Windows 11 nos Mac com M1 ou M2? A Microsoft tem a solução através do Parallels

4 Comentários

A mudança da Apple para o seu SoC M1 e M2 veio trazer muitos problemas para todos os que se queriam usar os computadores da Apple com Windows 11. Este sistema não está adaptado a este hardware e a Apple não abriu a porta a esse cenário. Agora, a Microsoft veio trazer a solução com o Parallels, que ainda assim não é totalmente integrada.

Windows 11 M2 M1 Apple Parallels

Windows 11 nos Mac M1 ou M2? Parallels é a solução

Desde o lançamento do primeiro computador da Apple com o seu SoC M1, e depois com o M2, que muitos utilizadores procuram uma forma de correr o Windows 11 nesta plataforma. Habituados ao Boot Camp, esperavam que fosse simples fazer essa mesma instalação e ter acesso a todas as funcionalidades.

Ainda que exista uma versão do sistema da Microsoft dedicada aos SoC ARM, nunca foi dado acesso a esta. Está limitada aos fabricantes que criam hardware específico e o público ficou sem acesso. Isso muda agora com a decisão da gigante do software em abrir o seu sistema à Parallels.

Num artigo de suporte, a Microsoft revelou agora as formas de ter o Windows 11 a correr no novo hardware da Apple. São apresentadas duas soluções, sendo que a baseada no Parallels a mais simples de ser usada e provavelmente a mais modular. A segunda assenta nos Windows 365 Cloud PCs.

Windows 11 M2 M1 Apple Parallels

Microsoft traz assim uma solução para a Apple

Para o conseguir, só precisa de usar o Parallels Desktop 18, tendo assim suporte para correr as versões ARM do Windows 11 Pro e Enterprise. Irá ser usada uma versão virtualizada, que ainda assim dá acesso à quase totalidade das funcionalidades do sistema da Microsoft.

Este último ponto é importante e a Microsoft faz questão de o detalhar. Esta solução não suporta o Windows Subsystem for Android, o Windows Subsystem for Linux, o Windows Sandbox e a Segurança baseada em virtualização. Há ainda ausência de suporte para as apps de 32 bits presentes na loja da Microsoft.

Esta ainda muito longe do que era conseguido cm o Boot Camp, mas é já um passo importante. Ao usar o Parallels, os utilizadores podem ter acesso direto a uma máquina virtual onde podem correr todas as apps do Windows 11 e assim ter a união entre os dois sistemas, o da Microsoft e o da Apple.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago dias
    Tiago dias

    Lol? Sério por virtualização? Assim sem performance tens qualquer sistema…
    Apple não quer Windows e Microsoft não devia era nem fornecer vs studio a eles também…
    Para ter sistemas com poucas apps e com unix prefiro distro Linux.
    Mas obviamente o melhor sistema operativo é Windows jogos, programação, edição vídeo, unix subsistema, Android..
    Apple? Tens o que? Tens um mundo fechado de opções e de serviços pagos num sistema péssimo de se trabalhar… Que ate um simples redimensionamento de janela é um bixo 7 cabeças… Ou fechar um app q n fecha.. Lã tens de ir command q. Lol palhaçada….

    1. Avatar de André R.
      André R.

      E quando tens uma janela no Windows que não fecha? Sopras ou fazes CTRL+ALT+DEL…??? Vês, usaste mais uma tecla do que no MAC…
      Como não tens nada da Apple, só escreveste defecações do tamanho da tua ignorância…

  2. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    O Windows sete também é “um mundo fechado de opções e de serviços pagos”.
    Uso os dois, um em casa e o outro no trabalho, e ambos são bons. E bem melhores de usar que Unix, onde se leva o tempo no Terminal e a alterar scrips à mão.
    Com o Parallels tenho Windows no Mac e até dá para jogar de vez em quando, por isso estou muito satisfeito.
    By the way, o parallels corre Linux ARM também.
    Ainda bem que temos os dois sistemas, mas o futuro é ARM. O facto do Windows ARM estar tão bom e rápido, é prova disso.

  3. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Não tem a ver com Windows, mas quem quer fazer dual boot Linux/Mac (nada de emulação) existe o Asahi Linux. E ainda dizem que o Mac é um sistema fechado…
    https://asahilinux.org/