Chegou o Tor Browser 11.5! Fuja a tudo o que é censura…

25 Comentários

No que diz respeito à privacidade, hoje em dia existem várias formas de ocultarmos a nossa identidade na Internet. Sendo os browsers a principal ferramenta para aceder à internet, estes já incluem funcionalidades que permite “navegar em modo anónimo”.

Com o Tor Browser é possível fazer muito mais. Conheça as novidades do Tor Browser 11.5.

Chegou o Tor Browser 11.5! Fuja a tudo o que é censura...


O Tor Browser permite que os utilizadores naveguem na Internet de forma anónima. Na prática, ao usar o Tor Browser, o tráfego é encaminhado por milhares de servidores que fazem parte da rede Tor. É verdade que a rede TOR pode não ser totalmente segura mas, comparativamente à “rede tradicional” de fluxo de comunicações, garanten uma melhor privacidade dos utilizadores.

O navegador Tor isola cookies e apaga o histórico de navegação do browser. A rede Tor é composta por milhares de sistemas (voluntário) em mundo. Diferente de uma VPN, não há uma entidade ou ponto de falha central em quem confiar para poder navegar com privacidade.

Tor Browser 11.5 está mais inteligente

A nova versão deste browser vem com uma funcionalidade que permite “fugir” à censura da internet. Tudo é feito através da funcionalidade Connection Assist que mantém uma lista de configurações que são aplicadas por país. Esta lista é atualizada dinamicamente.

Chegou o Tor Browser 11.5! Fuja a tudo o que é censura...

Outra das novidades é a interface de configuração das configurações de rede. Para ajudar os utilizadores, são até disponibilizados um conjunto de emojis.

Chegou o Tor Browser 11.5! Fuja a tudo o que é censura...

O modo HTTPS-Only Mode vem ativo por omissão.

Para quem a privacidade é prioridade, então devem experimentar esta ferramenta. Como referido, este browser permite um fácil acesso à rede Tor, fugindo às políticas dos países, das empresas e outras entidades.

Tor Browser 11.5

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Estas ultimas duas semanas tem sido um pesadelo navegar em sites onion. Lentidão que até chega a desesperar.

    1. Avatar de NotFUD
      NotFUD

      Não sei se estás a par mas a rede tem sofrido várias tentativas de ataque DoS (obviamente realizados por quem tem “maquinaria pesada” para os fazer …)

      A minha sugestão é que a malta comece a contribuir criando nodes ou relays TOR, não custa nada… Aliás até dava um artigo interessante!! Fica a dica.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        A minha sugestão é que deixem de usar privacy networks medíocres.
        Tem aí muita coisa nova mil vezes mais seguros,
        Tor tem os dias contados, mais 2 anos e já morreu.

        1. Avatar de NotFUD
          NotFUD

          Oh zé…. não sejas zeca 🙂 Falaste bem mas não disseste nada em concreto….

          « Tor tem os dias contados, mais 2 anos e já morreu. »

          Esclarece sff, ou não passa de uma “posta” nos comentários do pplware.

          Abraço

  2. Avatar de ElectrorelvaS
    ElectrorelvaS

    Se uma pessoa nunca veio à Internet e quer passar despercebido eu até entendo a razão duma ferramenta destas mas para todos aqueles que já andam nisto há anos a exporem-se até que ponto uma ferramenta destas vai “esconder” aquilo que já inadvertidamente andamos a fazer há anos e sem sabermos?

    1. Avatar de Carlos Marques
      Carlos Marques

      Só existe 100% Liberdade, quando há Privacidade. Tanto assim é, que a Privacidade é um Direito Fundamental inscrito na Constituição de Portugal desde 1976.
      Snowden, Assange, consórcios de jornalismo de investigação, fontes de leaks de crimes, etc. Todos eles precisam de Privacidade, ainda mais que o cidadão comum. Ou isso, ou vivemos em ditadura.

      E os principais utilizadores deste tipo de ferramentas são os heróis que fazem jornalismo real (tipo Assange, não é tipo mainstream media da manipulação), ou denunciantes de crimes de mafiosos ou governos. Ter emails encriptados e em servidores localizados em países (ex: Suíça) fora do alcance das leis de espionagem em massa (EUA, UE, China), é igualmente essencial.

      Ou então o comum dos mortais para, lá está contornar a censura. Que é cada vez mais, principalmente no Ocidente, e sempre sob a desculpa esfarrapada do “fact checking” ou da “verdade” ora decidida por um oligarca dono da rede social, ora por um governo com um Ministério da Verdade. Portugal já teve um desses. Chamava-se: PIDE.

      1. Avatar de Gianluigi Buffon
        Gianluigi Buffon

        ainda tem o nome e diferente mas tu sabes de tudo deves tb saber o nome da mesma

        1. Avatar de Intelejumento
          Intelejumento

          João Luís Bufo, podes p.f. elucidar aqui os menos inteligentes? Obrigado

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Heróis? Alguém que recebe 800 milhões de dólares (Snowden) além de lhe pagarem 11 milhões anualmente para que fornecesse as chaves que roubou, quando recebia 3 milhões de dólares anuais para trabalhar para o governo americano? Esses heróis? O Assange até foi o azarado pois só divulgou dados de outros e pouco ganhou.
        Até o Rui Pinto sacou 26,34 milhões de euros em vários roubos digitais e vendeu invasões de servidores a empresas cotadas na bolsa… Quando o Rui sair em liberdade, até irá doar 10 milhões de euros a entidades que defendem a “liberdade de comunicação”, a começar pela FCP,Sad e pela Cofina.

