Ainda usa o Chrome? É hora de testar o novo Firefox 61

75 Comentários

Depois de vários anos com problemas de desempenho e com cada vez menos utilizadores, a Mozilla resolveu voltar a apostar forte no seu browser e tem agora um dos melhores do mercado.

Este trabalho tem-se visto nas mais recentes versões do Firefox e foi continuado agora com o lançamento da mais recente versão. O Firefox 61 chegou e está pronto para ser um concorrente à altura.

Firefox Mozilla novidade

A versão 61 do Firefox surgiu agora, cerca de 2 meses depois de ter sido conhecida a versão anterior, dando continuação ao ciclo de desenvolvimentos rápidos a que a Mozilla se comprometeu a realizar. São muitas as novidades que surgiram e que tornam este browser ainda melhor.

As novidades do Firefox 61 para o Desktop

A versão mais usada do Firefox é sem qualquer dúvida a desktop. Presente no Windows, Linux e macOS, esta nova versão dá às extensões a capacidade de controlar visualmente os separadores abertos e os sites que não estiverem a ser usados podem ser escondidos para dar espaço aos restantes separadores.

Também a mudança entre separadores está mais rápida, tudo graças à capacidade que o Firefox 61 agora tem de carregar os separadores preventivamente, assim que o utilizador passa com o rato no separador que vai querer ver.

Firefox Mozilla novidade

A pesquisa foi também melhora e pode ser adicionada diretamente nos sites que suportem OpenSearch, aumentado a capacidade de realizar pesquisas no Firefox. O ecrã inicial também foi melhorado e guardará com maior precisão os sites presentes, recolhendo os dados antecipadamente e, por isso, servindo estas páginas mais rapidamente.

As novidades do Firefox 61 para o Android

Também a versão móvel do Firefox recebeu novidades. Em primeiro lugar o motor CSS Quantum está presente e melhor, o que se traduz no carregamento de páginas mais rápido. As melhorias na performance geral são também visíveis, o que torna esta versão do Firefox ainda melhor de usar.

Todas estas melhorias estão já disponíveis para serem testadas, bastando que seja feita a atualização do Firefox. Com todas estas novidades o Firefox reforça a sua posição como uma alternativa no mercado dos browsers, procurando recuperar os utilizadores que perdeu ao longo dos anos.

Uma dica de segurança para o Firefox

Dica: Mais segurança na sua conta Firefox com a autenticação de 2 fatores

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    A mim só me deu problemas.
    Até ao abrir o Google me dizia que a minha ligação à net não é segura L00000L

    1. Avatar de João Serra
      João Serra

      e tu confias na google ? 😀 looool

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        toda a gente o usa, logo confia. Ou vais dizer me que n usas gmail, google maps, youtube, chrome??

        1. Avatar de João Serra
          João Serra

          uso.. mas isso nao significa que confie 😛

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            és parvinho então, usas e nao confias? Para usar aceitas um termo que diz “confio os meus dados para a utilizacao dos servicos google”. Que ignorancia!

        2. Avatar de F
          F

          Antigamente toda a gente fumava e não é por isso que fumar é bom. Opá, nada é seguro, e o resto é conversa

        3. Avatar de Susej
          Susej

          Existem alternativas a tudo o que enumeraste no teu comentário.

        4. Avatar de Justiceiro
          Justiceiro

          Não uso Gmail, não uso Google Maps, etc. Google Group? Não obrigado! Não sou ovelha.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            ès o maior! Infelizmente também n deves trabalhar pois se o fizesses seria muito dificil sem recorrer a qualquer serviço da google!

          2. Avatar de Justiceiro
            Justiceiro

            Bruno: Em que mundo vives? Julgas que todos somos obrigados a usar os serviços da Google por que razão? Tens tanta coisa boa concorrente dessa empresa!

          3. Avatar de Nandeco
            Nandeco

            Empresas/trabalhar e Google?? LOL
            Bruno já ouviste falar em Office 365?

