watchOS 6: A nova calculadora tem uma função de gorjeta

9 Comentários

Incrivelmente, o watchOS só recentemente ganhou uma app calculadora! É verdade que este tipo de funcionalidades estão presentes em quase todos os sistemas, mas a Apple só agora integrou no seu sistema para os relógios da marca.

Aparentemente, parece uma calculadora normal, mas há uma função escondida! Vamos conhecer a função gorjeta.


Com o watchOS 6, a Apple passou a integrar uma calculadora básica no sistema, mas que traz algumas funcionalidades interessantes. Uma dessas funcionalidades é a função gorjeta que, tal como o nome sugere, permite dividir a conta e até contar com uma possível gorjeta para o funcionário.

Como usar a função de gorjeta no watchOS 6?

Como referido, esta função encontra-se meia escondida. Para aceder à mesma basta pressionar durante alguns segundos o botão % e depois escolher a Função de gorjeta.

Em seguida basta que indiquem o valor total, a percentagem que pretendem dar de gorjeta tendo em conta o valor total e o número de pessoas que vão pagar a conta. A app calculadora irá de imediato calcular o valor total, assim como indicar o valor da gorjeta e também o valor que cada pessoa terá de pagar.

Esta é uma funcionalidade interessante, apesar de em Portugal não ser muito comum utilizar-se o “sistema” de percentagem. No entanto, podem também indicar que a percentagem é 0% e apenas usar esta função para dividir uma determinada conta.

Leia também…

Como instalar o WatchOS 6 beta sem ter conta Apple Developer

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    espero que esta moda das gorgetas nunca chegue a portugal

  2. Avatar de Tim
    Tim

    Eu dou sempre 30% da conta em gorjeta.

    1. Avatar de Kabindas
      Kabindas

      Numa conta a pagar 30 Eur dás 9 Eur em gorgeta … ? a sério ? Pois claro … Viva o capitalismo HA HA HA

  3. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Eu gostava de perceber melhor esta cena da gorgeta nos EUA. Ee se gostar de um serviço dou gorjeta de bom agrado, é uma gratificação para os funcionarios que nos atenderam. Nos EUA é algo instucucionalizado. Ouvi dizer que eles ganham mal como salário base e que a grande maioria do dinheiro ao fim do mês vem destas gorjetas. Eles pagam impostos destas gorjetas? É que se é generalizado e a maioria do vencimento vem das gorjetas então é trabalhar no negro, fugir aos impostos. Num país como esse que são tão moralistas relativamente aos impostos não faz muito sentido. Alguém me pode elucidar como funciona ao certo?

    1. Avatar de O novo do restelo
      O novo do restelo

      É exatamente como dizes: nos EUA os empregos na restauração, hotéis e afins trem um salário base muito rudimentar que nem para pagar o aluguer dum quarto chega. O grosso do dinheiro vem das gorjetas e está livre de impostos e podes dar pagando com o cartão de crédito. No entanto é comum um empregado fazer vários milhares de dólares em gorjetas.

      Os EUA só são moralistas no que lhes convém, no final do dia é um país capitalista cujo lema é bem próprio, cada um ganha por si e se não tens a sorte de arranjar emprego pela idade ou problema de saúde… dormes na rua e comes do que arranjas do lixo (e destes tens milhões). Parece atrativo mas na realidade convive a mega riqueza com a mega pobreza lado a lado. Felizmente na Europa a mentalidade ainda tem algo de social.

  4. Avatar de Sxac
    Sxac

    O ppl com iPad não consegue fazer nada disto…

  5. Avatar de Pintor
    Pintor

    Eu tenho um Nokia 3210 e dou sempre gorjeta .

  6. Avatar de David
    David

    Já cá faltava a piadinha….

  7. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Eu nao dou grojeca, nao acho que seja o mais correcto.
    Acho que a maneira de agradecer e dar mais retorno, é voltar ao mesmo restaurante, uma e outra vez.