Concorrência não consegue acompanhar o ritmo de crescimento do Chrome

67 Comentários

O mercado dos browser tem evoluído muito ao longo dos últimos anos. Todas as grandes novidades da Internet surgem do que é desenvolvido nestas ferramentas que cada vez mais são essenciais.

Há muito que se sabe que o Chrome domina a Internet, mas os mais recentes números mostram que nunca este controlo foi tão grande, com a concorrência a estar muito longe.

Chrome Firefox Edge Safari Internet Explorer

Não é anormal para os utilizadores reconhecerem o Chrome como o browser de eleição nos diferentes sistemas operativos onde está presente. As suas funcionalidades únicas colocam-no num patamar único e a que a concorrência não consegue chegar.

O domínio total do Chrome

Os mais recentes dados da Statcounter, referentes a junho de 2018 mostram isso mesmo. O Chrome domina no mercado dos desktop, com uns elevados 66,87% de quota de mercado.

Bem mais longe, com um valor cerca de 6 vezes menor, está o browser da Mozilla, o Firefox. Mesmo com todas as novidades e melhorias que tem apresentado, o Firefox ainda só consegue ter 11,44% de quota de mercado.

Chrome Firefox Edge Safari Internet Explorer

O cenário negro do Edge da Microsoft

Quando lançou o Windows 10, a Microsoft apresentou aquele que seria o browser mais preparado para a Internet. A verdade é que o Edge nunca conseguiu angariar utilizadores e hoje tem uma quota de mercado que é inferior ao do Safari. Em junho o browser da Microsoft tinha 4,16% e o browser da Apple 5,38%.

Quem se mantém firme na terceira posição da tabela de browers é o bem conhecido Internet Explorer. O browser que a Microsoft já descontinuou, apesar de estar presente no Windows 10, consegue ainda ter 7,13% de quota de mercado.

Não se espera que existam mudanças no mercado dos browsers num futuro próximo, dada a diferença entre o Chrome e o Firefox, mas as novidades que a Mozilla colocou no seu browser de certeza que vão mudar um pouco os números.

|Fonte

O Edge tem argumentos para bater a concorrência

Firefox e Chrome humilhados pelo Edge nos consumos de bateria

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Heldr
    Heldr

    Não é um cenário negro para o Edge, é um cenário negro para todos nós que não querem ser bots da botnet.

    1. Avatar de Tim
    2. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Exacto…
      E com IE ou com o safari sendo um bot da apple e que tens liberdade…
      Enfim.. falas muito mas de certeza es o primeiro a usar i chrome ou o chromium.
      Mas a Google e tao ma que tem uma versao open source do seu browser… ja a tua amada apple nao se faz a minima que linhas tem la para o meio… mas as palas…

  2. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    O Chrome está mesmo á rasca e isto é marketing ao pior nível, eu já não uso á 2 anos ou mais e pelo que vejo em forums cada vez está pior e muita gente já usa mais Edge que Chrome propriamente, os que ainda não usam Edge deviam experimentar pelo menos porque só ganham em todos os aspetos.
    Para quem precisa de muitas extensões e customizações o Firefox continua a ser a melhor aposta eu pessoalmente só quero mesmo o Edge assim como tudo o que o Windows 10 traga de raiz não substituo por outros de terceiros.

    Isto deve ser a Google a entrar com uns “trocos” para a Statcounter aliás no site deles tem a Google como “parceiro”.

    Uma boa noticia seria da mesma fonte a que o Windows 10 já supera o 7.

    http://gs.statcounter.com/press/microsoft-breakthrough-as-windows-10-overtakes-7-globally-for-first-time#.WnMPs6XWODk.twitter

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      “Uma boa noticia seria da mesma fonte a que o Windows 10 já supera o 7.”—»ainda bem.Não é que não goste do Windows 7,bem pelo contrário,mas temos que estar a passo da evolução das coisas.Acho eu que é o passo mais natural.Convenhamos,o Windows 10 é o último sistema operativo da Microsoft,foi lançado quase há 3 anos,e foi e continua a ser gratuito para toda a gente.Nada mau. 🙂

      1. Avatar de Hefesto,o Grande
        Hefesto,o Grande

        Ei li esse artigo e fiquei todo contente.Ó Pedro,já agora,veja lá de quem é o primeiro comentário desse artigo ?? Eu já passo muito tempo no Pplware,e hei-de passar mais,se Deus quiser. 🙂

        1. Avatar de Pedro Simões
          Pedro Simões

          😉 era uma pequena provocação…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu uso Chrome, todos os que conheço usam Chrome.

      Isso vale o que vale.

      Edge é um lixo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Edge é um lixo em quê em concreto?