      2. Avatar de Greenshines
        Greenshines

        O unico segredo que tenho que eles podem ver à vontade é o porno espalhado por varias pastas 😉

    2. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Será que não têm razão? 😉

    3. Avatar de Spoky
      Spoky

      Isso é um problema no teu PC, ca em casa instalado em vários PCs e fora alguns PCs de familiares nada disso aconteceu, isso é um problema que tens certamente no PC. Não culpes o Firefox de problemas que tenhas no teu PC seja virus, horas mal configuradas, certificados de SSL não confiaveis por ai fora.

      Uma solução
      https://www.rizonesoft.com/downloads/complete-internet-repair/

      Se não der, é algum problema que tens no PC aqui funciona. Não venhas é culpar o firefox dos problemas que tenhas no teu PC lool, se assim fosse culparia o Chrome por acabar com a bateria do android com 2500mAh.

      1. Avatar de Carlos Santos
        Carlos Santos

        Não sei se estavas a responder a mim, mas se for mais informo que os problemas que relatei acontecem no PC de casa, no do trabalho e tenho pelo menos mais dois colegas de trabalho com o mesmo problema de atraso em pedir a pass.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          estou a responder ao GreenShines esse é o nome dele, tu és Carlos Santos ou mudas de nickname como quem muda de roupa?

      2. Avatar de Greenshines
        Greenshines

        @Spoky, obrigado pela dica. Amanha vou testar a ver se resulta.
        Acho muito estranho o que acontece pois ao reverter para a versão antiga do FF ficou tudo normalizado.
        Ahhh para que fique bem claro não sou n00b só o quanto baste em outras coisas 😛
        Abração e obrigado

    4. Avatar de W0lfe
      W0lfe

      Yeap,tive agora o mesmo problema.Ai ai Mozilla.

        1. Avatar de W0lfe
          W0lfe

          O que é interessante é isto no meu caso só acontecer-me depois da ultima atualização,e que com o edge,IE e o próprio chrome nao tenho este problema.

          Algo de errado não está certo.

          1. Avatar de Greenshines
            Greenshines

            A mim também acontece isso daí o primeiro post.
            Por acaso agora no trabalho um portátil tb está acontecer e vou regredir para a 60.1esr pois a APP que falaram em cima não resultou ao reparar o ssl.
            No antivírus também desativei o ssl e é o mesmo que nada.
            O FF 61 saiu todo mamado em relação a segurança.
            É segurança a mais e incompatível com os sites. Querem dar um salto maior que a perna e depois dá queda…

  2. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Tenho a Segurança de 2 fatores activada: nunca me pediu qualquer código.
    Na Gestão de contas quando tento desactivar essa opção, não deixa.
    Tenho uma pass definida para quando abro o Firefox, o problema é que me pede essa pass 10, 15 minutos ou mais depois de estar aberto.

  3. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Como não uso nada do grupo Google, e sendo utilizador do FF desde que foi lançado, só desejo é ver o produto melhorar mesmo achando que cumpre todos os meus requisitos, tanto na versão corporativa como na particular.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Só a titalo de curiosidade, usas o que ao inves da google? browser, mapas, etc…e ja agora que SO no tlm usas? não borres a pintura a responder android..

      1. Avatar de Justiceiro
        Justiceiro

        Bruno, estimado acérrimo defensor da Google…
        Browser: Firefox ESP, Firefox 61, Tor
        Mapas: Sapo (Altice)
        Pesquisas: Duck Duck Go!
        Email: Servidor próprio, Hotmail, Optimus
        SO no telemóvel: BlackBerry OS
        Cloud: tenho uma NAS, não confio nas outras.
        Mais alguma dúvida?
        Vês como é fácil não ser Googledependente?!

        1. Avatar de Susej
          Susej

          Eu acrescentaria o Protonmail à lista.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Blackberry, duck duck, mapas altice?? LOOOL em que mundo vives mesmo? Na cave certo? És simplesmente o maior toto que ja aqui vi

          1. Avatar de Susej
            Susej

            E no entanto não acrescentaste nada de construtivo em todas as tuas intervenções…

        3. Avatar de Bruno
          Bruno

          Nenhuma dessas alternativas que deste sao 10% da qualidade do google, deixa de ser nerd e do contra…mudar para pior so os idiotas.

