Dica: O Chrome vai gastar muito menos memória! Teste já esta novidade

18 Comentários

Apesar de ser o browser mais usado na Internet, o Chrome tem alguns problemas bem identificados. A Google tem procurado resolvê-los, mas ainda não conseguiu de forma total ultrapassar estas situações.

A que mais vezes é referida é o consumo excessivo de memória RAM. O impacto espalha-se a todo o sistema e depressa se notam quebras de desempenho. A Google tem estado a trabalhar neta área e agora tem uma novidade.

Chrome memória RAM Google separadores

O Chrome vai consumir menos RAM

Por agora está apenas em testes, mas esta novidade pode ser já usada por todos. Está apenas na versão Canary do Chrome, mas pronta a ser usada. A ideia da Google passa por congelar os separadores que não estão em uso. Estes vão ser ativados quando o utilizador regressar a eles.

Para o testar precisam de ter o Chrome Canary instalado e pronto a usar. Abram o endereço chrome://flags e procurem a flag Tabs Freeze. Esta deverá estar com o valor Default.

Chrome memória RAM Google separadores

Novas opções para gerir a memória dos separadores

O Chrome tem presente 3 opções disponíveis, cada uma com um resultado diferente e previsível. Cabe ao utilizador escolher qual quer no seu browser. Temos assim as opções Enabled, que irá bloquear os separadores ao fim de 5 minutos.

A Enabled Freeze -No Unfreeze tem o mesmo comportamento da anterior, mas não com uma pequena diferença. Os separadores não vão ser recuperados mais tarde, de forma automática. Esta não será a opção a ser usada.

Chrome memória RAM Google separadores

Por fim, temos a terceira opção. Esta chama-se Enabled Freeze -Unfreeze 10 seconds every 15 minutes e tem um comportamento peculiar. A cada 15 minutos vai ter os separadores ativos por 10 segundos.

A Google tem muita informação de controlo

Para controlar todos estes processos, a Google criou no Chrome uma página específica. Esta pode ser acedida no endereço chrome://discards e mostra muita informação útil.

Chrome memória RAM Google separadores

Aqui vão poder agir sobre os separadores abertos, congelando-os ou descongelando-os conforme a necessidade do utilizador. Há ainda informação sobre a base de dados de separadores e gráficos das ligações de cada página presente.

Este pode ser um passo importante para o Chrome e para a Google. Limitar e otimizar os recursos que este browser consome são uma prioridade e é urgente que seja conseguido. Os testes de memória RAM vão continuar e caso tenham sucesso esta novidade passa a produção.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miro
    Miro

    Não noto diferença

  2. Avatar de João P.
    João P.

    Notei alguma coisa mas será que na versão final vai trazer tb? Cada vez cone mais memória este Chrome.

  3. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    Ou então: Firefox e deixar de patrocinar a monocultura web e esta espionagem da google

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      O Firefox atualmente gasta mais RAM que o Chrome. É de loucos

      1. Avatar de joão
        joão

        whaaattt?

        No meu pc garantidamente que não!!! é mesmo mais o oposto!

      2. Avatar de Anal Queques
        Anal Queques

        no meu pc o firefox usa o dobro de ram a mais do que o chrome

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Ora nem mais 🙂

  4. Avatar de joão
    joão

    e a quantidade de addons para firefox a fazer o mesmo…

    procurando por “Tab Suspender”, é as “Pasadas”!!!

  5. Avatar de Dannielcostadelima
    Dannielcostadelima

    Se consome menos é bom

  6. Avatar de Nando
    Nando

    Opera ou Vivaldi

  7. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Aparentemente, é um comportamento similar da extensão “The Great Suspender”, que muitos já utilizam.

  8. Avatar de Bruno Maia
    Bruno Maia

    Estes browsers modernos, quando confrontados com 5 ou 6 tabs, acabam-se por consumir demasiada memória ram , visto que correm scripts pesados em ficheiros php, js. Um exemplo é o inifinity scroll, isto já é algo que consome 1 giga à uma só página. Opera tem sido uma opção melhor. A trocar por menos: Não é o navegador, são os códigos de redes sociais pesadíssimos.

    1. Avatar de Carlos Oliveira
      Carlos Oliveira

      PHP é server side, corre apenas no servidor e não no Chrome.

  9. Avatar de Bms
    Bms

    Para diminuir é só usar o Firemin que está resolvido.

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Boa dica!
      Pode-se usar o Firemin no Chrome na versão portable.
      No Firefox realmente diminui a RAM gasta mas aumenta o “consumo” do CPU o que num notebook pode ser problemático…

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Agora que o novo EDGE diz que consegue funcionar tão bem como o Chrome sem tanta memória é que o Chrome começa a fazer alguma coisa…