A Google garante que o Chrome está ainda mais eficiente e muito mais rápido

6 Comentários

Uma das maiores e mais recorrentes queixas do Chrome é a quantidade de recursos que este browser consome. A Google tem tentado ao longo dos anos reduzir esta pegada e tornar esta sua proposta mais eficiente.

A verdade é que nem sempre estas melhorias surgem e são efetivas, com prejuízo para os utilizadores. Agora, perante o que mostrou, a Google garante que o Chrome está ainda mais eficiente e muito mais rápido.

Chrome Google memória eficiente rápido

Um browser ainda mais eficiente

Sendo o browser mais usado na Internet, o Chrome tem uma responsabilidade grande no que toca à sua qualidade. Este não tem sido um padrão e as queixas que o acompanham há muitos anos são relativas aos consumos anormais de memória e de CPU.

A Google tem tentado resolver estes problemas, muitas vezes criando soluções simples e nos últimos tempos esta situação tem melhorado, em especial no Chrome 89. É precisamente nesta versão que a empresa agora focou e mostrou todas as melhorias que trouxe.

Hora de atualizar o browser! Chegou o Chrome 89 e a Google recheou-o com novidades

Chrome consume agora menos memória

As melhorias dependem muito de cada um dos sistemas, mas existirão ganhos de 20% nos consumos de memória, graças ao colocar os separadores em pausa. No caso do macOS há ainda uma redução adicional de 8% nos consumos de memórias e uma redução da temperatura das máquinas.

No Windows e no Android, o Chrome vai usar uma alocação de memória mais eficiente em mais áreas, conseguindo uma resposta melhor. A Google diz que no Windows há uma melhoria significativa na memória, que desce 22%. Temos ainda 8% no renderizador, 3% na GPU 9% na capacidade geral de resposta.

A Google tornou-o ainda mais rápido

Há também melhorias específicas no Android, que a Google garante resultarem em 5% menos no uso de memória, menos bloqueios, e um arranque 7,5% mais rápido, entre outros. Smartphones Android recentes também conseguem carregar páginas 8,5% mais rápido e ser 28% mais fluídos de usar.

Com todas estas melhorias, o Chrome irá certamente ficar melhor e mais eficiente. Isto, na prática, resulta numa utilização ainda mais interessante em todas as plataformas. Assim, tem todos os argumentos para continuar a ser a escolha dos utilizadores e o mais usado na Internet.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Não acho muito.Vou mas é começar a retirar extensões dele que bem precisava e deixar só umas duas ou três,mais vale.Assim consumirá menos recursos.Espero eu !! 😐

  2. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Ainda bem. Que façam todos muito bom proveito com isso. Quanto a mim, estou-me nas tintas para o Chrome.

  3. Avatar de A.M.
    A.M.

    Tenho estado a experimentar o novo Edge e estou a gostar. Aparentemente está melhor no uso de recursos que o Chrome. As últimas notícias do Edge e das suas alterações, acho que deixaram a Google em polvorosa!! Já se começa a notar nas comunicações recentes, que estão a sentir o “tapete a fugir debaixo dos pés”!!

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      O “efeito” Edge é temporário até que a MS o enriqueça com toda o seu ecossistema que há-de chegar… Entretanto qualquer ganho de eficiência que a Google faça no seu Chrome será sempre bem-vinda.

      De facto; em Linux; a diferença não é muito notória… Mas, mesmo assim, o browser parece, pelo menos, mais estável, pelo menos quando a reproduzir multimédia “pesado” e por aí… O consumidor agradece!…

      1. Avatar de A.M.
        A.M.

        Compreendo o que estás a dizer e estou de acordo contigo. Até porque, como dizes, “o consumidor agradece”, porque quem ganha com as “guerras deles” somos nós!!

  4. Avatar de Vick
    Vick

    Realmente. Inclusive para burla e venda de dados dos usuários.