Cuidado, o Firefox pode estar a estragar o seu SSD

89 Comentários

As memórias SSD vieram revolucionar os computadores e dar uma nova vida a muitas máquinas que tinham no disco o ponto de estrangulamento de performance.

Mas se todos vêem nos SSD a sua tábua de salvação, é preciso tratar este componente com muito cuidado. Algo que se descobriu agora é que o Firefox não o está a fazer, podendo estragar qualquer SSD.

Firefox Logo

Uma análise feita recentemente veio mostrar que o Firefox está a usar os SSDs de forma intensiva, escrevendo por dia mais de 20GB de dados, o que representa em muitos casos mais de metade dos valores máximos definidos pelos fabricantes.

Os culpados destes volumes de escritas por parte do Firefox são dois ficheiros, o recovery.js e o cookie.*. Mesmo sem estarem em utilização os processos de escrita são constantes e não deixam de usar o SSD.

Como resolver o problema do Firefox?

Felizmente existe uma solução que vai aligeirar a escrita em disco e assim poupar os SSD, que deixam de ser usados de forma tão intensiva. Comecem por abrir o Firefox e escrevam na barra de endereço “about:config“.

Firefox definições

Ultrapassando o normal alerta de perigo que o Firefox exibe e que lembra os utilizadores dos cuidados a ter ao mexer nesta zona, devem procurar uma chave de registo específica do Firefox.

Escrevam então a chave “browser.sessionstore.interval” e carreguem em Enter para que sejam levado a ela.

Firefox registo

Para editarem a chave, que deve ter o valor 15000 definido, devem clicar duas vezes em cima dela. O valor apresentado corresponde ao tempo usado entre escritas no ficheiro recovery.js.

Este está definido para 15 segundos, mas podem alargá-lo para um valor maior. Mesmo que escolham 30 segundos (30000) vão diminuir para metade as escritas nesse ficheiro, ganhando assim alguma vida útil do vosso SSD. Escolham um valor que julguem adequado.

Lembrem-se que este é o ficheiro que terá os registos do vosso browser em caso de problemas e que será usado para recuperar os separadores.

Firefox alteração

Esta pequena alteração vai assim conseguir poupar o vosso SSD e garantir que a sua vida útil será maior, evitando escritas tão frequentes e um volume de dados bem menor.

Os autores desta descoberta conseguiram também perceber que o Firefox não é o único browser com este comportamento, estando agora a avaliar o Chrome da Google, que deverá funcionar de forma idêntica.

ServeTheHome

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Goncalo Pereira
    Goncalo Pereira

    E o Chrome quantos GB fará?

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Assim o titulo não fica sensacionalista. Porque quando li esta noticia em outros sitios falavam que o chrome fazia igual..

      1. Avatar de Vítor M.

        Espera, deixa ver se percebi 😀 se fosse só o Firefox era sensacionalista… mas como também acontece com o Chrome… ok já vale, é fixe está certo. Vocês são fantásticos 😀 😀 😀 😀 😀

        1. Avatar de NT
          NT

          Não leves a peito.
          Não leram o artigo original. Apenas “comeram” o que foi posto “na mesa”.

  2. Avatar de Modem
    Modem

    O Firefox está a estragar os vossos SSD’s. Cuidado. Ah, afinal os outros tb estão…

    1. Avatar de RouterPix
      RouterPix

      O windows 10 tb estraga e muito pior que o firefox….basta ver o bug do disco a 100% que faz o SSD escrever a toda a hora…o windows 7 é de longe melhor nesse aspecto. Alias tirando o efeito cool do w10, o w7 faz tudo igual ou melhor…e até arranca e desliga mais rapido em SSD no w7 que no w10 (hdd é mais rapido em w10 que w7)

      1. Avatar de jAugusto
        jAugusto

        +1
        Demorei dias a ver os system processos e tive de eliminar o backgroundhost não sei das quantas para a coisa ir ao sitio e mesmo assim vá lá vai…

      2. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Nos hdd o 10 porta-se lindamente. Mas nos ssd é mt mau a ser isso verdade.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          O ssd continua vá ser um hdd

          1. Avatar de Knight
            Knight

            JA no meu caso o hd ficava sempre em 100%, mudei para o ssd uv300 da king e isso parou.

      3. Avatar de João Rios
        João Rios

        Concordo com.voce , o W10 me.parece um eterno alfa

    2. Avatar de IT Consultant
      IT Consultant

      Modem. o teu comentário não faz sentido, quando o artigo foi escrito para dizer mal APENAS do firefox. Amanha escrevem um a dizer mal do edge e outro a dizer mal do chrome….

