Wozniak: “Apple deveria lançar um iPhone com Android”

169 Comentários

Steve Wozniak, co-fundador da Apple, é actualmente mais conhecido pelas suas intervenções não muito a favor da Apple.

Já admitiu que o Android é melhor que iPhone (aqui), que a Apple deveria trabalhar com a Google e Samsung (aqui), que a Apple está a perder a piada (aqui), que é uma empresa arrogante (aqui) e que o Siri ficou menos inteligente na Apple (aqui). E parece que Woz ainda tem muito para sugerir à empresa cujo próprio ajudou a nascer.

Desta vez, e sem quaisquer rodeios, Steve Wozniak indica que a Apple deveria lançar um iPhone com o sistema operativo Android.

O que pensa desta sugestão?

06-02-2014 23-39-10

Segundo a noticia da Wired, Steve Wozniak, , fez mais uma declaração polémica, nomeadamente para os actuais utilizadores da marca de Cupertino. Wozniak afirmou que a Apple deveria lançar um iPhone com o SO Android. Para ele, a empresa teria sucesso se apostasse neste novo produto.

Woz adianta também que “Nada mais há que deixasse a Apple fora do mercado Android, que uma área secundária. […] O público gosta do visual e do estilo dos nossos equipamentos (iPhone), e da nossa forma de fabrico, comparativamente ao Android. Assim poderíamos jogar nestes dois mercados ao mesmo tempo.

Esta sugestão pode até ser compreensível uma vez que, nas centenas de comentários que recebemos, quando o assunto é iPhone vs Android, podemos perceber que há coisas boas em ambos os equipamentos, sistemas e respectivas empresas.

Assim, porque não juntar as coisas boas num equipamento só? E, desta forma, responder de modo mais assertivo e adequado às necessidades da maioria dos utilizadores.

woz-android-tshirt

Recordamos que, em Novembro de 2013, Wozniak mostrou o seu forte desejo de ver a Apple a trabalhar com a Google e a Samsung: “I wish to God that Apple and Google were partners in the future”.

Claro que esta é uma visão um pouco utópica desta questão mas, porque não? Talvez num futuro próximo não seja assim tão estranha esta hipótese.

Qual a sua opinião? Poderia a Apple vir a lançar um iPhone com Android?

Comentários

169

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    Ele não sabe o que diz.
    Não tem pés nem cabeça e a Apple nunca irá fazer isso.

    1. Avatar de rui costa

      Esqueceste de escrever LOL no fim para o pessoal perceber que estavas a brincar.

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Ele, foi só o gajo responsável por desenhar, construir e planear todo o hardware Apple inicial. O Jobs só fez o marketing. Portanto… a opinião “DELE” vale mais do que a de todos os comentários aqui.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        concordo ctg. se isso acontecesse, de certeza q o android funcionava melhor com o hardware do iphone/ipad do que com alguns processadores de qualidade duvidosa que é por ai no mercado nos aparelhos android.

      2. Avatar de Lucas

        Isso foi há muito tempo atrás. Ele ajudou a Apple a levantar, mas não teve sequer um pingo de participação no estouro da apple no começo deste século. Ele está a falar besteira

    3. Avatar de XXT
      XXT

      Ele não sabe o que diz, só criou os Mac…

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    O que Wosniak diz é simples – se a Apple fabricasse smartphones Android seriam os melhores, não em funcionalidades, mas na utilização:

    He also endorsed Apple’s decision not to pour new features into the iPhone, arguing that feature creep is not the same as innovation. “If you have something really good, don’t change it; don’t screw it up,” he said. “You pick up a Samsung phone and say smile and it takes a picture, but how much innovation is that? That’s just throwing in a lot of features.”

    “People don’t really choose their smartphones based on features,” he added. “I think Apple is superior at being able to say no.”

    1. Avatar de Portas
      Portas

      Realmente, muito bem dito. Subscrevo o que o Wosniak disse.

    2. Avatar de Lucas

      A questão da Apple também é simples. Ela tem uma visão diferente para seu público. Podes ver que ela sempre demorou a embutir novas funções que já existiam há tempos, é como se ela estivesse testando para ver se está tudo OK. Gosto da Apple pelo sistema ser mais fechado e seguro, e a mesma fabricante do hardware também fazer o software. Não é como pegar um Galaxy S4 e sentir lerdeza

  3. Avatar de José
    José

    Ja que esta tao insatisfeito que mande baixar os preços!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ele já não trabalha na Apple 😉

      1. Avatar de José
        José

        Lá se vai a baixa de preços… 😀

    2. Avatar de António
      António

      Ele foi “expulso” da apple há decadas só recebe os milhões que lhe cabe dos lucros.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ele despediu-se.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ele saiu porque quis. Ninguém o expulsou.

  4. Avatar de Rodrigo Coelli
    Rodrigo Coelli

    “por que andar separado se podemos unir ao agradável?”
    A minha opinião é essa. Ambos ganhariam, tipo eu e você, pois a nível empresarial não muda muito, ja que o importante é vender e que usa somos nós.

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Por mais que ficassem a ganhar os dois, não vejo isso acontecer num futuro próximo.

      No entanto, dizem que o Windows corre melhor em MAC’s que em PC’s, talvez o Android funciona-se melhor no iPhone também xD

      1. Avatar de xbuzzy
        xbuzzy

        o windows corre melhor no MACs por causa das drivers 🙂

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          lol
          Nem sabes o que dizes…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ele tem razão.

            De todos os computadores que podes comprar, muitos são bons, sim, mas os Mac’s usam hardware de excelente qualidade, que é claro, vêm sempre com drivers de primeira linha também para Windows…

          2. Avatar de Tiago Andre
            Tiago Andre

            ironico ou nao o macbook pro foi considerado o melhor portatil para correr windows

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Foi comprovado que os Macbooks têm o melhor sistema para correr Windows, na verdade.

