Mesmo com vendas elevadas do iPhone X o iOS perdeu mercado

35 Comentários

Com o iPhone X já de pedra e cal no mercado, é hora das empresas de análise começarem a dar as suas avaliações e a apresentarem os dados dos trimestres recentes, mostrando a força das suas vendas.

A Kantar lançou os seus dados referentes aos 3 meses que vão de setembro a novembro de 2017. O iPhone X dominou as vendas em novembro, mas ainda assim o iOS perdeu mercado nesse trimestre.

iPhone X iOS Android

As vendas fantásticas do iPhone X em novembro de 2017

Os dados de venda que tinham vindo a surgir não conseguiam exprimir a aceitação que o iPhone X teve desde que foi colocado no mercado, dada a altura menos normal em que foi lançado. Agora, a Kantar tem dados em seu poder que revelam que novembro de 2017 foi o mês em que o iPhone X vingou e marcou as vendas.

De acordo com o que foi publicado, o iPhone X bateu a concorrência em quase todos os mercados, com um destaque para o Reino Unido, onde conseguiu 14,4% das vendas. No Japão esse valor sobe para 18,2% e na China, um mercado em crescimento, este smartphone da Apple puxou a si 6% das vendas.

Curiosamente, nos Estados Unidos, o iPhone X não terá conseguido ultrapassar as vendas do iPhone 8 e do 8 Plus, ficando no terceiro lugar. Ainda assim, a Apple conseguiu bater a Samsung, que colocou o seu melhor equipamento, o Galaxy S8, na 6ª posição.

iPhone X iOS Android

O iOS e o Android nos mercados mundiais

Estas prestações do iPhone acabam por não se refletir nos números do iOS para este trimestre. Aqui o iOS conseguiu perder terreno em quase todos os mercados, tendo apenas ganhos na Alemanha e na China. O último caso é onde o crescimento é maior. A Kantar aponta para um crescimento de 4,6 pontos percentuais, precisamente o mesmo valor que o Android perdeu.

No resto dos mercados as perdas são elevadas. Nos EUA chegou perto dos 4 pontos percentuais e no Japão esse valor chegou aos 5,5. No extremo oposto temos o Android, que obviamente domina o segmento dos dispositivos móveis, com quotas de mercado de 75% na Europa, de 75% na China ou 60% nos EUA.

É provável que os próximos dados da Kantar, referentes ao final do ano, onde se vai incluir o Natal, alterem esta divisão desequilibrada do mercado, voltando a puxar o iOS para valores mais elevados.

Fonte

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Cada vez que saem dados destes o iOS perde terreno, daqui a nada desaparece.

    1. Avatar de phylipe
      phylipe

      vai sonhando!

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Ia ser bom… Sem wp, e depois sem ios, não havia concorrência para o Android e este estagnava!

  2. Avatar de censo
    censo

    É sempre tudo tão fantástico quando aqui se fala em Apple.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    “É provável que os próximos dados da Kantar, referentes ao final do ano, onde se vai incluir o natal, alterem esta divisão desequilibrada do mercado, voltando a puxar o iOS para valores mais elevados.”

    Olha se o artigo podia não fechar de outra forma que não fosse uma nota positiva para a Apple.

    1. Avatar de Pedro Simões

      É o chamado senso comum. Tudo indica que foram muitos os iPhones vendidos, por isso há essa forte possibilidade.

      1. Avatar de AS
        AS

        Tiago, não percebes nada de futurologia !

          1. Avatar de AS
            AS

            Baseia-te nos factos em vez da “tua” lógica. O iOS está a ficar para trás, só não vês se não quiseres. Sai um terminal novo da Apple e a malta corre a comprar o de gerações anteriores, não te diz nada.

            Melhor,
            “Agora, a Kantar tem dados em seu poder que revelam que novembro de 2017 foi o mês em que o iPhone X vingou e marcou as vendas.”

            Estamos a falar de um Smartphone lançado “sozinho”.