      1. Avatar de fla
        fla

        O Safari escapa :p

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Ninguém usa.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Estás tão enganado… 🙂

      2. Avatar de T
        T

        “Os autores desta descoberta conseguiram também perceber que o Firefox não é o único browser com este comportamento, estando agora a avaliar o Chrome da Google, que deverá funcionar de forma idêntica.”

        Não está errado de todo apenas mais generalizado. Há a suspeita do Chrome também sofrer do mesmo “mal”.
        Porque é que dizem que há um artigo está a falar mal quando está a expor um problema encontrado? Queixam-se de sensacionalismo e agem da mesma forma?

        1. Avatar de TiagoC
          TiagoC

          Isto ainda vai por o Edge nas boas graças e o chrome e restantes nas más línguas.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu só uso o Edge, tanto no PC como no telefone… só não uso no tablet porque não existe.

    3. Avatar de David
      David

      Concordo! Acho que o pplware exagerou no titulo, não foi justo. O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado. Isto pode afastar usuários.

      1. Avatar de Crist. N
        Crist. N

        *Utilizadores. Usuários é PT-BR.

        1. Avatar de EC
          EC

          Pessoa que faz uso do computador, de programas, sistemas ou serviços informáticos. = UTILIZADOR

          “usuário”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/usu%C3%A1rio [consultado em 27-09-2016].

          1. Avatar de Modem
            Modem

            Por estar no dicionário não significa que seja a melhor palavra. Em PT-PT sempre foi utilizador.

          2. Avatar de IT Consultant
            IT Consultant

            Sim. no link que referiste diz:
            3. [Brasil] Pessoa que faz uso do computador, de programas, sistemas ou serviços informáticos. = UTILIZADOR

            Brasil. Estamos em Portugal!

          3. Avatar de Trend
            Trend

            IT Consultant, tu estás em Portugal, não quer dizer que os outros estão ou que não são brasileiros

        2. Avatar de Trend
          Trend

          e? até parece que não entendeste e que ele tem que escrever segundo a grafia do teu país

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Tem muitos chicos espertos por aqui.

        3. Avatar de Rayzer
          Rayzer

          Caraca, vocês são babacas hein?! :s
          Brigando por PT-PT e PT-BR, faça-me o favor… ¬¬

          1. Avatar de Vítor M.

            Agora o Rayzer disse tudo. Que parvoíce estar a debater uma assunto que não tem assunto… enfim!

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        “O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado.” Só por ser open-source não se pode dizer mal? Além de que “afastar usuários” já eles o fazem sozinhos com a vergonha que tem sido cada nova versão.

        1. Avatar de khidreal
          khidreal

          vergonha? não tenho nada a apontar contra o firefox, já o uso à 6 anos. a Mozilla tira e mete, eu sei disso, mas que empresa não faz isso? ao menos o firefox tem sempre algo a mudar, não é como o chrome onde a google passados 2 meses lança um update com correções de bugs…
          O firefox é mais lento? é. consome mais memoria? sim. usa mais espaço para instalar? também usa. troco-o pelo chrome, opera, safari ou outros? não. Porque? porque não me mostra publicidade online nem trabalha com o google ad-sence… depois aquilo que é recolhido pela mozilla é para efeitos de estatistica, pouco mais… à 6 anos que o uso e nunca ouvi falar de leak de informação na mozilla… já na google não se diz o mesmo, a propria google faz o leak “voluntariamente”, assim como a apple. opera? simplesmente nem chama a atenção hoje em dia… o firefox e o chrome são os gigantes tifão e orion a tentarem ascender a Titãs, já o opera é um mero semi-deus…

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Concordo plenamente!
          Experimentei o Firefox já faz um ano e não funcionava como devia – muito lento, sempre a escrever no disco (HD) utilizava quase sempre memória a 100%, colocava o meu sistema a nivel de caracol.
          Soluçã: desinstalei o Firefox e tudo ficou bem. Instalei o Chrome e ficou ainda melhor! Tudo mais fluido, navegação estavel, sistema sem muito consumo de memória nem escrita exagerada no disco rigido.
          O Firefox no inicio poderia ser alguma coisa muito interessante, mas não consigo compreender porque actualmente há pessoas que dizem que é dos melhores browsers. Já falei com pelo menos uma dezena de pessoas que indicam os mesmos problemas de consumo de memoria, etc.

