Brave apanhado a adicionar links de afiliados a endereços de páginas de criptomoedas

14 Comentários

O Brave sempre foi um browser que inegavelmente se pautou por manter uma linha muito rígida no que toca à privacidade dos utilizadores. Desde muito cedo que este quer garantir que os dados dos utilizadores não são partilhados com os serviços.

É precisamente este fervoroso defensor da privacidade que foi agora apanhado a subverter as suas regras. Estava a adicionar links de afiliados aos endereços que os utilizadores colocavam na barra de endereço do browser.

Brave browser links afiliados criptomoedas


Um comportamento anormal do Brave

Os links de afiliados permitem que os sites tenham alguns proveitos monetários. Ao encaminharem os seus visitantes para as lojas online recebem uma percentagem do valor da compra, algo que normalmente é feito de forma clara e bem visível.

O que foi descoberto há dias revela que o Brave estava a fazer este processo de forma silenciosa, se bem que visível. Ao serem colocados neste browser endereços de sites de criptomoedas, era adicionado um código que revertia para o Brave.

Links de afiliados em sites de criptomoedas

O alerta foi dado pelo utilizador @cryptonator1337 do Twitter que deu o alerta. Segundo o que descreveu, ao colocar na barra de pesquisa do Brave o endereço binance.us, este completava automaticamente o endereço para binance.us/en?ref=35089877.

Este é o código de afiliado do Brave, que rendia, assim, um valor para a empresa. Este não era, contudo, o comportamento esperado e colocou de imediato este browser debaixo de sérias críticas de muitos utilizadores.

Situação a ser resolvida neste browser

A justificação e a resolução do problema surgiu pouco tempo depois, diretamente do cofundador e CEO da empresa que desenvolve o Brave. Segundo publicou Brendan Eich, este comportamento foi sobretudo um erro e que são afiliados da Binance.

Admitiu ainda que estes links podem surgir na área da página de novo separador, no widget de trading. Esta é uma situação complicada, ainda para mais depois de toda a campanha que tem feito contra o Chrome e outros browsers. Também a sua política de pagar para quem vê publicidade tem sido completamente diferente do normal.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kalebe Souza
    Kalebe Souza

    Só existe UM browser que respeita a privacidade. Chama-se Firefox. O resto é invenção e mentira.

    1. Avatar de telescola
      telescola

      Aquele browser que pertence à mozilla que por sua vez tem um acordo com a Google desde 2004? Rigth.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tor, sobre o firefox

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        acordo para usar o Motor de busca, não partilha de dados…

  2. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    sabem que mais?
    não me importo, nao perco nada com isso, nao sou prejudicado (a nao ser que substituísse o referal que tinha dado).

    Sempre pensei que um plugin oficial de mining que eliminasse publicidade a 100% e reverte-se para os donos do site era algo que teria sempre ligado.

  3. Avatar de Daniel Carriço
    Daniel Carriço

    Por isso que so uso o Samsung Internet Browser, rápido, de confiança e com player de video dedicado (permite-me ver videos de 16:9 em ecrãs de 18.5:9 ou ate mais sem barras pretas e sem desaparecer conteúdo nas partes de cima e em baixo)

    1. Avatar de Artur Mourato
      Artur Mourato

      Mete o Samsung Browser no ass, sem ofensa para o ass 🙂
      Melhor browser para destop: Firefox,
      Melhor browsers para mobile: Firefox e Firefox Focus
      Melhor gestor de passwords: Firefox Lockwise,
      Melhor ecosistema: Firefox ( Firefox Monitor, Firefox Privacy Protections, Firefox Lockwise, Firefox Sync…)

      1. Avatar de Redhawk
        Redhawk

        o que me ri com este comentário… nada tendencioso e ainda para mais nada mais enganado. não percebo o que ganham em fazer comentários destes género.

    2. Avatar de JCFB
      JCFB

      Lol imagina usar o telemovel para navegar na internet.
      PC master race

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Lol, imagina estares numa fila e queres ver algo então tens que sacar do Asus ROG para abrir o browser em vez de usares o browser do telemóvel.

  4. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    Acho que tiveram azar. a ideia deles era SUGERIR usar o referal, em ultimo da lista

    o problema foi que o autocomplete aprendeu com a sugestão

  5. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    O Brave nunca me conseguiu convencer porque não permite usar os sites que costuma usar com um m+inimo de “dignidade”. Bloqueia a torto a e adireito! Dentro dos navegadores “chromium .based” o Vivaldi é uma solução que a mim me convence mais. Além do mais o Brave tem um cliente torrent embutido que não me agrada muito… Existe o Torch Browser que é muito melhor para esta função.

  6. Avatar de Ze
    Ze

    Este browser cheirava a barrete desde o inicio.
    Bastava ler as criticas dos peritos de seguranca.
    Firefox e Safari, só. Resto é entulho.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      qual a base para dizeres que esses são seguros?
      o facto de nunca encontrarem nada manhoso? é que já aconteceu.

      A não ser que seja um browser open source que possas compilar e confirmar que o compilado é igual ao source, nenhum pode ser confiado.