          4. Avatar de xbuzzy
            xbuzzy

            Diogo, “o mundo é bue de cenas” tens que libertar essa mente 🙂

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Nao acredito… O iPhone corre bem no iPhone porque é um SO fechado para meia duzia de equipamentos, logo o seu codigo fonte nao necessita ser extenso como o android que é feito para suportar milhares de combinações de hardware. Se a Apple pusesse o android num iphone com as specs que o iphone tem actualmente, seria um equipamento de media-baixa gama, logo nao podiam cobrar preços exorbitantes pelo iphone. Mas a verdade é uma, o a Apple muda de estrategia ou daqui a uns anitos vai acontecer com o iphone o que aconteceu com os sybian…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Já ando a ouvir isso há 2 anos… A verdade é que cada vez o iPhone vende mais.
          Just sayin’

        2. Avatar de António
          António

          e também porque não tem maquinas virtuais a correr java.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ninguém ganha quando não há concorrência.
      Temos de continuar a ter diferenças entre a Apple (iOS) e as empresas que desenvolvem Android.
      Apesar da Apple não querer saber do que os concorrentes fazem (não querer saber = não querer seguir tendências dos concorrentes), convém termos esta “guerra” que só beneficia o consumidor final.

      1. Avatar de Ruben
      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Concordo!

        Mas que raio é que a Apple contribuiria ao universo android?

        Ridículo, o que não faltam são fabricantes android.

        É bom termos concorrência no hardware, mas é ainda melhor termos coincidência no software.

        Nos anos 90, era tudo um terror, porque não havia interoperabilidade nenhuma, compravas hardware ou software, só faziam, só havia para Windows, era isso, internet? Muitos sites só funcionavam no internet explorer… Depois começou a aparecer o Linux e o OSX, plataformas móveis, flash, html4 e JavaScript e a coisa melhorou…

  5. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    O tipo tá maluco. E já agora, é o mesmo maluco de à uns tempos atrás não é? A cara de maluco não me é estranha xD
    Eu já pensava que a Nokia com os Lumia ia seguir o caminho da Apple, mas pelos vistos já andam aí rumores de um Lumia com Android. Mas a apple não precisa nem quer um iDroid para nada. Esse tipo anda a tomar umas boas doses, qualquer dia aparece morto por overdose também -.-

    Os iPhones são bons mas a fama eleva ainda mais este smartphone, um iDroid ia “manchar” bastante penso eu.

    1. Avatar de António
      António

      Porque raio iria a apple enfiar android num iphone? Teria de colocar o dobro do hardware para atingir resultados do iOS e com o dobro do hardware teria de baixar a qualidade de certos materiais para compensa o do preço nos componentes.

      Por alguma razão A apple faz todo o software par ao seu hardware. Para que possam dar a melhor experiência com o mínimo hardware preciso com os materiais de melhor qualidade. É isso que faz a Apple, Apple.

  6. Avatar de DamMit
    DamMit

    Apesar de já ter usado android e iOS, o android simplesmente não “encaixaria” no iphone… A apple tem um cuidado especial com o design e isso nota-se em todos os pequenos detalhes tanto do iphone como do ios.
    O android também pode ter os seus trunfos, mas ainda lhe falta bastante para atingir uma certa estabilidade, desde a jvm que só come recursos até á (alguma) desorganização dos próprios menus.

    1. Avatar de BTN
      BTN

      Dizes isso porque nunca experimentas-te o Nexus 5!!!

  7. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Nunca vai acontecer porque isso seria como admitir que algumas patentes são essenciais para qualquer plataforma móvel, não só o android… Refiro-me claro a patentes como gestos, que a meu ver nem deveriam ser patentes.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Que patentes de gestos?

    2. Avatar de António
      António

      Porque raio não devia ser patenteado? Se foste que que desenvolveste e criaste deves ser compensado se alguém quiser usar.

      Lá porque é patenteado não impede ninguém de usar a patente desde que pague. e se for uma patente vital as empresas que são donas dessas patentes são obrigadas a fornecer a toda a gente a preço acessível e sem olhar a nomes.

      Qualquer telemovel que ande por aí até aqueles de 30 euros ou o famoso nokia 3310 usa tanta patente que nem consegues contar.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Má sugestão, os iPhone’s poderão ficar muito mais lentos, e com android vão ficar menos intuitivos

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      A questao nem e’ ficarem lentos. Perderia-se toda a essencia de um iPhone. A Apple desenhou o seu SO e os seus dispositivos. Ponto final!

      Alguem ja imaginou a Ferrari usar motores da Renault?
      Mas que absurdos…

      1. Avatar de rui
        rui

        mas assim podia ser que ganhassem alguma coisa

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          De facto ganhava uma descredibilizacao total da marca.

      2. Avatar de Alexandre Duarte Furtado Amaral
        Alexandre Duarte Furtado Amaral

        É mais a Ferrari utilizar motores da Lamborghini…

        1. Avatar de Nelson N.
          Nelson N.

          E Lamborghini que usa motores Audi.

          1. Avatar de PA
            PA

            Ou Audi que usa motores Lamborghini? Será mais por aí não?!

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          Fiabilidade nao e’ so andar rapido 🙂

        3. Avatar de Mario
          Mario

          A Ferrari usa motores da Lamborghini???
          A sério? Quais?

      3. Avatar de Inforluso
        Inforluso

        E mercedes com motores renault

        1. Avatar de lmx
          lmx

          E opel susuki, saab, etc, com motores fiat??

