Viber – Chamadas Grátis a partir do seu iPhone

40 Comentários

As comunicações estão a mudar. O mundo VoIP está a tomar conta do que ainda está preso às amarras dos operadores e esta será uma viragem sem precedentes… muito em breve!

Os smartphones e as redes WiFi são os grandes propulsores para esta nova era. Com estes dispositivos estão a aparecer novas ferramentas e novas tecnologias.

Viber é uma dessas novas ferramentas que permite uma qualidade de comunicação muito acima da que estamos habituados. Além das chamadas serem gratuitas entre utilizadores, a qualidade de som é inigualável relativamente a outros sistemas/serviços que já testei.

Mas o que faz do Viber para se destacar de dentro de uma enorme leque de ferramentas VoIP?

Viber é uma aplicação para iPhone (brevemente também para Android e Blackberry) que permite fazer chamadas gratuitas para outros utilizadores iPhone com o Viber instalado.

Quando usamos o Viber podemos telefonar para qualquer parte do mundo utilizando as redes wireless e 3G. Claro que o serviço é gratuito mas há consumo de rede de dados ou wireless. Se utilizar sobre uma rede wireless então estará a ter zero de custos a ligar para outro utilizador com a mesma tecnologia.

Mas então o que traz isso de diferente?

Na verdade o mais interessante é que podemos utilizar o número de telefone de cada contacto que tenhamos na nossa lista de contactos. Basta instalar, fazer o pedido de agregação à rede, recebemos um SMS com um código e temos a aplicação que nos liga a um sistema inovador.

Esta aplicação utiliza a rede de dados (WiFi e 3G) em vez da rede GSM e a própria aplicação recorre aos servidores do serviço para encaminhar a saída da chamada até a um número de telefone que tenha também sido registado no Viber. Não há registos de mail nem nome de utilizador, como existe no Skype. Caso a pessoa com quem queremos falar não tenha instalado o Viber, podemos sugerir que instale, enviando um SMS gratuito com o convite.

Se ligarmos para alguém que não tenha iPhone, usamos o método tradicional, pois podemos do interior da aplicação usar a nossa lista e o teclado, tal como o faríamos regularmente sem este serviço.

Podemos criar uma lista de contactos favoritos adicionando os contactos existentes na nossa lista telefónica. Esta aplicação estará sempre activa e mesmo que esteja a navegar na Internet ou a ler o correio electrónico, a aplicação mostrará a chamada a chegar.

A empresa tem já esta ferramenta em testes para iPad mas ainda não está disponível, imaginem o potencial quando for alargada aos smartphones com Android e com Blackberry, será uma nova era das chamadas telefónicas. O grande trunfo, além de termos chamadas gratuitas, é o som. É o melhor som de uma chamada alguma vez “escutado”.

Aplicabilidade

Uma das funções que uso com frequência, entre colegas com iPhone, é o Face Time. Esta recente tecnologia introduzida pela Apple no iPhone 4, permite que tenhamos uma ligação com imagem e som para outro iPhone sobre a rede WiFi, mas basicamente quando estamos a conversar e a trabalhar o que é necessário é o som. Facilita as comunicações, como usamos as redes wireless não temos gastos de chamadas telefónicas e o som é muito superior ao Skype (já nem comparo as redes GSM dos nosso operadores). Na verdade o que dava também muito jeito era algo como o Face Time mas só som… e é aqui que tem lugar o Viber. Podemos ligar para outros utilizadores Viber, através do próprio número, podemos falar de uma rede WiFi para uma rede 3G, de 3G para 3G, de WiFi para WiFi e podemos usar a rede GSM para quem não tenha Viber.

Aproveitem para o descarregar gratuitamente e propaguem a mensagem pelos vossos conhecidos que tenham iPhone, quanto mais gente tiver o Viber instalado, mais contactos gratuito poderá fazer.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 3.0+
Download: Viber 1.1 [6.0MB]
Homepage: Viber

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XpressMusic5310

    Quero um iPhoneeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee 🙁

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que por muito que digam que é caro e tal… a tecnologia envolvente, os serviços e toda uma geração de novos segmentos, fazem dele um dispositivo sem precedentes.

      1. Avatar de António Coutinho
        António Coutinho

        Vale todos os € que paguei.

        1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
          Rui “ALL” Sousa

          2x

  2. Avatar de Alex
    Alex

    E para android algo semelhante?

    1. Avatar de Vítor M.

      Era espectacular que aparecesse rapidamente esta para Android. Aí era ouro sobre azul. 🙂

      1. Avatar de RCS
        RCS

        De repente o conceito de desenvolvimento multi plataforma parece bastante agradável.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já experimentei, e é de facto muito bom.
    aconselho vivamente.
    no entanto, todos os contactos terão é de ter este sistema tambem… portanto…mais iphones claro.

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Citando o artigo “Viber é uma aplicação para iPhone (brevemente também para Android e Blackberry)”

  4. Avatar de tagus
    tagus

    “Thank you for your feedback! An Android version of Viber is coming soon and we will be adding more platforms in the future.” – resposta dada pelo suporte do Viber

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim sim… venha ela… isso será qualquer coisa de fenomenal…

  5. Avatar de Pouic
    Pouic

    O único problema desta aplicação é que requer o push ligado!!!