          1. Avatar de Justiceiro
            Justiceiro

            Vê-se a tua maturidade pelo nível de intervenções. Só insultas todis e achas que és dono da razão…
            Cresce um pouco, este espaço é para partilha, não para gente que se acha superior.

  4. Avatar de Str
    Str

    Se a malta do firefox me quiser de volta, já fui fã deles, então vão ter de se esforçar muito mais. O firefox de há 6 ou 7 anos é que era. Leve e rápido. Agora raramente abre uma pagina sem antes congelar uns segundos, então se tentar abrir vários separadores é que são elas. Tanta actualização e patches só deram cabo do browser.

    1. Avatar de Nandeco
      Nandeco

      Sem qualquer tipo de ofensa.
      Das duas uma ou precisas de um PC novo ou já não usas o firefox há muito muito tempo mesmo.
      Dá lá uma hipótese tal como o titulo diz e instala esta versão 61 e depois comenta se isso tudo está igual.
      Aproveita também para abrir os mesmos sites no chrome e no firefox e depois vai ao painel de controlo ver quem é que está a consumir mais RAM.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        firefox usa mto mais ram que chrome, é mto mais lento n vale a pena. Mesmo os fanboys do linux usam chromium e n firefox. Ha 7 anos era bom, mas morreu.

        1. Avatar de F
          F

          “firefox usa mto mais ram que chrome”
          hehehehe

        2. Avatar de Sapoide
          Sapoide

          Claramente não tem os dois browsers instalados no mesmo PC quando tiver faça a experiência.
          Ainda me há-de dizer qual é a distribuição de linux que vem com o chrome como browser por omissão.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Bruno? Não digas disparates….
          Uso vários browsers por necessidade (equilíbrio entre compatibilidade e velocidade) e nestes parãmetros o Firefox destaca-se e bem. Outro browser muito rápido é o Edge. O Chrome? Já testei em máquinas com HDD, com SSD e nunca consegui ver o chrome mais rápido e a consumir menos recursos!!!!!
          Onde o chrome é muito bom é na compatibilidade, mas aí eu utilizo o dinossauro IE……

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Nao digas tu disparates, edge?? firefox? o Chrome é o melhor e o mais usado no dia a dia…até na keynote da microsoft o representante da Microsoft instalou o Chrome porque o edge crashou…

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Tu alguma vez viste o firefox à tua frente!?!!?
            O Renault Clio é muito mais utilizado do que o Mercedes CLS….. e com isso concluis que o Renault é melhor?
            Vai estudar senão reprovas!

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            Rui quando ate numa keynote da Microsoft o representante prefere algo da concorrencia simplesmente porque o da sua empresa n serve está tudo dito. Se gostas do edge tudo bem, mas dizer que é melhor que o chrome…n tomes a medicacao nao

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Bruno? Mas quem disse que uso o edge? Disse sim que é muito rápido! O meu browser preferido é à muitos anos o firefox! Utilizo outros por necessidade, mas não troco o firefox por nenhum dos outros.
            Para ter compatibilidade, utilizo o IE, fora isso é sempre firefox e não tenho razões de queixa!!!!!!

          5. Avatar de pia
            pia

            Concordo, firefox é horrivel, safari é muito melhor.

      2. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        Mesmo com esta versão, continua a comer mais de 350kb por separador. Pior, há 7 processos a correr em background (mais 1 do que acontecia com a versão 60.94) que comem 800 a 1mb. Para quem tiver 16mb de RAM para cima, poderá ser uma opção interessante, agora para quem tem 4MB (ou mesmo 8), ter o browser a comer mais de 2mb é muito.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ou tu é que tens um PC de 512MB/1GB/2GB de RAM e um processador já desactualizado? Isso é a mesma coisa que eu ir jogar League Of Legends e eles fazerem patch’s e patch’s durante largos anos, o peso do jogo e os requerimentos vai aumentando e depois culpar o jogo por ser pesado e começar a dar lag.