    2. Avatar de António
      António

      além que iria aumentar a fragmentação das aplicações. em vez de teres uma app que funciona em todos os dispositivos que vendes teriam de obrigar o deve a desenvolver duas versões. Estou mesmo a ver o descontentamento dos americanos ao compararem um iphone que não corre as aplicações que ele quer…

  9. Avatar de Diogo Ribeiro
    Diogo Ribeiro

    Na minha opinião a apple não entra nesse tipo de estrategias, mas caso resolvesse lançar um produto com android era flop tremendo, o valor dos produtos da apple é o sistema operativo que eles usam isto é: tem um sistema operativo muito ajustado ao hardware e o no caso dos iphones é brutalmente bom porque não corre em maquinas virtuais o mesno não acontece infelizmente com o android, daí ter mais consumos de bateria e nao ter aproveito ao maximo do hardware, até porque se comparar o hardware de um iphone com um samsung por ex. o da apple fica a perder… moral da historia a apple não precisa de ter produtos com grandes caractristicas para ter um s.o. bom o mesmo nao acontece com os que tem android, precisam de ter um bom hardware para correr o sistema operativo. Por isso para mim não faz qualquer sentido a apple vender um produto com android.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      “o valor dos produtos da apple é o sistema operativo que eles usam”

      Ai sim? A Apple própria parece discordar contigo, tendo em conta que levou a Samsung a tribunal por causa de “cantos arredondados” e outras parecenças físicas ou semelhanças de design de UI e UX. Ou pelo ênfase que deram anteriormente de “isto não é plástico” (e agora têm um de plástico… perdão, como têm no site inglês: “not your typical plastic smartphone”), ou como ficava “bonito” (ao ponto de criar problemas de sinal, aka “grip-of-death” aka “you’re-holding-it-wrong!”).

      É óbvio que o SO tem valor, mas não é “O” valor da Apple, pois esse é e sempre foi design (mais nenhuma empresa tinha o “orgulho” de deixar bem explícito no equipamento, ou na caixa pois até é raro estar gravado nos equipamentos actualmente, “Design in California”).

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lá vêm eles…

        A Apple não levou a samsung a tribunal por causa de cantos arredondados, levou porque andáramos a copiar a interface, a ux, o hardware, algoritmos, a samsung até tinha um documento a dizer o que deviam copiar do iphone da próxima vez!

        Tenta mais uma vez… Lol

    2. Avatar de Bitó
      Bitó

      Se a Apple tivesse um iPhone com Android, o mesmo, teria de ter um hardware de topo, mas de topo mesmo, para que corresse bem.
      Nem me venham com 1Gb de ram e um dual core, porque simplesmente, não chega para usufruir bem de um Android.

      De qualquer forma, gosto de todos os SO, cada um à sua maneira 🙂

      1. Avatar de BTN
        BTN

        Conheces o Moto X?!? Bem me parecia que não…

    3. Avatar de António
      António

      O valor do produto não é o sistema operativo mas a experiência que esse SO dá aos utilizadores. Tens de ver o produto como um todo. Quem comprar apple não olha para a specs, ninguém quer saber se o telemovel tem um processador que funciona a 1.3 ou a 2.0 ghz. eles so querem saber se o telemovel funciona smoth faz tudo o que eles precisam e é fácil de usar. O SO ajustado ao hardware ajuda a fazer isso tudo.

    4. Avatar de diogo ribeiro
      diogo ribeiro

      ok… Retiro o que disse sobre a samsung e acrescento um HTC ou mesmo um lg, e voltamos as caractristicas de hardware dos mesmos x um iphone 5. Eu não estou a dizer que um ios é melhor que android ou vice versa, o que estou a dizer é que o ios corre muito bem em iphones porque foi desenhado só para aquilo, não é possivel correr um ios num htc ou lg ou qualquer marca e depois a apple faz uma coisa que a google deveria ter feito logo de inicio que são os updates, temos um iphone 4 a correr o ultimo sistema operativo deles enquanto no android depende dos fabricantes e que normalmente nem fazem updates, por isso continuo a dizer o melhor que a apple tem é o sistema operativo, em questoes de design não se discute porque o meu gosto é diferente do vizinho do lado.( isso das patentes é outra guerra que nada tem haver com o sistema operativo)

  10. Avatar de xbuzzy
    xbuzzy

    LOOOL

    A Apple lançava mais depressa um iphone media gama(300$) que um iphone com android. androids já há aos pontapés

    1. Avatar de Mike Santos
      Mike Santos

      …tal como os burros em portugal!
      Tal não será possível apenas pelo simples facto de as duas “tendências” terem que existir. Apesar de “inimigos” nas vendas, serão sempre líderes no desenvolvimento.
      O iPhone é bom pelo simples facto de ter aliado a um software funcional e prático, um também hardware capaz de satisfazer as exigências do seu consumidor.
      Por outro lado, o Android, é recurso em inúmeros “utensílios”. Isto quer dizer que não pode ser desenvolvido para um único hardware.
      Neste particular, é evidente (para os ex-iPhonianos) que já deram uns “toques” nas últimas versões do Android, que este é (por falta de outras palavras) “moldável”. Quero com isto dizer, que “fazemos dele o que queremos”. Quem quer um lockscreen diferente, consegue. Quem quer um área de trabalho prática consegue. Quem quer um aspecto mais “gamer” tem.
      Não quero dizer que seja melhor… É, sem dúvida, mais versátil.
      Para concluir, tenho um S4. Apesar de tudo o que disse ontem um amigo estava a na PokerStars com um iPhone 4 e quando fez o login pelo meu Samshunga, apenas disse: afinal vêm-se as cartas.

      1. Avatar de xbuzzy
        xbuzzy

        mas eu disse alguma coisa acerca do software android em si?

        damn it

        1. Avatar de raz0r24
          raz0r24

          Mais versátil = mais bugs.

          Ah! e 10 milhões de aplicações maliciosas 😉

          Que LOL! Já tive vários androids (desde o lg gt540, o lg p500 (o que adorei mais de todos os que tive), um i9000, um SE x10 mini, Xperia Arc S, Xperia J, um Galaxy Duos assim como já tive um BlackBerry 5230 e 9220 e agora estou com um iPhone 4s que vou ver se dura! Mas acredita quando digo que para mim BB (tirando a forma de se configurar o mail naquilo) e iPhone foram os melhores que já tive. Pela forma como trabalham, que assim que compras fazem o que prometem até à exaustão. Mas isso não quer dizer que não tenham falhas, pois já apanhei um bb com problemas de fábrica lol cada caso é um caso, mas não façam do so/tlm a perfeição!

