O Chrome consegue finalmente consumir muito menos energia

16 Comentários

Todos sabem que o Chrome é um dos principais consumidores de recursos de um computador. Destes, a bateria é de longe a mais prejudicada sempre que navegamos na Internet e usamos este browser.

Mas, com a versão 57, que a Google apresentou há dias, o Chrome passou a consumir muito menos energia, tudo graças a uma melhor gestão dos separadores que não estão a ser usados.



A versão 57 do Chrome marca uma mudança que a Google espera que seja ainda mais alargada nas próximas versões. Finalmente, o Chrome passou a ter uma gestão muito mais eficiente dos separadores que não estão a ser usados, colocando-os em pausa e levando a que estes consumam muito menos recursos e, consequentemente, a que a bateria dure muito mais.

A Google avalia que cerca de 1/3 dos consumos de energia elevados, que o Chrome tem, seja resultado de separadores que estejam em background e que não estão, efetivamente, em uso.

Será graças à API Page visibility que estes processos vão ser controlados. 10 segundos após um separador ser colocado em background, a API irá avaliá-lo e verificar que funcionalidades este necessita, desativando as que não forem essenciais.

Caso a página tenha áudio, ou esteja a usar ligações WebSockets ou WebRTC, então o separador não é colocado em pausa, uma vez que o Chrome os considera como estando em funcionamento. As restantes APIs que estejam a uso serão desativadas.

Esta nova funcionalidade consegue, segundo informações da Google, levar a que os separadores em background sejam 35% menos ativos, o que permite indiretamente uma diminuição dos consumos de energia.

A Google quer levar este conceito muito mais longe, conseguindo bloquear, de forma completa, os separadores que não estão em utilização. O Chrome 57 é apenas o primeiro passo e os desenvolvimentos vão continuar nas próximas versões.

Via Chromium Blog

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jose
    jose

    tudo treta…o meu continua igual
    Versão 57.0.2987.98 (64-bit)

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Aqui também parece igual, ou mesmo pior que antes. Melhor é que não ficou de certeza.
      Não sei onde vão buscar aqueles resultados. Talvez estejam a aproveitar recursos dos processadores e por aí em diante de uma forma mais optimizada… porque aquilo dos recursos serem desactivados e tal não parece produzir qualquer efeito aqui na melhor das hipóteses.

  2. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Qualquer dia está quase tão eficiente como o Safari…

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Completamente de acordo. A única coisa que me chateia no Safari é não permitir Cmd Shift T para abrir separadores fechados.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Pois, porque é cmd+z

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Sei disso.. Mas se quiseres abrir os últimos (plural) tens que ir ao histórico. Isto irrita-me porque praticamente todos os browsers têm esta funcionalidade.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            O cmd+z também permite abrir vários separadores que tenham sido fechados. A diferença é que pode obrigar a refazer alguma outra coisa para abrir esses separadores.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Cmd z e abres o ultimo separador

  3. Avatar de Jorge Manuel Pires Ferreira
    Jorge Manuel Pires Ferreira

    O meu maior problema é o nº de processos que são lançados e a memória consumida por eles!

  4. Avatar de sakura
    sakura

    o chromium + (uBlock Origin v1.11.4) esta muito bem em maquinas antigas como esta. 32bits o nº de processos é brutal mas a memoria não e posso disser que está mais rápido, no disk swap.

    configuração típica no ArchLinux:
    Chromium 57.0.2987.98 (Compilação de programador) 32 bits
    Revisão a6a06b78087c9fdb4b12fe0ac1b87fdc10179f8b
    SO Linux
    JavaScript V8 5.7.492.63
    Flash 24.0.0.221 /usr/lib/PepperFlash/libpepflashplayer.so
    Agente do utilizador Mozilla/5.0 (X11; Linux i686) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/57.0.2987.98 Safari/537.36
    Linha de comandos /usr/lib/chromium/chromium –ppapi-flash-path=/usr/lib/PepperFlash/libpepflashplayer.so –ppapi-flash-version=24.0.0.221 –flag-switches-begin –flag-switches-end
    Caminho do Executável /usr/lib/chromium/chromium
    Caminho do Perfil /home/sakura/.config/chromium/Default

  5. Avatar de Gastão
    Gastão

    Esta notícia é anunciada a cada nova versão, pelas minhas contas o Chrome já deveria estar a consumir energia negativa.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu sou utilizador que tem muitas paginas abertas ao mesmo tempo para pesquisas etc..
    Tentei usar o Firefox mas se abro muitas paginas ele fica lento ou da crash, o EDGE tambem é a mesma coisa.
    O Chrome posso abrir o que quizer que ele lida com o assunto e nunca fica lento nem da crash.
    é verdade que o chrome consome bastanta RAM mas nao ha problemas porque tenho 32 GB de RAM DDR4.

  7. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Já no de RAM diz respeito….a conversa é outra.

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Eles fizeram uma nova actualização… e realmente consome menos ram…

  9. Avatar de lmx
    lmx

    Se for verdade…é bom ver alguém a competir minimamente com o fabulastico Opera, que é o melhor em consumos/rapidez.

  10. Avatar de Seleukos
    Seleukos

    Já testei! Está na verdade mais pesado e consome mais RAM do que nunca, parabéns.