Agora é o Outlook.com a ser usado para tentar forçar a troca do Chrome pelo Edge

13 Comentários

O Edge tem conseguido conquistar uma posição muito interessante no mercado dos browsers. Tem à sua frente apenas o Chrome, a uma distância que dificilmente será recuperada nos próximos anos.

A Microsoft tem, ainda assim, o desejo de conseguir ultrapassar esta distância que os separa. Para isso tem tomado algumas medidas que poderiam ser consideradas abusivas. A mais recente vem no Outlook.com que procura levar a que o Chrome seja trocado pelo Edge.

Edge Chrome Microsoft Google browsers

Luta silenciosa entre a Microsoft e a Google

Não existe uma guerra declarada, mas a Microsoft e a Google têm andado nos últimos meses a tentar cativar o máximo de utilizadores para os seus browsers. Foram várias as medidas que aplicaram para minar ou complicar a utilização dos seus serviços pela concorrência.

A mais recente medida, apesar de completamente inofensiva, tenta mais uma vez provocar esta mudança. Sempre que um utilizador acede ao Outlook.com pelo Chrome, irá surgir no topo uma nova zona de publicidade. Esta está, aparentemente, dedicada ao Edge.

Edge Chrome Microsoft Google browsers

Edge é melhor que o Chrome?

Vão ser apresentadas mensagens dedicadas a realçar o novo browser da Microsoft e as suas qualidades. Há ainda destaque para as funcionalidades únicas que o Edge conseguirá dar ao Outlook e que outros não vão ter.

As mensagens são diretas, focadas no que o utilizador pode pretender e muito objetivas. Claro que está presente um link para a descarga do Edge, que deverá depois levar à sua instalação e posterior utilização.

Edge Chrome Microsoft Google browsers

Tudo serve para os melhores browsers

Aparentemente existem algumas condições e exceções para esta apresentação desta publicidade. Caso o utilizador use já o Edge com frequência, então esta não surge. Também os utilizadores com subscrição do Office 365 não a vão ver.

Esta medida é apenas similar ao que a Google usa no acesso ao seu motor de pesquisa por qualquer browser que não o Chrome. É uma tentativa óbvia e até pacifica, mas que revela bem a posição da Microsoft face ao Chrome e principalmente ao Edge.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    O edge está muito bom, é natural fazerem publicidade
    Eu troquei assim que o edge chromium saiu, não me arrependo nada

  2. Avatar de Reinaldo Lima
    Reinaldo Lima

    Finalmente o microsoft parece ter conseguido se superar no Browser com o Edge, estou utilizado e estou gostando muito, esta rápido e esta ficando bem elegante.

  3. Avatar de TT
    TT

    A Google faz o mesmo em todos seus serviços, mas isso não é notícia aqui, só é crime se for a Microsoft a fazê-lo!

  4. Avatar de Pereira
    Pereira

    Uso praticamente desde o início e é muito bom, na minha opinião melhor em tudo face ao Chrome… mais rápido, elegante, e não tenho a google a ver o que faço pelo menos não tanto

    1. Avatar de Moreira
      Moreira

      A Microsoft é de facto santa (comparando com a Google) no que toca a recolher dados dos utilizadores, não haja duvida… Basta usar o Windows 10 e praticamente tudo de funcionalidades tem que ser desligado para não passar informações. E mesmo assim, eles recolhem que se farta… Entre uma empresa e outra, venha o diabo e escolha.

      1. Avatar de TT
        TT

        A Microsoft lê os teus emails? A Microsoft recolhe as tuas pesquisas e enfia te publicidade a rodos daquilo que pesquisaste? A Microsoft recolhe a tua localização mesmo que não dês autorização? Não! A Google faz isto tudo, não confundas a recolha de dados de utilização do Windows com a invasão que a Google faz porque não tem nada a haver

        1. Avatar de FAND
          FAND

          Se usas o Outlook a Microsoft poderia muito bem ler os teus mails assim como a Google com o Gmail. Se usas o Bing a Microsoft também recolhe dados das tuas pesquisas, assim como a sua localização caso use Bing Maps… É literalmente a mesma coisa, só tens a impressão da Google ser pior pois os seus serviços são mais utilizados!

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ainda bem que ninguem fala da apple isso sim ate regista os gazes do utilizador

  5. Avatar de TT
    TT

    A Microsoft lê os teus emails? A Microsoft recolhe as tuas pesquisas e enfia te publicidade a rodos daquilo que pesquisaste? A Microsoft recolhe a tua localização mesmo que não dês autorização? Não! A Google faz isto tudo, não confundas a recolha de dados de utilização do Windows com a invasão que a Google faz porque não tem nada a haver

  6. Avatar de TT
    TT

    A Microsoft lê os teus emails? A Microsoft recolhe as tuas pesquisas e enfia te publicidade a rodos daquilo que pesquisaste? A Microsoft recolhe a tua localização mesmo que não dês autorização? Não! A Google faz isto tudo, não confundas a recolha de dados de utilização do Windows com a invasão que a Google faz porque não tem nada a haver

  7. Avatar de Qwer
    Qwer

    Nem um, nem outro duas amélias, vou com Firefox e OperaGX , mai nada.

  8. Avatar de Luis Verdasca
    Luis Verdasca

    Prefiro mil vezes o Mozilla Firefox ou o Opera! A porcaria do Edge e do Chrome podem ser elegantes e rápidos mas roubam recursos do sistema operacional parece coisa doida!! Só uso Edge e o Chrome para uma coisa: descarregar o Mozilla Firefox ou o Opera!!
    Mas tenho preferência pelo Mozilla: personalizável, várias extensões, VPNs gratuitos, entre outros… Para mim é o melhor Browser!!

  9. Avatar de PTO
    PTO

    O Chrome é um sorvedouro de recursos. Usei-o durante uns tempos e voltei ao Firefox.
    Tenho ouvido falar mt bem do Edge, só ainda não o usei porque tenho uns add-ons muito úteis no Firefox que penso que não existem no Edge.