  11. Avatar de Coijito
    Coijito

    Outra vez arroz?

    1. Avatar de Luis Rosa
  12. Avatar de TiagoSantos
    TiagoSantos

    Tenho o I-phone 5, e já anteriormente tinha tido o 3s.
    Pelo meio tive/tenho um tablet andróid.
    E sinceramente partilho da opinião do co-funder.

    Para quem trabalhou com um android durante algum tempo, percebe as imensas limitações que a Apple impõe aos seus utilizadores( chega a ser aborrecido não podermos ter menus/apps/ ao nosso gosto) algo que praticamente não existe com os Androids.

    Bom, como não me quero alongar, resumidamente hardware Apple, so android, eu compraria logo

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Jailbreak, nao?
      Nao te esquecas que o hardware apple nao faz milagres. Os milagres (estabilidade, fluidez, etc) a qua a apple nos habituou sao isso mesmo, a uniao do hardware com o software desenhado unica e exclusivamente para os seus dispositivos.

      Tal como tu, tive um 3GS, agora tenho um 5S.
      Tenho um Tablet Android e ja tive smartphones Android.
      Sao mundos distintos. Seria incapaz de voltar a usar um Smartphone Android depois da experiencia de utilizacao e qualidade com que me habituei no iPhone (isto ja’ desde o 3GS que ainda funciona a 100%) 🙂

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        partilho da mesma opinião Diogo. Também eu já tive vários androids e desde que experimentei o 4s que agora possuo, tão cedo não volto ao android. e não é pelo fanatismo (e mudei porque me deixei das “invenções” de roots e alterações de aspeto etc lol)

      2. Avatar de BTN
        BTN

        Garanto-te que se experimentasses o Nexus 5, que ias mudar completamente de opinião!!!

        1. Avatar de gggg
          gggg

          a comparar nexus 5 com iphones hahahaha, que ignorante hahaha.
          por esta sua resposta mal por mal antes queria um galaxy que ao menos sao tops de gama como os iphones da apple do que um nexus 5 hahahaha.

        2. Avatar de raz0r24
          raz0r24

          mais depressa comprava um BB Bold 9700 (usado) ou o q10/z10 que qualquer outro smartphone c/android, isto nos próximos 2/3 anos. E mesmo assim…

  13. Avatar de Bicho
    Bicho

    Nelson onde andas ?

    1. Avatar de Mike Santos
      Mike Santos

      Não sabe o que dizer… É um iBoy, mas não tem um único produto apple. Tem um Samshunga de 2008 a preto e branco e acha que não valem nada.
      NELSON onde estás?… Sai daí pá!!!

    2. Avatar de Tiago Lopes
      Tiago Lopes

      Ahaha comecei a ler os comentários dos artigos desde que o Nelson começou a participar.

      Gosto mesmo de ler o que ele escreve.

    3. Avatar de Paulo César
      Paulo César

      +9999999999

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu deixo antes aqui este comentário…

      http://imgur.com/kX1Vo5K

      1. Avatar de Portas
        Portas

        Tu nao me digas que usas o reddit, senao nunca mais volto aos subreddits moveis…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Uso, um bocadinho…

          Não uso para o tech, porque lá, como em muitos sítios, se fores da “equipa com mais jogadores” eles fazem-te downvote.

          Mas porquê, por usar imgur?

  14. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Está maluco ou ressabiado… Só pode.

  15. Avatar de Zéquim
    Zéquim

    AHAHAHAHHAH….

    agora é que começa a maçã podre a trabalhar em condições

    fail………..

    1. Avatar de gggg
      gggg

      amigo zequim, ve se mesmo que e anti apple pelo seu comentario (maça podre) e mesmo um ignorante voçe, deixe se disso so lhe fica mal hahaha.
      os iphones com o ios da apple trabalhao melhor que os androids, se apple opta-se pelo so android trabalharia ainda melhor, apesar que prefiro ios nos iphones, toda agente sabe que os iphones da apple sao os melhores no mercado mundial, os galaxys sao os que ocupam o 2lugar melhor telemoveis no mercado no mundo, por isso nao e a maça que esta podre e muito menos morta hahahaha, a maça so vos pode fazer muita azia, e ha outra a maça no caso dos iphones vendem se muito mais e sao um pouco mais caros que os galaxys, por isso deixe a azia de lado hahaha.

      1. Avatar de gggg
        gggg

        e tenho galaxys e iphones nao sou um fanboy da apple, mas sei ver bem a realidade que os iphones tem em um sistema operativo melhor que os androids, esta aprovado em nivel mundial android ainda tem muito que crescer e corrigirem muitissimas coisas.

  16. Avatar de zegato

    ate vos digo mais…a apple vai morrer se continuar com o produto tao fechado e tao pouco versatil. o iphone qd saiu era realmente um produto superior…mas agora está ultrapassado…ainda tem alg status mas quem tinha um iphone pq era especial agora ja é tao especial como todos ou outros…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Typical android user ^

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        Mais fechado = mais segurança..

        “10 milhões de aplicações maliciosas” 😉

        https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/android-tem-10-milhoes-de-aplicacoes-maliciosas/

        Fonte: pplware + Kaspersky Lab

        ps: vao dizer que a Kaspersky agora trabalha para a apple LOL

  17. Avatar de JP
    JP

    Há malta que sai de casa sem os comprimidos e depois dá nisto…
    Não é que a ideia dele não seja excelente pois se a apple ‘botasse’ as mãos no android a coisa ficava uma coisa a sério só que e os fan boys como ficacam? Como é que eu ficava? eu acho que android é lixo. Linux -> lixo -> Android -> Lixo com essa porcaria toda.