    E a bateria vai-se num ápice !!! 🙁

  6. Avatar de duvida
    duvida

    So uma pergunta…qual é a diferença deste para o Skype que ja esta cá a uma porrada de tempo?! é “só” a qualidade de som?

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      É o facto de não precisares de fazer login, podes usar o teu próprio numero e ligar p o próprio numero dos teus contactos, isto usando uma interface igual à do iphone.

  7. Avatar de Pedro Andrade
    Pedro Andrade

    Já testei e recomendo, o unico inconveniente é mesmo estar neste momento apenas limitado a Iphone.

  8. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Oh Vítor, assim toda a gente ficou a saber que tenho um iPhone. Olha olha.. devolve-me a minha privacidade :p

    1. Avatar de Vítor M.

      Xiu…. ninguém sabia que era tu pá… 😀

  9. Avatar de fran
    fran

    tem muito lag a conversa…

    1. Avatar de fran
      fran

      ainda existe muito delay, eles teem que corrigir..

  10. Avatar de João Coutinho
    João Coutinho

    De facto a qualidade é soberba e barata!

  11. Avatar de jucamula
    jucamula

    Já instalei à 2 dias e a mensagem com o código nunca chegou…
    Pensei que poderia ser da Tmn, mas um amigo conseguiu passado algum tempo.
    Já enviei uma sms para o nº internacional que refer no forum deles mas nada…continua a aguardar.

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Eu recebi o código de imediato

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      O meu chegou passando 3 segundos :\

  12. Avatar de Ciro Espítama
    Ciro Espítama

    A espera da versão para iPad… Instalei a versão para Iphone, mas não funciona.

  13. Avatar de ODias
    ODias

    Viva Vitor,

    Gostaria de saber o que é necessário fazer para o meu Samsung QX510 ganho no PPLWare receber. 😀

  14. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Quem disse que não existe para Android????? Exitem vários e um com qualidade é o Nimbuzz. Até o pplware já falou dele:

    https://pplware.sitedev.pt/windows/software/nimbuzz-faca-chamadas-gratis/

    Parem de fazer o iPhone aquilo que ele não é. Deveriam é de dizer q

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      que finalmente chegou a iOS.

      “Olha que por muito que digam que é caro e tal… a tecnologia envolvente, os serviços e toda uma geração de novos segmentos, fazem dele um dispositivo sem precedentes.”

      Sem precedentes onde?????? Desde a versão 2.x do Android que o iOS é só mais um SO.
      Cada vez mais as aplicações e inovações vão chegar primeiro ao Android e depois ao iOS, SE CHEGAREM !!

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Respira fundo…

  15. Avatar de Nelson Gama
    Nelson Gama

    o meu deixou de funcionar hoje… faz a chamada mas quando atendo ou atendem não se houve nada e a chamada cai pouco tempo depois. Alguém teve ou tem um problema similar?

    1. Avatar de alexndre
      alexndre

      O meu está com o mesmo problema… uso ele no ipod touch. Se vc ja conseguiu resolver, me da um help tb. Obrigado

  16. Avatar de jose pedro
    jose pedro

    fantástico,fenomenal, inigualável,
    muito muito bom a nível de som e imagem

    Muito obrigado pois eu estou sempre de baixo de wifi

  17. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    Já instalei, recebi a mensagem de imediato mas não funciona no meu iphone

  18. Avatar de Ivan
    Ivan

    Instalei no iPad e está funcionando (3G TIM)

  19. Avatar de Ivan
    Ivan

    1) Quando a ligação é feita de wifi para 3G ou GSM, existe algum custo?
    2) Se ligo do meu iphone (rede 3G) para o da minha esposa (na rede wifi), eu pago com meu plano de dados 3G?
    O meu iPad tem uma conta 3G de dados 30 horas da TIM e só aciono quando estou fora da wireless e preciso dela, aliás muito poucas vezes. Mas mesmo estando fora da rede da TIM, estando na wireless, ele recebe as chamadas.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      essa é a minha duvida…

      que custos estão por trás desta aplicação?
      em caso de utilização na rede 3G… será taxada como transferência de dados? como?
      deverá ser usado apenas em cobertura de redes WI-FI?

      obrigado,

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Gostaria de saber quantos MB são gastos por minuto numa ligação Viber em 3G

  21. Avatar de Roberta
    Roberta

    Instalei o Viber no meu I phone 3GS, estava tudo funcionando bem e, de repente, parou de funcionar.
    Clico no ícone e o Viber não é acessado, volta a página inicial do I phone.
    Alguém sabe como resolver?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, remove esse, apaga mesmo, vai à App Sore e volta a instalar. Fica resolvido.

  22. Avatar de Roberta
    Roberta

    Obrigada, Vitor.
    Já havia pensado nisso, no entanto perderei todos as menssagens… gostaria de saber se existe outra forma.