Adeus Chrome! Chegou o fantástico Opera Neon

105 Comentários

O mundo dos browsers é claramente liderado pelo Chrome da Google. O Edge da Microsoft tem conquistado alguns utilizadores, nos últimos tempos, e o velhinho Firefox continua a ser uma excelente alternativa ao Chrome.

Apesar de não ser tão popular, o Opera é um dos melhores browsers da actualidade. Mas experimente agora o novo e super Opera Neon!

neon_03


A equipa responsável pelo Opera lançou, recentemente, um browser completamente diferente do que estamos habituados, em termos de interface. Chama-se Opera Neon e conquista de imediato os utilizadores só com a sua elegância e modernidade.

neon_00

Com este browser os separadores deixam de existir, passando a estar disponível um conjunto de ícones. A pesquisa é também feita directamente do ambiente do browser.

neon_01

Este novo browser traz ainda um estilo de player incluído, um sistema de screenshots integrado, gestor de downloads e também gestor de screenshots e imagens.

neon_02

Veja o Opera Neon em acção

Além da elegância da interface, destaque ainda para o facto de suportar o modo split-screen, que permite colocar janelas lado a lado, possibilidade de personalizar o ambiente de trabalho (uma vez que usa o wallpaper do nosso sistema com background) e também um destaque para a fluidez! Conheça-o melhor aqui.

Comentários

105

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RJCA.PT
    RJCA.PT

    Por acaso costumo usar também o Opera para além do Firefox (o meu browser principal) e do Chrome. Vamos lá então testar…

  2. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Ainda não há para Linux, temos pena aqui não vai longe…

    1. Avatar de Pedro Costa
      Pedro Costa

      Tem para Fedora e Ubuntu

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Não há ninguém da Administração que veja estes comentários?!

    3. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Inútil é o teu comentário

    4. Avatar de António
      António

      Curiosamente esse SO inútil está presente em grande parte dos servidores dos sites que utiliza diariamente.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Só porque é gratuito

        1. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          Não é questão de preço, as principais distribuições usadas em servidores são pagas, e têm um preço relativamente alto. Inclusive o custo de suporte é também alto.

          O Linux é um sistema que roda em praticamente qualquer hardware, funcionando por meses sem lentidão e não gera aquela quantidade de lixo imensa no sistema como acontece com os arquivos e o registro do sistema Windows.

          Trabalhei numa escola e, na época, montei um servidor Linux que tinha serviços para compartilhar arquivos, imagens para restauração do sistema dos computadores usados pelos alunos, compartilhamento de internet e proxy. Isso num hardware que tinha apenas 1 GB de RAM e funcionou por uns 4 anos praticamente sem manutenção. A distribuição que usei para montar esse servidor foi Ubuntu Server, isso mesmo! Ubuntu Server, e funcionou muito bem.

          Essa semana, um dos servidores Windows da agência bancária onde trabalho estava com lentidão para fazer login. O login levou quase 10 minutos para concluir. E não adianta achar que era problema no servidor de usuários, pois aquele servidor em especial roda sobre uma máquina virtual, e os outros serviços estavam funcionando normalmente.

    5. Avatar de Miguel Macedo
      Miguel Macedo

      Responde-me a uma pergunta, tens Android ?

    6. Avatar de Carlos
      Carlos

      Como é que deixam publicar isto?

      1. Avatar de LápisAzul
        LápisAzul

        A quantidade que para aqui vai de pessoas que acham que os outros não têm o direito de dizer aquilo que bem lhes apetece, estejam certos ou estejam errados. E é incrível como as gerações mais novas são as que mais tentam censurar a liberdade de expressão… Este país não tem mesmo futuro nenhum.

  3. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Transferir para Linux? Sim
    ok toma para Ubuntu opera.deb
    Nop
    Preferes rpm?
    \O/ table

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu adoptei o Opera recentemente por ser o único que esta disponível em todas as plataformas: Windows, Linux, Android e Windows Mobile.

    Caso contrário usaria o Edge já que está quase ao mesmo nível. 🙂

    1. Avatar de josé
      josé

      Todas as plataformas? Esqueceste-te do Mac Os e do iOS.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Menos de 2% do mercado ia longe…

  6. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    Loucura mas a Loucura do Brownser.Grafiucamente impecavel, acaba com os browser de vista antiquada, super fluido.Que loucura!

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Loucura é mesmo o teu comentário :p

    2. Avatar de GPinto
      GPinto

      Pelos vistos sera locura mesmo, a avaliar pelo estado em que ficaste… ate patinas com os dedos no teclado… LOL

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Isso tb trás ácidos? Pela forma como ficaste.