    3. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Uma boa notícia era ver o pessoal a escrever português correctamente.
      “..á 2 anos” ?!
      Isso tira logo a credibilidade a quem escreve, por muito verdade que seja….
      Mas não é caso único, nem me admirava que não publicassem este “post”, tão vulgar se tornou escrever mal com o argumento de que isto é a net e tal…..

      1. Avatar de Luciano
        Luciano

        Pensei o mesmo!

    4. Avatar de rui
      rui

      se o edge não estoirasse com roaming profiles mais gente usava

    5. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Usas o edge para que?
      Youtube e facebook?
      O edge e um terror para quem usa muito site ao mesmo tempo alem de faltar muita compatibilidade e falta de velocidade com alguns sites que nao fb’s…
      Se ainda me falasses do firefox concordava, agora o edge? Ate o chromium e mais completo…

  3. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    O Google Chrome é imbatível.É um extraordinário browser/navegador. 🙂

  4. Avatar de Alves
    Alves

    Brave. Uso ha ja bastante tempo.
    Em velocidade ainda nao vi igual. – Nao tem talvez “comodidades” de main streams no que toca a extensoes mas como navegador impecavel!

    1. Avatar de Rui Patricio
      Rui Patricio

      O Chrome e o melhor, para que usar outros e ficar pior servido?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        o chrome é o melhor pq tu o dizez? eu no meu android tirei o chrome como browser por default. agora esta o edge com filtro anti spam/pub automatico. é mais fluido e rapido que o chrome e sem lixo pelo meio.

        1. Avatar de hommer
          hommer

          diz assim não seu usar as coisas como deve de ser e depois venho dizer bacuradas…

          1. Avatar de iFernando
            iFernando

            O Edge é o melhor browser no android. ..e no ios. Experimenta.

        2. Avatar de Enfim...
          Enfim…

          Certeza?
          Esteve 1 dia no meu…
          Mais depressa uso o samsung internet do que o edge.
          E o lixo ate o da samsung tira melhor…
          Mas es anti google nada mais

    2. Avatar de IDroid
      IDroid

      +1
      Uso o brave no iPhone já há bastante tempo,pois o Chrome estava a dar-me problemas,e a velocidade é imbatível.

      1. Avatar de Pedro Simões
        Pedro Simões

        Qualquer browser no iphone, a velocidade é igual para todos. Não há diferenças

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso não é verdade. Nada bate no iOS a velocidade do Safari, mas mau era que assim não fosse. E é bom porque navegar nos dispositivos móveis requer menos funcionalidades.

          Já no macOS o mais rápido no exercício navegar é o Safari… mas faltam muitas das ferramentas imperdíveis ao navegar num PC.

          1. Avatar de Pedro Simões
            Pedro Simões

            Claro que no ios nem todos os browsers não têm as funcionalidades do safari nem as suas extensões, mas usam o mesmo motor que safari usa

        2. Avatar de José
          José

          O Safari é imbatível no OIS, e falo porque tenho Ipad e Iphone, já experimentei outros mas de facto é que aqui, não dá hipóteses aos outros.

          1. Avatar de Enfim...
            Enfim…

            Pois e..
            Todos os outros teem que usar o motor do safari…
            A apple nao permite o uso dos seus proprios motores..
            Na apple tudo e safari mas com “capas” por cima

  5. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    O Chrome é o mais em voga, o Firefox o clássico e muitos plug in, o EDGE o mais leve mas mais precário.

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Leve?
      O chorme carregado de plugins como tenho carrega mais rápido que o edge…

  6. Avatar de AJCS
    AJCS

    Acho que todos eles tem pontos fortes e pontos fracos.
    Tenho duas máquinas exactamente iguais, uma com Chrome e outra com Firefox, noto que o Chrome é mais bem pesado.
    No Android uso o Chrome mas no desktope uso Firefox. O Edge não me parece mau… mas como do uso Linux…

  7. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Falta explicar que uma fatia brutal desses dados são provenientes de utilização de telemóveis. É daí que o Safari está tão alto… pois nos computadores de trabalho/casa, os utilizadores dos mac já ignoram o browser da Apple há muito tempo (firefox tem sido o grande escolhido, o chrome vai ganhando pontos mas, está longe). O mesmo se passa com o Chrome. Está instalado em mais de 28000 milhões de telemóveis que foram vendidos nos últimos 10 anos. Tal como os iphones, a maioria dos utilizadores não adiciona outro browser e usa o que lá está disponível. Nos computadores o equilibrio já é superior… é por isso que o IE e o Edge aparecem lá tão baixo, pois só estão disponíveis em PC e em 3 modelos de tablets, contra 19 modelos da Apple (34 ainda válidos apesar de estarem a perder acesso ao itunes) e contra mais de 50000 modelos de telemóveis quase usam o android.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      o que te falhou a perceber é que mais de 60% das pesquisas web ja sao feitas por dispositivos moveis, dai o safari e chrome estarem tao altos…chrome no android com 80% do mercado são normais estes dados…
      o edge existe para smartphones caso andes distraido…é o que tenho por defeito.

