Chegou o Firefox Quantum, o browser que vai destronar o Chrome

82 Comentários

A Mozilla tem, ao longo dos últimos meses, trabalhado na otimização e melhoria do seu browser. A concorrência é feroz e tem sabido manter-se à sua frente.
Tudo pode agora mudar com a chegada da versão 57. O Firefox Quantum, como é conhecido, promete ultrapassar a concorrência e fazer esquecer todos os browsers que encontramos no mercado.

Firefox Quantum

O Firefox Quantum será oficialmente apresentado hoje mas está já disponível para ser descarregada nos servidores da Mozilla.

Esta nova versão promete melhorias a todos os níveis, mas especialmente no que diz respeito aos consumos de recursos e à velocidade com que conseguimos aceder aos conteúdos que temos na Internet.

Firefox Quantum

Esta versão esteve já em testes vários meses e as expetativas da Mozilla são elevadas. Segundo a empresa este browser é 2 vezes mais rápido que as versões anteriores e consumos de RAM muito mais baixos que a concorrência.

O Quantum não se limita apenas a estas melhorias e traz uma revisão completa da interface do Firefox, com uma alteração substancial da própria Firefox, ao nível gráfico.

Firefox Quantum

Podemos por isso encontrar uma mudança grande na barra de endereço, com novos elementos e com uma nova imagem dos que estamos habituados a usar. Esta passa agora a incluir também a caixa de pesquisa.

Há também uma nova imagem nos novos separadores, com elementos de informação mais atrativos e úteis para os utilizadores, sempre com base nos sites que visitaram antes.

Firefox Quantum

A Mozilla foi ainda mais longe e trouxe novidades aos plugins no Firefox Quantum. Esta versão deixou de ter suporte para as extensões legacy, mantendo apenas o suporte para a WebExtension API.

Caso tenham desaparecido extensões, por serem legacy, devem aceder a “about:addons” e ver o separador extensões de legado, onde é apresentada a lista das que deixaram de ser suportadas e dada ajuda para encontrar alternativas.

Firefox Quantum

O Firefox Quantum deverá ser anunciado durante o dia de hoje, mas quem quiser pode já instalar a nova versão, diretamente dos servidores da Mozilla. A lista completa das novidades desta versão pode ser encontrada nas páginas do Firefox.

A Mozilla tem expectativas elevadas para esta versão, sendo que deverá deixar a concorrência bem longe e trará de volta o Firefox ao topo das preferências dos utilizadores.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    As pessoas só estão no Chrome porque a Google tem um poder enorme de Marketing quase tudo o mundo usa o Google só a partir dai é uma peça chave para o sucesso juntando o útil ao agradável fazendo publicidade do navegador

    Só poderia ter sucesso, garanto vos que o Firefox se fosse da Google estaria a ser o mais usado atualmente.

    A maioria não quer saber se o Firefox é melhor ou não, desde que trabalhe e funcione não é problema, mesmo que não tenha características que o Firefox tem e o Chrome não.

    É tão simples quanto isto, e isto aplicasse tanto para canalha como seniores.

    Dai o Firefox não ter tanta quota, opera, Vivaldi

    É preciso mudar mentalidades e isso não se muda de um dia para o outro

    Experimentem o Firefox quem sabe não se surpreendem (não me venham com aquela de que trava por vezes muitas extensões faz subir o uso do CPU e RAM) e ter um PC antigo também não ajuda em nada.

    Firefox é um bom browser.

    1. Avatar de RATM
      RATM

      Há mais de 10 anos como browser preferido. Mesmo quando foi necessário ir buscar a versão ESR para poder ter java, flash entre outros. Nunca me deixou mal!

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        +1 e se o teu SO for linux podes usar o midori para algumas coisas que tenhas que fazer, por exemplo, no portal das finanças, pois, ainda não migraram todas as declarações para html…

    2. Avatar de sfaf
      sfaf

      O que é preciso é aprender a escrever em condições.

    3. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Nem todos são assim, usei o firefox muitos anos, mas de repente começou a dar problemas de lentidão e lags, ainda tive muito pé atrás com o chrome, mas hoje posso dizer que o chrome ainda está melhor que o firefox, pra mim, pelo menos tem-me funcionado melhor, o firefox em algumas coisas dá melhor, mas pronto, pra mim não é essa coisa do marketing, porque não fui por esses lados, acredito que há quem vá pela pub, mas nem todos.

