Vendas globais de smartphones abrandam, num mercado onde o iPhone ainda cresce

5 Comentários

Depois de 2 anos em que as vendas de smartphones abrandaram, esperava-se que os números começassem a crescer, tal como já se viu em trimestre passados. Os utilizadores mostravam vontade de trocar de equipamentos e as marcas apresentaram as suas novidades.

A realidade parece ser diferente do esperado e os mais recentes dados mostram isso mesmo. As vendas abrandaram e apenas a Apple e o iPhone conseguiram crescer, com todo o universo Android a abrandar mais do que o esperado.

smartphones Android Apple iPhone mercado

Vendas de smartphones abrandaram de forma global

Como é normal nos finais de trimestre, as empresas como a Counterpoint e a IDC apresentam os seus valores para o mercado dos smartphones. Estes são números que se entendem serem reais e são tomados como guias para o mercado e o seu comportamento.

Os mais recentes resultados apresentados mostram agora uma inversão no que era esperado. Em vez de crescer, o mercado dos smartphones está a abrandar, perto dos 10%. A IDC aponta para uma redução de 8,9% face ao mesmo período de 2021 e a Counterpoint foca-se nos 7% para o mesmo período.

smartphones Android Apple iPhone mercado

Apple e iPhone escaparam a este cenário

Em ambos os dados apresentados, há uma marca e um equipamento que se destacam pela positiva. Apenas a Apple e o iPhone parecem conseguir inverter este cenário de perda de mercado e conseguiu até crescer os seus números, quando comparado ao início de 2021.

No lado oposto deste cenário temos as marcas associadas ao Android. Samsung, Xiaomi, OPPO, vivo e muitas outras perderam terreno e estão com as suas quotas de mercado reduzidas face ao que o ano passado lhes proporcionou.

smartphones Android Apple iPhone mercado

Marcas com Android foram quem mais sofreu

Este cenário não parece resultar de uma situação específica, mas sim de uma conjuntura desfavorável. As fábricas na China voltaram a abrandar a sua produção, os componentes continuam a faltar em muitas situações e até a invasão da Ucrânia parece ter impacto.

Não existe um plano concreto e as previsões provavelmente vão passar ao lado da realidade nos próximos meses. há marcas que estão a conseguir crescer, sendo a Honor e a realme os exemplos mais visíveis. Ainda assim, a Apple e o iPhone são mesmo quem mais se destaca neste cenário pouco positivo no mercado dos smartphones.

Apple: Mais um trimestre único com novos recordes de vendas do iPhone e Mac

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Castro
    Castro

    Então mas, mas não era Xiaomi que estava para ficar em segundo lugar!? “Ironia”

    1. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Qualidade da Xiaomi é fraca…

    2. Avatar de Oliveira
      Oliveira

      Xiaomi tem vindo a perder a vantagem Qualidade/Preço.
      A estrategia da marca para vender telemoveis com margens de lucro muito baixas resultou para se tornarem conhecidos. Infelizmente este modelo de negocio não é sustentável e a marca vai perder relevancia.
      Sorte de quem soube aproveitar até ao MI9.

  2. Avatar de jedi
    jedi

    infelizmente, hoje em dia 95% dos smartphone à venda são de marcas chinesses. já para não falar que as outras marcas, que os componentes vem da china e até mesmo são montados na China.

    Isto dá que pensar, se a china lembrar fazer algo que não deve.

    1. Avatar de Oliveira
      Oliveira

      Coreia do sul e EUA tem quase 50% do mercado.
      Quanto a produção estas marcas já estão com fabricas alternativas na India, Thailand, Vietnam, Philippines, Malaysia etc.