Zephyr: Multitasking no iPhone com um deslizar de dedos

28 Comentários

Por SamC para o PPLWARE.COM
Uma das funcionalidades mais esperadas pelos utilizadores no lançamento do iPhone OS 4.0 em Junho de 2010 foi o Multitasking. O novo gesto do duplo clique no botão principal passou a fazer parte da rotina dos utilizadores e esta funcionalidade foi recebida com enorme agrado.

No entanto, este gesto para alterar entre aplicações pode, por vezes, ser pouco prático ou rápido, devido à quantidade de cliques necessários. Alguns utilizadores de modelos mais antigos queixam-se por vezes da baixa resposta do botão principal ou da sensibilidade do duplo clique.

Felizmente devido ao Jaibreak e ao Cydia podemos encontrar alguns tweaks muito interessantes e que expandem bastante a experiência de utilização do sistema operativo móvel da Apple. No PPLWARE já foram apresentadas várias aplicações úteis na Cydia Store, hoje é altura de apresentar mais uma delas, o Zephyr.


Resumidamente este tweak adiciona uns gestures novos que permitem alternar entre aplicações abertas ou abrir a útil barra de Multitasking do iOS. Imaginemos que precisamos de compor um e-mail com dados que estão a ser visualizados no web browser, com esta aplicação podemos com um simples deslizar (ou Swype) da esquerda para a direita alternar entre as duas tarefas. Torna-se bastante simples e tem uma transição com um visual apelativo (como se estivéssemos a arrastar uma janela para fora do ecrã).

O programador chpwn, responsável por esta aplicação foi bastante engenhoso ao adicionar diversas opções para personalizar o comportamento deste tweak. Além de ser possível desactivar os dois gestures principais em algumas aplicações específicas (muito útil nos jogos) é possível definir o número de dedos necessários para activar o gesture de forma a evitar erros acidentais.

Infelizmente a aplicação não é de graça e tem um preço de 2,99 dólares. Nos testes que realizei, apercebi-me que a aplicação não funciona em aplicações com o ecrã rodado na horizontal, no entanto, acredito que brevemente uma futura versão irá corrigir esse pormenor. Existem algumas alternativas similares na Cydia Store, no entanto o Zephyr pode ser considerado uma referência no género e tem a mais-valia de funcionar perfeitamente no iPhone OS 5.+.

anterior próxima
Onde encontrar o Zephyr?

Dentro da aplicação Cydia, vá ao separador Search, e procure por Zephyr (repositório BigBoss). Instale, faça reload do SpringBoard e já estará activa a nova função. Dentro das Definições, na secção das aplicações extraídas do Cydia, está um menu intitulado Zephyr, lá poderá fazer todos os ajustes concernentes a este tweak.

Homepage: Zephyr

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo

    Muito bom mesmo, bastante pratico, é daquelas coisas que o iOS já podia ter.

    1. Avatar de helder
      helder

      o io5 já tem isso quase tudo nativamente sem jailbreak (pelo menos no meu ipad 2)

      1. Avatar de Vítor SIlva

        No iPad é nativo, no iPhone não, o Zephyr veio alterar o acesso ao multitasking no iPhone tal como o título indica 🙂

  2. Avatar de Miguel

    O conceito é interessante e muito util. O movimento de baixo para cima para abrir o multitasking é muito util e simples, poupa o equipamento e resolve uma lacuna já do movimento que alterna entre aplicações não sou tão fã já que por vezes activo-o por engano enquanto navego numa pagina na net e involutariamente mudo de aplicação…de resto muito interessante 🙂

  3. Avatar de João Reis
    João Reis

    experimentem procurar no repo da xsellize antes 😉 podem ter esta app de graça, não procurei mas na maioria estão lá todas as pagas da cydia mas à borliú !
    Deixo a dica 😉

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Não merece 3$ ?

      1. Avatar de Vítor M.

        Esta vale o dinheiro que pedem por ela.

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        não, até pelo que dizem no artigo e muito bem, ainda necessita de actualizações, ao nivel horizontal não trabalha. Agora pergunto-lhe eu, acha que merece para já 3$ ?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Com o Activator faz-se o mesmo sem gastar dinheiro 😛

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            o Activator falha MUITO mesmo nesse gesto… nunca funcionou.
            E não, a aplicação não merece 3$, está cheia de erros e problemas.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            O Activator falhou em tempos mas já levou com actualizações que permitem fazer isto! Mas não é tão suave como esta!

        2. Avatar de RCS
          RCS

          “Para bom entendedor meia palavra basta”, para os outros: Façam pirataria nas aplicações muito caras. Nestas baratas não se justifica. 3$ é 1 mini e 1 café que se paga ao developer. Será que não merece?

    2. Avatar de alkapone
      alkapone

      Gostei da dica 🙂

  4. Avatar de Dc
    Dc

    Uso desde que saiu e é dos melhores tweak’s que podes encontrar na Cydia. Tenho o 4 e o 4s e no primeiro o botão central já mal funciona, é verdade que agora com o ios5 temos a função “Assestive touch” mas torna-se irritante ter que andar a mudar o icon de sitio cada vez que atrapalha… Agora com o Zephyr não só deixo de ter esse inconveniente como evito danificar o botão do 4s

  5. Avatar de SamC
    SamC

    Na minha opinião, o preço não é dos mais “interessantes”. Mas também não é nada exagerado, e numa época onde tanta gente utiliza repos com conteúdo piratas como a xsellize, alguns programadores são obrigados a aumentar o preço para compensar as poucas vendas. Existe uma app que me daria muito jeito (BTStack GPS) mas que nunca comprei devido ao preço que pedem por ela.