      1. Avatar de Carlos Guimarães
        Carlos Guimarães

        +1

    4. Avatar de Rudolfo Correia
      Rudolfo Correia

      +1 🙂

    5. Avatar de Daniel
      Daniel

      O Firefox não tem tanta quota porque a Mozilla matou a galinha dos ovos de ouro há uns anos, ao dar cabo do Firefox. Foi o que bastou para o Chrome ganhar quota e passar à frente, firmar-se no mercado e nunca mais largar… só muito depois disso é que consolidou definitivamente a posição ao trazer para o Chrome a experiência integrada do seu eco-sistema (Chrome apps, sync, etc).

    6. Avatar de João
      João

      Vou adicionar que muitas das pessoas só estão no Chrome (além da publicidade e dos outros pontos, que o Spoky referiu) porque alguns auto-proclamados (pseudo-)informáticos vieram dizer que aquilo é bom (sem sequer perceberem o que vai por baixo) e como é “Google e tal” pegou moda toda a gente dizer que aquilo é bom.

      mas fundamentos para essas afirmações tão de greve.

      Deixa-los andar… ehehehe

    7. Avatar de Bruh
      Bruh

      Comentário típico de quem nunca na vida deve ter tido um computador fraquito. É que, infelizmente, a grande parte da população no mundo não tem dinheiro para estourar em computadores de última geração, e são essas pessoas que realmente têm noção se o browser é bom ou não, porque o sentem quando usam o browser.
      Eu usei o firefox durante muitos anos mesmo sabendo que o chrome era bem mais rápido. Mas a certa altura quiseram parecer um clone do chrome e, se é para ter um clone, mais vale ter o “original” que é bem mais rápido.
      Lá por teres um bom computador que te disfarça os defeitos do firefox isso é problema teu. Não venhas é com tretas que a culpa é da publicidade. As pessoas usam o que funciona bem com elas.

      Posso dizer, no entanto, que desde que instalei a beta da versão 57 do firefox, tenho usado bem mais o firefox do que o chrome. Pode ser que o firefox esteja finalmente a entrar nos eixos. Espero que continue assim.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Amigo Bruh o que tu queres é que o Chrome, Firefox funcionem em PCs de 512MB isso é praticamente impossível, se não tens hardware para correr a nova geração seja software ou navegadores, não é culpa do Firefox. O Firefox e o Chrome tem requesitos minimos, se tiveres a baixo disso é normal que a coisa não corra melhor.

        Nesses casos o melhor, é usar Linux e deixar o Windows de lado! Ninguem te obriga a comprar PCs novos, nem ninguem te exige que tenhas um PC melhor, mas tens de ter em mente que nem tudo dura para sempre, os PCs de 1GB RAM daqui a alguns anos não servem para absolutamente nada!

        Se não tens dinheiro, para comprar um não te podes queixar de algo que não podes! Usa aquilo que tens, agora não deites a culpa TODA! Em cima de um browser, quando nesse tipo de problema, a maioria é do teu hardware! Que culpa têm os browsers de teres um PC de 512MB (mero exemplo) e um processador bem antigo?

        Nenhuma, nesses casos assim o melhor é usar navegadores muito simples tal como midori-browser.org
        SeaMonkey
        Maxton Cloud Browser
        K-Meleon

        Esses são browsers “light” não tem extensões? Olha, paciência é o que há.

        Tens de reconhecer os limites do teu PC, não é por não dar no PC que o firefox passa a ser mau, mau para ti!

        La por o Firefox travar, bloquear no teu PC do qual não tens dinheiro para comprar, isso significa que ele passa a ser mau no geral? Porque no teu pc corre mal? É isso? Generalizas dessa forma?

        Aprende a generalizar de forma própria, tua. Se isso acontece no teu PC, não significa que o Browser em si, passa a ser mau!

