O Chrome ficou 20% mais rápido ao longo do último ano

33 Comentários

A Google tem no seu browser um dos seus principais ativos. Com a participação da comunidade, este browser tem conseguido impor-se e hoje é o mais usado na Internet.

Com constantes atualizações, o Chrome tem-se tornado mais rápido e mais eficiente. Segundo as equipas da Google, o Chrome conseguiu tornar-se 20% mais rápido ao longo dos últimos 12 meses.

Chrome

As melhorias que o Chrome tem estado a apresentar estão todas centradas no motor de JavaScript que este browser está a usar. Desde cedo que a Google começou a desenvolver o V8 e tem por isso o controlo total do que é criado neste motor.

Ao longo do último ano, a Google tem procurado monitorizar a utilização real do V8, à margem dos testes que a própria empresa faz no Octane e noutros testes. Para ter uma visão mais real do que disponibiliza, controlou a performance em páginas como o Facebook, Twitter, Wikipedia ou Reddit.

Os resultados destes testes mostraram uma melhoria geral ao longo do ano, com as várias novidades que foram introduzidas, com ganhos de 10 a 20% nas várias plataformas onde o Chrome está presente.

Chrome

De todas as plataformas, o Chrome para Android é o que mais evoluiu e que teve melhorias mais visíveis. O foco das melhorias do V8 foram nos tempos de arranque dos scripts e também no tempo de início carregamento das próprias páginas.

Claro que o Chrome recebeu outras melhorias gerais, que controlam os consumos de recursos nos separadores que não estão ativos ou a performance dos próprios vídeos.

É nestes pontos que a Google tem trabalhado para tornar o seu browser ainda melhor e, do que pode ser visto, tem conseguido cumprir todas as metas a que se tem comprometido. O Chrome está mais rápido, melhor e com uma performance geral ainda mais otimizada.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SoulReaver
    SoulReaver

    Aproveito o artigo para ver se me conseguem ajudar e também para saber se mais alguém está a ter o mesmo problema que eu…após a ultima atualização do Windows 10 (Creators update), o chrome “congela” ao tentar adicionar extensões…ao ponto de ter de recorrer ao gestor de tarefas para o conseguir fechar…fiz uma clean install e mesmo assim nada…será um bug do Chrome ou do Windows? Agradeço a ajuda de todos, visto que é o meu browser preferido…

    1. Avatar de Kan
      Kan

      parece ser bug, tente remover o chrome todo, e as pastas dele do appdata, e do program files e veja se vai melhorar, tb pode ser uma das suas extensoes.

      1. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        @Kan
        Já tentei e continua na mesma… não tenho extensões instaladas porque o browser não permite…uma coisa que reparei é que ele é instalado na pasta dos programas de 32 bits apesar de eu escolher o de 64 bits, que agora surge por default para download..e em Linux funciona bem… estranho…

    2. Avatar de Felippe
      Felippe

      eu também estou tento esse mesmo problema

      1. Avatar de Ricardo Ricardo
        Ricardo Ricardo

        Quem vos manda instalar updates a pressa..agr aguentem nerds

        1. Avatar de SoulReaver
          SoulReaver

          Nerd? WTF? Estás enganado…mas pelo que estou a ver contigo não se aprende nada… thanks anyway….1 abraço!!!

  2. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Segundo a Google, é só coisas boas…

    Btw, ontem a Apple começou a testar o seu carro autónomo, e do pplware, nada… se fosse um rumor negativo, já tinham…

    1. Avatar de sinam
      sinam

      também se fosses inteligente tinhas colocado aí a notícia iRuiZ

    2. Avatar de L. Kanbaru
      L. Kanbaru

      Olha, alguém te deu a chupeta porque a notícia já aí está.

    3. Avatar de Echo
      Echo

      Safari… Lol!

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Sim, coisas como lista de leitura, modo leitor, handoff, adblocking nativo, etc…

        Chegarão ao Chrome em 2034, mesmo assim, antes do carro da Google…

        1. Avatar de Echo
          Echo

          Looool! Que azia vai para aí, tanto com o rei dos browsers como com o carro autónomo da Google que já anda em testes há anos. 😀

    4. Avatar de Ricardo Ricardo
      Ricardo Ricardo

      Oh ruiz e o teu macbook ainda tem 8gb de ram ? O meu tem 24gb de ram e custou metade do teu engole esta

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        O teu MacBook tem 24Gb de RAM?

    5. Avatar de Toni da adega
      Toni da adega

      E resultados desses testes?

