Chegou o Firefox 81 da Mozilla com uma nova cara e muitas funcionalidades novas

31 Comentários

A Mozilla tem feito um trabalho muito positivo nas melhorias constantes no Firefox. A cada nova versão surgem novidades que vão muito para além da vista e focam-se nas suas funcionalidades de fundo e que pesam no desempenho deste browser.

Agora que o Firefox 81 chega, a Mozilla procurou aproximar ainda as suas muitas versões com as funcionalidades. Para além disso, e no desktop, há muitas novidades em várias áreas, que acabam por culminar num novo tema que dão uma cara totalmente diferente a este browser.

Firefox Mozilla browser novidades cara

Há um novo Firefox com muitas novidades

São muitas as novidades que a Mozilla colocou na mais recente versão do Firefox. A dedicada ao Android já era conhecida em todas as suas novidades, mas agora chegou a vez de conhecer e testar a que foi criada para o Linux, macOS e Windows.

Aqui há um conjunto de novidades que se destacam de imediato, por serem extremamente úteis para o utilizador. O Firefox 81 estreia agora a capacidade de controlar o áudio e o vídeo a partir do teclado ou dos headphones. De forma simples todo o multimédia pode agora ser controlado.

Firefox Mozilla browser novidades cara

A Mozilla preparou uma nova cara para este browser

Igualmente outra novidade desta versão do browser da Mozilla está nos PDFs. O visualizador destes documentos permite agora ao utilizador preencher formulários e colocar notas para recordar posteriormente as suas ideias. Esta área recebeu também uma mudança visual.

A grande novidade, pelo menos para muitos utilizadores, está no novo tema que acompanha o Firefox. Chamado Alpenglow, este tem cores mais vivas e mais apelativas que as usadas atualmente no tema padrão. Não vem ativa de raiz, mas pode ser chamada na área de Temas do browser.

Firefox Mozilla browser novidades cara

Melhorias em muitas áreas desta proposta

Para outros países que não Portugal existem ainda algumas novidades. Temos assim as recomendações do Pocket em mais países europeus, onde ainda não estava presente pelo Firefox. No caso dos EUA e do Canadá há também o preenchimento dos dados dos cartões de crédito.

O Firefox 81 da Mozilla já está disponível para a atualização, que deverá decorrer de forma automática. Se preferirem podem forçar essa atualização no browser ou descarregar a mais recente versão.

Firefox 81 para Android vai recuperar as melhores funcionalidades das versões antigas

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    O Firefox é ‘bom’ mas consome muitos recursos!
    O novo Edge da Microsoft, aparentemente é bem mais leve no uso da RAM.

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Para ese problema pode usar o seguinte programa Reduce Memory:
      https://www.sordum.org/9197/reduce-memory-v1-3/
      Se ainda assim tiver problemas pode usar o Firemin:
      https://www.rizonesoft.com/downloads/firemin/
      Nota: Pode usar os dois ao mesmo tempo mas não deve ser necessário. a Memória RAm consumida vai cair drasticamente.
      Se por acaso a redução de RAm significar um aumento significativo de consumo da CPU então recomendo que instale ainda o QUICKCPU fazendo um pequeno ajuste no CPU (para a redução do seu consumo): https://coderbag.com/product/quickcpu
      Também pode experimentar o Process Tamer:
      https://www.donationcoder.com/software/mouser/popular-apps/process-tamer
      Vale a pena usar o Firefox sobretudo se tiver a trabalhar num PC que tenha um SSD pois este é o único que permite alteração no about:config para o “sessions.interval” para valores maiores por padrão é 15000 (eu tenho definido para 9999999 porque não tenho necessidade de restaurar sessão. Isto impede a gração de milhões de gigabytes no disco prolongando a sua vida útil e poupando energia.
      Se não quizer instalar os programas que mencionei há alterações no about:config que podem poupar consumo de RAM mas nunca na dimensão que aqueles programas o permitem fazer.
      Abraço

      1. Avatar de RM
        RM

        Obrigado pelas sugestões.

      2. Avatar de Andy
        Andy

        O que tem a dizer do browser BRAVE?

