Chrome no Windows passou a contar com um antivírus próprio

24 Comentários

Há muito que a Google decidiu fazer do Chrome um browser seguro e imune aos normais problema de segurança que afetam os browsers. Para além das medidas de proteção do browser, dá ainda aos utilizadores algumas ferramentas para estes eliminarem todos os problemas.

A Google foi agora mais longe e dotou o Chrome de um antivírus que vai proteger os utilizadores do Windows de todos os perigos que podem encontrar.



Apesar de parecer uma ideia pouco lógica, até porque o próprio Windows já tem uma solução de segurança própria, mas a verdade é que a Google resolveu dar novos níveis de proteção ao seu browser e este passa agora a contar com algumas ferramentas de deteção e limpeza de problemas.

O caso mais comum de problemas neste browser é a mudança do motor de pesquisa, quase sempre realizado por extensões mal intencionadas ou simplesmente por uma qualquer aplicação mais agressiva.

Estas vão passar a ser situações do passado e o Chrome vai passar a detetá-las e reagir a tempo de proteger os utilizadores. Vão ter de ser estes a ordenar a limpeza, mas os alertas óbvios vão passar a ser mostrados assim que o problema for detetado.

Mas caso esta notificação seja ignorada ou se o problema for mais fundo, a Google passou a dar uma interface ainda mais simples para a limpeza total do Chrome.

No endereço chrome://settings/resetProfileSettings, tudo está mais simples e com menos necessidade de intervenção do utilizador. Um simples OK limpará o seu perfil.

Mas porque por vezes os casos são sérios e difíceis de resolver, a Google passou a ter dentro do Chrome uma ferramenta que já disponibilizava de forma isolada. O Chrome Cleanup é assim integrado no Windows e deixa de existir como uma proposta externa.

Mas a integração do Chrome Cleanup no browser da Google leva-o mais longe e, com a ajuda e apoio da ESET a Google tem novos mecanismo de deteção e correção de problemas, procurando que estes sejam transparentes para o utilizador.

Estas medidas vêm reforçar as já em uso, como a utilização constante do Safe Browsing. A ideia da Google não é substituir o papel dos antivírus, que recomenda que estejam presentes e atualizados, mas sim dar mais ferramentas e uma maior proteção aos utilizadores do Chrome.

Fonte

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Considero uma excelente opção.

  2. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    Se sem nada já come recursos (CPU e RAM), imagino agora…

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      A última versão do Firefox(56.0 x64) está com memory leak, em pouco tempo passa 1GB de RAM, fechando todos os separadores não melhora, só mesmo reiniciando o browser, estou à espera que resolvam ou abandono o Firefox.

      1. Avatar de Facer
        Facer

        O k tem o Internet Explorer a ver com o Firefox? Voce e livre de mudar agora misturar alhos com bugalhos so mesmo nessa tuga onde abunda muito ave rara do conhecimento e do desconhecimento.

    2. Avatar de zé tuga
      zé tuga

      não percebo porque se andam sempre a queixar de o chrome consumir recursos, já o uso há anos e nunca tive quaisquer problemas, alem do mais continua a ser o browser mais utilizado, talvez seja melhor ver a situação…

      quanto a antivirus acho bem quanto mais segurança melhor…

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        eles reclamam porque compram 8 ou 16 (ou mais) GB RAM para meter jogos, mas depois querem o browser com 20 TABS com imagens e videos a ocupar 100 MB RAM lolol

        1. Avatar de Bruh
          Bruh

          Pois, infelizmente há por aí muito pessoal que nunca ouviu falar em bookmarks/favoritos.

          1. Avatar de Arkan
            Arkan

            nao é bem assim, o firefox, seja ele o firefox ou o quantum beta, ele esta com problemas, ontem abri 4 abas, g1, salaespecial, r7, e tudocelular, e o firefox ficou arrastando!

            removi ele, e voltei para o chrome.

  3. Avatar de Irineu
    Irineu

    Mentira, o plano é outro. A primeira tentativa era incluir um bloqueador de anúncios que permitiria a sua publicidade passar, mas isso seria desmascarado rapidamente. Todos sabem que a Google perde milhões com os ADBLOCK e quer lucrar ainda mais com a publicidade e manter sua coleta de dados e nada melhor do que considerar todos os ADBLOCK como vírus. O maior vírus se chama GOOGLE.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Se a Google quisesse mesmo simplesmente eliminar o Adblock removia a extensão da Store.

      1. Avatar de Irineu
        Irineu

        Por pensar assim é que vc jamais vai ser grande como a Google

    2. Avatar de johnny
      johnny

      Acho altamente plausível a teoria do Irineu!!

      Quanto a algumas das funcionalidades basicas de bloqueios de programas maliciosos e de reset do browser… não entendo a euforia, visto que o Firefox já faz isso ao tempo…

      (ah, mas espera… O chrome é q é bom… pois é…)

  4. Avatar de Luís M
    Luís M

    Desde que não bloqueie sites de conteúdos menos legais com a desculpa da segurança, tudo bem.

  5. Avatar de daniel placido
    daniel placido

    Acho desnecessário, quando alguma coisa começa a querer fazer tudo acaba não fazendo nada direito.
    Antivirus é o que mais tem.

  6. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Por um a lado é bom mas quanto vai requerer de ram e de cpu

  7. Avatar de Bruh
    Bruh

    Desde que dê para desactivar. 😛

  8. Avatar de informado
    informado

    LOL Windows a pior coisinha para computadores. Uso Linux Arch e Chrome é veloz como uma pluma! Vírus não existe LOL ahahahah

  9. Avatar de Roberto
    Roberto

    Foge. Mas uma desculpa da Google para andar a analisar e recolher ficheiros pessoais.

  10. Avatar de Allez
    Allez

    Irineu e Roberto na muche.

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não percebi… está activo ou temos que ser nós a activa-lo?

    É que se formos nós, basta ter um antivirus…ou o Defender!

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tenho usado o Opera como principal desde há uns meses e estou a gostar bastante. Só recorro ao chrome muito raramente, sendo que nem sinto necessidade de o abrir.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Opera e Edge, é só o que uso ….

  13. Avatar de pedro
    pedro

    há coisas que é melhor não mexer, está é uma delas!!!! Senão nem 16GB de RAM chegam para além do processador (intel ou AMD) começar a parecer ter sido fabricado no alentejo …..

  14. Avatar de Malic X
    Malic X

    Com W10 não é necessário antivírus. Computador muito mais rápido e sem problemas. 2 anos com W10, edge e chrome, zero virus. E vou aos sites alternativos sem qq problema.