Novo fôlego para este browser? Utilização do Edge já ultrapassou a do Internet Explorer

13 Comentários

A Microsoft está a mudar de forma total os seus browsers. Acabou com a sua versão do Edge e focou-se em criar uma nova alternativa para estar à altura do que os utilizadores pretendem e esperam de um browser.

Claro que há ainda o Internet Explorer, que com todo o seu histórico ainda é um dos mais usados na Internet. Esse cenário parece ter-se invertido em janeiro, com o Edge a ultrapassar finalmente o IE e a assumir o seu espaço no universo da Microsoft.

Edge Internet Explorer Microsoft browser mercado

O Edge vai conquistar novos mercados

Foi no passado dia 15 de janeiro que a Microsoft lançou de forma oficial o Edge, baseado no Chromium. Este novo browser inaugura uma nova era nas propostas da Microsoft para o mercado dos browsers. Pela primeira vez não criou e mantém o seu motor e passa a usar o de terceiros.

Este cenário criou uma grande expetativa nos utilizadores, que querem testar o que a Microsoft foi capaz de criar. A grande pergunta é se este será capaz de substituir o Chrome, uma vez que partilham a mesma base. Como efeito paralelo, a Microsoft quer também fazer desaparecer o Internet Explorer.

Edge Internet Explorer Microsoft browser mercado

O Internet Explorer já perdeu o pódio

Pois esse cenário está cada vez mais perto, ainda para mais agora que uma importante mudança aconteceu. Falamos da quota de mercado e da forma como finalmente o Edge ultrapassou o Internet Explorer. O Edge reclama 7,02% de quota de mercado e o Internet Explorer 6,6%.

Há que ter em conta também o fim do suporte para o Windows 7 e da migração que isso originou para a nova versão do sistema da Microsoft. Claro que esta necessidade trouxe muitos mais utilizadores para o Edge, ainda que na versão anterior.

Edge Internet Explorer Microsoft browser mercado

O browser da Microsoft quer conquistar o mercado

Apesar de tudo, estes são ainda valores muito longe dos mais de 65% que o Chrome tem. Já no confronto com o Firefox, estes valores aproximam-se muito e poderemos ter em breve novas mudanças. Há ainda que olhar a dezembro e ver que o ganho do Edge pode ter sido em parte à custa de perdas do Chrome.

Há grandes mudanças no mercado dos browsers. A luta agora parece centrada no Edge e no Internet Explorer, mas em breve vão haver mais mudanças. O fim deste último será uma realidade, mas a verdade é que anda estará disponível por muito tempo.

Dica: Ainda não tem o novo Edge? Veja como é simples de instalar

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JM
    JM

    Muito bom.
    É igual ao chrome e aceita os plugins do chrome… mas melhor.
    Por exemplo. Podemos ter diversos browsers abertos com users diferentes.
    Abrir cada um dos browsers com esse user apartir de um atalho no desktop.
    Tem um text to speech quase perfeito e em diversas linguas. Etc.

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      O Speech synthesisdo Edge é realmente incrível… usei aqui e fiquei de boquiaberto com a qualidade…

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Isso de abrir janelas com users diferentes penso que o Chrome também dá, e fica um atalho para cada utilizador no ambiente de trabalho. Relativamente ao TTS, confesso que nunca usei, por isso não posso comentar.

    3. Avatar de Chromado
      Chromado

      “Por exemplo. Podemos ter diversos browsers abertos com users diferentes.”
      Ja uso isso nao chrome ha bastante tempo

    4. Avatar de Woot!
      Woot!

      What? Em que é que tudo isso difere do chrome mesmo? LOL
      É verdade que está muito bom ainda não consigo dizer se melhor ou pior que o Chrome mas a milhas do antigo Edge.

      De qualquer forma, citar supostas “vantagens” que também existem no Chrome não faz sentido.
      Não disseste nada de novo relativamente ao que já existia há muito tempo!

  2. Avatar de bruh
    bruh

    Pois, demoraram foi tanto tempo a lançar um browser em condições que agora sou eu que não o quero usar.

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Waw que tragédia

    2. Avatar de Engenheiro redes TAP
      Engenheiro redes TAP

      Porque não queres, o browser está muito bom, melhor que o chrome, ainda por cima sem “serviços google” em cima, prefiro os da ms.

      Cumps

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ainda assim, para quem utiliza o Edge Chromium, ao ir ao site do Google, pede para instalar o Chrome.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Ontem ia reinstalar o Chrome e entretanto instalei o novo Edge para experimentar…e ficou. Sinceramente está muito bom e penso que o Chrome não voltará ao meu pc pessoal.

  5. Avatar de Herlander Pacheco
    Herlander Pacheco

    A Microsoft tem de arrepiar caminho, e agora de criar novos temas para customização e novas integrações e app para este novo Edge.

  6. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Fake news. Antes de terem clonado o Chrome já se chamava “Edge”

    Ou seja qualquer pessoa a usar o que na verdade é o InternetExplorer no windows 10 está a contar nessa “estatística”.

    28 Fev 2016
    Quer manter o Edge longe do Windows 10? Há uma app para isso
    https://pplware.sitedev.pt/software/quer-manter-o-edge-longe-do-windows-10-ha-uma-app-para-isso/

    05 Dez 2018
    Microsoft vai substituir o Edge por um novo browser baseado no Chromium
    https://pplware.sitedev.pt/browsers/microsoft-substituir-edge-chromium/

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    No Mac vou instalar o novo edge pelo safari.