    4. Avatar de RouterPi1
      RouterPi1

      O windows 10 tb estraga e muito pior que o firefox….basta ver o bug do disco a 100% que faz o SSD escrever a toda a hora…o windows 7 é de longe melhor nesse aspecto. Alias tirando o efeito cool do w10, o w7 faz tudo igual ou melhor…e até arranca e desliga mais rapido em SSD no w7 que no w10 (hdd é mais rapido em w10 que w7)

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Coloquei-lhe foi mais um zero à direita 🙂

  4. Avatar de Modem
    Modem

    o parâmetro no meu está definido para 15 segundos, e esteve pelo menos agora 4 minutos sem escrever no ficheiro recovery.js, foi quando fiz refresh a uma página que escreveu, por isso essa história não deve ser bem assim…

  5. Avatar de Antunes
    Antunes

    HDD all the way!

  6. Avatar de Rui Pedro Mascarenhas
    Rui Pedro Mascarenhas

    o windows 10 faz pior, abusando do disco….usem o w7 para evitar ficar sem problemas no ssd. Um SSD no windows 10 dura 2anos, no w7 dura 12

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      isso tbm não acontece no widows 8 e 8.1. eu uso 8.1, tenho um SSD toshiba Q300 e se o PC estiver IDLE, não escreve nada, e até quando escreve, muito raramente vi a percentagem de uso passar de 40%

    2. Avatar de Fabio Pisco
      Fabio Pisco

      Jovem, a tua inteligência é efectivamente superior! Eu tenho o windows 10 no ssd desde a versão beta e já vinha de ter o windows 7 instalado mais de um ano.

      Nunca tive problemas nem tenho esses bugs de escrita intensiva. Nem sequer entendo do que falam….enfim

  7. Avatar de khidreal
    khidreal

    Pois… mas no firefox é muito facil fazer isto, é so ir a about:config… e fazer isto nos chromium-based browsers? ainda mais extensões para fazer aquilo que o firefox faz nativamente com uma simples ida ao about:config? eu não tou pra instalar mais extensões no meu Vivaldi, tenho 3, já chegam, é que tenho vindo a reparar que nos browsers baseados em chrome é tudo feito à base de extensões, enquanto que no Firefox resolve-se maioria dos problemas no about:config…

  8. Avatar de Jn
    Jn

    No Chrome, no acesso ao about:flag (ou chrome://flags/) que é idêntico ao about:config do Firefox, também se pode fazer essa alteração? E onde?

  9. Avatar de censo
    censo

    Mas em que condições é que o software faz 20gb de escrita no disco?

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Vários separadores abertos com o PORNHUB xD

  10. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Não é “Pode”, é “Está”, pq admitem na notícia que está. O sensasionalismo dos tiulos dos media em Portugal é impressionante.

    1. Avatar de P
      P

      Sensacionalismo foi terem posto Firefox no título, porque no fundo, vai-se a ver e os restantes browsers fazem exactamente o mesmo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Pelo que se vê, só o Edge é que não faz exatamente o mesmo. O Chrome também faz, mas muito menos que o Firefox cuja equipa já admitiu a falha, mas que ainda não corrigiram dada a complexidade e o facto de ser crítico para a segurança.
        Estranho é o Spotify também consumir em força, tenho-o aberto há 40 minutos e já vai com 1.2 GB de escrita e muita gente do fórum também já referiu isso.

        1. Avatar de khidreal
          khidreal

          @Pedro
          usa soundcloud LOL, não tens publicidade nem aqueles horriveis ads de audio do Spotify e não tem client windows, funciona totalmente no teu browser.

  11. Avatar de Luis
    Luis

    E o processo de indexação do windows, cada vez mais existe menos controle sobre que processosnos vão ao disco sem me pedir…

  12. Avatar de EC
    EC

    Porque é que dizes isso?

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ao fim de alguns anos a usar o Firefox, acabei por deixá-lo.
    Bloqueava constantemente no YouTube, no facebook.
    Acabaram-se os problemas

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      Nuno, uso firefox à 6 anos e nunca tive problemas… já ponderou se não era alguma falha por parte do PC, ou sua? é que eu acho isso muito estranho, o pessoal todo a dizer que instala e tem logo problemas… eu em 6 anos nunca tive problema nenhum com o firefox tanto que até fico surpreso quando as pessoas dizem que “instalei e tive logo problemas a aceder a X”… isso cá para mim não é falha do firefox, se não ao longo destes 6 anos eu já teria visto problemas como esses…

  14. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Não os quero defender , mas a preguiça dos que nem sequer se dão ao trabalho de consultar a fonte em caso de duvidas é espantoso.

    https://www.servethehome.com/firefox-is-eating-your-ssd-here-is-how-to-fix-it/

    Abc

  15. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Basta usarem a ferramenta do vosso disco SSD para verem a contagem de escrita / leitura do disco, basicamente, sobre o estado de saúde do vosso disco…

    Esta notícia é em muito sensacionalista (não digo que seja do Pplware) uma vez que a tal utilização abusiva do Firefox deve-se somente a quem abusar em muito do Firefox!

