A Google já conseguiu colocar o Chrome a consumir menos RAM no Windows 10

17 Comentários

A Google tem lucrado muito no Chrome com a abordagem da Microsoft para o novo Edge. Esta proximidade leva a que o sistema da Microsoft possa adaptar-se para dar ainda mais a este browser, algo que todo os outro scom a mesma base aproveitam.

Assim, esperava-se que o Chrome aproveitasse em breve uma novidade da Microsoft para o Windows 10. O resultado esperado era uma diminuição da memória RAM consumida, algo que agora já está a acontecer, ainda só no Chrome Canary.

Chrome Google browser Windows 10 RAM

Menos RAM consumida neste browser

Os consumos de RAM do Chrome são normalmente muito elevados. Esta situação não se limita ao Windows 10, mas espalha-se em muitas outras plataformas onde este browser pode ser usado. A Google tem feito esforços para o contrariar, mas quase sempre sem sucesso.

Para ajudar neste ponto, a Microsoft deu ao Windows 10 uma nova ferramenta importante. Chama-se “SegmentHeap” e vai reduzir os consumos de memória RAM, com o Chrome a ser um dos mais beneficiados.

Windows 10 vai conseguir resolver um dos maiores problemas do Chrome

Melhoria importante no Chrome

A Google tinha já dado indicações de que queria explorar esta novidade e sobretudo melhorar o seu browser. Não avançou com datas ou com outra informação, mas aparentemente tomou de imediato em mãos a tarefas de incorporar as melhorias no seu browser.

Uma publicação feita por Bruce Dawson, um programador da Google, revela que a mais recente versão Canary deste browser traz uma novidade importante. Esta deverá consumir já menos memória RAM, por explorar o “SegmentHeap”.

Chrome Google browser Windows 10 RAM

Google aproveita mudanças no Windows 10

Tal como em muitas outras situações, a Google vai agora avaliar a utilização desta novidade no Chrome. Irá também fazê-la evoluir e crescer, passando depois para as restantes versões, até chegar posteriormente aos utilizadores finais. A data para este momento ainda não existe.

Este será um passo importante e muito esperado pelos utilizadores. Os consumos de memória RAM no Chrome têm crescido nos últimos anos, sem que a Google consiga, contudo, meter um travão nesta situação.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    Bom dia e obrigado
    Mas quem é que precisa disto, visto que a maioria tem tudo dados ilimitados e no sistema móvel o Windows é insignificante.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Mas és só parvo ou não percebes mesmo nadinha de nada? O que é que a RAM (Random Access Memory) tem a ver com dados ilimitados e o Windows Mobile?
      É com cada um que aparece…

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Perdeste toda a razão ao vires com esse discurso. Nem toda a gente tem o mesmo nível de conhecimento, ninguém nasce ensinado.

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          E costumas criticar publicamente assuntos de que não percebes patavina?
          Não vou falar de naves espaciais se não percebo nada do assunto.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Acho que te enganas-te. Deves te estar a referir ao outro artigo que fala.sobre o Windows 10 andar a gastar muita internet…

  2. Avatar de A. M.
    A. M.

    Pedro, devem estar aí muitos separadores abertos para consumir 2GB de memória no Chrome…!!!. Ou então é um pc com muito mais ram que o meu…4GB!!…. Eu que acho que 400 Mb já é muito!!! Mas e certamente uma boa notícia para todos nós, para quem tenha muita ou pouca memória ram.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Usem o Vivaldi. Mesmo baseado em Chromium, tenho cerca de 50 tabs abertas, já usando a funcionalidade de poder agrupar as tabs numa única tab à mais de 2 anos e mesmo assim com 50 separadores abertos consome menos que o Chrome com 10 separadores abertos. 10 dos mesmos separadores que tenho aberto no Vivaldi.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Uso o Edge Chromium e não me queixo. Para além de achar completamente estúpido ter 50 tabs abertas…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não se queixa porque ainda não lhe aconteceu dar erro ao abrir uma página

    2. Avatar de fak
      fak

      Rodrigo
      isso é obvio. O vivaldi (e o opera) têm uma funcionalidade que é a de suspender os consumos da tab. ou seja, podes ter 50 tabs abertas, 49 delas estão suspensas, só a que estás a ver é que está a consumir ram e processador.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Gasta muto na RAM CPU e Bateria quer do PC Telemovel ou tablet mas é um bom navegaor

  5. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Então não foi a Google que conseguiu melhorar o Chrome, foi a própria Microsoft, o título é enganador!

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenção que o título não diz que a Google conseguiu melhorar o Chrome, isso foste tu que disseste, o que diz é que a Google conseguiu colocar o Chrome a consumir menos RAM. O trabalho para isso nunca é só de um lado, nunca te esqueças que nenhum browser trabalha num sistema operativo sem um esforço lado a lado.

  6. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
    O Monstro Precisa de Amigos

    A cada actualização dizem sempre que está mais rápido e que consome menos memória. A ser assim, a esta altura o Chrome já deveria abrir antes mesmo de se clicar no ícone, com tanta promessa acumulada de velocidade, e estar a consumir menos RAM que o Notepad. Só que, na realidade, continua pesado e a crashar por falta de memória.

    1. Avatar de fak
      fak

      no mundo dos browsers, ganhar 1 centésimo de milisegundo em velocidade e consumir menos 1KB de ram já é motivo para a empresa dizer que o browser está mais rápido e leve.

  7. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    No meu firefox esta a consumir 361Mb. E muito ou pouco ?

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Dependes de quantas abas estás a fazer uso. Eu, por exemplo, por agora tenho 9 abas em aberto (YouTube e Pplware com diversas abas para leitura) com o consumo de 829mb. Considero o consumo um tanto exagerado.