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Perfeito Carlos!
        Quando perdermos a Privacidade tornaremo-nos todos escravos. O problema é que há milhões de carneiros que não vêem isso e que dizem “eu não tenho nada a esconder” são essas massas de carneiros que permitem a introdução de tiranos e ditadores

  3. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    tenho a certeza absoluta que o Tor Browser 11.5 nao consegue fugir da censura aqui em portugal

  4. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Continuo sem perceber o motivo das pessoas querem esconder a sua identidade na internet, hábitos de navegação, histórico, etc….Mas que andamos a fazer que ninguém pode saber ? Na minha opinião, deve ser ao contrário, cada vez mais ser díficil ocultar quem somos na internet, acho que se acabava com muito troll….

    1. Avatar de Carlos Marques
      Carlos Marques

      O que você defende chama-se: ditadura. Pode ler sobre isso no 1984 do Orwell, ou lendo o que Snowden denunciou no regime dos EUA, ou sobre as diversas coisas que se vão sabendo da China.

      Só existe 100% Liberdade, quando há Privacidade. Tanto assim é, que a Privacidade é um Direito Fundamental inscrito na Constituição de Portugal desde 1976.

      E os principais utilizadores deste tipo de ferramentas são os heróis que fazem jornalismo real (tipo Assange, não é tipo mainstream media da manipulação), ou denunciantes de crimes de mafiosos ou governos. Ter emails encriptados e em servidores localizados em países (ex: Suíça) fora do alcance das leis de espionagem em massa (EUA, UE, China), é igualmente essencial.

      Ou então o comum dos mortais para, lá está contornar a censura. Que é cada vez mais, principalmente no Ocidente, e sempre sob a desculpa esfarrapada do “fact checking” ou da “verdade” ora decidida por um oligarca dono da rede social, ora por um governo com um Ministério da Verdade. Portugal já teve um desses. Chamava-se: PIDE.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      A privacidade não tem de ter um motivo para ser exigida.
      A privacidade é um direito fundamental de qualquer ser humano.
      O que tu fazes dela, é da tua exclusiva responsabilidade. Não temos, não podemos, nem devemos exigir a outras partes comportamentos diferentes.
      Para abusos de identidade ou de privacidade, vais para a Russia ou para a China. Aqui na Europa se qualquer poder fiscal, executivo ou de segurança me exigir abrir o meu telemóvel para vasculhar eu posso e devo recusar e alem disso exigir a sua identificação para reportar ás entidades.
      Por si só, exigirem-me saber o que eu ando a esconder, já é um crime de abuso de autoridade.

    3. Avatar de old
      old

      Isso é a mesma coisa que dizer que não te importas que a tua vida seja esmiuçada. Faz algum sentido? Percebo a tua ideia, no entanto isso não justifica que fiquem a saber tudo o que fazes na internet. Isso podia ser usado para o bem e para o mal. É a mesma coisa que a teres cameras a filmar tudo o que fazes em casa e isso ser exposto, já que não andas a fazer nada que não se possa saber, certo? A lógica é a mesma… Há os que gostam de praias de nudismo e os que não gostam, apesar de todos termos o mesmo tipo de corpo e sabermos o que está por trás da roupa. As comparações acho que já são suficientes para perceberes que aquilo que estás a dizer não faz sentido. Tens de ter o direito à tua privacidade, o que fazes com ela diz respeito só a ti.

      1. Avatar de Intelejumento
        Intelejumento

        O que está por trás da roupa? 😀

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      não sabes? eu digo-te chama-se ser LIVRE ! Eu não tenho o dever de revelar a minha identidade a ninguem

  5. Avatar de Ze
    Ze

    Ja nao se pode entrar neste site com esse browser. É logo barrado.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Deve ser alguma limitação da tua operadora. Abri agora mesmo esta pagina onde estou a comentar e abriu sem problemas.

      1. Avatar de Coolbox
        Coolbox

        Se estás a usar Tor deves evitar entrar em contas pessoais como a do pplware, que te identifĩcam através de comportamentos, dispositivo, browser e e-mail.
        Acabas por perder o benefício.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Negativo.
          Não tem qualquer problema. O comportamento padrão de perfil no TOR é igual para todas a gente. Somente se tu mudares algum comportamento como a língua ou outra fora do padrão é que poderás correr esse risco.

  6. Avatar de Azeite
    Azeite

    Alguém que me veja se os javelins já estão mais baratos

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Com este browser nem consigo abrir a página do meu banco 🙁

  8. Avatar de AMatos
    AMatos

    Não esquecer que a navegação na internet nao se faz só por http/https, sugiro a utilização de proxychains

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Devia haver sites no TOR a publicar informações sobre a PODRIDÃO dos nossos governantes, juizes e outros membros da nobreza corrupta