            Fact check:
            – Iphone 8 não vende: “Toda esta expectativa, por parte dos clientes, poderá estar a influenciar a compra do iPhone 8, mesmo este sendo mais barato que o iPhone X.” – Notícia Pplware 27-09-2017

            – Iphone X não vende: “Analisando a lista de equipamentos da Apple que foram ativados neste período, podemos ver que o domínio está no iPhone 7, o modelo de 2016, que conseguiu uns expressivos 15,1%.
            Na posição imediatamente abaixo temos o iPhone 6, o modelo de 2014, que consegue 14,9%. O iPhone X, a grande aposta da Apple para este ano surge apenas na 3ª posição, com 14,7%.” – Notícia PPlware 29-12-2017

          2. Avatar de Pedro Simões

            Há aqui algo de anormal… Nos dizemos que o iOS perdeu terreno, desde o título até ao próprio texto. Depois vens com frases como esta:
            “O iOS está a ficar para trás, só não vês se não quiseres”
            O que dissemos e que vais ouvir da maioria das pessoas é que as vendas do natal vão fazer mexer esses números e para benefício da Apple. Tens no link que partilhei antes a prova disso. Mas se não quiseres entender assim estás no teu direito.

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        O que o senso comum me diz a mim é que na epóca natalicia existe a quase certeza de foram muitos os smartphones vendidos. Não será algo exclusivo ao iPhone.

        1. Avatar de Pedro Simões

          Vai ler os artigos que escrevemos sobre as ativações de novos smartphones nesse período e provavelmente mudas de opinião. Não foram vendas perfeitas, mas foram muito elevadas.
          Deixo-te só uma pequena amostra: https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-domina-natal-nao-iphone-x/

      3. Avatar de Adalberto
        Adalberto

        Iphones e todas as outras marcas, natal é natal.

      4. Avatar de Cortano
        Cortano

        Também indica a tradição que todas as marcas vendem bem nesta altura!

        1. Avatar de Pedro Simões

          Mas viste o artigo? Viste a diferença?

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Sim, o iOS no geral… perdeu quota de mercado… portanto, há muita informação em falta para se tirarem conclusões.
            1. O mercado aumentou ou houve migrações de utilizadores.
            2. Android atualmente já não é só Samsung, e é aqui que o vosso artigo falha ao parecer que o iPhone x foi o rei e a Apple pode abrir a garrafa de champanhe – depois, no total, perde quota de mercado, até nos USA
            3. Vendeu mais 14% no UK… mas perde 4,1% de quota…

            Balanço final… o iOS continua a perder quota de mercado.
            O que falta saber mesmo é: o mercado aumentou ou no global a Apple vendeu menos equipamentos?! Se foi a segunda hipotese (vamos ver os dados da Apple), então não há razão para festejos!!

            Fazer uma festa porque: epá, fui a marca que mais vendeu aqui no bairro este periodo… mas no global, vendi menos que no ano passado e as outras marcas todas juntas esfarraparam-me…. onde está o positivo mesmo?!

  4. Avatar de LG
    LG

    Olhando para os +4.6% da china não diria que perdeu mercado

    1. Avatar de Pedro Simões

      Então olha agora para todas as perdas e faz bem as contas…

      1. Avatar de Jona
        Jona

        Acho que tu é que precisas fazer bem as contas, que nao basta somares as percentagens, tens que ter em conta a populacao de cada pais. 5% na china sao mais de 50milhoes de pessoas. Em portugal sao 500mil. Se decresceu nao deve ter sido tanto como aparenta..

        1. Avatar de Pedro Simões

          Repara que acima de cada numero do iOS tens também o numero do Android, aplicado à mesma população. Logo, se desde nesse país/região, desce de forma proporcional, tendo em conta a população.

  5. Avatar de Nuno Ferreira
    Nuno Ferreira

    Deviam procurar mostrar numeros portugueses, para temos objecto de comparação. O mercado alemão, americano, japonês e o do reino unido tem muito mais poder de compra e como tal tendencias diferentes.