    Linux -> SO built by the community for the community ahahahahahahahahah parece os títulos do FCP—tudo fake…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Bom dia!
      Não quero falta ao respeito, masa base do ios e do android é a mesma: UNIX.
      Na Aple deriva em OSX e depois em IOS
      No Google deriva em linux e depois em Android
      Só uma nota para se ver que apenas o tratamento e polimento final é que muda.

      Cumprimentos

      1. Avatar de António
        António

        A diferença é que o android foi mal desenhado. E é por essa razão que a google quer mudar muita coisa para o seu 64 bits.

      2. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        @Carlos
        Pois a base é a mesma mas de BSD a Linux vai uma grande distância….

        Para mais informação podes sempre ler este artigo.

        http://www.techrepublic.com/blog/10-things/10-differences-between-linux-and-bsd/

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      ah, quanto aos titulos do FCP, nada tenho a dizer contra. Concordo… 🙂

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      És moço novo. Tens muuuuiiiiittoooo tempo.

      Depois, quando cresceres, ficares um homenzinho e gerires uma rede com mais de 200 máquinas e 12 servidores, cá nos encontramos entre o Linux e o BSD.

      Por agora, vai pedir à mãe que te mude a fralda.

    4. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Claro que linux é lixo. Por isso é que ele domina em quase todas as áreas de TI. A única área onde Linux não tem sucesso é mesmo os Desktops, de resto…

    5. Avatar de lmx
      lmx

      JP…

      O linux, é um SO que hoje em dia já permite ser utilizado por gente “Comum”…mas é normal que muita gente o associe a lixo, poque ele é um SO bastante técnico na sua base…e o utilizador comum, não tem “pedalada”, par aguentar a administração do mesmo…

      Só por ai é que pode ser considerado lixo…pelo conjunto de pessoas penos capazes do ponto de vista informatico, tirando essa gente que pouco ou nada percebe do assunto…o linux é um Luxo…

      A existirem So’s que sejam lixo, o linux não consta nos mesmos!!

  18. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Será que a google aceitava? E o Android, será que que aceitava ser “domado”.

  19. Avatar de Diogo
    Diogo

    Essa ideia seria o mesmo que meter um motor de um Fiat Uno num Porsche… so porque sim!

  20. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Usando a analogia do mundo automovel, já no passado foram feitas versões da Fiat e Lancia com motor Ferrari…

    Porque não pensar no mesmo a nivel de telemoveis?

    1. Avatar de Balmer
      Balmer

      O problema aqui reside na parte que muitos acreditariam que o motor seria de um Citroen de 2 cavalos.

      Há pessoas que não gostam do Android, por razões legitimas, e até ai tudo bem – Mas infelizmente as iSheep é o que mais faz a Apple facturar e eles eram capazes de se atirar de uma ponte se o chassi e motor não forem da mesma marca.

    2. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Pois, mas tal como nuns comentários mais a cima, Ferrari e Lancia pertencem ao grupo Fiat! Tal como a Lamborghini e Audi (Seat, Skoda, Bentley, Bugatti, Porsche) pertencem ao grupo Volkswagen! Tenham cuidado a comparar carros porque as “pequenas” marcas é que são as “donas” das “grandes” marcas.

      É preciso ter cuidado com certas analogias porque se umas empresas pertencem ao mesmo grupo é uma coisa, se são empresas distintas é outra!

  21. Avatar de J Ribas
    J Ribas

    Wozniak sempre foi um grande visionário e a Apple deve-lhe muito. Acho que o mesmo está certo e será uma boa estratégia a diversificação de mercado com a apresentação de um produto com o Android. Recordo o que está a acontecer à Nokia, que nunca quis sair do seu SO proprietário e quando o fez e veio com o Windows Phone, já o Android e o IOS se haviam implantado.-
    São pessoas como esta que potenciam sempre os produtos que promovem, e acho que a Apple deveria seguir o caminho que Wozniak sugere….

    1. Avatar de António
      António

      Tás maluco! 😛 Além disso o woz não foi um visionário mas um gajo muito inteligente na are da eletrónica.
      Visionário foi o Jobs que punha o woz e o seu jeito para a electrónica ao serviço das suas ideias.

  22. Avatar de D!
    D!

    O Woz sempre foi muito anjinho…

  23. Avatar de Susana
    Susana

    Acho muito bem. Qualquer pessoa diria á BMW que deveria fabricar carros com rodas de carroca ou colocar um Ferrari a andar a pedais…

    Isto é um exemplo dum tipo que foi ultrapassado pelos tempos e que vive a dizer disparates. Mas ainda há gente que lhe dá tempo de antena.

    Eu uso um iphone porque tem o IOS, nunca iria comprar um telemovel android.

  24. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    De qualquer das formas… Apple pode fazer o que bem entender! Android é OpenSource…. e talvez até haja algures num canto da Apple um Iphone a usar Android… Who knows, right?

    Este Wozniak, não é propriamente um visionário …. Ele tenta é usar comentários de oportunidade para ver se pega.

    Apple, só não lança gama baixa de telemoveis por motivos de markting da marca.

  25. Avatar de JS
    JS

    CREDO…. Apple com Android??? Para termos o Android em tons “Pastel” do tipo IOS7 ?
    Houve um tempo que ainda cheguei a pensar que a APPLE era para Homens… no tempo do iPhone3…
    Agora lembraram-se de lançar telemoveis dourados, às corzinhas e o SO em tons pastel.
    Já meteram um “anel” prateado no botão…
    O próximo deve vir com brilhantes e suporte para rimel.
    Agora a sério… EU, que deixei recentemente o iPhone em prol do S4, comprava novamente um iphone se tivesse android.
    ah… e um écrã à Homem 🙂

  26. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    No artigo original nao há nada onde ele diz que a Apple devia fazer coisa nenhum.