      Já vi pessoas aqui com PCs de 1GB com Windows XP ainda a se queixarem de que o browser é pesado LOOL, actualizem-se meus amigos. Milagres não existem, querem que tudo rode a “força” mesmo que o PC já não tenha tanta capacidade como tinha antes.

      Isto funciona para telemoveis, browsers etc de gaste rápido.

      1. Avatar de Str
        Str

        4 GB de RAM e processador a 3Ghz não chega para o firefox deslizar? Curioso, com o chrome e o edge o PC já não parece desactualizado, apenas com o firefox. Será mesmo da maquina??? Isso do firefox não é de hoje. Quem conhece o firefox de algum tempo sabe bem que algo mudou. A dada altura desataram a lançar actualizações a torto e a direito, e o browser a piorar a olhos vistos no que a velocidade diz respeito

    3. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Isso só acontece no teu PC. Nos vários PCs que uso e na rede que administro não acontece nada disso!

  5. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    o chorme manda um beijo

  6. Avatar de eu
    eu

    O firefox foi rei numa época em que era leve, estável e multiplataforma e era a versão contra IE, desenvolvida por esses malvados chamados de M$, pois todos nós trabalhamos em modo free para o patrão.
    O público gosta de defender os fracos e fizeram do firefox o rei.

    Derivado à paranóia de lançar novas versões com mais e mais funcionalidades, o firefox foi-se aproximando do IE (uma browser bloatware) mas entretanto surgiu o Google Chrome leve mas que se mante-ve sempre limpo ao longo dos anos, tendo a vantagem de estar totalmente integrado com o sincronismo dos serviços da Google.

    Dúvido que o firefox volte aos tempos de glória.
    Vai continuar a existir uma minoria (cada vez menor) de resistentes à mudança, tal como existe para o Windows Phone ou até BlackBerry.

    1. Avatar de Nandeco
      Nandeco

      É tudo uma questão de modas, agora está na moda usar o Chrome, mas o mais usado não quer dizer que é o melhor.
      O mal da Microsoft, por exemplo, foi usar o mesmo símbolo do IE no Edge assim é óbvio que as pessoas vão associar ao mau e nem se quer as leva a experimentar.
      O Firefox está a melhorar a olhos vistos o pessoal é que quer continuar a dizer que o Chrome é melhor sem experimentar os outros.
      Full HD é bom até veres 4K, 4K é bom até veres 8K percebes a analogia?

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Para que experimentar outros quando se está satisfeito? Nem toda a gente é nerd e precisa de andar sempre a contrariar a maioria. Usaria o firefox se fosse melhor, mas nao é de todo!

        1. Avatar de Susej
          Susej

          Contradição?

        2. Avatar de Nandeco
          Nandeco

          Para quê 4K quando estou satisfeito com Full HD?
          Para quê Ferrari se está o meu Fiat Punto anda na mesma?

          Tu lá sabes mas se só usas porque os outros dizem que é melhor lamento mas es mais um que vão com as modas e não tem opinião própria.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            4k e fullhd sao 2 resolucoes diferentes, ferrari e punto tb tem potencias e status diferentes. Agora 2 browsers? Ainda por cima quando o chrome é claramente mais rapido em tudo que o firefox…

          2. Avatar de Nandeco
            Nandeco

            Claramente não percebeste a minha analogia.
            Senão experimentas, senão tens conhecimento, senão sabes que existe, senão olhas para o lado, tudo que tens é o melhor do mundo pois tudo que tens é a única coisa na vida que conheces.

            Só foi de encontro ao que disseste: “Para que experimentar outros quando se está satisfeito?”
            Para quê experimentar um ferrari se o meu punto anda?
            Para quê experimentar 4k se FULL HD é tão fixe?

            Percebeste agora?

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Gosta do chrome? Entao use firefox e tenha um browser mais lento, problematico, mas ao menos e diferente!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eu devo ser um azarado dos diabos. Instalo esse rapidíssimo chrome e vou comparar com o firefox, edge, IE!!!!!! não vejo essa rapidez de browser!!!!!