      3. Avatar de joao
        joao

        Diz a lenda que cada vez que alguém recomenta um otimizador para Windows um MVP da Microsoft falece, e uma vaga é aberta na Microsoft para esses gênios que criaram um programa melhor que o gerenciamento do Windows de graça

      4. Avatar de RM
        RM

        Com 5 separadores abertos do Pplware, vejo uma diferênça de 1GB no uso da RAM, ganhando o Edge.
        O Firemin, ajuda um pouco, com algumas centenas de MB, mas não é constante.
        Parece que o Firefox tem sérios problemas ‘digestivos’ 🙂

        1. Avatar de Carlos Alberto
          Carlos Alberto

          Paulo Silva meu firefox tem um comportamento irritante já algum tempo de só aparecer as imagens quando rolar a pagina, tenho opera chrome e vivaldi e não acontece isso possui uma placa de video geforce gt 370 dá uma dica?!

          1. Avatar de RM
            RM

            Limpar todo o histórico não resolve a situação ? Há algum add-on a chatear ?
            Sempre podes reinstalar o Firefox.

      5. Avatar de CA
        CA

        Paulo, não encontro no about:config o “sessions.interval”, podes ajudar?
        Obrigado
        CA

        1. Avatar de RM
          RM

          Deve ser isto: browser.sessionstore.interval

    2. Avatar de whatever
      whatever

      Se o Firefox consome muitos recursos, o que dizer do Chrome?

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Quem usa Windows farta-se de queixar do Firefox , eu que uso Linux nunca me queixo do Firefox. Se querem culpar culpem a Mirasoft.

        1. Avatar de gertrudes bonifácia
          gertrudes bonifácia

          eu uso firex em ambos e a experiência no windows até é mais agradável. não sei explicar exatamnete o que é diferente mas tem um “feel” ligieramente melhor no windows. Não percebo as queixas contra o firefox.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      O Edge não sei mas o browser que sempre vi consumir recursos como se não houvesse amanhã foi o Chrome. Foi por isso que mudei para o FF.

  2. Avatar de Vilna
    Vilna

    Continua a ser de eleição. Rápido, simples e eficiente.

  3. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    +1

  4. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    O único. O verdadeiro.

  5. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    O meu firefox faz tempo tem um comportamento irritante de só carregar imagens quando rolar a pagina, tenho o opera o chrome e o vivaldi não acontece isso, tenho placa de video geforce gt 370, Paulo Silva da uma dica?!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não terás a pasta da cache dedicada ao Firefox cheia?

      1. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto

        Não creio eu restaurei, desinstalei, apaguei tudo da pasta roaming, formatei, troquei placa de video, comprei um ssd, desde do windows 7 no windows 10 também, estou começando a desconfiar do processador que é AMD porque é a unica coisa que não troquei ainda eu não posso instalar linux uso photoshop para trabalho achei que poderia ter alguma configuração no about:config que reduziria a qualidade das imagens obrigado

  6. Avatar de Joel Alves
    Joel Alves

    Uso sempre o Firefox, porque a font é mais preta, logo é mais fácil ler o pplware por exemplo. Façam o teste ponham esta página no Firefox e noutro browser, além disso já estou familiarizado com as teclas de atalho.

    1. Avatar de Holy s*** it's Jason Born
      Holy s*** it’s Jason Born

      Verdade! Obrigado pela dica

    2. Avatar de AJMS
      AJMS

      No meu browser a fonte é branca 🙂 , sites só em dark mode.

  7. Avatar de omemvenus uprivado
    omemvenus uprivado

    Já tenho poderes vou começar a Executar Milagres

  8. Avatar de António
    António

    O melhor! Muito bom e independente do chromium e da microsoft, monopólios não!
    No meu computador corre às mil maravilhas: limpo, leve e rápido! Vai continuar por aqui!

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Que SO de telemovel usas?

  9. Avatar de aclopes50
    aclopes50

    Já experimentei vários mas volto sempre para o Chrome, para mim é imbatível, funcionalidade e velocidade considero o melhor, não me convençam do contrário porque é a minha experiência prática.
    Casei só uma vez, um amor para a vida toda!

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      Em funcionalidades para mim o Chrome é banal e limitado em comparação com Vivaldi Browser.

  10. Avatar de PTO
    PTO

    “O Firefox 81 estreia agora a capacidade de controlar o áudio e o vídeo a partir do teclado ou dos headphones.”

    Deve-me estar a escapar alguma coisa. Já posso fazer isto desde há anos sem fim e sempre com o Firefox.

  11. Avatar de informado
    informado

    prefiro o Palemoon . Muito melhor

    1. Avatar de pjcbranco@hotmail.com
      pjcbranco@hotmail.com

      Muito melhor? Será! Veja os comparativos….
      É apenas uma versão antiga do Firefox, Palemoon é para saudosistas!!!