    2. Avatar de hommer
      hommer

      estás enganado, a estatística está correcta, engloba tudo no geral e não e maioria dispositivos moveis… é a realidade nua e crua, embora não queiras acreditar…

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Infelizmente é a verdade os outros browsers não conseguem acompanhar os milhões gastos no desenvolvimento do Chrome.
    Sem sombra de dúvidas que deixa os restantes para trás em quase todos os aspectos, no entanto quando o foco é a privacidade tenho as minhas dúvidas…
    A Google é umas das empresas que mais gosta de recolher dados!

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Claro…
      E so a google…
      Pagas por um pc e a licensa e a microsoft nao recolhe nada..
      compras e pagas bem pelo OS nos equipamentos da Apple e nao recolhem nada..
      Acreditas no pai natal nao e?
      sabes qual e a diferença?
      Na google tens mas nao pagas para ter… nos restantes pagas e recolhem dados… alias ate o próprio banco recolhe dados do uso que das ao cartao e todos meses deixas la comissoes…

  9. Avatar de Ricardao
    Ricardao

    Safari o melhor

  10. Avatar de hommer
    hommer

    não há nenhum browser como o chrome por isso é imbatível, uso-o desde que surgiu, edge aquilo não lhe chega aos calcanhares…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      mas tens experimentado outros ou falas por falar? é que usei o chrome desde que saiu mas a concorrencia nao andou a dormir sabes…tanto o firefox como o edge (que é o que tenho por defeito no meu smartphone) sao superiores sao chrome neste momento. O brave tambem nao é mau.
      o chrome noto mais lentidao que nos que referi nos sites que visito diariamente. o edge é manteiga pura.

      1. Avatar de hommer
        hommer

        falo por experiencia e não como alguns , que vem só mandar bitraides, teste outros browsers e até ao momento não há nenhum ao nível do chrome, digam o que disserem…

      2. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        Sites que sao tipo facebook certo?
        Se andares mesmo pela net vias o edge a bloquear em sites mais pesados que nao estam otimizados para ele..
        Ja o chrome anda bem.
        E sentes o chrome pesado?
        Tenho o chrome com plugins e o edge de origem… o edge demora mais a arrancar e estar pronto a ir a net..
        Por isso sera que tu ja experimentaste outro que nao o que vem de origem?

    2. Avatar de José
      José

      Que disparate! No meu caso apenas uso o Edge e o Firefox – este mais por hábito que outra coisa -, Tentei usar o Chrome mas é ao pé dos outros um perigo e uma desgraça, são opiniões. O Edge é imbatível e serve muito bem para o gasto apenas tem um defeito, pois no Firefox tem a opção de abrir de imediato um separador ou aba quando se copia algo e no Edge temos que copiar e abrir um novo separador! De resto, só leio exageros e disparates, O Edge é mesmo muito bom e leve, é muito rápido, o melhor de todos, pelo menos no meu pc. O Chrome jamais me seduz, aliás nos meus amigos só vejo usar aqueles que foram influenciados pelos filhos. que de informática percebem apenas onde está o botão de ligar e desligar o equipamento.

      1. Avatar de hommer
        hommer

        fica lá com a tua ideia de que o edge é que bom, que eu e outros milhares continuamos com o chrome…

        disparate é mais tudo o que acabas-te de escrever…

      2. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        Exacto…
        Teres um browser que tem antivirus e alerta de sites que sao pishing sao um perigo… de facto…
        Que gostes fo edge e uma coisa, outra e dizeres palhaçada sem sentido

  11. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Vivaldi e mais não digo.

    1. Avatar de hommer
      hommer

      o vivavldi é uma anedota comparado com o chrome…

      1. Avatar de SergioM
        SergioM

        Já usaste?

  12. Avatar de Daniel C.
    Daniel C.

    Tenho usado o Chrome, depois do Firefox se ter tornado bastante pesado, mas estou seriamente a considerar mudar para o DuckDuckGo que é muito mais respeitador da privacidade dos utilizadores.

  13. Avatar de eu
    eu

    “Microsoft apresentou aquele que seria o browser mais preparado para a Internet”
    Baseado em ?

    Mobile, Browers, …
    A área da Web e Mobile foi totalmente desaproveitada pela Microsoft, por muito que agora venha a servir o melhor prato, será sempre um prato frio.
    Prova que não basta ter recursos.

