Dois bugs atrasam a chegada da próxima versão do Firefox

15 Comentários

A Mozilla tem feito um trabalho que muitos consideram único para trazer o Firefox de volta para os patamares de outros tempos. Cada vez mais optimizado, este browser tem crescido nas escolhas dos internautas.

A mais recente versão, que se esperava que chegasse esta semana, foi agora adiada porque dois bugs estão a ser corrigidos.

Firefox

A linha de desenvolvimento do Firefox permite que novas versões surjam de forma periódica e com novidades sempre presentes. Com uma nova versão esperada para esta semana, a 49, a Mozilla preparava tudo para que o lançamento acontecesse, como tem acontecido. Mas a verdade é que optaram agora por atrasá-la.

Estes dois bugs são, segundo a Mozilla, sérios e impedem o correcto funcionamento do Firefox, deixando um deles o browser sem responder. O segundo bug é menos limitativo e localiza-se apenas no Twitter.

Este primeiro bug está perfeitamente identificado e ao manifestar-se resulta numa mensagem de bloqueio de javascript sempre que o utilizador alterna entre o Firefox e outra aplicação.

Firefox

A segunda falha encontrada pelos utilizadores das versões de testes do Firefox é específica do Twitter e leva a que seja aberta uma página em branco sempre que se tenta abrir uma imagem do Giphy GIF.

Mesmo com este atraso, o calendário de lançamento das próximas versões do Firefox vai-se manter. A Mozilla dá sempre alguma folga nos planos de lançamento precisamente para cobrir situações deste tipo.

Esta versão é um passo importante nos planos da Mozilla. Será a versão que vai terminar a disponibilização da divisão de processos e trazer uma nova API destinada às extensões, que irá substituir a actual e que permitirá que as extensões do Chrome possam ser usadas no Firefox.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    “disponibilização da divisão de processos”, acabou ferrou, vai comer memória igual ao chrome… e logo eu que só tenho 2 GB de ram não vai ser bom.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      O senhor por cerca de 10 a 15 euros pode comprar um pente de memória RAM de 2GB,de marcas tão boas como a Kingston ou a Corsair.Olhe que vale bem a pena este investimento e não é assim tanto dinheiro que se gasta.

    2. Avatar de Christian Nogueira de Faria
      Christian Nogueira de Faria

      Continuando com o ótimo desempenho pode usar até mais.

    3. Avatar de felippe
      felippe

      para quem usa o windows 10 isso nao é problema

    4. Avatar de khidreal
      khidreal

      por acaso não….
      através de um metodo manual pode-se ativar o i10s (firefox multiprocesso). a coisa que aqui está é: não será igual ao chrome, o chrome cria 1 processo por cada extensão e por cada aba/janela aberta.

      o firefox vai funcionar diferente: vão criar 1 processo para o firefox e as extensões; e outro processo para todas as abas. isso previne que o chrome continue a abrir abas e a fechá-las caso o firefox encontre um problema e as abas são respondam.
      além do mais, quando eu ativei o i10s, por acaso consome menos ram do que antes, em single process. acredita, o teu PC de 2GB ram irá agradecer por teres o firefox a trabalhar em i10s.

      1. Avatar de khidreal
        khidreal

        o meu texto está uma barafunda… desculpem, acabei de acordar depois de uma longa noite 😀
        o i10s irá permitir que o firefox (não chrome) permita (não previne) abrir e fechar abas/janelas caso o firefox não responda.
        pelo menos foi o que percebi até agora, não li muito acerca disto por acaso.

  2. Avatar de AM
    AM

    Bom dia.
    O Firefox só presta para ajudar o Vista, porque a Microsoft, tem o IE martelado para o Vista, e não quer saber do meu assunto, e ala moço…
    Resumindo, o Firefox é a melhor solução para o Vista, sem dúvida.
    Como é que se desativa o “berinderin” ou coisa parecida, que vem com o Firefox?

    1. Avatar de Adrien
      Adrien

      O quê? ….

    2. Avatar de ruca
      ruca

      Deixar de fumar coisas estranhas que isso passa-te…..

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Firefox é para mim o único browser que consigo usar de forma séria.

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      +1
      já testei uma boa pilha de browsers… brave, yandex, midori, chrome, opera, derivados do chrome como spark e maxthon, derivados do firefox como o comodo, entre muitos muitos outros. sempre voltou para o firefox (original), pois é o unico que me sinto seguro ao utilizar.

    2. Avatar de rui
      rui

      Agora começa a ficar melhor em termos de desempenho na minha máquina. Antigamente era ridículo que para o que eu uso o browser (filmes online, twitch, youtube na maior parte do tempo, no resto do tempo é emails, trabalho, pesquisas) o chrome, mesmo comendo bem mais ram (com as extensões), a fluidez do chrome era impressionante. Nunca me deixou ficar mal. Já o firefox desatava aos soluços, principalmente no twitch e sites em html5 que tivessem elementos em flash, por exemplo. Num destes mais recentes updates, o desempenho do firefox nesses mesmos sites, na minha máquina, melhorou significativamente. Não sei o que alteraram no núcleo do browser, mas ajudou. Neste momento, mesmo tendo o chrome, estou a utilizar cada vez mais o firefox.

  4. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Eu usei o internet explorer até bem tarde, tendo acabado por me render ao Chrome.
    E com as vezes que já tive de reinstalar o SO ou usar computadores diferentes, a sua associação à minha conta google e aparecerem automaticamente todas as minhas definições, bookmarks e extensões, sem ter de instalar e adicionar tudo manualmente, é uma benção.

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      O FF faz o mesmo… 🙂

  5. Avatar de T
    T

    Alguém tem vindo a ter um grande consumo de memória no plugin container nesta última versão?