    O que ele diz é que a Apple podia (que é algo muito diferente de devia) fazer um smartphone com android. Pegar no Android OS, modifica-lo como a Amazon faz e provavelmente ficar dono do segmento de mercado de Smartphones Highg-End, seja Android ou iOS.

    1. Avatar de António
      António

      e fragmentar a melhor loja de apps do mundo. <3 Best idea ever!

      1. Avatar de Ricardo Luis
        Ricardo Luis

        Fragmentar? Praticamente todas as apps que interessam estão nos dois ecossistemas.

  27. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Será que em todo o universo tecnologico e informatico, não há outros assuntos para abordar??! É sempre a mesma conversa, já deito telemoveis pelos olhos. Não se aguenta! Esqueçam lá a porcaria dos telemoveis por uns meses pá

  28. Avatar de Diogo
    Diogo

    A paris hilton da apple pufff

  29. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Este Wosniak não sabe o que diz… Por algum motivo, era o Jobs a cabeça da apple. A apple tem o melhor SO porque iria usar outro?

  30. Avatar de Daniel Isidro
    Daniel Isidro

    SACRILlÉGIO!!! BLASFÉMIA!!!

    A Seguir só lhe falta sugerir ao Papa para trocar a Biblia pelo livro de São Cipriano!!

    Vade retro Satanás!!

    eheheheheheheh

  31. Avatar de Valter
    Valter

    Que ar de alucinado na foto. Era a mesma coisa que a Mercedes vender carros com motor BMW ou vice-versa. Fail.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isso era um upgrade, a Mercedes já vende carros com motor renault 😛

      Bmw? O seu nome em alemão significa “fábrica de motores da Baviera”… Nem pensar… Lol

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Mercedes carros com motor renault? Essa é nova para mim …

        1. Avatar de Tito
          Tito

          Por acaso até vende. O classe A tem o motor 1.5DCI da Renault assim como a Mercedes Citan (semelhante à renault Kangu).

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          É porque andas pouco atento então, o sector de comerciais Mercedes usa blocos da Renault.

        3. Avatar de João Gonçalves
          João Gonçalves

          Mercedes Class A180 AMG. Todo racing, aileron, dois escapes, AMG escrito em todo lado, alargamentos, e um 1.5dCI da Renault (tudo de fábrica)… depois queres subir a serra do marão, tens de subir em segunda.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            heheh

            pois, ainda se tivessem um motor a diesel 1.6 da fiat…

            Agora esse motor é muito fraquinho…mas é económico…agora num mercedes…vai la vai…mas é como digo!!

            O simbolo na dianteira, faz muita gente perder a cabeça, ja o disse e volto a dizer…as pessoas compram muito com base no status sicial…nem que para isso tenham que andar a pedais…ser tuga é assim!!

        4. Avatar de Mario
          Mario

          O novo classe A usa motores de baixa celindrada diesel da Renault.

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        What?!
        BMW=Bundas Motor Wagen
        Fábrica de motores da baviera???
        Deixem lá o IOS que vos está a fazer mal à cabeça!!!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          A BMW AG (abreviatura de Bayerische Motoren Werke, em português: Fábrica de Motores da Baviera) é uma empresa alemã, fabricante de automóveis e …

        2. Avatar de lmx
          lmx

          bundas??

          bundas é mais no brasil…

  32. Avatar de Bruno Luís
    Bruno Luís

    Looooooooooool… Se era para ser piada até teve graça….
    Ele que vá dizer à BMW para montar os seus veículos com um motor Mercedes…
    Loooooooooooooool

    1. Avatar de André Costa
      André Costa

      Ficavam mais bem servidos com motores Mercedes…

  33. Avatar de Peter Ross
    Peter Ross

    Este deve andar a snifar farinha da boa….. Android num Iphone é a mesma coisa que por um motor de um Fiat Punto num Ferrari…. ai esta gente… e ele que me parecia tão inteligente….

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não será mais Gasolina Gforce no fiat uno?

  34. Avatar de Peter Ross
    Peter Ross

    Acho curioso ver aqui pessoas a dizer q o IOS está ultrapassado… pergunto a essas pessoas o seguinte:
    O ios7 corre num Iphone 4, feito em 2010.
    O android 4.1 corre onde??? Corre em telemóveis dual core 1.5 com 2 gb de RAM…
    Estabilidade do Android é zero, tive um e estava sempre a bloquear sempre que acelerava um pouco mais nele. Qualidade das APPs para android são uma treta.
    Eu posso dizer isto, pq sempre tive android, mas a partir do momento que utilizei o IOS de Iphone, desculpem mas só um cego não vê a diferenças para melhor.
    Mas pronto…..nem toda a gente pode dar 600€…

    1. Avatar de Portas
      Portas

      Ele correr corre, arrastando-se.

      Nao sabes o que dizes, ficas melhor calado.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Tu é que não sabes o que dizes… Lol!

        Se o iphone não corre bem com o ios 7, qual é o android que corre bem com o os que tem? Nenhum!

      2. Avatar de Zero
        Zero

        Tenho um iPhone 4 com ios 7 (jailbroken). Corre apps diárias do estilo msg, facebook, contactos e etc sem nenhum travamento. No entanto devo dizer que notei diferenças nos jogos comparativamente ao ios 6.
        Em overall fiquei deveras impressionado…
        Neste caso tu é que não sabes bem o que dizes… :/

  35. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Não faz muita lógica uma vez que o conceito da Apple foi sempre fabricar o hardware juntamente com software…
    …no entanto o único aspecto positivo no meu ponto de vista ao “lançarem” iPhone com android poderia influenciar a baixa de preços nos equipamentos com iOS. No entanto não comprava de forma alguma um iphone com android.

  36. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Pode parecer algo descabido, mas sou obrigado a concordar com ele. O iphone por exemplo é uma excelente maquina, mas infelizmente com um SO sem o sucesso do android. Se a Apple tiver a coragem de unir os dois mundos nao tenho duvidas que finalmente conseguirá tornar-se algo mais que a samsung. Mas claro para isso tem de se tornar uma empresa (marca) humilde o suficiente para aceitar que para crescer todos são precisos e fazer igual aos outros nao é ruim de todo, caso se façam coisas boas.

