Agora é a Google que usa o Chrome para combater o Edge da Microsoft

14 Comentários

A Google e a Microsoft têm estado numa luta silênciosa pelo domínio do mercado dos browsers. Tanto o Edge como o Chrome têm procurado destacar-se e cativar os utilizadores para que este passe a ser a sua escolha para o dia a dia.

Para o conseguir, estas marcas têm recorrido a alguns truques menos claros e a táticas quase abusivas. Focam-se em fazer publicidade dentros dos seus serviços e em áreas a que os outros não conseguem aceder. Desta vez foi a Google que conseguiu destaque.

Microsoft Google Edge Chrome browsers

Microsoft e Google querem o controlo do mercado

Todos os que acompanham o desenvolvimento dos browsers deram conta desta pequena guerra entre a Microsoft e a Google. Estas querem ter o controlo do mercado e para isso têm melhorado as suas ofertas nesta área com novidades importantes.

Há ainda outros pontos que têm procurado focar, onde os utilizadores estão presentes. A Microsoft tem apostado em fazer publicidade no Windows 10 e a Google foca-se nos seus serviços e páginas. A mais recente veio agora da Google e num momento especial.

Gmail login security alert messages now embed an ad for Chrome if you are using Edge
byu/gimjun inMicrosoftEdge

Chrome ou Edge? Qual será a escolha dos utilizadores?

Do que foi relatado, há uma nova mensagem a ser enviada aos utilizadores do Gmail, através de uma simples mensagem. Esta chega através de um email que surge após uma autenticação no Gmail num novo PC usado o Edge. Procura promover o browser da Google, de forma (demasiado) clara.

Este é apenas um caso na lista de situações que se têm repetido recentemente. Já antes a Google tinha colocado alertas na sua loja de extensões a tentar mostra que o Edge era potencialmente perigoso.

Agora é a Google que não quer os utilizadores a usar o Edge da Microsoft

Uma luta silenciosa pelo mercado dos browsers

Estas medidas e posições têm levado a que o Edge se torne um dos browsers que mais utilizadores tem conquistado. Curiosamente os números têm mostrado que estes têm vindo não do Chrome mas sim do Firefox.

Provavelmente estas campanhas e estes alertas vão continuar nos próximos anos, com o mesmo propósito. Agora que o Edge está disponível para todos, os números vão certamente alterar-se a favor da Microsoft.

Microsoft volta a promover a utilização do Edge no Windows 10

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    O EDGE “actualizado “ainda não está disponível para todos!
    O que está inserido no Windows 10 é a versão inicial, imprópria para consumo.
    Apenas a versão beta parece a definitiva, mas aquele logotipo com a palavra “Beta” já tem meses. Por isso, parece um browser muito interessante, mas ainda a ser cozinhado…

      1. Avatar de N . LUSO
        N . LUSO

        Eu sei, eu sei, Pedro Simões.
        Há links oficiais que deveriam permitir o download directo do “novo” Edge, que aparece sempre em versão beta.
        E mesmo assim, apesar de eu ter o Windows 10 v. 1909 (ainda não recebi a actualização de Maio 2020), se eu tentar fazer download a partir dos links “oficiais”, vejo perfeitamente a página da Microsoft para esse efeito.

        Porém, depois de clicar no link do download, sou enviado de imediato para o Windows Update!
        Aparece uma mensagem da Microsoft Edge a “informar” que esse download é maids perfeito se fizer as actualizações!

        Mas quais actualizações, se está tudo actualizado?…

        Enfim, já perdi a paciência!
        Mas tenho (por outras vias mais complexas) as três versões do Edge:
        – Beta, Canary e Dev. As duas primeiras são iguais

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Tenho o Microsoft Edge Legacy,tenho também as 4 versões do Microsoft Edge(a estável,a beta,a developer e a canary),e tenho as 4 versões do Google Chrome(a estável,a beta,a developer e a canary),e posso adiantar uma coisa,a que me dá mais gosto usar e é a mais rápida é a do Microsoft Edge Legacy,mas de longe !! Talvez por usar o mecanismo de renderização EdgeHTML,que é um fork do Trident ele ainda se comporta muito bem.Nunca o irei substituir pelos novos,a falar a sério.Afeiçoei-me muito a ele.E ainda gosto de usar o Internet Explorer 11,que para imprimir coisas por ele não há melhor,pois dá-nos a capacidade de pré-visualizar e selecionar o que queremos imprimir.Remover cabeçalhos,etc. 🙂

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uso muito o EDGE Canary, para mim é otimo, chrome foi logo desinstalado.
    A equipa de TI de onde trabalho também fez essa atualização, deixaram de colocar o chrome para passarmos a Edge

    1. Avatar de int21h
      int21h

      lol, cambada de incompetentes, não sabem configurar GPO’s para Chrome metem o Edge que é mais fácil para seguir os tutoriais.

  4. Avatar de TT
    TT

    Agora é a Google? A Google já publicidade ao Chrome noutros browsers desde o primeiro dia em que foi lançado o pplware é que só vê o que quer.

  5. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Deixei de usar o google chrome devido ao P40 pro. Agora uso opera em todos os dispositivos.

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Opera para mim é o melhor porque não gasta muitos recursos, tem uma boa interface e é basicamente um browser que não dá chatices.
      literalmente já uso opera à uns 3 ou 4 anos e nunca tive de o reinstalar.

      Melhor de todos para mim é o Firefox, com alguns tweaks no about:config fica uma máquina do caraças.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu acho que é relativamente simples…
    Quem usa apple, nem pensa, Safari.

    Quem usa android e praticamente todas as ferramentas google, fica com o Chrome.. ter sem mais nada favoritos, historico, etc tudo sincronizado, vale mto (o mesmo se aplica a apple).

    Quem usa armazenamento OneDrive, outlook, msn como homepage, e quem so usa o PC para o basico, nao mexe e fica com o edge.

    Podem andar nas guerras que quiserem que a maior parte nao quer saber.

    Eu uso Chrome porque me dá imenso jeito, e nao quero andar com plugins e tretas para sincronismos.

    Tivesse o Opera login e sincronisco com o Google tal como o Chrome, eu usava Opera.

  7. Avatar de SERGIO MOURA
    SERGIO MOURA

    Pior é no android, quem usa o edge, e desinstala (inativa) o chrome e ele todos os dias é ativado automaticamente…

  8. Avatar de Lenny Iwatani
    Lenny Iwatani

    Tenho Edge, prefiro o Google, mas posso usar os dois sem problemas, mas prefiro muito o Google, 100% para quem gosta de se manter atualizado nas pesquisas, o Google é o melhor do mundo!