  7. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    Pá tou maluco com isto.Isto era o que a microsoft deveria ter colcoado no Winados 10.Dudes acabaram os tabs, são bolas suspensas, podemos ver o video em pequeno quando estamos a “surfar” na web ou a trabalhar em outras paginas…

  8. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Já perdi a conta aos anos que uso o opera diáriamente. Acho que desde a versão 9 e cinceramente nunca percebi como é que este browser não teve até agor a projeção que merece.

    1. Avatar de Nitro
      Nitro

      Daqui a pouco ficas de olhos em bico. E fartas-te …

      1. Avatar de J.C.Lopes
        J.C.Lopes

        Sou obrigado a dar a mão à palmatório.
        Já me fartei. É engraçado mas…
        Aquelas bolinhas alí a saltitar não ajudam muito.
        Ao fim de alguns mintos não passa disso mesmo. Engraçado!

    2. Avatar de António Campos Leal
      António Campos Leal

      sinceramente

  9. Avatar de user xpto
    user xpto

    “O mundo dos browsers é claramente liderado pelo Chrome da Google.” ahahahahahah

    1. Avatar de Rafael Saavedra
      Rafael Saavedra

      Vais negar?

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        O crome é espião, intruso e invasor de propriedade alheia.

        1. Avatar de Ricardo Gonçalves
          Ricardo Gonçalves

          E os outros não são?

          1. Avatar de Carlos V
            Carlos V

            Os outros nao dependem principalmente da informacao recolhida para assentarem o seu modelo de negocio, com a cuscoid ou graboid, como quiseres

          2. Avatar de Ricardo Gonçalves
            Ricardo Gonçalves

            Mas @Carlos V, se formos a ver a Microsoft faz o mesmo! Eles sabem tudo, certo? Quando falo de Microsoft é so um exemplo

        2. Avatar de Alberto Barroso
          Alberto Barroso

          +1

    2. Avatar de Vasco Almeida
      Vasco Almeida

      cerce de 70% para ele não é suficientemente claro lol

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      O chrome é só o mais sofisticado, funcional e rápido do mercado 😉

      1. Avatar de GPinto
        GPinto

        O que mais recursos absorve tambem. Nao sera o mais sofisticado, mas sim o mais completo (ainda).

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        – Sofisticado: A que nível?
        – Funcional: Não funciona em todo o lado. Não tenho Chrome em Windows 10 Mobile e no entanto tenho o Opera.
        – Rápido: Só se for a versão 1.0.

        1. Avatar de amadorjp
          amadorjp

          Sou mais um Windows 10 Mobile, como tal aderi ao Edge porque não há Chrome. Opera já usei, mas Chrome era mais prático para mim. Vou testar este Opera e se for bom, acho que testo também no mobile…

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Sempre que mudo do Firefox para o Chrome lá começam as ventoinhas do meu portátil a dar gás. E só diminuem quando desligo completamente o Chrome. É um escoadouro de recursos e o meu portátil é um i7 quadcore HQ com 8GB de RAM e com menos de 2 anos de vida. Não é seguramente falta de capacidade do equipamento mas sim uma péssima gestão de recursos que o Chrome faz. Só o uso quando não tenho alternativa.

  10. Avatar de Bota Fogo
    Bota Fogo

    Agora que o Opera foi comprado por capitais chineses… O neon vai ser muito seguro e não vai ligar para casa…

  11. Avatar de pedro
    pedro

    “Opera Neon is made possible by the Chromium open source project and other open source software.”
    POIS…ora aí está…querem ser diferentes e usam CHROME???????

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      Visto que a Opera conseguiu adaptar a Chromium source para o Opera Neon, o desempenho não é comparável. O Chrome também é baseado do Chromium, só que mais modificado.
      Compara os dois, principalmente em Linux.

    2. Avatar de bola
      bola

      Chromium não é o mesmo que Chrome….

    3. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Chromium ≠ Chrome

  12. Avatar de EC
    EC

    Porreiro… Dá para instalar extensões/plugins? Não encontrei esta opção

  13. Avatar de Pablo
    Pablo

    Porreiro é mesmo o vivaldi, esse parece uma cópia “mal ajeitada” do vivaldi.