  37. Avatar de R
    R

    Bem!
    acho interessante o que o Woz sugere!
    tem a sua piada, teria o seu interesse, mas ao mesmo tempo seria estranho lol 🙂

    ha uns artigos atras (o artigo do “iOS ser mais fluido que o Android”) que tb acho ser verdade, acho que seria mt interessante ter o android a correr no iPhone.
    sinceramente, gosto muito da estetica do iPhone, alias como todos os produtos da apple, mas sempre achei que limitavam muito os utilizadores a nivel de software, dai ter ido para o HTC one com android – que, diga-se de passagem, nao o acho nada atras da fluides do iphone, sendo que ao mesmo tempo me dá outra liberdade.
    se por acaso houvesse iphone com android, mt provavelmente seria o que eu teria escolhido 😀

    claro que isto da liberdade que um SO dá aos utilizadores nao interessa a todos. nao quero ser mal interpertado mas acho que o Iphone é melhor para o pessoal que n quer chatices, que corre as suas aplicacoes diarias mais comuns e que gosta do user interface do iOS (o 7 ta giro, acho parecido com o android em alguns aspectos, mas acho giro sim senhor). Ja o android acho que é mais para pessoal que quer fazer o que lhe apetecer com o aparelho que comprou – quer trocar de rom? troca! quer um UI diferente? muda! quer alterar as defenicoes do processador? altera! sao produtos diferentes! sinceramente nem acho muito util compara android com ios, mas ok.
    quanto a comparar o Iphone 5s com “androids” no geral tb n écorrecto. a comparar um iphone 5s com um aparelho android, tera sempre de ser com um aparelho android que tenha saido mais ou menos na mesma altura (que sera um topo de gama e nao um de baixa gama – pk os aparelhos android ha para todos os gostos e feitios e bolsas! o Iphone ja é direcionado para um publico alvo mais restrito, nao estou a dizer que é bom ou que é mau, estou a dizer que um tem mais variedade que outro).

    resumindo – acho que era mt interessante ver o android a correr no iphone. eu fico curioso! e mesmo o contrario, ios a correr num dispositivo android! 😀

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Trocar de rom dá direito a perda de garantia na HTC.

      E lá por se parecer por fora com um iPhone, não é um iPhone.

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        Acho que não é só na HTC xD

    2. Avatar de Zero
      Zero

      Para teres liberdade num iPhone existe sempre o cydia, no entanto perdes a garantia do device :/

  38. Avatar de lmsv
    lmsv

    Senilidade…

    Repercussões do acidente que teve… Nunca mais ficou bom… Coitado…

  39. Avatar de Eugénio
    Eugénio

    Não concordo com esse senhor, ninguem ganhar quando não há concorrencia.

  40. Avatar de Paulo Seichinha
    Paulo Seichinha

    Sugestão ridícula.

    1. Avatar de James Bond
      James Bond

      Absolutamente ridícula! Tendo em conta que há 10.000.000 de aplicações maliciosas para Android…

  41. Avatar de Carlos
    Carlos

    Este gajo é um verdadeiro idiota!

    Tb uso android mas não é seguro e muito vulnerável a ataques. Apenas o uso no smartphone. O IOS da Apple é muito mais seguro, um verdadeiro blindado! Acendam à conta bancária pelo android…façam isso e tenham supresas!!

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      A quantidade de pessoas que fazem isso!!!

      A sério… encontrem outras formas de dizer mal do android.

      E que tal aceder à conta bancária a partir do Windows?
      Que desgraça…

      Quando alguém tiver a sua conta violada, o comentário vai ser: Coitado, ainda usa um android!

      Porque será que o android ultrapassou o ios?
      Porque será que Wos diz isto?
      Serão vocês os visionários?

      Quem quer ios compra ios. Quem quer android compra android.
      Dor de cotovelo fica sempre mal.

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Usas “apenas” android no smartphone? Onde é que o querias usar?
      E o ios? Usas onde?

      Ah, não me digas, que é no ipad!

  42. Avatar de António
    António

    Este senhor é completamente esquecido pelas publicações de TI, já que não tem qualquer ideia inovadora. A melhor forma de aparecer em destaque e sair do esquecimento é dizer este tipo de barbaridades.
    Eu pens o

  43. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Não concordo com o Woz, acho que ele anda mas é com falta de protagonismo.

  44. Avatar de Daniel
    Daniel

    A questão é: Com que vantagem? E vantagem para quem ?

    1. Avatar de R
      R

      Pessoalmente,e no seguimento da opiniao que partilho acima, nao via esta sugestao do Woz como uma opcao para venda no mercado, mas sim como uma “oferta” ao pessoal que quisesse experimentar e testar um software diferente.
      acho que a concorrencia é mt boa! e quer-se muita concorrencia para as coisas continuarem a evoluir. ao mesmo tempo, pode-se sempre adquirir aspectos positivos de outros lados. tal como seria correr o ios nos dispositivos android. acho que traria vantagens para ambos os lados.
      Seria mais uma vertente de teste e desenvolvimento do que uma venda de iphone com android.

  45. Avatar de paulo
    paulo

    No fundo no fundo não seria nada de novo, e não percebo muito bem quem diz que o homem está louco. A Apple também não usava o MS Office nos Mac e depois mudou de ideias…

  46. Avatar de Carlos
    Carlos

    Virus ataca Android e com IOS consegue?

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Andas pouco informado.

      Virus ataca windows e com mac não?

