Cuidado com a privacidade! Microsoft vai começar a recolher pesquisas que fizer no Edge

16 Comentários

A recolha de dados dos utilizadores não tem sido bem vista nos últimos tempos. Cada vez mais os sistemas têm esta opção, nem sempre visível e percetível para os utilizadores, que assim estão a fornecer as suas informações.

Com um historial nem sempre positivo, a Microsoft faz esta recolha no Windows e agora quer alargá-la. Uma notificação que surge agora no Edge mostra que poderá recolher dados das pesquisas dos utilizadores, em qualquer site que usem.

Microsoft Edge pesquisas privacidade dados

A eterna questão da privacidade dos utilizadores

A justificação que a Microsoft, e outras empresas, usa para a recolha de informação dos utilizadores é sempre a de conseguir prestar um melhor serviço. É com estes dados que irá avaliar e corrigir problemas que venham a surgir.

Uma nova área de recolha de dados parece estar a chegar, desta vez focada no Edge e nas pesquisas que os utilizadores realizarem. É isso que a nova notificação que está a surgir no Edge vem mostrar, dando aos utilizadores a possibilidade de escolher.

Microsoft Edge pesquisas privacidade dados

Microsoft vai recolher as pesquisas no Edge

O que a Microsoft revela é que vai recolher informações das pesquisas realizadas por qualquer site de pesquisa usado. Isto significa que não se limitará ao Bing, mas vai também focar-se no Google, no DuckDuckGo ou no StartPage.

Não se limitará ao que é usado para pesquisar, mas recolherá ainda mais dados. Os próprios resultados das pesquisas, quais são clicados e a forma como o utilizador vai interagir com estes será guardado, bem como a localização geográfica.

Microsoft Edge pesquisas privacidade dados

Dados são anonimizados para proteger utilizadores

A Microsoft garante que não irá associar estes dados recolhidos no Edge com os utilizadores. Esta informação será anonimizada e descontextualizada, sendo impossível depois ser usada de forma direta e focada nos utilizadores deste browser.

Esta é uma opção que poderá ser desativada a qualquer momento. Bastará aceder a edge://settings/privacy#searchServiceImprovement e desativem a opção Ajudar a melhorar os produtos Microsoft ao enviar os resultados das pesquisas na Web. Só assim estes dados deixam de ser recolhidos.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de atento
    atento

    É só a microsoft??

  2. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    A Microsoft ainda dá a possibilidade de desativar essa função (se depois cumpre é outra conversa)…na maioria dos outros navegadores essa opção (mesmo que “enganadora”) nem aparece! E todos sabemos que o sem essa opção nativa a maioria dessas empresas nem conseguiria sobreviver…o negócio “deles” é precisamente a venda dos dados dos utilizadores!

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Maior parte dos navegadores? Deves estar a falar especificamente do Chrome e/ou outros navegadores irrelevantes da App Store ou Play Store.

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Claro…entendeste o meu comentário na perfeição! E não esqueças aqueles a quem a Google paga (e bem) para utilizarem o seu “motor de busca”…que é onde se faz a maior “colheita” de dados do utilizador!

  3. Avatar de jota
    jota

    Ou seja, vai fazer o mesmo que o Chrome já faz há muito tempo?!

  4. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Já recolhia dados do SO e agora adicionou o Edge ao pacote 😛

  5. Avatar de Jorginho
    Jorginho

    Ou seja, os defensores do Edge que diziam que era melhor que o Chrome onde estão?

    1. Avatar de José Machado
      José Machado

      Se calhar não leu a parte que diz que pode ser desligado.

  6. Avatar de informado
    informado

    Nao tenho edge instalado lol –

  7. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Não me preocupa, eu nem uso edge, aqui só Firefox ou Opera

  8. Avatar de Duarte
    Duarte

    É algo normal, mesmo os browsers e motores de busca que dizem não recolher recolhem

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mais outra boa dica.Muito obrigado,Pedro Simões. 🙂

  10. Avatar de Santos
    Santos

    Espetacular, não é os meus dados que recolhe, detesteio desde o início e portanto nunca usei, só não o desinstalo porque não sei como fazer, senão já o tinha posto a milhas.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Comigo não recolhe ! Desinstalado até ao tutano !

  12. Avatar de carlos valente
    carlos valente

    …..isto da net faz lembrar a teoria dos javalis selvagens…..habitua…habitua e depois ….ficamos prisioneiros…