    1. Avatar de António Campos Leal
      António Campos Leal

      O que uso normalmente. Mas tenho o Opera só para a temática fotográfica. No Neon ainda não descobri se tem processo de criar pastas de sub-temas

    2. Avatar de osvander
      osvander

      Cópia??? Todos os brawser são cópia do OPera que é o pioneiro no seu aspecto, sem fui opera e sempre serei. É mais rápido do que o windows e mais informativo. Ficou JÓIA!!!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        O opera é mais rápido que o Windows? Humm, isto de comparar SO com browsers…. Este browser deve trazer ácidos

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Joia?? Acho que estamos a falar de informática, não de bijuterias. Pelo teu comentário acho que estás no fórum errado, porque não sabes a diferença entre um browser e um SO. Deves ser daqueles em que quando perguntamos se tens Internet em casa, responde: “Sim, tenho Facebook”.

      3. Avatar de David
        David

        depois de eles rebentarem com o opera o vivaldi é a unica alternativa ao velhinho opera em Qt…

  14. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    lol um browser chines. boa sorte gente.
    chrome 4 life

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tem um aspeto muito pipi, mas estou a usá-lo há 20 minutos e já não gosto.
    Quem, como eu, costuma ter 10 a 20 separadores abertos, encontrá-los naquelas bolinhas é uma confusão. Os tabuladores, mesmo ficando demasiado pequenos para ler o título, são mais intuitivos (para mim claro).
    Talvez com o hábito pudesse vir a gostar disto.
    Lá que está bonito, está.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Certo! É bonito e bastante diferente, mas foge muito ao clássico e não sei se será tão funcional quanto deveria (faz tudo, é certo, mas não acho tão prático).

      Recorre a WebKit, o que é bom!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Não, recorre ao fork do webkit

  16. Avatar de Nitro
    Nitro

    Eu tenho o Edge, o IS, o Vivaldi, o Opera, o Chrome, o Firefox. E uso vários, com preferência no Edge e no Vivaldi. Uso exclusivamente para efeitos profissionais o IS, por causa do plug-in Java, que esse browser suporta.
    A preferência vai para o Edge. Antes, também usei muito o Chrome.

  17. Avatar de Ze
    Ze

    Firefox leads the way!

  18. Avatar de Ze
    Ze

    O Chrome não lidera coisa nenhuma! Estão a confundir os milhares de browsers baseados no chromium com o Chrome!

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Muito bem dito,o seu comentário é muito pertinente.Por exemplo,e quem usa o SRWare Iron,o Comodo Dragon,o Chromodo Browser(da mesma companhia do Comodo Dragon,que é a Comodo)o Torch Browser,o FlashPeak Slimjet,o Vivaldi,o Citrio Browser,entre outros forks do Chromium ?? São todos excelentes e bem viáveis ao Google Chrome !!

    2. Avatar de luislelis
      luislelis

      Quem lidera então?

    3. Avatar de GPinto
      GPinto

      O que lidera deve ser o Netscape entao.
      Ou sera o papel e a caneta (Para mim o browser mais seguro, mas ]e lento, um gajo escreve e nao carrega nada) LOL.

    4. Avatar de GPinto
      GPinto

      O que lidera deve ser o Netscape entao.
      Ou sera o papel e a caneta (Para mim o browser mais seguro, mas ]e lento, um gajo escreve e nao carrega nada) LOL.

  19. Avatar de Jorge
    Jorge

    A avaliação do browser depende do uso que cada utilizador lhe dá, é subjetivo.
    Neste caso:
    – uso casual para as redes sociais = 20/20
    – uso para funções produtivas = 1/20

    Eu usava o melhor browser de todos, em funcionalidades e desempenho, que era o Opera há uns anos atrás, antes de se começar a Chromizar… desde então, só passámos a poder escolher entre os menos maus.

    Quanto a questões de privacidade e chineses, meus caros, a única empresa online que fez frente aos piores espiões de todos (dos EUA) foi a Lavabit (onde tanto eu como o Snowden tinhamos conta de email), e essa recusa em partilhar informação privada resultou no fecho de portas.

    De resto, há o Tor para disfarçar o IP, os emails pagos com encriptação, e mesmo assim, quem quiser mesmo saber, acaba por ter acesso a TUDO o que vocês fazem, dizem, pensam ou sonham!

    Quanto ao mundo dos browsers ser dominado pelo Chrome, é uma constatação do óbvio. 90% das pessoas usam o Google para pesquisas online, ou o Android, e minuto sim, minuto não, recebem mensagens a aconselhar a instalação deste navegador.

    Se cada vez que entrassem no vosso automóvel recebessem um aviso: “aconselhamos que conduza antes no modelo XPTO”, e se a mudança fosse gratuita, o que é que faziam? Pois bem, é assim que decide a maioria do “mundo dos browsers”, ou seja, a maioria (90%) do mercado, composta pelos “vou ao facebook, sei usar o google, e sou pouco mais que info-excluído”.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Muito bem dito Jorge

    2. Avatar de Hugo
  20. Avatar de me and me
    me and me

    e o que tem este opera de fantastico? a interface? apenas isso?… ok…

  21. Avatar de jose
    jose

    Chrome?! O que é isso?