    A Microsoft deve manter-se naquilo que é forte: Hosting (Azure), Base de Dados (SQL Server), Office e por ai fora.

  14. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Não conseguem porque o Chrome é impingido! As pessoas não conseguem não instalar o Chrome , ele vem junto com qualquer programa que se instale no computador!

    1. Avatar de José
      José

      Ora eis grande verdade! Mesmo os programas mais inocentes, e que uso desde sempre quando há uma actualização lá me vêm impingir essa praga! Já me aconteceu por distracção ter instalado isso e depois ter que o apagar totalmente e aos vestígios que deixa! Depois temos gente com a mania que é o melhor, é como o gmail, outra praga. desculpem-me lá mas Google para mim bom é o motor de pesquisas, esse sim é imbatível, mas muito invasivo da nossa privacidade, é preciso ter sempre cuidado. Agora no resto? Chiça.

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Já para não falar que quem utiliza o internet explorer ou o edge, e vai ao http://www.google.com é quase obrigado a instalar o chrome.

    3. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Ai e?
      E engracado que o Edge vem de origem com o windows, ao tentares mudar para outro qualquer chateia para ficares com ele e mesmo assim ninguem usa..
      De facto e de ser mesmo inpingido..
      Alem que vais me dizer que raio de programas vem com ele ou ate obriga a usares…

  15. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Curiosamente tenho passado a usar o firefox nos ultimos meses, que está bem melhor que o chrome

  16. Avatar de marie vieira a atriz
    marie vieira a atriz

    contra factos nao a argumentos o Chrome come de cebolada a concorrência

  17. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Estatisticas menos “fabricadas”:
    https://www.w3counter.com/globalstats.php

    1. Avatar de Pedro Simões
      Pedro Simões

      E quem nos garante que essas são mais fidedignas?

  18. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Eu sou um utilizador que necessita mais de 40 abas do chrome abertas. uso o chrome todos os dias. ele é um comedor de RAM mas nao me faz diferença porque tenho 32 GB de RAM. Tentei usar o firefox por 1 semana e foi a pior coisa que ja vi. com mais de 20 abas abertas ele ja se engasga, as vezes crasha, as vezes fica lento, as vezes as extençoes dao crash.

    Edge testei e é rapido mas nao gosto.
    Firefox é um engasgado.
    Safari nunca testei.
    Chrome é o melhor. ele pode consumir seja la o que for. mas pelomenos nunca te deixa mal.

  19. Avatar de Luis
    Luis

    No consumo de memória RAM?

  20. Avatar de Marco
    Marco

    Fui utilizador do Firefox em Windows e Android no último ano por preferir a interface e ter Adblock em Android. No último mês 2 razões diferentes fizeram-me mudar para Chrome em ambas as plataformas: a aceleração por GPU no Windows e a rapidez e mudança rápida de tabs por gesto no Android. Passei a usar a aplicação Blokada para os anúncios e tem funcionado muito bem.
    Quanto à interface, o novo tema (acessível pelas Flags) é espetacular, superior ao Firefox na minha opinião.

    Gostaria de continuar a usar software Open source, mas infelizmente neste momento e Chrome é melhor opção.

  21. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O IE ter mais mercado que o Edge é a uma vergonha para a Microsoft..

    1. Avatar de Carlos1
      Carlos1

      Os que usam o IE são aqueles que nem sequer sabem que existem outras formas de aceder a WEB, acreditem que é verdade, quanto ao Chrome, não há duvidas acerca da sua fiabilidade e robustez , é um facto que consome mais memória RAM, mas hoje os PCs também já vêm com 8GB nas configurações mínimas, portanto o consumo de memória RAM deixou de ser um assunto, eu uso o Chrome e estou muito satisfeito.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Talvez por a Administração Pública ainda obrigar ao JAVA
        Talvez por as Finanças (não existe só a AT)ainda obrigar ao Silverlight
        AAAAHHHH não, desculpa.
        Do alto da tua sapiência, tu sabes, sem espaço para dúvidas ou questões, que somos todos estúpidos.

  22. Avatar de pintor
    pintor

    Com todos os seus defeitos continuo a usar o FireFox e o Opera exclusivamente para acessos a HomeBanking e similares.

  23. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Chrome só mesmo no Android.

  24. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Usuário de firefox por muitos anos, gosto do Chrome e o Edge está muito bom. Mas para mim nem que seja por opensource será sempre o firefox.

  25. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    As ultimas duas versões do chrome estão bem melhor ( podiam estar excelentes… ) do que estava por ex. na versão 63/64 que notava-se que estava lento e puxava muito pela ram…

  26. Avatar de Telmo
    Telmo

    Vocês podem fazer um post sobre este browser?
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.oh.bro
    É melhor do que o duckduckgo( app)