    Se abrirem o Firefox de manhã, e não mexerem mais dele, não há escrita / leitura…

    Aliás, tal anunciado é transversal a todos os programas!!!

  16. Avatar de fr
    fr

    já nos smartphones é a mesma coisa, tenho 800 mb livres, abro o chrome e passado um pouco tenho 50 livres…todos os dias tenho de eliminar ficheiros do chrome e só não vai mais pq não tenho mais espaço, quanto mais espaço tenho mais o chrome usa

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já viste a fonte do artigo? Só para teres uma ideia, o artigo original chama-se “FIREFOX IS EATING YOUR SSD – HERE IS HOW TO FIX IT”

  18. Avatar de jm
    jm

    Que exagero!
    Isto é só alarmismo. Qualquer outra aplicação faz uma coisa semelhante. Quem tiver então o spotify aberto ou outra aplicação em streaming, ai que todos os santos o acudam porque o disco vai torrar. Pelo sim pelo não é mais seguro desligarem o computador e não o voltarem a ligar.

  19. Avatar de IT Consultant
    IT Consultant

    Significa que se abrir o firefox só por abair durante um mês ele ocupa algo semelhante a 20 x 31 dias = 620GB de temporários?

    Impressionante como não me acredito.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Sr consultor é volume de dados não é espaço ocupado em disco.

    2. Avatar de khidreal
      khidreal

      @IT Consultant

      claro que não LOL
      isso é a pesquisar na net, não é idle… se te pões com 1001 abas abertas, fazer streaming e jogar jogos no facebook, podes apostar que irá usar bastante o disco, mas isto acontece com todos os browsers, não só o firefox, a diferença é que uns usam menos que os outros, mas a diferença não é assim pra tanto na minha opinião.

  20. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    porque raio o meu coment foi à vida,,,insultei alguém? disse algo fora de serviço!
    repito: +1 para RouterPix – backgroundhost estoira o cpu no w10, mais nada!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu vejo o comentário publicado, logo após o ter submetido, não percebo porque o jAugusto não o vê 😉

      1. Avatar de Knight
        Knight

        Eu tive 3 coments meu não publicado, sem ofensas e tals, a única coisa que não condizia era que o que escrevi não tinha nada que ver com o assunto publicado.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estavam no SPAM. Por vezes dado o facto de se mudar de nicks, mails etc… o sistema de anti-spam modera em automático.

          Há que ter sempre o cuidado de ter um email real, porque o sistema depois valida se os comentários de resposta são entregues ou não e faz cruzamento de informação. Pode ser outro motivo.

          Isto porque quem faz sentido ter perfis de pessoas que realmente existem e não são bots ou perfis falsos.

  21. Avatar de V.Afonso
    V.Afonso

    Há cerca de uns meses, estragaram-se dois discos ao mesmo tempo, um SSD e um HDD, nessa altura lembro-me que o Fiefox estava sempre a “comer” RAM há bruta. Hummm poder a ser culpa dusti.
    Já agora o que dizem do novo Ópera…VPN grátis 🙂

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      @V.Afonso

      primeiro, firefox devia de usar uns 200MB ram máximo sem extensões. se usa mais, é porque tens extensões. se usa 1GB de ram, experimenta apagar uns quantos plugins e extensões…
      quanto ao teu segundo ponto, a VPN do Opera não é uma VPN, é um proxy. eu experimentei quando saiu, tentei aceder ao ThePirateBay e não funcionou, porque é um proxy e não passa disso… talvez um dia venha a se tornar uma VPN, mas VPN não é de certeza neste momento, chamaram-lhe VPN para atrair utilizadores, penso eu.

      1. Avatar de Jn
        Jn

        No Firefox a coisa não é bem assim: “Each plugin are loaded separately from Firefox in a plugin-container.exe process, allowing the main Firefox process (firefox.exe) to stay open if a plugin crashes. There are as many plugin-container.exe processes as plugins launched since the Firefox session startup”

        1. Avatar de Jn
          Jn

          Ou seja, para verificar a memória total a se utilizada pelo Firefox, tem que somar as dos “plugin-container.exe” que estiverem em execução.