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Browser porreiro, rápido fluido, etc….agora, como é que raio eu gravo os bookmarks?
    alguem?

  23. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Sinceramente… Interface desnecessaria. Perfiro o opera normal.

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    Instalei… não gosto!
    Fico com uma barra de lado com os icones! É tão feio como o Unity no Linux…
    Agora imaginem: Unity à esquerda e bolas à direita, fica-se em 1/4 da página web só para estes dois!!!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Compra um monitor de 22 polegadas em full HD e depois vais ver que ainda te sobra metade do ecran, e ainda tens que aumentar a fonte default para 125% para conseguires ler alguma coisa 😉

  25. Avatar de rc_joaopedro
    rc_joaopedro

    Gostei bastante da proposta. Vou usar a ver se cola. Para já gosto de tudo o que estou a ver.

  26. Avatar de rc_joaopedro
    rc_joaopedro

    alguém sabe como se anda para trás na página?

    1. Avatar de António Campos Leal
      António Campos Leal

      em cima no <

  27. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Vem com AdBlock ou VPN integrada?

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Meu caro “Lisbon Lover”,estou neste momento a teclar de um browser que é um fork do Chromium e que se chama Mustang Browser.Foi actualizado precisamente ontem,Sexta-feira,dia 13 de Janeiro para uma nova versão,a 2.55.75.0,correspondente ao Chrome Dev 55.0.2883.75,segundo o teste do website–»(https://html5test.com/) .Tem AdBlock integrado e a VPN da Browsec integrada.Está mesmo espectacular.Se o senhor ou qualquer pessoa quiser/quiserem fazer o download eis o link—»https://www.mustang-browser.com/. Garanto a qualquer pessoa que não se irá desiludir.Está francamente rápido.Vou passar a usá-lo como browser principal,em detrimento do Pale Moon,embora considere este também muito bom.Um abraço. 🙂

  28. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Todos os favoritos ficarão flutuando na tela inicial? Isso me incomoda. Prefiro organizados em pastinhas. Por que não um ícone de favoritos comum como nos outros navegadores?

    1. Avatar de António Campos Leal
      António Campos Leal

      Também. Que é o que tenho no Opera.

  29. Avatar de Ozires Oliveira
    Ozires Oliveira

    Instalei no WIndows 10 e gostei, mas falta o idioma Português brasileiro para ganhar nota máxima.

  30. Avatar de dxico
    dxico

    estou a experimentar neste momento e estou fascinado com a fluidez. ambiente bastante interactivo e vanguardista…estou a gostar!!!!

  31. Avatar de Vitor
    Vitor

    Depois de ler todos os comentários postados…vou continuar com o Edge!!

  32. Avatar de PFM
    PFM

    Boa tarde,

    Deparei-me com uma coisa, quando se clica nas opções surge o seguinte endereço: chrome://settings/.

    Reparei que não dá para importar os favoritos do chrome :O

  33. Avatar de diogo
    diogo

    Boas, o unico software que me dá confiança é mozilla firefox 100% open source, rápido, leve e seguro.
    Só o facto do Tor Browser ser mozilla diz tudo, na minha opinião o melhor browser em termos de segurança.

  34. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Bom, estou a experimentar, e acho interessante. Mas daí até “Adeus Chrome”, va uma distância enorme

  35. Avatar de Paulo
    Paulo

    O grafismo do browser é inovador! Tem a vantagem de instalar o browser só no utilizador em que fazemos a instalação! Mas não há bela sem senão…Não consigo carregar a pgina do Jornal Record!

  36. Avatar de Paulo
    Paulo

    Vou retificar o meu comentário dado que bastou fechar e abrir o browser para conseguir carregar a pgina web do jornal Record! Entretanto o Chrome já foi à vida já estava entediado daquele grafismo!

  37. Avatar de Thomas Soares
    Thomas Soares

    Mas esta porqueira é Software Livre ? Quero ver os fontes antes de instalar…

  38. Avatar de Nonnus
    Nonnus

    É fixe ler que tanta gente fala de segurança e partilha de informação quando se apresenta um browser novo e deferente dos outros e depois vamos esses licenciados em segurança informática tem conta no facebook e de 5 em 5 minutos estão a dizer ao mundo o que fazem. Agora tirei uma selfie na casa de banho, agora vou ao jardim com o cão e etc e tal. Para não falar que a maioria usa a palavra pass 123456… UPSss isso é mentira ninguém usa… mas continua a ser a mais usada. 😉

    Não se iludam se querem ficar anónimos não usem internet .