        Tal como disse, adapta. Eu se tivesse no teu lugar ponderia usar uma distro linux com pouco consumo (kubuntu, lubuntu, linux mint, peppermint os etc)

        1. Avatar de Bruh
          Bruh

          O que eu sei é que até há 9 meses tinha um portátil com 8 anos e 2 gigas de memória e o firefox arrastava-se todo enquanto o chrome funcionava 5 estrelas. Agora tenho um portátil novo, continua a não ser um “topo de gama” mas é bem melhor que o pisa papeis que tinha antes, e a verdade é que não noto tanta diferença entre os browsers. A minha conclusão é que um browser que funciona bem melhor que outro em computadores mais fracos, é então, mesmo melhor. É a minha perspectiva. É diferente da tua, não deixa de ser menos verdade por causa disso.

          1. Avatar de khidreal
            khidreal

            Bruh
            então segundo a tua comparação, então um Honda civic normal é melhor que um civic V-Tec porque consome menos e funciona com material mais rasca, é isso que tás a dizer então………………………………..

  2. Avatar de Ângelo Brito
    Ângelo Brito

    Desde o velhinho netscape que torço pela equipa firefox e era o browser que usava quando o chrome dava problemas, pois o browser da google era muito mais rápido. Agora com esta nova versão a coisa inverteu-se, não vou entrar em aspetos tecnicos até porque não os domino, para mim um user +, o Firefox é o browser mais rápido, visualmente atrativo, que me permite colocar add-ons e ver videos sem problemas, como tal é o browser que tenho pré-definido.

  3. Avatar de Spott
    Spott

    está bonito e intuitivo, consome mesmo menos ram e está super rápido
    firefox é dos melhores navegadores que existem, sem qualquer duvida

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    É uma lufada de ar fresco, e sendo eu um utilizador do antigo Netscape desde 1995, continuo a ter uma relação muito especial com o Firefox, que agora parece voltar a ter o desempenho que o caracterizou no passado.
    É sempre bom ver a Mozilla a mostrar que está de boa saúde, para se continuar a ter mais uma opção de escolha de browser, e parece estar muito bem conseguido, sendo que a versão beta já estava bastante estável, e integra-se visualmente muito bem com o windows10.

  5. Avatar de Asantix
    Asantix

    Bom dia;

    Como funciona o Firefox com o chromcast?
    Existem alternativas no Firefox ou não será necessário me preocupar com a transmissão do PC para a TV?

    Obrigados

    1. Avatar de Luís
      Luís

      O Chrome cast é a razão porque uso o Chrome. há a hipótese de usar outro browser instalando uma extensão que simula o Chrome cast como placa de som, mas já me habituei ao Chrome.

  6. Avatar de eu
    eu

    Testado e desinstalado na hora.
    Precisaram de meses para garantir que era de longe o mais rápido do mercado.
    Eu só precisei de alguns minutos para validar em como o Chrome continua a bater o Firefox.
    O Firefox estava lentíssimo (dai não o usar há anos) e agora está deveras muito mais rápido (quase que parece um browser a sério) mas estar mais rápido do que era não quer dizer que esteja mais rápido que o Chrome. Está um pouco atrás em termos de performance.
    Muito provavelmente o Chrome gasta o dobro dos recursos se não mais “but who cares”. A consumo de memória ainda não custa € como a gasolina.

    Como a máquina de marketing da Google alias ao sincronismo entre devices que funciona muito bem (para mim um dos pontos fortes), dizer-se que vai destronar o Chrome é muito exagerado para além de futurismo.
    Do ponto de visto técnico até pode ser (embora eu discorde por factos são factos) mas um produto não se pode medir só por aspectos técnicos. O que conta são os resultados e nesse aspecto tem sido, é e provavelmente vai continuar a ser o Chrome.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isto. Concordo a 100%. O sync entre dispositivos continua a ser o que me mantém agarrado ao Chrome. Está num nível muito superior

    2. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      -1
      O firefox Quantum superou em muito as minhas expectativas. Achava o firefox pesadíssimo. Agora o Quantum mudou isso por completo.
      Depois de vários testes que fiz o firefox está bem melhor e mais leve que o chrome.
      Há 2 duas que só tenho usado o firefox e acho que (para mim) destronou o chrome!