  3. Avatar de TIGOS
    TIGOS

    E 10% mais bugado também…

  4. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    E mesmo assim ainda continua sendo o navegador que mais consome recursos de memória. É imoral se abrir uma só página e ter 5 ou + instâncias do chrome rodando no gerenciador de aplicativos.

    Atualmente o Mozilla tá melhor. Se cuida dona Google.

    1. Avatar de Antunes
      Antunes

      Queres memoria? Isso está ao preço da chuva!
      O meu portátil tem 16GB de ram, e custou menos que a 24 anos o meu 486dx2 com 16MB de ram.

      Por isso a desculpa da ram não se aplica, esta ao preço da chuva não se justifica usar pcs para ir para a net com 1gb de ram!

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Ah, então pelo teu ponto de vista desde que haja RAM infinita os developers podem bem negligenciar o software porque o hardware é que tem de papar tudo?

        1. Avatar de Ricardo Ricardo
          Ricardo Ricardo

          Tenho 24gb de ram no meu portatil e chega perfeitamente para tudo e paguei nem 150euros…arranjem pcs a serio

        2. Avatar de Echo
          Echo

          Tens dúvidas disso?
          Se o hardware custa menos que o (desenvolvimento do) software, o caminho é óbvio!

          1. Avatar de Ricardo Ricardo
            Ricardo Ricardo

            esta gente que usa pcs com 2gb ou mesmo 4gb de ram e para rir…hoje em dia quem n arranja pcs com 8gb e por ignorancia apenas

        3. Avatar de dsdsdg
          dsdsdg

          Isso mesmo João estava a ver que ninguém falava no mais importante, software optimizado. É exactamente isso que se quer. Não é comprar montes de ram para usar o programa x ou y. é tê-lo optimizado. Isso é cada vez mais negligenciado hoje em dia. É simplesmente absurdo e estúpido até. Hoje é negligenciado o consumo de ram para o uso de aplicações pequenas e simples e como é barato ninguém ligar e até satiriza, amanha é negligenciado o poder gráfico seja para jogos ou para programas de imagem de forma a que só corram em gráficas de topo e aí já vai cair o carmo e a trindade.
          Então em android é que é absurdo, terminais com 4 e 6 Gb de ram para usar apps básicas, absurdo, para um sistema baseado em Linux cuja filosofia foi em tempos a optimização de pacotes para a maquina e consumo de recursos mínimos.
          Porque é que irei de ter 8, 16 ou 24 Gb de ram para correr um browser e apps básicas quando uso programas de modelação 3d (Solidworks e CATIA) ou de simulação (MoldFlow) com 4 GB de Ram correm na perfeição?

      2. Avatar de C
        C

        essa linha de pensamento está errada.

      3. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Antunes, há milhares de dispositivos cuja RAM não é ampliável (tablet, híbridos e muitos portáteis) e é de 2 a 4 GB RAM fixa. O mundo não se resume ao teu PC ampliável.

        Hoje em dia há desperdício de espaço em suporte rígido e em RAM, basta ver que a maior parte dos SO e App móveis conseguem fazer o mesmo e com mais fluidez com um hardware muito mais limitado.

        1. Avatar de Ricardo Ricardo
          Ricardo Ricardo

          Nao compres pcs com menos de 8gb de ram..qq ultrabook low cost bem tem 8gb se souberes escolher…so burros compram 4gb de ram e dps andam ai tio ai tio

      4. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Se o computador só servir para ir à net ver facebook.

        Mas eu tenho várias aplicações abertas, e o browser não pode usar tudo.

  5. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Mais rápido a bloquear, porque se não mexer nele não trava a toda a hora…

    1. Avatar de Ricardo Ricardo
      Ricardo Ricardo

      O unico que trava a toda a hora chama se edge…ate a sublinhar coisas ele encrava e no chrome nao. E pena porque eu preferia usar apenas edge para tudo pois adoro a suavidade de scroll

  6. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Sinceramente,tem melhorias em vários níveis mas no Windows,pelo gráfico,a melhoria não é tão notória como em Android,Linux ou até mesmo macOS.Ó senhores engenheiros de software da Google,já convinha porem o Google Chrome um pouco mais rápido e muito mais suave.Boa Páscoa a todos. 🙂

  7. Avatar de Zé Ninguém
    Zé Ninguém

    Acho que já experimentei todos os browsers e na minha opinião nenhum presta, são todos maus. É incrível mas acho que nenhum browser está preparado para a Internet dos nossos dias… ou então eu sou um gajo muito exigente! 😀 A única solução é ter vários instalados, porque já sei que se for ao site A com o browser B ele vai bloquear, então tenho de ir com o browser C que no entanto encrava com o site D, o mesmo site que só o browser E consegue ler em condições mas falha em muitos outros, e por aí fora.