  39. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Malta,quem quiser experimentar um browser melhor que o Google Chrome,embora baseado no Chromium,experimentem o novo Mustang Browser-(https://www.mustang-browser.com/). Não se irão arrepender,isso vos garanto.Que rapidez ele tem.E vem com AdBlock e VPN da Browsec integrados.Aliás,quer o AdBlock quer a VPN só os activam quem quiser,tal como no Opera Browser.Mas é um browser extremamente fluido e eficaz.Foi ontem actualizado e nem em websites de downloads de renome mundial como a Softpedia,a Softexia ou o MajorGeeks está ainda disponível esta nova versão.Experimentem.Um abraço. 🙂

  40. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ao fim de um dia voltei ao Chrome! O Edge bloqueia (Não responde) em inúmeras situações tal como o internet explorer e o Firefox ~põe o computador a fazer um barulho parece um avião não sei porque razão!

    O Chrome ainda que este já farto do seu aspecto é muito funcional. Este opera Neon apresenta o sistema de marcadores (favoritos) de modo interessante mas (na minha opinião) pouco funcional.

  41. Avatar de David
    David

    Desde que a ópera mudou para o chromium deixei de usar….Ainda uso o Opera 10. E nada bate em termos de velocidade , funcionalidades, gestão de memória essas versões.

  42. Avatar de windows
    windows

    instalei, o browser até está engraçado, mas ainda tem que melhorar, falta-lhe os plugins(extenções), e depois aqueles favoritos muito giro, mas podia ter maneira de ser mais organizado, de maneira a satisfazer qualquer utilizador…

    funciona muito bem levezinho, mas para uma utilização mais avantajada, ainda está longe dos concorrentes, vou continuar como até a data com o chrome que tem servido bem até á data,e vou acompanhado o desenvolvimento deste…

  43. Avatar de Pedro N
    Pedro N

    Tenho um PC com windows XP, que é muito lento a navegar na Net. Que browser recomendam?

  44. Avatar de Alexandre Lopes
    Alexandre Lopes

    É compatível com Windows Vista? Descarregei mas aparece uma mensagem de erro mal aceito os termos e condições…

  45. Avatar de Wender Mello
    Wender Mello

    Instalei e achei bastante prático, a interface é extremamente elegante! Só tenho uma critica a fazer, o carregamento das páginas está um pouco demorado. Nesse requisito o browser fica atrás dos demais. Mas, nada que prejudique muito sua qualidade 😀

  46. Avatar de Quim
    Quim

    E o Vivaldi ? 🙂
    Motor chrome num interface opera para todos os SO

    1. Avatar de David
      David

      testa em portable…não te vais arrepender!

  47. Avatar de José Furtado
    José Furtado

    E ONDE SE COLOCA OS FAVORITOS?

  48. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Achei bonito e até rápido. Mas já desisti dele.
    Primeiro pelo fato de não haver extensões. Perguntei pra Opera no twitter se será incluso e responderam que não. Essa questão dos favoritos não é muito otimizada. E por fim quem utiliza um notebook com tela de 14″, como eu, fica a visualização de certos sites fica comprometida pela diminuição da largura de exibição da página.

  49. Avatar de Andrei Amorim
    Andrei Amorim

    Ele é bonito, revolucionário, óóóó… Mas NÃO TEM NADA DE OPERA. O NEON é o CHROME DISFARÇADO. Tudo, até as configurações são acessadas via Chrome://settings. Os problemas é travamentos também são idênticos ao Chrome, No começo uma maravilha, mas depois de um tempo de uso, começa travar, não responde, consome memória, abre mais de 6 processos…. Rs* Ridiculous.

  50. Avatar de Jorge Barbosa
    Jorge Barbosa

    É só a mim que demora 3 anos a carregar cada pagina que digito na barra de endereços?

  51. Avatar de Joaquim Oliveira
    Joaquim Oliveira

    @pplware sabem como importar os separadores e tudo mais do Chrome para este?

  52. Avatar de Artur
    Artur

    um browser que consome muitos clicks e movimentos de rato, parece-me um browser pouco ergonomico, nao possui tabs ou apresenta-os como icones aleatoriamente dispersos no ecra..torna o metodo de procura mais demorado, para quem tem o habito de ter um browser com mais de 100 tabs abertas com este browser é tarefa impossivel de conseguir gerir tantas paginas abertas..