Dica: Como configurar as Mensagens do Android no seu browser

25 Comentários

A Google está a preparar uma nova ofensiva no mercado das aplicações de mensagens. A concorrência tem apostado forte e, por isso, a resposta da Google tem de ser forte também.

Esta semana a Google surpreendeu todos e apresentou a sua plataforma web para acesso aos SMS do Android, as Mensagens no browser. Esta plataforma está disponível e vamos hoje explicar como a podem configurar.

Mensagens browser Android

A proposta da Google para o campo das mensagens segue a linha do que a concorrência já apresentou, mas tem a vantagem de integrar os SMS, garantindo o acesso a estes a qualquer hora e em qualquer lugar, deixando de estar dependentes do telefone.

Acessível num site web que segue a linha de outros produtos da Google, o Mensagens para a Web procura ser simplista e fácil de usar, com o objetivo de oferecer a melhor experiência de utilização no envio de mensagens sem recorrer ao smartphone.

Preparar as Mensagens no browser

Sendo composto por 2 elementos, requer que ambos sejam configurados e que estejam em sintonia. O primeiro passo é aceder a messages.android.com.

Mensagens browser Android

Vão ver surgir um código QR que será a porta de entrada para esta nova plataforma e que deve ser lido com o smartphone Android.

Preparar as Mensagens no Android

Do lado do Android, já com o código QR acessível, devem abrir a app Mensagens e aceder ao menu, carregando nos 3 pontos situados no canto superior direito.

Aí acedem à opção para ler o código QR, onde devem carregar, preparando a sua leitura e abrindo a câmara do Android.

Mensagens browser Android

A leitura do código é imediata e também no browser vão aceder diretamente e de forma automática às mensagens que tiverem recebido e que estejam armazenadas.

Como enviar mensagens pelo site da Google

Para enviarem uma mensagem neste novo serviço só precisam de carregar no mais (+) e escolher os destinatários.

Depois só têm de escrever a mensagem que querem enviar. Podem ainda adicionar emojis, adesivos ou imagens à mensagem.

Mensagens browser Android

É essencial que o smartphone esteja ligado à Internet. A Google recomenda que estes dois equipamentos estejam ligado na mesma rede Wi-fi para que exista poupança de dados.

Configurar as Mensagens no browser

Existe a possibilidade de realizar algumas configurações nas Mensagens no browser, para tornar este mais simples de usar.

Cliquem nos 3 pontos que estão na coluna da esquerda e escolham a opção Configurações.

Mensagens browser Android

Aqui podem ativar as Notificações, escolher se querem a Visualização de mensagens nas notificações e ativar o tema escuro. Há ainda a possibilidade de lembrar o computador em uso, para não requerer nova autenticação, e escolher a escolha da apresentação da mensagem de utilização de dados.

Por fim têm a possibilidade de ativar os atalhos de teclado, para uma mais rápida utilização das Mensagens no browser, e o modo de alto contraste para o browser.

Este é um passo firme da Google para recuperar da confusão que as suas propostas de mensagens têm sido. Está finalmente a querer recuperar o espaço perdido para a concorrência, algo que os utilizadores do Android precisavam.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel pimentel
    miguel pimentel

    Tenho um Oneplus 5, tenho a APP atualizada e não consigo aceder à opção das mensagens na web

  2. Avatar de Fernando Oliveira
    Fernando Oliveira

    Pelos vistos ainda não está disponivel para todos 🙂

  3. Avatar de João Paulo Martins
    João Paulo Martins

    Não tenho nenhuma dessas opções na minha aplicação de mensagens da Google. Estou a última versão da Play Store.

    1. Avatar de Rodrigo Pereira Antunes
      Rodrigo Pereira Antunes

      mais um

  4. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Yep…também aqui sem acesso à opção,…vá-se lá perceber porquê..

  5. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Obrigado!!

    Como informático não entendo, como demoram tanto tempo a produzir coisas tão básicas.
    Com o Whatsapp também foi o mesmo. Já o viber tinha esta funcionalidade à muito tempo, mas o whatsapp demorou anos.

    Os Nokia tinham ligações a PC (sms, contactos,… backup) melhores que o Android.

    Além disso porque que é que tudo agora tudo têm que ir a servidores centrais.
    Poderiam dar à escolha, local e servidores centrais.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      A sincronização web – cloud/ servidor – smartphone – PC para que tudo funcione bem sem perdas de informação, alteração da ordem das coisas etc não é tarefa simples ainda que pareça fácil.

      Eu prefiro que chegue mais tarde mas sem stress, que muito cedo e com problemas.

      No meu caso quase não uso SMS e sim WhatsApp, daí que não vou precisar deste método, ainda que é bom ter opção.

  6. Avatar de Tiago C
    Tiago C

    Por aqui já tudo funciona para ai desde o dia 21 ou 22.

    E estou a gostar, muito mais util sem duvida.

    1. Avatar de Fernando Oliveira
      Fernando Oliveira

      Qual a versão da tua aplicação?

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aqui não tinha para a web agora já tem e Eu não fiz nada.
    Vamos experimentando.

    1. Avatar de Caó Segurado
      Caó Segurado

      A minha versão é a 3.3.0044

  8. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Não está a funcionar muito bem. Passados 2 ou 3 minutos diz que o telemóvel não está conectado.

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Também me acontece o mesmo… Alguma solução?

  9. Avatar de Carlos Pereira
    Carlos Pereira

    Tenho a ultima versão da app (3.3.044), atualizada há 2 dias e não me aparece a opção.
    Já limpei os dados da app e a cache, mas nada.
    Ideias?

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      A minha e essa versão e esta a funcionar.
      o meu Android e 7.0

  10. Avatar de Rui
    Rui

    A aplicação atualizou à 2/3 dias mas continua a não aparece a opção de mensagens na web. Até podia tentar ir ao apkmirror buscar uma versão ainda mais recente, mas prefiro esperar.

    1. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      Já fui, não há mais recente

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Tens razão. Depois do teu comentário fui lá ver e realmente é a versão que já tenho (3.3.044)

  11. Avatar de Danilo_RSC
    Danilo_RSC

    Atualizei a app à uns dias e ainda hoje fui ver e não aparecia a opção no menu. Agora sem fazer nada apareceu o aviso e já tenho ativo. Não se trata de ter só a app atualizada, estão a ativar isso remotamente aos poucos.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Já consegui que aparecesse. Nas definições tenho por defeito como país Portugal. Mudei para Estados Unidos e a apareceu a opção “Messages for web”. Podem voltar a pôr como país Portugal porque a opção não desaparece.

  13. Avatar de Pedro Cascão
    Pedro Cascão

    Actualizei a App e já tenho (versão 3.3.044, Android 8)

  14. Avatar de aRKAN
    aRKAN

    ainda estou no pushbullet

  15. Avatar de Carlos Pereira
    Carlos Pereira

    Ontem à noite apareceu sem fazer nada.
    A versão da app é a mesma e não alterei nenhuma configuração no telemóvel.

  16. Avatar de Redin
    Redin

    Quando falam em SMS falam do serviço de texto da rede GSM, certo? Como é que chega ao destinatário a identificação do remetente? O número de telefone ou só uma etiqueta como fazem as empresas que enviam spam e não é possível saber quem são?

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Chega ao destinatário como SMS normal, como se fosse enviado a partir do telemóvel, identificação do número de telemóvel.