Chrome vai silenciar separadores usando o histórico dos utilizadores

6 Comentários

A Google tem algumas ideias bem definidas sobre o que quer para a Web e em especial para o seu browser. Uma delas é terminar de vez com a reprodução automática de vídeos, que tantos utilizadores detestam.

Se última versão do Chrome já resolvia este problema, uma nova solução vai ser agora implementada, que aprende com a utilização que os utilizadores dão ao browser.

Chrome Google separadores vídeo áudio browser

Foi na versão 66 do Chrome que a Google resolveu terminar de vez com a reprodução automática de vídeos e silenciar os separadores que, sem autorização, reproduziam vídeos com áudio.

Esta foi uma melhoria do que já existia, em que apenas era possível calar um separador depois deste começar a tocar, e requerendo sempre a intervenção dos utilizadores.

Há, no entanto, uma novidade a chegar e que vai melhorar ainda mais este comportamento. Esta funcionalidade vai agora aprender com os utilizadores e apenas em certas situações vai permitir que os vídeos sejam reproduzidos.

Chrome Google separadores vídeo áudio browser

Na prática, o que vai acontecer é que apenas em sites onde o utilizador habitualmente veja vídeos ou tenha interações estes vão tocar automaticamente. Todos os outros vão ser suspensos e apenas quando o utilizador carregar no play estes vão tocar.

Caso o utilizador não tenha um histórico suficiente para esta ação, a Google irá usar uma lista de 1000 sites conhecidos e também a experiência de outros utilizadores.

Com o passar do tempo e com a utilização do Chrome, o mais provável é que tenham de ser os utilizadores a iniciar a reprodução de vídeos e de áudio. Esta é mais uma melhoria que chegará nos próximos dias e que a Google dá ao seu browser, que assim fica ainda mais útil.

Fonte

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    É engraçado que tudo o que a google faz envolve “aprender” os padrões de utilização dos utilizadores. Não faço nem ideia porquê….

  2. Avatar de pedro
    pedro

    ahah chrome ….. cada vez a ficar mais leve!!! Opera rules …

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Sinceramente uso ambos, como Chrome, como Opera e a diferença de consumo é minima!
      O opera muitas das vezes (testes feitos por mim) com 10 paginas iguais, sem add-ons ativados, tudo como se fosse acabado de instalar, o Opera consome mais RAM que o Chrome mas é minimo, com Add-ons em ambos e todo personalizado ainda consome mais que o Chrome, cada um deles chega me a consumir 3/4 gb de RAM (16gb na torre de casa e trabalho) com 10 separadores abertos em cada um deles… por isso não podes realmente apelar ao Opera porque o mesmo tem base Chromium…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        bem sei que tem as ultimas versões do Opera têm por base o Chromium, mas a implementação do resto é melhor, o Opera é mais rápido, consome menos RAM, pelo menos no meu sistema. Por outro lado gosto mais da interface … muito mais pratica.

  3. Avatar de maxim
    maxim

    os vídeos serão reproduzidos, mas terão de estar muted
    source: https://googlechrome.github.io/samples/muted-autoplay/

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Excelente!