  6. Avatar de Helder
    Helder

    Ahahahah, estudos comprados da treta!

    Se assim fosse, então a Apple não seria a empresa mais rica do mundo.

    1. Avatar de Pedro Simões

      A Kantar faz “estudos comprados da treta”? Acho que andas meio alheado da realidade…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Argumento sem nexo…
      A Apple não faz só iphones e mesmo assim 40% do mercado americano numa só marca é muita fruta.
      Por essa perspectiva o Bill gates era um coitado porque a MS não consegue vender telemóveis que se veja.

    3. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Acho que perdeste umas aulas básicas de economia e finanças, Helder. Tem calma, homem, a Apple não precisa que venhas aqui defendê-la a ferro e fogo para sobreviver. Muito menos precisa de comentadores de bancada! Vai beber um chá de camomila que isso passa 🙂

    4. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Uma coisa é certa, brindaram muitos clientes no Natal com a famosa actualização que faz com que o Iphone 6/6S/7 seja mais lento que um Android com 5 anos ” a bateria é muito boa, não tem defeito nenhum, as queixas são falsas” e agora passa para cá 30€ para substituir a bateria que não valia nada desde o primeiro dia, é assim que a Apple é a empresa mais rica do mundo, tu e outros como tu vão sempre cair no conto do vigário.

  7. Avatar de V.T.
    V.T.

    Todos o sites dizem que as vendas do iPhone X têm sido uma desilusão, menos aqui na Pplware.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Acho que andas a ler apenas as notícias que te interessam. Falo por nos e posso dizer-te que noticiamos as fracas vendas do iPhone X. Ora procura lá e rapidamente encontras.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Sim Pedro, tem razão. Mea culpa!

      2. Avatar de Wellfake
        Wellfake

        Faaakkeeee quantos é que dizem que a asvendas espantam e estão a aumentar? Pois muitos mais do que os que dizem que estão a descer. Até logo pelo título deste, se fosse outra marca era marca x vendas desiludem ou perde quota de mercado e acabou mas como é Apple tem de se dizer que teve vendas elevadas. Sim vendas elevadas em relação a que ? Windows phone? E que se compararem com Android as vendas não foram elevadas de todo.

        1. Avatar de Pedro Simões

          Só mostramos os dados que nos são facultados e esses mostram que efetivamente AS ATIVAÇÕES no pós natal foram muitas, como podes ver no artigo que apresentei nos comentários acima.

          Quanto ao título ele está em linha com o que dizes que faríamos com outras marcas. Ora lê bem “perdeu mercado”. Quanto às vendas elevadas, é a própria Kantar que o indica, mostrando valores e em cada mercado. Só tens de ler o que está escrito e não aquilo que não se escreveu.

  8. Avatar de luispataco
    luispataco

    Tanta azia e dor de algo pela apple…os gostos não se discutem,mas gostos à parte…haja profissionalismo no trabalho!

  9. Avatar de Senaitadas
    Senaitadas

    “Com o iPhone X já de pedra e cal no mercado” – Não concordo , ainda ha muita falta de stock nas lojas e os valores so poderão ser analisados dentro de 2 a 3 meses . De pedra e cal é que não esta , mas isso basta ir a qualquer loja portuguesa e comprovar.

  10. Avatar de wishmaster
    wishmaster

    De facto, não se vê onde o estudo refere o iPhone X de forma específica…Se o artigo se refere aos registos, então deveria estar no próprio texto. É inegável que o iOS apresenta uma tendência descendente. Basta ver o gráfico da Gartner em que os “picos”, pushback ou rebound (chamem-lhe o que quiserem) não superam os anteriores, com excepção do 4.ºT de 2014…De qualquer forma, o gráfico só vai até ao final do 1.º Semestre de 2017, a subida do final do ano. Na minha opinião, sobe, mas sem superar o pico anterior.
    Pode ver-se de forma notória neste gráfico:
    https://www.statista.com/graphic/1/266136/global-market-share-held-by-smartphone-operating-systems.jpg