    3. Avatar de khidreal
      khidreal

      EU
      lembra-te que o Chrome mete-te as paginas todas em cache.
      O chrome, reaproveita a cache para lançar os elementos que são iguais, os elementos variáveis são os que faz loading…
      normalíssimo que o firefox, recém instalado, obviamente vai demorar mais, pois vai estar a fazer o que o teu chrome vem estado a fazer: tudo o que visitas vai meter uma copia na cache do PC, obviamente que como tem de carregar a pagina totalmente (enquanto o teu chrome carrega 30% da info tudo o resto já está pre-carregado desde a cache) o firefox vai carregar 100% da pagina, e isso demora tempo.

      também não é com meis dúzia de minutos que testas um browser. Eu testei Pale Moon e outros, yandex e bla bla bla, dava no mínimo 2 semanas a 15 dias de teste, e mesmo assim era pouco para descobrir todos os pontos negativos e positivos.

      julgas-te um livro pela capa, assim como faz muito leitor que vai à feira do livro.

  7. Avatar de Bruno Neves
    Bruno Neves

    Isto é sempre uma boa noticia, quem fica a ganhar é o utilisador.
    eu aqui uso 4 browsers, IE, chrome, firefox e UC browser, sendo este ultimo o que uso mais, os outros é para quando há alguma imcompatibilidade do que estou a fazer, do tipo, “quando não dá com um, dá com o outro”.
    mas o firefox é bom…experimentem

    1. Avatar de Jose
      Jose

      a escola nunca fez mal a ninguem.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Realmente José, concordo contigo a escola nunca fez mal a “ninguém” 🙂 Não é “José”?

        1. Avatar de Jose
          Jose

          vens com a treta do acento? culpa o firefox

  8. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O que mantém a concorrência à frente é a força do principal motor de busca estar sempre a obrigar a instalar outro browser, ou antivírus e outras aplicações aquando a sua instalação, estarem sempre a obrigar a instalar esse browser.

  9. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    O meu browser há anos e sou fiel 🙂

  10. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    Firefox ate nem me lembrava que ainda existia

  11. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Por acaso ja o uso desde que saiu o xp muito bom, chome nao gosto muito complicado para mim nos menus

    1. Avatar de eu
      eu

      Sim, tem muitos menos.
      Pelo menos retiravam a barra de endereço.

      1. Avatar de XYZ
        XYZ

        O bom do Firefox é que no modo peraonalizar da para remover tudo da UI. Pode-se remover barra de pesquisa, extenspes, bla bla bla. Ficam acessiveis na mesma atraves da opcao prsonalizar, esta tudo la. Muito util para manter a UI limpa e arrumada

  12. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Uma novidade que parece não ter sido aqui explorada ainda, mais direcionada para os programadores.
    Nas versões anteriores, os elementos HTML Input type=”date” não tinham interface de calendário e nesta versão já têm. Para mim já é uma alteração digna de considerar usar o Firefox, porque anteriormente esse fator colocava logo esse browser de parte. Consumo de RAM não é problema para mim e para a maioria dos utilizadores atuais, porque temos 8GB ou mais. Eu tenho 16, por isso não me queixo.

  13. Avatar de Ti
    Ti

    Já tinha o Firefox instalado. Fiz a actualização para esta versão 57. Resultado= NÃO QUERO OUTRO.

  14. Avatar de Crow-
    Crow-

    “A Mozilla tem expectativas elevadas para esta versão” > e tem que ter, porque tendo em conta o market share atual do Firefox ou começa a recuperar share ou morre de vez.

    Segundo o NetMarketShare o Firefox tem atualmemte apenas 13% quota, menos que o IE e muito longe do Chrome.
    Segundo o StatsCounter, que conta com base em page hits, o Firefox só tem uma quota de 6%.

    São tempos dificeis para o Firefox e a Mozilla está a arriscar tudo com o Quantum, mas sinceramente não me parece que seja suficiente.

  15. Avatar de WF
    WF

    Versão 58 b (beta) encontra-se no FTW lol

  16. Avatar de Hugo
    Hugo

    Uso ambos.
    Há muito tempo que a minha preferência, quando formato o pc por exemplo, é o firefox, mas, invariavelmente, ao fim de alguns meses começam os problemas. Ora deixa de memorizar os separadores abertos, ora o histórico simplesmente não regista a actividade. Apenas por esta razão acabo por voltar ao chrome, embora coma mais memória que o AI JESUS.