          1. Avatar de Jn
            Jn

            E se quiseres saber quantos plugins estão a “mamar” a memória que aparece no plugin-container.exe faz about:plugins.

        2. Avatar de khidreal
          khidreal

          Eu tenho 3 plugins e 3 extensões. 200-230MB de ram.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não é uma VPN !! . Cuidado …

      Abc

  22. Avatar de Vítor M.

    rgj como os restantes visitantes referiram… a tua visão limitada e raciocínio preguiçoso… 🙂 desmascaram-te 😉

    Mas como qualquer miúdo aparvalhado, esse nick é mais um de uns que ao longo dos anos usas para apenas dizer parvoíces 😉

  23. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Off-topic:
    Já corri todo o pplWare e não tem.
    Alguém sabe como criar um servidor próprio para alojar sites, email, etc? Para não ter de contratar servidores a empresas, etc.
    Tipo, pegar numa NAS, ligada a um router e uma UPS, e tentar daí criar um servidor?

  24. Avatar de Euclides Machado
    Euclides Machado

    E se usar o Firefox Portable ?

  25. Avatar de Knight
    Knight

    Boa tarde Pedro Simões.

    Qual valor eu coloco, no meu esta em 15000, e não tenho problema em afirmar que nesta parte sou leigo e o amigo diz que fica por minha conta, porem como ja disse , eu não entendo sobre isso, por favor me diga qual valor coloco.

    Obrigado.

  26. Avatar de Bruh
    Bruh

    O meu disco ssd? Nem sou rico, nem estou para comprar um portátil muito rápido, mas com apenas 150 gb de disco lol
    Deixa-os ficar mais baratinhos e talvez daqui a uns 10 aninhos compro um pc com ssd, até lá, fico-me pelos discos rígidos.

    1. Avatar de J
      J

      Não é preciso ser rico para comprar um ssd . Comprei um de 120 GB já rodou dois portáteis e foi dos melhores investimentos que fiz. Não trabalho com grande quantidade de dados mas ainda assim tenho um disco de 500GB, normal, de backup.

    2. Avatar de khidreal
      khidreal

      com 80€ instalei windows 8.1 (original, não como muitos que instalam pirata) e coloquei um Toshiba Q300 que se não me engano tem 500MB de velocidade de leitura e 450MB de escrita, tem 240GB, o que para mim é mais que o suficiente.
      estou no ambiente de trabalho em 10 segundos e o PC reinicia em uns 15, no máximo. os programas tbm iniciam que nem aviões…
      eu dantes tbm era como tu, depois de usar SSD não quero voltar pro HDD, o unico HDD que uso é o disco antigo do PC e é como externo para fazer backups.

  27. Avatar de censo
    censo

    Mas alguém quer explicar em que condições é que o software faz 20gb de escrita no disco?

  28. Avatar de sakura
    sakura

    “O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado.”

    Sim é opem S. mas não é free recebe milhoes dos (contribuintes) UE (fundação linux), e é piror que chromium para nao falar no Egde.
    “”Jobs for the boys”” . para mim a qualidade do firefox é ……… o que é uma pena.
    so uso firefox no linux, em windows não sei como se porta.

  29. Avatar de miguel
    miguel

    Mudei e parece que faz toda a diferença de uso no disco. Que estava 60% do tempo a usar 1 MB/s do disco com picos de quase 1.5. Agora esta 95% nos 0.1MB/s com picos rápidos e raros até 1.3 MB/s.

  30. Avatar de censo
    censo

    E que tal tornar isto mais útil e responder à pergunta que já aqui fiz mas que parece que ninguém sabe afinal: que condições são necessárias para o software produzir 20gb de escrita no disco ?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Fácil o firefox está usando constantemente o disco mais de 1 mb/s, muito cpu também e 500+ memória RAM. Hoje passei o dia a monitorizar com o firefox contra o edge. Nem dá para comparar o Edge mal usa o disco e não toca no cpu.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      É verdade basta teres o firefox aberto sem lhe tocares e ele continua a escrever no disco.

      1. Avatar de censo
        censo

        Obrigado Miguel, tornaste isto muito mais útil. Boa!

  31. Avatar de Jorge
    Jorge

    Melhor usar máquina virtual?

  32. Avatar de R.Mendes
    R.Mendes

    O Firefox alterou essa definição!
    Já tinha alterado o valor há uns tempos, agora fui confirmar mas estava de novo nos 15000 ms.
    Porque aconteceu isto?

    1. Avatar de J
      J

      No meu não alterou e já foi atualizado por isso pode-se descartar a alteração por atualização.