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Compra um pc novo e vais notar. Em equipamentos antigos é normal que a diferenca nao seja muita mas com recursos o chrome supera a concorrencia em tudo.

        1. Avatar de Susej
          Susej

          Outra contradição.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Não tenho dúvidas nenhumas de que o chrome supera a concorrência a comer recursos da máquina!!!!!

  8. Avatar de Marvin
    Marvin

    O Firefox 61 está muito bom. Leve, rápido e sem travamentos. Eu tinha parado na versão 49 do Firefox, pois da versão 50+ até 60, todas que eu testei eram pesadas e travavam muito. Essa nova versão 61 esta rodando leve como uma pluma em meu humilde computador antigo dual core com apenas 2 gigas de memória ram.

  9. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O meu browser de eleição, principalmente por ser uma fundação sem lucros que aposta na Internet aberta gosto de os apoiar

  10. Avatar de carlos
    carlos

    O google cromo funciona mal, depois está associado aos “tubarões” da google!

    1. Avatar de eu
      eu

      Desenvolvem o browser e não cobram, só para enganar.
      Malvados.

  11. Avatar de F
    F

    Bem, já confirmei e realmente está bastante rápido este Firefox. Mais rápido que o Chrome que aqui estava num dual Core

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Chato vai ser quando comecar a crashar nas paginas e veres o consumo de ram ser o dobro do chrome. Vai ser chato mas é a vida.

      1. Avatar de Jardador
        Jardador

        Bruno, discordo.
        Encontra-se totalmente enganado.

  12. Avatar de Susej
    Susej

    Utilizo o Firefox desde o seu nascimento e nunca tive problemas. Numa altura em que havia IE, Netscape e Opera , o Firefox foi como uma lufada de ar fresco para os utilizadores do Windows. Em OSX havia o Safari, Camino, Omniweb entre outros. Se estão realmente preocupados com o consumo do(s) browsers, removam os addons que não utilizam, não tenham 15 tabs abertas em simultâneo, etc. Sempre usei Firefox em Linux, Windows e OSX e nunca senti necessidade de mudar.

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Safari é o melhor browser mas so existe para mac, chrome no windows e linux é de longe o melhor

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Bruno.
      És mesmo nabo, safari existe para Windows, até há quem o instale no Linux…
      não vás aprender não…

    2. Avatar de pia
      pia

      Eu também acho, uma pena que os fanboys do linux não tem a chance de experimentar. Só vivem presos a esse mundinho de firefox vs chrome

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu gosto de todos os browsers. Uso, para diferentes fins: chrome, firefox, edge, tor, epic, opera, vivaldi. Pode ser exagerado confesso mas uso todos. O PC mais lento dificulta todos eheh. A grande diferença é quando não há extensões ou ha apenas 1 ou 2 separadores. Nada de 40 separadores eheh. Enfim. Basicamente prefiro usufruir de todos os browsers e beneficiar de todos. É apenas a minha opinião.

  15. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Uso todos, mas o principal já tinha mudado para o Firefox há algum tempo e valeu a pena!

  16. Avatar de Altino
    Altino

    looool adoro os titulos do pipiware 😀
    ainda assim….. tem de ser mesmo chromo para usar essa google botnet 😉

  17. Avatar de Jardador
    Jardador

    Firefox, since 2001!

  18. Avatar de Querias
    Querias

    Digam o que disserem, até hoje só li um artigo digno de atenção:
    https://www.businessinsider.com/google-chrome-vs-firefox-speed-performance-comparison-2018-7

    Independentemente do que possam dizer, à semelhança do autor do artigo, o meu gaming laptop confirma. O Firefox não só usa mais RAM que o Chrome, como tambem usa mais CPU. O Chrome tem, e provavelmente sempre teve, a melhor performance em PCs capazes de o correr. Nos dias que correm, para correr o FF quantum é preciso muito mais do que para o Chrome

    Resumindo, o Firefox aniquila a bateria de qualquer laptop sem necessidade. O que ele faz de bom, o Chrome faz melhor.

    Agora vou continuar a usar o Edge para submeter este comentário porque não trouxe carregador 🙂