    1. Avatar de XYZ
      XYZ

      Hugo nao sei pprque te acontece isso.
      Atualmente nao uso firefox, mas usei durante anos. Cheguei a ter o firefox sem desinstalar por quase 1 ano e nunca tive esses problemas alem da usual lentidao por causa dos ficheiros de cache penso, que ficam grandes que se farta…

  17. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    “The new WebExtensions framework is going to kill about 80-90% of all extensions, minimizing the significant strategic advantage that Firefox used to have over its rivals…”
    – Vamos a ver no que fica a coisa…

  18. Avatar de Sharp o verdadeiro
    Sharp o verdadeiro

    Não sei o que é usar outro diariamente desde o Netscape, sou fiel á Mozilla Firefox/Thunderbird . Já agora façam a vossa doação anual. Eu já contribui como sempre faço. 😉 🙂

  19. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    É só comigo que me da erro na tela de video do youtube, aparece-me a tela com tom verde. Até estava a gostar da experiência, mas parece que tem ainda mais falhas que os outros. Espero por uma atualização.

  20. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Desde a version 1.5 sempre a bombar o firefox. 😉

  21. Avatar de thomas
    thomas

    esse firefox tem tradutor automatico igual chrome?

  22. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Era bom era ter aqui já um comparativo a nível de velocidade, CPU/RAM, bateria, funções e compatibilidade entre Opera, Firefox, Edge, Chrome e mais algum que queiram. Assim tínhamos algo mais isento do que cada um mandar postas de pescada.

    Na minha casa estou com o Edge (rápido mas muitas pancas com os favoritos) e com o Opera (adoro, está super atual) mas queria usar só um e gostava duma análise isenta.

    1. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      Exato. Nunca leio comentários sobre o Edge e o browser é muitíssimo bem conseguido. A Microsoft desenhou-o mesmo à medida do utilizador Windows (muito semelhante ao que o MacOs faz com o safari). Em termos de compatibilidade com o sistema, é perfeito. Pena, claro está, o pouco leque de extensões e opções de personalizações. Mas com tempo tudo se faz. Agora que é um excelente browser, é.

  23. Avatar de Cfpinto
    Cfpinto

    Sempre gostei do Firefox. E apesar de usar mais recursos que o Chrome continuei a usar até há 3 anos atrás. Depois as ferramentas de desenvolvimento do Chrome passaram a ser tão boas ou melhores que o firebug. Mudei e nunca mais voltei. Testei a nova versão hj. Encrava sempre que abro as ferramentas de desenvolvimento. Pode ser que daqui a mais uns anos cheguem lá.

    1. Avatar de Aeon
      Aeon

      Tenta reinstalar o browser porque isso de trancar na abertura das devtools não e normal. Já uso o browser desde a versão 4 e tal nunca aconteceu.

      1. Avatar de Cfpinto
        Cfpinto

        Mesmo resultado. Pode ser só a versão Mac.

  24. Avatar de Marques
    Marques

    Parece estar mesmo muito bom! Vou deixar o Chrome porque há coisas em que sempre gostei muito mais do Firefox mas já há alguns anos que era batido a nível de velocidade e bugs.

  25. Avatar de Correia
    Correia

    Quem tem ou quer trabalhar no site das finanças não deve actualizar estes browsers, pois já não suportam java. Enfim, refêns das finanças.

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Não dá para correr em máquina virtual java? Eu pelo menos na entrega do IRS nunca usei browser nenhum, faço o download do Java Runtime Environment e corro o jar directamente. Não sei se para o resto há esta solução de descarregar a java app separadamente.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Já para não falar nos profissionais da justiça, com as novas versões dos browsers nem sequer podemos trabalhar no Citius. São tão bons e modernos que nem nos deixam trabalhar. Eu uso uma versão portable mais antiga do Firefox só para esse efeito.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        O problema talvez não esteja nos browsers… não é? E dou mais um exemplo de mais outro portal que ficou tecnológicamente parado no tempo: IEFP; quem tentar entregar alguma candidatura vai ter uma surpresa idêntica…