    Quanto à Apple incluir esta feature numa futura versão do iOS não acredito muito que tal não irá acontecer, iria deixar alguns utilizadores irritados por accionarem sem querer a função. O que acho que seria bom incluírem nativamente era activar a barra de multitasking com um swipe para cima APENAS no home screen.

  6. Avatar de aver
    aver

    O Zephyr tem dois movimentos:

    – Fazer aparecer a barra de multitarefa (Switcher)”deslizando” o ecrã para cima, em vez de premir Home duas vezes

    Conseguem o mesmo com o Activator, por exemplo em Anywhere definem:

    Status Bar Swipe Left/Right => Activate Switcher – passar o dedo para a esquerda/direita na status bar. Conseguem isso com outro movimento, por exemplo Slide in Gesture From Screen Botton (igual ao Zephyr)=> Activate Switcher .

    – Alternar entre duas aplicações activas fazendo desligar o ecrã esquerda/direita. Na verdade é preferível desactivar esta função porque às vezes só se quer ver o que está tapado no ecrã à esquerda e à direita e em vez disso muda-se de aplicação sem querer,

    Acho que não vale muito a pena gastar dinheiro com o Zephir.

    1. Avatar de aver
      aver

      … deslizar o ecrã em vez de desligar

    2. Avatar de ipedro
      ipedro

      muito bem… Concordo…

  7. Avatar de João Torres
    João Torres

    Posso dizer que sou mesmo um “tónhó”…..este tópico sobre este programa, fez-me descobrir um tal de ACTIVATOR que eu tinha para aqui instalado no meu iphone e nunca tinha reparado na sua capacidade ou sequer para quê que serviria….este Zephyr fez com que eu “descobrisse” o ACTIVATOR….LOL

    🙂

  8. Avatar de aver
    aver

    Uma aplicação verdadeiramente surpreendente para transferir texto/html entre um iPhone e o Chrome (browser) do computador.

    É preciso instalar a extensão no Chrome

    http://itunes.apple.com/us/app/gclipboard/id494225463?mt=8

    1. Avatar de SamC
      SamC

      Boas dicas aver. Já fiz o download no “NDRIVE”

      Quanto a esta aplicação, como foi referido no artigo existem alternativas (tais como o Activator que é necessário para outros tweaks). Esta simplesmente é a que faz melhor esta tarefa e tem mais opções para o efeito (código para detectar o teclado activo, etc.), no entanto tem o seu custo. Cabe a cada um ponderar se compensa o investimento nesta app.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Caso se trate de um link, consegue reconhecer o tipo de conteúdo e desencadear a respectiva acção? (vídeo, mapa, música, etc)

      Existe também o Site to Phone.

    3. Avatar de aver
      aver

      A coisa funciona assim:

      A Google criou a extensão para o Chrome chamada Web Clipboard (by Google) que funciona associada a uma conta Gmail ou Docs. Quando se selecciona um texto (pode ser um link)com o Chrome surge no menu de contexto (botão direito) a opção “Copy selection to web clipboard” e selecciona-se o texto, que pode ser um link.

      No iPhone, na app GClipboard, associado à mesma conta Gmail, vai aparecer esse texto/link, que é copiado para o clipboard do iPhone em duas opções – texto ou html. Pode depois colar-se onde se quiser. Se for um link o próprio GClipboard lança o Safari (navegador por definição, que não pode ser alterada, no iPhone).

      Copiar do iPhone para o Chrome é semelhante.

      O engraçado é que não é preciso ter o computador e o iPhone ligados à mesma rede WiFi. O que quer dizer que a informação viaja entre um computador, um servidor e o iPhone, como acontece com muitas app, mas deixa sempre a questão de segurança/privacidade do serviço.

      Interessante sem dúvida. O chinês, que não tem nada a ver com a Google, que inventou a app arranjou um uso interessante para o Web Clipboard.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Não sei se essa resposta era ao meu comentário. Mas se sim, vejo então que lança apenas e só o browser ao receber endereços.

        O Chrome to Phone faz essa distinção e lança o que se adequa ao link. E tudo também pela conta Google, independentemente da rede em utilização.

  9. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Podiam meter um multitasking mais real ao invés de pausar quase todas as aplicações. 🙁

    1. Avatar de aver
      aver

      Em que casos é que o multitasking devia ser diferente ?

      App de música e localização ficam, de facto, a funcionar em backgroud. As outras têm tempo para concluir as tarefas (downloads, por exemplo) e podem pedir tempo adicional ao iOS.

      Não notei que o backgroud do iOS devesse ser diferente.

  10. Avatar de aver
    aver

    Continuo a não ser um grande fã do Zephyr, mas a versão 1.1 tem um novo gesto:
    Para fechar uma app faz-se deslizar o respectivo ecrã para cima.