.

      3. Avatar de sergio m
        sergio m

        mesmo que nós desactivemos essas funções, aquilo provavelmente em modo oculto continua a enviar dados.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “A privacidade é algo que nunca existiu no Windows.” Nunca existiu no Windows,nem no macOS nem sequer no Linux.Abram os olhos.

      1. Avatar de Félix
        Félix

        Mano, eu concordo demais com esse pensamento. Não só o sistema operacional, mas só de ter uma conta google, ou usar o youtube no seu cotidiano, já está sendo rastreado para caramba. Falo isso, pois era paranoico em relação a privacidade, mas quando eu abri os olhos, a verdade é que nunca teremos privacidade de verdade.

        1. Avatar de Padre
          Padre

          Todos procuram ganhos de alguma forma, é tão óbvio que ninguém mas absolutamente ninguém perde tempo (anos e anos) trabalhando em projectos supostamente seguros sem nada em troca. Vendem-nos sonhos mesmo quando estamos acordados. A terra não é tão diferente do inferno e certamente de boas intenções ambos estão cheios.

          Sem querer desmerecer o comentário e opinião de ninguém. Resume-se em questões de escolhas e interesse.

          1. Avatar de MSFT NO_CHINA
            MSFT NO_CHINA

            ora nem mais e se todos vendem informações para que serve este pânico?

  11. Avatar de naodou
    naodou

    E vão ter acesso ao que faço no meu banco, lindo… O que vale é que só uso o Edge o,oooo1%

    1. Avatar de Magistrada
      Magistrada

      Deixei de usar o Edge porque ultimamente só me dava problemas em alguns sites. A relatar browser desatualizado, quando está atualizado.

  12. Avatar de Francisco Ramos
    Francisco Ramos

    Fácil, usem Linux Mint, como eu uso há muito tempo, sem licenças e sem esse tipo de problemas, de preferência uso o browser Opera.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Opera que é dos Chineses, Beijing Kunlun Tech Co., Ltd, e os Chineses não fazem espionagem lol

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        AJ, essa compra do Opera pelos Chineses até teve uma coisa boa, o criador do Opera o abandonou e criou algo melhor o Vivaldi Browser 🙂

        1. Avatar de AJ
          AJ

          sim eu sei, é o vivaldi que utilizo, mas o Opera chinesa não deixa de existir, e pessoas como o Francisco Ramos continuam a o uilizar sem saber que tambem pode utilizar o vivaldi em linux.

  13. Avatar de Someone
    Someone

    Pra que tanto alarde? Desativem isso e pronto!
    Todas as empresas coletam dados MASSIVAMENTE! Deixem de parvoíces!

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Basta o carregar numa tecla e estar online.Mas ninguém entende isso.

  14. Avatar de PTO
    PTO

    Desativa-se e pronto. De resto não vejo nenhum interesse em melhorar imagens correntes da internet e se quiser imagens de alta resolução sei onde as ir buscar sem ter de usar essa treta do Edge.

    1. Avatar de Padre
      Padre

      Por favor, onde as vai buscar?

  15. Avatar de TT
    TT

    O meu Edge tem isso há bastante tempo e está desactivado por definição! Embora até seja boa opção activar para quando visitar um sites porno =) ahahahah!

  16. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Não querendo defender a Microsoft mas alguem leu bem o texto… IMAGE URL não é a imagem. Ou seja se estas a partilhar um URL com uma imagem tua é porque ja está disponivel para todos verem. De resto já todos sabem o que andas a ver não é só a microsoft. Enfim, nada de novo

    1. Avatar de Pedro Simões

      Ora se eles têm o URL da imagem, só precisam de aceder e ver ou sacar. Assim, a imagem está acessível à Microsoft.

  17. Avatar de Twisted Brother and Sister
    Twisted Brother and Sister

    Todos os navegadores fazem isto para vender info, é assim que eles são grátis

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Fonte dessa informacao tens ? Ou estas so a inventar para ficares bem na fotografia ?

      1. Avatar de MSFT NO_CHINA
        MSFT NO_CHINA

        isto se chama senso comum, então como aparecem anúncios de produtos que pesquisamos sem precisar deles, isto chama-se venda de dados, e a Google faz isso com o Chrome e a Apple com o Safari e por aí fora…. Nota: uso filtro contra fake news

  18. Avatar de JL
    JL

    Ascenção e queda de um browser que já foi bom. Esta ainda é opcional, mas o “Start to Collect” no painel das Colecções não é opcional e temos que levar com “lixo pela goela abaixo”! Mas há mais, como a barra lateral parva, que só enche o navegador e distrai quem usa.
    Com muita pena, passei para o Firefox.

    1. Avatar de MSFT NO_CHINA
      MSFT NO_CHINA

      info vendida aos chineses