  26. Avatar de Jorge Fernandes Mendes Magalhães
    Jorge Fernandes Mendes Magalhães

    Boas, já se sabe alguma coisa sobre os consumos de bateria? Uso o Opera porque é o que se porta melhor com a bateria do tablet, testei todos os browsers e o Chrome é o piorzinho, uma bateria que aguenta 5 horas online com streams em HD e no browser da Google vai-se em 2 horas. O Firefox até então não andava muito longe das 3 horas e picos. Hei-de testar quando tiver tempo mas se mais alguém souber algo, agradecia alguma informação sobre este detalhe. Obrigado

  27. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    Desde que deixei de usar o ie6 que passei a usar o firefox (creio q era o 2 ou 3 na altura) e nunca mais mudei. Sei que nem sempre é/foi o melhor browser, mas é o que prefiro.
    Esta versão 57 está-me a impressionar pela pouca memória que usa, coisa que é (era) absurda em qualquer browser da actualidade. Só não percebo o pq da alteração da UI, gostava mais da anterior. O menu está mt confuso (tudo ao molho) e deixou novamente de ser amigo de touch. Certamente que ainda irá ter mtas outras evoluções, mas para primeiras horas estou verdadeiramente impressionado. Finalmente surge algo em que se nota realmente diferença em relação a versões anteriores. Quando tiver tempo (chegar a casa) quero também ver como corre no Xubuntu.

  28. Avatar de jedi
    jedi

    finalmente mudaram a interface, que quase parecia o chrome, isto principalmente nas Tabs.

    Mas irei continuar com o Opera por ter a funcionalidade de Notícias. 😉

    Mas usarei estes dois (FF e Opera). 😉

  29. Avatar de a
    a

    Há alguma forma de colocar o firefox a sincronizar com um smartphone android como se fosse o chrome?

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Sim! Basta criar uma conta e entrar no PC com essa conta e no smartphone com essa mesma conta.

      1. Avatar de Renato Gomes
        Renato Gomes

        Tens uma opção Sync, que sincronizaa os dados entre o PC e android.

  30. Avatar de vector
    vector

    Actualizou automaticamente e está significativamente mais rápido e mais bonito!
    Bom trabalho

  31. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Finalmente posso abandonar o Chrome sem levar uma facada na performance.

  32. Avatar de Sandro Santos
    Sandro Santos

    Pelo menos no macOS, tenho usado a beta desde que saiu e comparativamente ao Chrome são 10x menos RAM usada. Embora continue a usar o Safari como “main browser”, o segundo browser é o Firefox sem dúvida.

  33. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Ofirefox quantum faz juz ao nome é quantum pesado pro CPU e RAM mais de 2000Mb de memória :O

  34. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A cada versão que sai, dizem sempre que está não sei quantas vezes mais rápido do que a anterior. Por esta altura, o Firefox já deveria estar mais rápido do que a sua própria sombra, mas não é nada disso que constato.

  35. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Chris Beard
    CEO, Mozilla

    Não tinha um layout melhor não, precisava o fire ficar com a cara do navegador da microsoft?

  36. Avatar de kkkkk
    kkkkk

    Eu uso o browser que vem no SO. Não faço coleção de browsers!

  37. Avatar de Silvio
    Silvio

    2 vezes mais rápido que a versão 52.

  38. Avatar de José Mário Machado
    José Mário Machado

    Está mais rápido mas também está um bocadinho mais feioso.

  39. Avatar de Edilson Ferreira
    Edilson Ferreira

    Eu uso ambos, mas não se pode negar que o Chrome é mais pratico em muitas coisas. Sobre marketing, ambas empresas tem dinheiro para fazer isso. O que aconteceu com o Firefox foi o mesmo com o IE pensaram ser o melhor em tudo. Daí veio o Google com as suas ideias sobre produtividade e chegamos ao dias atuais. Vou testar a nova versao do FF e comento depois.

    1. Avatar de Edilson Ferreira
      Edilson Ferreira

      A Mozilla lançou a versão FF Focus para Android, um browser super rápido, seguro e muito eficiente, mas por alguma mágica esta versão não foi lançada para PC/MAC e até agora não consegui entender esta atitude

  40. Avatar de Helder
    Helder

    Testei esta versao, mas ainda prefiro o chrome, pois a vantagem de sincronização e nao ter de instalar o flash tem a sua vantagem

    1. Avatar de Pedro Simões

      De notar que o Firefox já permite a sincronização. Quanto ao Flash, está ao mesmo nível dos outros.

