VLC no iPhone/iPod – Finalmente!!!

16 Comentários

Os nossos telefones são actualmente mais do que simples máquinas para fazermos ou recebermos chamadas. São verdadeiros centros multimédia que levamos para todo o lado e com os quais interagimos. Neles ouvimos músicas, assistimos a filmes e até confraternizamos com amigos (via IM). Deixámos por isso de ter transportar diversos equipamentos, cada um com uma função específica.

Naturalmente que alguns desses equipamentos têm algumas limitações (impostas) no que toca à reprodução de certos tipos de media, tipicamente vídeo. Temos de recorrer sempre a ferramentas externas para conseguirmos reproduzir os formatos mais comuns e que não são suportados pelas ferramentas nativas. Por essa razão saudamos a chegada ao iPhone de um dos players mais usados nos PC’s, o VLC!


O aparecimento deste leitor de vídeo no universo IOS deu-se com a disponibilização deste para o iPad. Chega agora a vez dos utilizadores de iPhone e iPod Touch terem o direito de usar esta ferramenta nos seus equipamentos.

O carregamento de vídeos no VLC está dependente do iTunes, mas para qualquer utilizador do iPhone este é um hábito que se enraizou. Basta seleccionar a aplicação e submeter os vídeos que pretendemos.

A sua interface é idêntica à que encontram no iPad, com a devida redução de escala. É por isso uma interface cuidada e com todas as funções facilmente acessíveis. A lista de vídeos é apresentada na interface e ai podem iniciar a reprodução ou podem remover os vídeos, sem necessitar de aceder ao iTunes. Esta última função é a novidade desta versão, face à do iPad.

A interface de reprodução dos vídeos é também minimalista, cumprindo no entanto com o que é esperado de um leitor deste tipo.

No topo têm um botão para voltarem à interface de escolha de vídeos, uma barra de progressão do tempo decorrido do vídeo, e que podem usar para avançar ou recuar neste e o tempo que falta para o final do vídeo.

Na zona inferior temos o controlo do volume e os botões para avançar/recuar os vídeos e o botão de play/pausa.

Todos estes comandos desaparecem com um simples toque no ecrã e o vídeo ocupa a totalidade do ecrã do iPhone.

Se procuram uma alternativa para leitura de vídeos no vosso iPhone/iPod Touch, e se querem uma aplicação com provas dadas no mundo dos PC’s esta é a escolha mais acertada. Ainda tem algumas arestas a serem limadas, mas encontra-se já no caminho com que conhecemos o VLC.

Entretenham-se umas boas horas a ver os vossos vídeos preferidos. Basta enviá-los para o iPhone e usarem o VLC para os verem. Acabem com a tarefa de converter os vídeos para os formatos suportados. Não é drag’n drop mas falta muito pouco.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 3.2 ou posterior
Download: VLC Media Player 1.1.0 [8.8MB]
Homepage: AppLidium

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fran
    fran

    o melhor disto é abrir ficheiros .wmv a partir do mail com o “abrir com…”

    agora falta é a opção “abrir com…” no dropbox para abrir-mos os ficheiros de video que lá temos.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Sim, poder finalmente abrir ficheiros .wmv a partir do mail é das melhores coisas que o VLC trouxe!

  2. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Também suporta streaming como o Air Video?

  3. Avatar de Tiago Araujo
    Tiago Araujo

    Espero que no futuro dê para colocar também legendas!!

  4. Avatar de Xorti
    Xorti

    Ainda ontem tentei experimentar mas não consegui instalar no meu Ipod Touch 2G (diz que não é suportado).
    Agora só não sei se será da versão do iOS que estou a usar, uma vez que está com jailbreak não tem a ultima versão disponível instalada.

    Alguém com o mesmo problema?

    1. Avatar de a Friend®

      Pelo que sei a equipa do VLC só permitiu a instalação no iPhone 3GS, iPhone 4, iPod Touch 3G e 4G e é estranho porque o 2G tem potencia suficiente para reproduzir os ficheiros.

      Penso que esse problema será resolvido num update em breve que trará igualmente a possibilidade de ler legendas em .srt

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O mesmo problema… enfim. Vamos ver os próximos updates…

    3. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Xorti, o meu Touch 2G tem o firmware 4.1 e está jailbreak

  5. Avatar de Hugo

    Mas afinal sempre é gratis ou a pagar? Queria isso para o meu ipod touch

  6. Avatar de Luís Correia
    Luís Correia

    É completamente gratuito 😉

  7. Avatar de Phara0h
    Phara0h

    Não funciona no meu iPod Touch 3G de 8 Gb :S

    Tambem diz que não é suportado, isto é normal??

    1. Avatar de Tiago Dias

      @ Phara0h

      Isso acontece porque o teu iPod Touch de 8GB é na verdade um 2G, e não um 3G 😉

  8. Avatar de SatoMew™
    SatoMew™

    A instalação falhou no meu iPhone 3G com o iOS 4.1 mas não me recordo se a mensagem de erro estava relacionada com incompatibilidades.

    Btw, indo um pouco off-topic mas o assunto é importante…
    Apareceu um novo rogue e este disfarça-se mesmo de MSE. Mais info: Encyclopedia entry: Rogue:Win32/FakePAV – Learn more about malware – Microsoft Malware Protection Center.

  9. Avatar de Ilídio
    Ilídio

    Boas,
    já sabem de algum update do vlc para que de para por um video mais a sua legenda, e reproduzir sem problemas no iPod?

    Cumps

  10. Avatar de Junio
    Junio

    Cara eu instalei o vlc no meu iPhone 5, mas até agora não sei passar as músicas pra tocar nele. Alguém tem um passo a passo pra mim aprender colocar?