  47. Avatar de victormanuel ribeiro
    victormanuel ribeiro

    Boa tarde
    por favor deixem o Android em paz meu rico IOS tive até a pouco tempo Samsung como é logico sistema Android tive a felicidade de me emprestarem um Iphone 5S e senhores agora tenho um meu que maravilha que simplicidade isto sim é diferente por isso deixem o Androide onde esta

  48. Avatar de AX
    AX

    Típico senil que precisa de atenção. Tão típico.

  49. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A Apple nunca iria fazer tal coisa, pois a Apple é contra tudo aquilo que não consiga controlar e dominar. Fizeram o mesmo com o Flash, com a desculpa dos problemas técnicos, mas como é algo que não conseguem controlar é para descartar.
    Teria de existir uma grande mudança no corporate thinking da Apple.

  50. Avatar de Carlos
    Carlos

    Comparar o Android ao IOS é o mesmo que comparar o Kia Creed ao Porsche Panamera!! Ambos familiares mas muito diferentes.!!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Carlos: Essa comparação até poderia ser válida, mas no caso do Porsche Panamera, era como se o tivesse na garagem o dia todo, o equipamento tem amarras tão grandes que não lhe permite liberdade. Está sempre limitado ao que a Apple lhe permite fazer. É uma espécie de liberdade em tempo de ditadura.
      No caso do Android á liberdade é completa, qualquer um chega ali, e troca o software. Para os casos onde existe kernel open source até é possível que se efetuem alterações personalizadas, isto claro para quem é coder.

  51. Avatar de Carlos
    Carlos

    David Guerreiro, o panamera de longe tem melhor desempenho geral que o Kia. Eu sou utilizador de IOS tal como de Android. IOS no Ipad e Android no telemovel. Uso para trabalho o PC devido à necessidade de utilizar algumas aplicações e utilizo o Macbook pro para outras aplicações. Resumindo prefiro claramente todos os produtos da Apple, o Hardware é mais estável, o desempenho é mehor, gere melhor a bateria, a memoria, os perifericos. Por exemplo ao ligar a um projector um Mac, ele ajusta automaticamente o PC é semi-automático. Se queres ter control do IOS, podes usar o Cydia. Agora claramente conseguimos ser mais eficientes com um Mac do que com um PC. Quando sair o Iphone 6 irei abandonar o Android e o PC tb qd actualizar o Macbook pro com um com mais memoria para correr o Windows no parallels se necessário. Para aceder a uma conta bancária, jámais usarei um PC ou Android, um IPAD/ou Mac transmitem-me mais segurança.

  52. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    o Steve Wosniak está demente com todas as letras…
    ele a dizer resumidamente :
    ” façam um iPhone Android ” ?????
    ele que foi ou é co-fundador de um OS alternativo ?
    Criou juntamente com o Steve Jobs a “diferença” ?

    quer agora deixar a mensagem que a imagem se pode apagar e fundir ?

    parece o Mário Soares , dementemente insano …

  53. Avatar de PTO
    PTO

    Coitado, mudaram-lhe a medicação, de certeza.

    Que ideia cretina!

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não sei porquê. Achas que a Apple não ia ganhar dinheiro a vender smartphones Android ?

      A única questão é que até podia ganhar dinheiro com os smartphones – perdia era a comissão nas apps pagas. Em vez de ser a Apple a receber os 30% de comissão passava a ser a Google.

    2. Avatar de BTN
      BTN

      Cretina é a ideia de ter um ecrã com 9.7″ para lá ter icons…

  54. Avatar de JV
    JV

    É verdade, é incrível este IOS. Comprei um 5s em Outubro e não é que já tive de o reiniciar 5 vezes por imposição da apple, parece que saíram 5 actualizações e obrigaram-me a isso. Pouca liberdade realmente.
    Em android consta que uma boa percentagem tem a liberdade de poder tirar a bateria do smartphone, para não terem de esperar que o botão de power o consiga reiniciar sempre que o equipamento cracha, fica mais fácil e dá outra liberdade.
    O woz sempre gostou de inventar, e deve ter muito tempo livre, está bem para android.

  55. Avatar de Francisco
    Francisco

    Será que o Senhor estará assim tão senil?
    Ou estará a ter uma visão do futuro?
    Qual é a cota de mercado do android?
    Qual é a cota de mercado do ios?
    qual é a tendência?
    Porquê insistir no que não tem crescimento?
    Porquê comparar carros com telemóveis?
    Se há 10 anos atrás sugerisssem à Mercedes utilizar motores Renault, quais seriam os comentários?
    E agora, alguém diz mal da Mercedes?
    Os Lamborghini por acaso ficaram mais fiáveis com motores Audi? Ou os Audi com motores Lamborghini?
    E que tal a Samsung , HTC, LG ou Nexus correrem o ios?
    Seria bomba ou seria frustração?
    Cada um tem direito à sua opinião.
    No caso do Woz, a sua opinião no caso da apple, tem muito mais valor do que os nossos comentários.
    Ele percebe. Nós não.

    1. Avatar de José
      José

      Finalmente um comentário

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Enfim… É a tua ideia…

      No momento que a Apple deixar de usar iOS ou OSX, eu vendo as minhas m*rdas todas da Apple no OLX em saldo, e compro um PC e meto o Linux,

      1. Avatar de Zero
        Zero

        Se a Microsoft sempre fazer a fusão do Win RT com o Win Phone e começar a criar smartphones próprios podes sempre ir para o Windows side xD

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          é uma opção.

      2. Avatar de BTN
        BTN

        Já podes começar a embalar as coisitas 😛

  56. Avatar de Hugo Barbosa
    Hugo Barbosa

    Vejo mais depressa o consumidor final a comprar um telemóvel android, (grande e bonito tipo o htc one, o oppo find 5 ou o nexus 5) com IOS do que um iphone com android… o consumidor gosta de comer a comida que tem no prato por isso nao se importa com a falta de liberdade que o IOS trás.

    Eu uso android e considero que o android é para pessoas “inteligentes”, que gostam das coisas a sua maneira… se forem inteligente não apanham os 10.000.000 virus, tanto no android como no windows