  41. Avatar de Marco
    Marco

    Deixo aqui o meu humilde contributo que vale o que vale, e antes mais a vista de olhos que dei pelos comentários sinceramente acho que não há um browser melhor ou pior, cada um sabe o que é melhor para si e o que for melhor para si é o melhor. Agora claro que cada um de acordo com o que for melhor para si avalia como sendo o melhor, é normal e acho que gostos, opiniões pessoais não se descutem, nem lamentam… respeitam-se!
    No meu caso e dando a minha opinião, até acerca de uma semana ainda usava o Internet Explorer e até então achava bom para as minhas necessidades, embora últimamente acha-se bastante lento na abertura de certas páginas, e retrocedendo idem demorava imenso ao ponto de estar em multitasking a entreter-me a espera, e por boas indicações, reviews, feddbacks embora já tivesse experimentado aos bocadinhos acabava por voltar ao velhinho IE, até que na semana passada tentei novamente o Chrome para ver como estavam as extensões noticiadas etc, mantendo o IE por precaução e pois bem… há dias desinstalei o IE e fiquei com o Chrome.
    As páginas que o IE demorava séculos a abrir e a retroceder o Chrome entra e retrocede espetacularmente, os marcadores ficam numa barra com 14 favoritos para rápido e fácil acesso, intuitivo ao ponto de em minutos me converncer a trocar de browser, sinceramente gostei imenso e fora publicidades que a mim apenas servem para conhecer as coisas depois se não gostar, ou for de encontro as minhas necessidades não passa disso mesmo… publicidade.
    Dadas as noticias, publicidade, reviews e feedbacks acerca do novo Firefox Quantum e sua rapidez instalei e tenho estado a experimentar e sinceramente em termos de rapidez também acompanho alguns comentários aqui dados não noto diferença de rapidez face ao Chrome pelo contrário até o Chrome abre mais rápidamente, acho que está com um interface engraçado, mas sinceramente não me está a convencer, a parte dos favoritos/marcadores um bocadinho simples a meu ver e sem graça, não me posso alongar se é bom ou mau como disse cada um sabe o que é melhor para si, para mim e ao contrário do que se sucedeu com o Chrome não me está a convencer em nada, e como tal prefiro e vou manter o Chrome no meu portátil que não sendo nenhum topo de gama é bom e têm cumprido bem o seu propósito, já no smartphone e no tablet prefiro o browser da Samsung que é simples e prático.

  42. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    O meu Firefox pediu para instalar ontem mesmo e está a funcionar muito bem!

  43. Avatar de Rui
    Rui

    Tive que abandonar o firefox à umas semanas porque aquilo estava mesmo lento. Tentei o chorme e apesar de não ter problemas havia pequenos detalhes, existentes no firefox, que me faziam falta (que gestão horrível dos bookmarks e motores de busca no chrome). Voltei a instalar esta nova versão do firefox e se não for pesadão, como tinha sido nos últimos tempos, volta a usá-lo como browser principal (e praticamente único)

  44. Avatar de Diogo
    Diogo

    Um breve feedback do FF tanto em MacOS High Sierra e Win 10 Pro: “estupidamente rápido”!
    Importei o possível do Chrome, conta Firefox e sincronização em todos os devices. Com algumas horas de utilização estou bastante agradado e também com o layout minimalista mas elegante.

  45. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Boas,
    alguma Alma sapiente como ter de volta os sons do internet Explorer? É que esta versão a extensão Navigational sounds deixou de funcionar.

  46. Avatar de Chauke Stephan Filho
    Chauke Stephan Filho

    Eu gostava mais da ‘lista de leitura’ do Firefox como era na versão anterior.

  47. Avatar de Bruno M. Dias
    Bruno M. Dias

    Basearam-se no edge e na interface do windows 10. pena não dar para configurar o menu onde acedemos ao extras, opções, … como na versão anterior

  48. Avatar de Alberto
    Alberto

    Tenho instalado o Chrome, o IE, e o Edge. O último só para ocupar espaço e o IE para aceder a sites em que tenho necessidade do Java. Instalei o último Firefox, testei, comparei com o Chrome em particular a velocidade e o resultado foi a desinstalação, já que não me convenceu.